Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Primeiro trem da Linha 4 do metrô começa a circular com passageiros

quinta-feira, 11 de junho de 2015

“A próxima partida para General Osório fará a viagem inaugural dos trens da Linha 4. Que todos tenham um dia de sucesso e realizações”. A mensagem do maquinista Marcos Paulo Lima, conhecido pelas saudações otimistas no metrô, marcou ontem o início da operação, na Linha 1, do primeiro dos 15 trens que vão operar entre Ipanema e Barra da Tijuca a partir do ano que vem.

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, foram uns dos primeiros a embarcar no veículo, que chegou da China no fim de janeiro. Mais dois entrarão em operação até o fim desta semana. Doze composições da Linha 4 já desembarcaram no Rio e outras três chegarão até setembro. A previsão é de que todas estejam circulando nas linhas 1 e 2 até dezembro, antes de ingressarem na Linha 4. Serão 64 veículos em todo o sistema.

Segundo o secretário Carlos Osorio, o MetrôRio vai aproveitar o reforço temporário da frota nas linhas antigas para revitalizar, gradativamente, os 30 trens mais antigos do sistema, utilizados desde a década de 80. 

Os novos trens contam com seis carros, capacidade para 1,8 mil passageiros, ar-condicionado, passagem interna entre os carros, painéis de comunicação em LED e câmeras. O modelo é igual ao dos 19 que chegaram em 2012. A fase de testes na Linha 4 começa em março, sem passageiros. Em junho de 2016, terá início a operação assistida com passageiros e, em julho, a circulação normal. A estação Gávea é a única que será inaugurada apenas em dezembro.

Acompanhados de representantes do MetrôRio e do consórcio responsável pelas obras da Linha 4, o governador e o secretário partiram da estação Flamengo às 11h05 e foram até a Cantagalo.

Pezão voltou a dizer que a Linha 3 (Niterói - São Gonçalo - Itaboraí) só vai sair do papel se o governo federal liberar os recursos de R$ 3 bilhões prometidos, sem contingenciamento. Ele voltou a informar que, ao término das obras da Linha 4, pretende dar início à linha Estácio-Carioca-Praça 15. O orçamento deste trecho não está fechado, mas o MetrôRio arcaria com a maior parte dos custos.

Ultimato para consórcio

O Consórcio Elmo-Azvi, responsável pelas obras do bonde de Santa Teresa, recebeu um ultimato do secretário de Transportes. O contrato com a empresa será cancelado se as intervenções não ganharem o ritmo desejado até o dia 9 de julho. Osório determinou que o trecho entre os largos da Carioca e do Curvelo seja concluído nesse prazo para início das operações. A instalação de trilhos também terá de chegar ao Largo dos Guimarães. Uma nova licitação representaria pelo menos mais três meses de atrasos. Nenhum representante do consórcio foi encontrado para comentar o assunto.

Esperanças para a Linha 3

Entre as novidades, na coletiva de imprensa, o governador o governador Pezão voltou a falar sobre o projeto da Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo e que estava praticamente descartado. "Após a reunião com o governo federal ocorrida ontem em Brasília, o governo estadual acredita ainda na possibilidade de começar as obras da Linha 3, mas depende da liberação das verbas previstas. Não há certeza ainda se haverá o governo federal fará cortes nos R$ 3 bi prometidos ao estado para a construção da Linha 3", disse Pezão.

No projeto original da Linha 3, que está em fase de avaliação pela União, consta valor total para a obra de R$ 3,9 bilhões. O governo estadual está pleiteando pelo menos R$ 3 bi, para o construir o metrô no estilo monorail (com trens trafegando em linha suspensa e não subterrânea ou na superfície). Segundo o secretário Osório, "assim que o governo federal liberar o dinheiro previsto para a Linha 3, as obras podem começar a qualquer momento".

