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Obras em corredor de ônibus causam desvios em avenida de Porto Alegre

domingo, 25 de janeiro de 2015

Obras de revitalização do corredor de ônibus da Avenida Osvaldo Aranha, no Bairro Bom Fim, vão causar desvios no trânsito da região a partir desta sexta-feira (23), em Porto Alegre. Serão bloqueados três trechos nos cruzamentos com as ruas Santo Antônio e Garibaldi e no trecho entre Paulo Gama e Sarmento Leite (veja o vídeo com os mapas). Os trabalhos devem durar 30 dias.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as obras não vão afetar as pistas para veículos particulares, apenas a faixa exclusiva de uso do transporte coletivo. Porém, motoristas que circulavam na Setembrina, em direção a Garibaldi, e na Santo Antônio, em direção a Osvaldo Aranha, no sentido centro-bairro, não poderão transpor os cruzamentos.

Durante o período de obras, as paradas de ônibus próximas serão desativadas, sendo deslocadas para a calçada. A EPTC afirma que vai instalar 24 placas com indicação de desvio e que terá reforço de agentes na região para orientar pedestres, passageiros e motoristas.

Desvios na Osvaldo Aranha
Entre a Av. Paulo Gama e a Rua Sarmento Leite
Os ônibus que circulam no corredor da Osvaldo Aranha, sentido centro-bairro, serão desviados para a via junto aos veículos particulares. No sentido oposto, as linhas de ônibus T7 e 492 – Petrópolis/Sesc serão desviadas, a partir da Osvaldo Aranha, Garibaldi, Irmão José Otão e Sarmento Leite.

Cruzamento da Santo Antônio
Os ônibus que circulam no corredor da Osvaldo Aranha, nos dois sentidos de tráfego, serão desviados para a via junto aos veículos particulares. Os condutores que pretendem transpor o cruzamento e acessar a Osvaldo Aranha, sentido centro-bairro, terão duas opções de desvio:

Desvio 1 – Santo Antônio, Irmão José Otão, Sarmento Leite, Osvaldo Aranha (centro-bairro).
Desvio 2 – Santo Antônio, Independência, Fernandes Vieira e Osvaldo Aranha (centro-bairro). Este desvio será realizado pela linha de ônibus T5.

Cruzamento da Garibaldi
Assim como nos demais bloqueios, os ônibus que circulam no corredor da Osvaldo Aranha, nos dois sentidos de circulação, serão desviados para a via junto aos veículos particulares. Os condutores que pretendem acessar a Garibaldi devem evitar a Av. Setembrina.

Desvio 1 – Av. Osvaldo Aranha (centro-bairro), José Bonifácio, rua Santa Terezinha, Venâncio Aires e Osvaldo Aranha (bairro-centro), Garibaldi.
Desvio 2 – Av. João Pessoa, Annes Dias, Independência, Santo Antônio, Osvaldo Aranha (bairro-centro) e Garibaldi.

Informações: G1 RS


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Segunda-feira começa com greve de ônibus em Curitiba

A greve de motoristas e cobradores do transporte coletivo foi confirmada para segunda-feira (26) pelo Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), porém, a Justiça do Trabalho determinou o funcionamento da frota mínima. A ordem garante 70% dos ônibus circulando nos horários de pico – das 5h às 9h e das 17h às 20h – além de 50% no restante do dia. 

Segundo o Sindimoc, o motivo da greve é o atraso no pagamento do adiantamento salarial, o "vale", que ocorre em várias empresas da rede integrada de transporte. Atualmente, os salários de cobradores e motoristas de ônibus são, respectivamente: R$ 1028,11 e R$ 1814,94. Durante o sábado, os trabalhadores colaram nos ônibus adesivos distribuídos pelo sindicato, além de colocarem nariz de palhaço.

Procurado pelo G1, o sindicato alegou que não havia sido notificado sobre a decisão do desembargador Benedito Xavier da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que foi favorável ao pedido da Urbanização de Curitiba (Urbs). O despacho foi assinado na noite de sábado (24).

Caso haja descumprimento da decisão judicial, o Sindimoc estará sujeito a multa de R$ 50 mil por dia. A mesma penalidade será aplicada ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) se não disponibilizar a quantidade de veículos necessária para funcionamento da frota mínima.

