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BRT Move tem prejuízo e menos passageiros, dizem empresas

domingo, 21 de junho de 2015

As empresas de ônibus que operam as linhas do BRT Move, em Belo Horizonte, afirmam que o sistema registrou queda no número de passageiros além de prejuízos, na contramão de outros sistemas similares com vias exclusivas para ônibus.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, os Setra, as viações querem um novo reajuste na tarifa, sendo o segundo em seis meses, ainda que o contrato assinado entre as empresas e o poder público prevê aumento anual. A tarifa ficaria entre R$ 3,40 e R$ 3,50, ou seja, contra a que é cobrada hoje, de R$ 3,10.

O Setra afirma que após a implantação do BRT o número de passageiros caiu da média mensal em 2014 de 34,62 milhões para 33,22 milhões de passageiros mensais nos quatro primeiros meses deste ano. As viações dizem ainda que não houve retorno dos investimentos feito na implantação do sistema.

A defensoria pública quer ter acesso ao estudo dos empresários. O prefeito Márcio Lacerda deve se reunir com os donos das empresas para tratar do assunto.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Licitação para corredores de ônibus está suspensa em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo suspendeu a licitação que havia lançado para executar as obras de 44,4 quilômetros de corredores de ônibus nas zonas sul e leste da cidade, entre eles um trecho da Radial Leste.

A reabertura do processo ainda não tem data. O argumento da gestão Fernando Haddad (PT) para interromper o processo foi a grande quantidade de "questionamentos de natureza técnica feitos pelos interessados", segundo nota oficial.

Como a licitação tinha data marcada para o dia 30, a avaliação foi que não haveria tempo de responder a todos. Entretanto, o comunicado sobre a suspensão, publicado anteontem no Diário Oficial, cita a necessidade de a Prefeitura se manifestar sobre um relatório da Subsecretaria de Fiscalização e Controle do Tribunal de Contas do Município (TCM).

As obras são para o trecho três do Corredor Radial Leste e para trechos dos corredores Perimetral Itaim Paulista/São Mateus, na zona leste, e Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf, nas zonas sul e leste. A licitação incluía ainda a construção de mais um terminal de ônibus, na zona leste. Seriam corredores para ônibus BRTs. As obras usariam recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Verba

Ontem, após queixas públicas sobre demora para liberação de recursos do PAC, Haddad preferiu blindar o ministro das Cidades e ex-prefeito da capital, Gilberto Kassab (PSD) quando este foi questionado sobre o tema. "Deixa eu responder", disse o prefeito, antes de dizer que a Caixa Econômica Federal já havia liberado recursos prometidos. Prefeitura e Ministério devem definir, entretanto, um novo cronograma de obras em uma reunião marcada para terça-feira. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
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Tarifa de ônibus de Franca passará de R$ 3,10 para R$3,50

A Prefeitura de Franca (SP) anunciou um novo reajuste de 12,9% na tarifa do transporte coletivo da cidade após quase um ano. A passagem de ônibus passará de R$ 3,10 para R$3,50, se igualando ao preço praticado no bilhete único em São Paulo. O aumento entra em vigor na próxima quinta-feira (25).

Em nota, a administração municipal informou que o valor foi fixado após análise da planilha de custos da empresa São José, responsável pelo transporte, que apontou as necessidades para manutenção do sistema. De acordo com a Prefeitura, a concessionária chegou a pedir que a tarifa fosse elevada para R$ 5,62, um reajuste que seria de 81,29%.

Nenhum responsável da São José foi encontrado para comentar os valores.

Reajuste pesa no bolso, dizem usuários
O atual reajuste, publicado no Diário Oficial na sexta-feira (19), é maior que a inflação dos últimos 12 meses, que segundo o IBGE foi de 8,47%. Também é superior ao último aumento na tarifa, em 10 de julho de 2014, quando o valor passou de R$ 2,80 para R$ 3,10 – elevação de 10,71%.

O novo preço é superior ao de cidades paulistas como Ribeirão Preto (R$ 3,00) e Santos (R$ 3,25), além de se igualar à tarifa da capital paulista. 

Informações: G1 Ribeirão e Franca
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Ribeirão Preto recebe de volta seu terminal urbano no centro

O Terminal de ônibus Urbano Dra. Evangelina de Carvalho Passig entrou em funcionamento e já vem recebendo inúmeros elogios dos usuários do transporte urbano que passam pelo local.