Expansão da Linha 1

O governo do estado também tem a intenção de, a partir de maio de 2016, dar inicio às obras de extensão da Linha 1, entre o Estácio e a Praça XV. Há previsão de, com a obra da Linha 4 pronta, o governo do estado já começar um outro trecho do metrô, mas Osório e Pezão acreditam ser mais provável que seja este novo trecho seja entre as estações Carioca e Praça XV.

"O projeto da linha Estácio-Praça XV está mais maduro porque são apenas 3,7 quilômetros, o que dá para realizar rapidamente. Ainda estamos estudando a modelagem do projeto, mas existe a possibilidade de grande parte da obra ser financiada pelo MetrôRio", adiantou Osório, informando que o orçamento deste projeto ainda não está fechado.

Informações: O Dia Online

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Novas tarifas de ônibus em Sorocaba passam a vigorar a partir do dia 18 de junho

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que a partir do dia 18 de junho será praticada na cidade uma nova tarifa para o transporte coletivo urbano. A tarifa social passará de R$ 3,20 para R$ 3,50. Já o passe estudante permanecerá no mesmo valor praticado desde 2011, que é de R$ 1,50. Os usuários poderão adquirir seus passes aos preços atuais até terça-feira, dia 17 de junho nos diversos pontos de vendas da cidade. O vale transporte passará de R$ 3,35 para R$ 3,70 e, aos domingos, a tarifa passa a ser de R$ 1,50 para quem possui o Passe Social.

Os novos valores também consideraram o aumento dos custos operacionais do transporte coletivo urbano, face ao aumento salarial e benefícios concedidos à respectiva categoria profissional e, ainda, a reposição da variação de preços de insumos básicos que compõe os mencionados custos.

Foi considerada também a renovação de 62 veículos da frota do transporte coletivo e a inclusão de mais um veículo para o transporte especial, o serviço porta a porta oferecido na cidade. A renovação da frota possibilitou a melhoria de linhas através da ampliação na oferta de horários, troca de tecnologia por veículos maiores e novos atendimentos do transporte especial.

Com relação aos aumentos de preços dos insumos básicos e outros componentes da planilha de custos, são destacados:

RUBRICA / VARIAÇÃO
Salário /  10,53%
Diesel; lubrificantes /  13,25%
Rodagem /   7,40%
Veículo /   4,06%
Despesas Gerais    /   8,50%
IMPACTO CUSTOS /    9,43%
Estrutura do Transporte Coletivo Sorocabano

O modelo de transporte coletivo implantado há mais de vinte anos em Sorocaba pelo então prefeito Antonio Carlos Pannunzio, em seu primeiro mandato, trouxe um novo panorama de qualidade e eficiência ao serviço prestado na cidade.

Por meio da gestão do sistema por empresa pública, houve maior eficiência e controle da operação, possibilitando a criação do caixa único, construção de dois terminais fechados com integração física e tarifária, implantação de cobrança automática e melhoria contínua da frota (renovação e implementação de novas tecnologias).

Passam diariamente pelo Terminal Santo Antonio, o maior da cidade, cerca de 80 mil pessoas e outras 40 mil pessoas passam pelo Terminal São Paulo. São transportados, em média, 4,9 milhões de passageiros/mês. São 109 linhas que percorrem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Juntas, elas realizam cerca de 300 mil viagens/mês. O índice de cumprimento dos horários é de 99%.

Benefícios aos usuários do transporte coletivo

A frota de ônibus é uma das mais novas do País e tem idade média de 3,66 anos. A frota está 100% acessível, com elevadores para cadeirantes e usuários com dificuldades de locomoção, o que a diferencia quanto ao atendimento prestado ao cidadão. Todos os ônibus contam também com sistema de monitoramento via GPS e câmeras que dão mais segurança aos passageiros e motoristas.

Em Sorocaba, os estudantes contam com tarifa diferenciada desde 2011 e pagam R$ 1,50 a passagem.

A cidade conta também com a gratuidade para idosos a partir dos 60 anos, atitude pioneira no país, já que a legislação federal prevê a gratuidade a partir dos 65 anos.