Uma audiência de conciliação foi marcada para as 17h de segunda-feira na sede do TRT. Devem comparecer à audiência representantes do Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, Sindimoc, Setransp, Urbs e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A Prefeitura de Curitiba informou na sexta-feira (23) que, a partir de agora, vai cuidar do pagamento das linhas urbanas, conforme definido em licitação de 2010, realizada pelo então prefeito Beto Richa (PSDB), agora governador, e que o ooverno do estado deve se responsabilizar pelo pagamento das empresas metropolitanas.

Já o governo estadual alegou, em nota, que tem procurado a prefeitura para negociar a readequação e renovação do convênio que permite a Urbs gerir o Transporte Coletivo Metropolitano Integrado (RIT).

A nota também traz dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), que mostrou uma diferença no número de passageiros da Região Metropolitana em relação aos dados apresentados pela Urbs.

"Enquanto a URBS estima que o número de passageiros oriundos da Região Metropolitana representa 21,7% do total de usuários da RIT, a pesquisa da Fipe constatou que esse número chega, na verdade, a 31,2%, ou seja, é cerca de 50% maior do que a URBS alega", diz um trecho da nota do governo estadual.

A pesquisa indica, segundo o governo, que a Urbs utiliza na gestão da RIT parte dos recursos arrecadados na Região Metropolitana para custear o transporte coletivo urbano de Curitiba, o que configura apropriação indébita de receita. O governo do estado diz ainda que pretende manter a integração do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana.

Cadastro de veículos alternativos
A Urbs irá cadastrar, a partir das 6h de segunda-feira, carros particulares e taxistas para atuar durante a greve, além de 200 carros oficiais que farão o transporte de passageiros gratuitamente. O cadastramento será realizado na Área de Inspeção e Cadastro da Urbs, localizada na ponta interna da Rodoferroviária de Curitiba.

Os carros de transporte alternativo podem cobrar o valor de R$ 6 por pessoa enquanto durar a paralisação.  Os veículos cadastrados pela Urbs têm autorização da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para usar as canaletas do sistema expresso durante a paralisação.
A rodoferroviária fica na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico.

Informações: G1 PR

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Apesar de faixas, ônibus tem leve queda de usuários em São Paulo

Ao contrário do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans) tiveram estabilidade no número de passageiros transportados nos últimos anos - o patamar oscilou em torno dos 2,9 bilhões de viagens por ano. Não foi diferente no ano passado, apesar de a quantidade total ter caído 0,3% na comparação com o ano anterior. Foi o índice mais baixo dos últimos cinco anos, mesmo com as políticas de estímulo ao uso dos coletivos.

Ao todo, segundo balanço da SPTrans, 2,915 bilhões de viagens foram feitas por passageiros nos quase 15 mil ônibus. Em 2013, foram 2,924 bilhões. O total do ano passado ficou abaixo da expectativa da SPTrans.

A queda surpreendeu a gestão Fernando Haddad (PT) justamente por causa das medidas lançadas pela Prefeitura para tornar mais atraente o uso dos coletivos, como as faixas exclusivas - a maior parte dos atuais 462,3 quilômetros de vias foi criada a partir - e a adoção da série temporal do Bilhete Único, como o mensal.

"As faixas deram uma melhorada em alguns horários e vias, não na cidade inteira. A cidade tem milhares de quilômetros onde circulam ônibus e só algumas centenas têm faixas. O resto dos ônibus está preso no congestionamento", diz Horácio Augusto Figueira, mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP).

A SPTrans informou, por meio de nota, que a variação de passageiros no ano passado deve-se, "principalmente, à realização da Copa do Mundo, no mês de junho". Segundo a empresa, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foram feitas em junho 18 milhões de viagens menos. "Enquanto isso, no total do ano, foram transportados nove milhões menos em 2014." As informações são do jornal

Informações: O Estado de S. Paulo

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Em São Paulo, Faixas de ônibus são invadidas por carros e multas cresceram 69% no ano passado

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Bandeira de Fernando Haddad (PT) para diminuir os problemas do trânsito da cidade, as faixas exclusivas e corredores de ônibus foram responsáveis por 1,2 milhão de autuações em 2014. A multa por invadir os espaços exclusivos dos coletivos foi o índice que mais cresceu no ranking do ano passado: 69,5% a mais do que as 713,5 mil infrações aplicadas em 2013. 

Em uma rápida visita à  Ligação Leste-Oeste, sobre o Viaduto Jaceguai, exatamente em cima da Avenida 23 de Maio, Zona Sul, dá para ver que os carros tomaram o lugar que era par ser do ônibus. 