O módulo principal do terminal possui área de 8 mil m², 4 plataformas, 8 pontos de ônibus, para 22 linhas diurnas, capacidade para 18 ônibus simultaneamente. Nesse módulo principal devem ser atendidos 30 mil usuários por dia. 

Fazem parte das dependências do terminal: sanitários públicos masculino e feminino (passageiros, motoristas e pessoas com necessidades especiais), fraldário, sala de emissão e recarga de cartões eletrônicos de transporte, sala de espera climatizada, sala do Centro de Controle Operacional – CCO, sala de Circuito Fechado de Televisão – CFTV, sala de segurança/apoio administrativo operacional e refeitório para motoristas, fiscais e demais empregados, lanchonete, paraciclos e pátio para a frota em espera.

O terminal conta ainda com quatro PMV – Painéis de Mensagens Variáveis – para informação dos horários das linhas em tempo real e o Circuito Fechado de Televisão – CFTV – para garantir a segurança de passageiros e motoristas através de 31 câmeras.

Outro diferencial é o sistema instalado na cobertura do terminal, que possibilitará o aproveitamento da água da chuva. Essa água ficará em um reservatório com capacidade para 108 mil litros de água, será filtrada e clorada e depois usada para a lavagem das calçadas e pátios do local.

O cobrador Severino Luiz da Silva, que usa com frequência o transporte coletivo, elogiou o novo terminal. “Está tudo muito bonito, muito organizado, com informações para todos os lados. Com certeza é um benefício para quem usa ônibus”.

A auxiliar de limpeza Sandra Maria Silva também gostou do que viu. “É um serviço de primeiro mundo, com banheiros, fraldário, muita informação. Está tudo muito bonito e bom. Agora dá para ficar sentada enquanto espero o ônibus”.

Para o aposentado Carlos Giotti Neto, Ribeirão Preto estava precisando de um terminal de ônibus naquela região. “Hoje vim aqui especialmente para conhecer o terminal e estou vendo que ficou ótimo. Estávamos precisando de um terminal de ônibus aqui”.

“Aqui temos mais espaço, é muito mais tranquilo para esperar o ônibus, temos lugar para sentar. Com certeza ficou muito bom”,afirma o aposentado Durval Parato.

Josiel Silva de Macedo mora em Barrinha e sempre que vem a Ribeirão Preto usa o transporte coletivo. No terminal preferiu esperar a chegada do seu ônibus na sala de espera climatizada.“Enquanto meu ônibus não chega vou ficar aqui nesta sala de espera com ar condicionado e televisão”.

A cuidadora Taís Barato aproveitou enquanto esperava o ônibus no terminal e já fez a recarga do cartão. “O terminal ficou excelente e também conta com um posto de recarrega do cartão. Está bem mais prático, porque enquanto aguardo o ônibus já recarrego meu cartão quando for necessário”.

Antônia Xavier que usa o transporte coletivo com o marido José Carlos Ostanel, que é cadeirante, também aprovou as instalações do terminal. “Ficou ótimo. Para ele, que usa cadeira de rodas, ficou prático e mais seguro. Ribeirão Preto estava precisando de um novo terminal”.

O novo terminal de ônibus de Ribeirão Preto atraiu tanto a atenção da população que até um busólogo compareceu ao local para ver de perto como ficou. Busólogo é aquela pessoa que pratica como hobby, o estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistema de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, motores, carrocerias, etc.

Felipe André de Freitas disse que o terminal ficou muito bom e, como gosta de tudo que se refere a ônibus, não podia deixar de comparecer ao terminal. “Este terminal é uma conquista para Ribeirão Preto”.

Os motoristas de ônibus agora também podem contar com toda a infraestrutura que o terminal oferece. Maurício Evangelista da Conceição ficou satisfeito. “Ficou muito melhor agora para nós que somos motoristas. Os passageiros também estão gostando muito do novo terminal”.

“A categoria e os passageiros estavam realmente precisando de um terminal de ônibus na cidade”, disse o motorista Lucílio Cardoso de Sá.

Trabalhando como motorista há 30 anos, Aparecido Pinto Sobrinho está muito contente com o novo terminal. “Agora temos onde tomar água, podemos ir ao banheiro. Com certeza está bem melhor”.