Sistema integrado

Desde 2008, o usuário do transporte coletivo sorocabano conta também com a Integração Temporal (conhecido como Bilhete Único), que possibilita ao passageiro utilizar até quatro linhas de ônibus diferentes com o pagamento de uma só tarifa e sem precisar deslocar-se até os terminais centrais e Áreas de Transferências.

O sistema de transporte público sorocabano conta há 23 anos com dois terminais na região central da cidade e seis Áreas de Transferência, os chamados miniterminais, que oferecem integração e linhas exclusivas Interbairros, que cortam a cidade de forma mais rápida.

A implantação das seis Áreas de Transferência impactou significativamente no desenvolvimento da cidade, pois são locais exclusivos para o transporte coletivo urbano, que oferecem conforto e segurança aos usuários, sendo distribuídas em locais com grande perspectiva de desenvolvimento e estão próximas às Casas do Cidadão que concentram vários serviços de utilidade pública.

Informações: Sorocaba Fácil
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Faixas de ônibus são importantes, mas São Paulo precisa de BRTs

As faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo trouxeram ganhos aos passageiros que usam os como veículos como meio de deslocamento. Hoje a cidade conta com 476,8 quilômetros das estruturas, e algumas medições apontam um ganho de 46 minutos por dia aos usuários que utilizam as linhas que percorrem as faixas. Porém, segundo os “indicadores de desempenho de serviços públicos” da Secretaria Municipal de Gestão, divulgados no jornal “O Estado de São Paulo“, a velocidade dos ônibus levando em conta todos os trajetos (com ou sem faixa) voltou a cair.

A redução foi registrando no pico da manhã e no da tarde, onde das 7 às 10 horas, a queda foi de 17 km/h, em 2013, para 16 km/h no ano passado. À tarde, das 17 às 20 horas, a velocidade recuou de 16 km/h para 15 km/h.

A escolha das faixas exclusivas é certeira em vias que não comportam um corredor de ônibus, a exemplos das paralelas Rua Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio, em Pinheiros, ou no Eixo Rio das Pedras/Mateu Bei em São Mateus. Em vias maiores, as faixas serviram como medida paliativa e de curto prazo. Mas a médio prazo, os sistemas de corredores de ônibus devem ajudar no deslocamento de milhões de pessoas.

Com o cenário revelado pelos dados acima, é mostrado a urgência da capital paulista em expandir a rede de corredores, que requerem estruturas maiores, segregados dos trafego dos carros e com estações de embarque, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit).

A questão é que a cidade terá atrasos na implantação de 150 KM destas estruturas conforme anunciado pela atual gestão. A administração municipal justifica a demora por conta da entraves nos repasses de verbas federais, a postergação da repactuação de dívida do município, que trará recursos ao projeto, onde o prefeito Fernando Haddad recorreu a justiça para acelerar o processo.

De qualquer forma, sanados todos os entraves que prejudicam a capacidade de investimentos, São Paulo precisa continuar a investir em corredores de ônibus, e a diretriz deve constar na agenda dos próximos prefeitos, assim como é de senso comum que os próximos governadores devem investir em Metrô.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Grande Recife organiza esquema de ônibus para São João da Capitá 2015

quarta-feira, 10 de junho de 2015

As festas em comemoração ao São João já iniciaram na Região Metropolitana do Recife. Já nesta sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14), o São João da Capitá 2015 embala os forrozeiros, no Chevrolet Hall, em Olinda.

Quem já garantiu o ingresso para a festa contará com um esquema especial de ônibus que o Grande Recife Consórcio organizou para auxiliar os usuários na ida para o evento e na volta para casa. Ao todo, 14 linhas terão esquema especial para a festa. Nos três dias de forró, 10 linhas serão reforçadas e realizarão 60 viagens a mais que em dias normais. 