Equipes da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, e do Consórcio PróUrbano estão no terminal desde o início da sua operação orientando os usuários que ainda possuem dúvidas sobre as linhas de ônibus desejadas.

As diurnas são: 306-Jardim Marchesi, 406-Jardim Maria da Graça, 106-Delboux, 206-Vila Virgínia, 370-Jardim Recreio, 606-Fazenda Experimental, 236-São José/Adão do Carmo, 103-Iguatemi, 130-Fórum, 203-Ribeirânia, 503-Recreio das Acácias, 403-Jardim Manoel Penna, 204-City Ribeirão, 147-Monte Alegre/Jardim Irajá, 148-Ipiranga/Santa Cruz, 603-Jardim Juliana, 630-Parque São Sebastião, 104-Jardim Canadá, 305-Jardim Nova Aliança, 315-Campos Elíseos/Bonfim, 105-RibeirãoShopping, 205-Jardim João Rossi.

Já as oito linhas noturnas que também têm ponto de parada no terminal são: Noturno Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste, Leste e Sudeste.

Progett – Educadores do Progett – Programa de Educação para o Trânsito da Transerp e Agentes Civis de Trânsito também estão atuando no entorno no terminal de ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Duas avenidas de Cuiabá passam por mudança nesta segunda-feira

As avenidas São Sebastião e Ipiranga vão passar a funcionar em sentido único a partir de 6h30 desta segunda-feira (22), na região do Bairro Quilombo, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a mudança iria começar no dia 30 deste mês, no entanto, foi antecipada depois de conflitos por conta da nova sinalização fixada nos locais.
Foto: Marcos Vergueiro

A Avenida São Sebastião passará a ser mão única num trecho de 2,140 quilômetros entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Francisval Brito, sentido Bairro Cidade Alta. O motorista que se desloca para o centro, ao chegar a Francisval Brito, entra à direita, na bifurcação, seguindo pela Avenida Ipiranga, que, num trecho de 2,310 quilômetros, terá sentido único entre a Rua Maurício Cardoso e a Avenida Dom Bosco.

“Em alguns pontos estavam ocorrendo confusões porque alguns condutores mostravam-se indecisos diante da própria sinalização e isso acabava gerando alguns conflitos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Foram instaladas placas (sinalização vertical) proibindo a conversão para entrar pela São Sebastião, no sentido bairro-centro. Isso, segundo a secretaria, causou indecisão nos motoristas e mobilizou a antecipação da mudança no tráfego das duas avenidas.

Também deve ser instalado  um semáforo no cruzamento da Avenida Agrícola Paes de Barros com a Avenida São Sebastião. As mudanças pretendem melhorar a fluidez do trânsito evitando, assim, congestionamentos. Até o fim do ano serão implantados mais cinco sistemas binários em ruas e avenidas nos bairros Araés, Jardim Tropical, Poção e no centro.

Linhas de ônibus
Trafegam pela Avenida São Sebastião, no sentido centro-bairro, três linhas de ônibus: a 101/Coophamil-Centro, a 609/Parque Cuiabá-Santa Izabel e a intermunicipal 008 Asa Bela (Várzea Grande)-Centro (Cuiabá). Com a implantação do sistema binário, não haverá mudança para a linha 609 no sendo centro-bairro. A alteração ocorre no sentido bairro-centro.

A partir da Avenida Agrícola Paes de Barros os ônibus passam a circular pela Avenida Ipiranga até a Avenida Dom Bosco, onde retoma o seu itinerário normal. Já a linha 101 não terá alteração no sentido bairro-centro. No sentido centro-bairro os ônibus passam a trafegar a partir da Avenida Senador Metelo pela Avenida Rui Barbosa, Avenida 8 de Abril e Avenida São Sebastião até a Avenida Jornalista Alves de Oliveira, onde volta ao seu itinerário normal. Já a linha 008 continuará com seu itinerário normal.

Informações: G1 MT
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Terminais de ônibus de Fortaleza recebem pontos de entrega de materiais recicláveis

Os terminais de ônibus da Parangaba, Antônio Bezerra e Siqueira receberam Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de resíduos recicláveis. Os recipientes, com capacidade para 300 kg, integram o Programa Reciclando Atitudes, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 

Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, os PEVs vão complementar o trabalho da Rede de Catadores, organizada por 14 associações que recolhem o material e doam às famílias que vivem do beneficiamento de lixo reciclável. Os primeiros PEVs foram instalados no terminal Papicu e na Seuma. 

Ao todo, mais 2.000 quilos de resíduos foram coletados, e outras 400 lixeiras de coleta seletiva foram garantidas pela Prefeitura e devem ser implantadas em parques e praças da Cidade. “Queremos que as pessoas entendam que a lixeira é o local correto para receber o nosso lixo. Além disso, todo esse resíduo reciclável gera renda para o catador. Essas são formas de sermos gentis com a cidade e solidários com os catadores”, explica Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma. 

A Seuma desenvolve ainda o Programa Reciclando Atitudes, que promove a reciclagem com catadores, incentivando a coleta adequada de resíduos. Confira os pontos de entrega de materiais recicláveis: 

- Seuma: Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 - Cajazeiras
- Terminal do Papicu: Rua Pereira de Miranda, 187
- Terminal do Siqueira: Avenida General Osório de Paiva, 2.955
- Terminal da Parangaba: Avenida Dr. Silas Munguba, 130
- Terminal do Antônio Bezerra: Avenida Cel. Carvalho, 3.780

Informações: O POVO Online
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Em SP, Faixa reversível para ônibus na Avenida João Dias dá ganho de 90% no tempo percorrido

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A implantação da faixa reversível para ônibus na Avenida João Dias, Zona Sul, reduziu o tempo de percurso do transporte coletivo de 08 para 01 minuto, representando uma economia de quase 90%. 

Esta redução foi provocada em virtude do aumento da velocidade média dos ônibus no trecho. Segundo estudos realizados pela Companhia, o índice saltou dos 8 km/h para 55 km/h, com ganho de 85% no ritmo de deslocamento.

A faixa está localizada no Sentido Centro-Bairro, entre a Rua Bento Branco de Andrade Filho e o Terminal João Dias, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. No local transitam 54 ônibus por hora.

No sentido Bairro-Centro, a via exclusiva está implantada desde fevereiro de 2013, em 300 metros na Ponte João Dias, funcionando de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30.

A operação também gera benefícios expressivos ao trânsito local, onde os veículos com destino à Estrada de Itapecerica, Avenida Giovanni Gronchi (Sentido Centro-Bairro), e às Ruas Centro Africana e Bento Branco de Andrade Filho (Sentido Bairro-Centro) estão gastando em média de 1 a 3 minutos para completar o percurso.

Vale destacar que as faixas reversíveis são adotadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desde 1986. As implantações existentes nas Avenidas Ordem e Progresso, Edgar Facó, Celso Garcia, Penha de França, M’Boi Mirim e Ponte do Piqueri colaboram para melhor fluidez do trânsito e mobilidade urbana, pois registram índices de redução de tempo na casa dos 90% em prol do transporte urbano.

Assessoria   de Imprensa - CET
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Caixa Econômica libera R$ 100 milhões para o metrô em Salvador

O Governo da Bahia, por meio da Casa Civil, está acompanhando de perto as tratativas da liberação de verbas da Caixa Econômica Federal para as obras do Metrô de Salvador.

Nessa quarta-feira (17/6), o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, se reuniu com o vice-presidente da Caixa, José Medaglia, em Brasília, e recebeu a notícia de que serão liberados R$ 100 milhões. O governo baiano atuou para dar a celeridade no processo de fluxo de pagamentos dos serviços executados pela concessionária CCR Metrô Bahia.

Bruno Dauster aproveitou a oportunidade para apresentar o andamento das obras ao vice-presidente da Caixa. Com o avanço das obras, novas liberações de recursos devem ser feitas. "Demos a ordem de serviço na última quinta-feira (11) e, na sexta (12), as máquinas já estavam trabalhando", afirmou Dauster, que ressaltou o bom ritmo de execução.

O secretário destacou também a integração do modal com os ônibus metropolitanos, o que deve ocorrer assim que a Estação Pirajá for inaugurada.

O metrô faz parte do pacote de intervenções estruturantes para a melhoria da mobilidade urbana na capital do estado.

Informações: Tribuna da Bahia
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