Para facilitar o acesso ao Chevrolet Hall, oito linhas também terão seus itinerários alterados. A partir das 19h, no sentido Recife/Olinda, as linhas 050 – PE-15/Boa Viagem, 1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra, 1900 – TI PE-15, 1986 – Rio Doce/Derby, 1985 – Rio Doce (Bacurau), 1995 – Pau Amarelo (Bacurau), 1936 – Mirueira (Bacurau) e 1956 – Igarassu (Bacurau) farão o seguinte trajeto: …Av. Olinda, retorno sob do viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), retorno sob o viaduto do Tacaruna, Av. Olinda...

Na sexta-feira (12), primeiro dia do São João da Capitá, três linhas receberão um reforço de 11 viagens a mais para atender aos passageiros. Neste dia, os usuários contarão com um total de 91 veículos e 799 viagens. Já no sábado (13) serão oitos linhas reforçadas com 31 viagens a mais, totalizando 53 veículos e 580 viagens no dia. E para a madrugada do domingo (14) serão adicionadas 18 viagens à programação normal de sete linhas de bacurau, o que totaliza 86 viagens do sábado para o domingo. 

Além das linhas reforçadas, os usuários também contarão com as 17 linhas que trafegam normalmente na Av. Agamenon Magalhães nas proximidades do Chevrolet Hall. 

Segue abaixo a lista das linhas que serão beneficiadas nos três dias: 

Reforço

Sexta-feira:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
1950 - Eng. Maranguape/Varadouro
823 - Jardim Brasil II/Est.De Belém

Sábado:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
846 - Águas Compridas (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

Domingo:

1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
846 - Águas Compridas (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

Linhas que trafegam habitualmente pelo local:

972 – Bultrins
910 – Rio Doce/Piedade
982 – Conj. Beira Mar/Derby
821 – Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
823 – Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
1921 – Ouro Preto (Jatobá I)
1926 – Ouro Preto (Jatobá II)
1916 – Ouro Preto/Joana Bezerra
1977 – Paulista (Cond. Boa Vista)
1976 – TI Pelópidas (PCR) – BRT
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1909 –TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
930 – Rio Doce (Dois Irmãos)
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra
820 – TI Xambá (Cabugá)

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Greve de ônibus em Belo Horizonte termina e estações voltam a funcionar gradativamente

A greve dos rodoviários de Belo Horizonte está suspensa. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira pela assessoria de imprensa do sindicato da categoria, que informou ainda, que os motoristas e cobradores estão sendo comunicados sobre a suspensão da greve e estarão liberados para trabalhar. A paralisação foi suspensa por causa de uma reunião marcada para esta quinta-feira, às 16h, que vai dar início às negociações sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos trabalhadores da categoria.

O encontro será entre representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH). O compromisso assumido pelos sindicatos é de que até o resultado da reunião, o transporte coletivo da capital funcionará normalmente.

Na manhã desta quarta-feira, os usuários do transporte coletivo enfrentaram o dia mais crítico desde o início da greve, que começou na segunda-feira. Todas as seis estações BHBus da capital foram fechadas nas primeiras horas do dia. Manifestantes impediram a circulação das linhas troncais, enquanto as linhas alimentadoras operaram parcialmente.

Desde 0h de segunda-feira, os rodoviários que atendem a capital cruzam os braços. Nos dois primeiros dias de greve, a paralisação foi parcial, com impacto maior na Estação Barreiro, onde apenas os ônibus do DER circularam. Nesta quarta, mais trabalhadores aderiram à greve. Cerca de 1 mil ônibus ficaram nas garagens das empresas. Às 17h30, a BHTrans informou que as estações São Gabriel, Pampulha, Venda Nova já tinham linhas troncais e alimentadoras operando. Já as estações Vilarinho, Diamante e Barreiro continuavam fechadas. 

Os rodoviários protestam contra o não pagamento da PLR que deveria ter ocorrido em junho. Segundo Batista, na última convenção coletiva assinada em março, ficou acordado repasse de R$ 173 para quem ganha até R$ 1.188 e de R$ 347 para quem recebe acima desse valor.

METRÔ DE BH

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou na tarde desta quarta-feira que poderá reduzir o intervalo das viagens do Metrô de Belo Horizonte durante o horário de pico da noite, mas isso só vai acontecer se houver um aumento da demanda de passageiros.

Normalmente, o metrô da capital opera com intervalos entre 4 e 7 minutos nos horários de pico. Fora desse período, o intervalo entre as composições é até de 10 minutos. Nesta manhã, a CBTU estendeu especialmente o horário de pico para atender ao grande volume de passageiros, assim os trens chegaram às estações mais rapidamente.

Por Clarisse Souza
Informações: Estado de Minas

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Rodoviários do Distrito Federal encerram greve de três dias

Após três dias de paralisação, os rodoviários do Distrito Federal decidiram, há pouco, retornar ao trabalho. A categoria fechou um acordo com empresários do transporte público sobre o percentual de aumento, e os ônibus já começaram a circular normalmente, informou o secretário-geral do Sindicado dos Rodoviários do Distrito Federal, Cláudio Galvão.

Segundo Galvão, os empresários aceitaram os percentuais de 10% no salário e 11% no tíquete-alimentação, aprovados hoje (10) em assembleia dos rodoviários. Inicialmente, os rodoviários pediam reajuste salarial de 20% e acréscimos de 30% no tíquete e no plano de saúde. As empresas ofereciam 8,34%.

Galvão considerou positivo o movimento de greve iniciado segunda-feira (8). “Foi positivo para a categoria e para o fortalecimento dos trabalhadores”, disse ele. Segundo Galvão, um dos avanços do acordo foi conseguir que os rodoviários afastados por motivo de saúde tenham o plano mantido por dois meses após o início da licença.

Mais ced,o a audiência de conciliação entre rodoviários e empresários no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem acordo. Uma nova audiência havia sido marcada para sexta-feira (12). 

Nos três dias de greve do transporte público, a população do Distrito Federal enfrentou dificuldades para sair de casa. A maioria teve de recorrer aos ônibus, micro-ônibus e vans piratas que circularam pelas diversas regiões da cidade.

Durante a paralisação, o metrô colocou o número máximo de trens em circulação nos horários de pico e o trânsito foi intenso nas vias do Distrito Federal.

Por Yara Aquino 
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Em Salvador, Três estações do metrô serão fechadas para obras nos próximos sábados

Três estações de metrô em Salvador não irão funcionar nos três próximos sábados por conta das obras de ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 do sistema de transporte. Os locais afetados são as estações Acesso Norte, Retiro e Bom Juá, que ficarão fechadas nos dias 13, 20 e 27 de junho.

Os três irão circular somente entre as estações Campo da Pólvora, Brotas e Lapa. O horário de funcionamento nestes dias será das 8h às 13h. O metrô funcionará normalmente em todas as estações de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, com acesso gratuito.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia pelo 0800 071-8020 ou pelo faleconosco.metrobahia@grupoccr.com.br.

Informações: Correio 24Horas


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Funcionários do metrô do Recife reclamam da falta de segurança

Cansados dos recorrentes episódios de violência, os funcionários do metrô do Recife denunciam a falta de segurança nos trens e plataformas do sistema. Segundo os trabalhadores, que preferiram não se identificar, os responsáveis pelo metrô negam as informações, mas os casos são constantes. Eles denunciam ainda um arrastão ocorrido na manhã de ontem na Linha Centro.

Ainda conforme os funcionários, por volta das 10h50, ao menos três homens levaram dinheiro, celulares e outros pertences dos passageiros de um trem, entre as Estações Floriano e Cavaleiro. O número das vítimas não foi computado, mas, segundo fontes, elas foram encaminhadas para a delegacia de polícia de Jaboatão do Guararapes para prestar queixa.

Procurada, a assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) negou a ocorrência do arrastão. De acordo com a delegacia de Jaboatão dos Guararapes, o caso ainda não foi registrado.

Informações: NE10

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