Às 13h, fora do horário de pico, portanto, 52 veículos, a maioria  automóveis, passaram pela faixa em apenas 5 minutos. Ao acessar a   23 de Maio, o motorista tem à sua frente cerca de 140 metros de linha tracejada para se deslocar às faixas da esquerda. 

O término da sinalização, a qual permite o tráfego de outros veículos por se tratar de  uma transição, coincide com o fim do Viaduto Jaceguai. A partir daí,  começa a faixa exclusiva para ônibus naquele trecho.

No Viaduto Pacaembu,  na Zona Oeste, o problema se repete. A quantidade de carros na faixa à direita era praticamente a mesma das outras à esquerda, ou seja, havia congestionamento de carros no trecho reservado aos coletivos, que preferem a pista da esquerda.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva  à direita é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já a multa para quem invade os corredores, à esquerda, é de R$ 127,69, com perda de cinco pontos. A  infração é grave.

Em ambos os trechos visitados, o DIÁRIO não viu agentes de fiscalização. Porém, os cerca de 560 radares espalhados pela capital também podem flagrar as infrações e render multa.

Por: Ulisses de Oliveira 
Informações: Diário de SP

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No Recife, Estações de BRT na Avenida Conde da Boa Vista são horríveis e puro improviso

Cinco anos atrás, quando o governo do Estado deu início à implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Região Metropolitana do Recife, sabia-se que a Avenida Conde da Boa Vista seria um problema para se adaptar ao sistema. Isso não é novidade. Mas as estações de BRT que a população começa a ver ganhar forma no corredor – por onde passam 22% das linhas de ônibus do Grande Recife – frustra até a mais pessimista de todas as expectativas. As estações serão tão estreitas quanto as carcaças que hoje funcionam como abrigo dos passageiros na avenida, não possuirão refrigeração e, mesmo assim, serão fechadas, com pequenos espaços para ventilação. O conforto, premissa na imagem do BRT vendida pelo governo, passa longe. Esse, de fato, não era o combinado.

As seis estações improvisadas que estão sendo erguidas na avenida atenderão apenas a uma das exigências do sistema de BRT: o pagamento antecipado da passagem, ou seja, no lugar de o usuário pagar a tarifa no coletivo, pagará ainda na estação. Mas o embarque em nível não será possível. O passageiro terá que subir e descer nos BRTs pelo lado direito do veículo, usando os degraus como nos ônibus convencionais, procedimento que atrasa a viagem e descaracteriza o BRT. A ventilação das estações dependerá do vento que entrar pelas chapas metálicas perfuradas, que compõem a maior parte da estrutura dos equipamentos. O restante da estrutura será de vidro temperado. Por isso, a expectativa é de que o ambiente seja quente.

A largura das estações é outro aspecto que chama atenção dos passageiros. Muitos usuários e alguns operadores defendem que as estruturas serão pequenas para os 325 mil passageiros que todos os dias passam pela Conde da Boa Vista, transportados nas 82 linhas do corredor. As estações improvisadas da Conde da Boa Vista serão estreitas e compridas, semelhantes as do transporte convencional implantadas ainda na segunda gestão municipal do prefeito João Paulo (PT) e alvos permanentes de críticas da população. Terão 25 metros de comprimento e apenas dois de largura.

Mesmo assim, os “monstrinhos” que estão sendo erguidos na Avenida Conde da Boa Vista custarão caro: R$ 316 mil cada uma, segundo valores divulgados pelo governo do Estado em fevereiro de 2014, quando as obras começaram. A construção, entretanto, está paralisada desde novembro do ano passado. Por nota, a Secretária das Cidades de Pernambuco, responsável pela obra, garantiu estar em negociação com o Consórcio Mendes Jr/Servix, para retomada dos trabalhos.

Por: Roberta Soares
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Trensurb disponibiliza internet para os usuários

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Já está em funcionamento, na Estação Aeroporto da Trensurb e no terminal anexo da conexão metrô-aeroporto (aeromóvel), um ponto de acesso Wi-Fi de uso gratuito. 

Trata-se de um projeto piloto da empresa metroviária em parceria com a Procempa, visando trazer mais uma facilidade aos usuários do metrô e do aeromóvel. O nome de identificação da rede sem fio é ‘PORTOALEGRE-LIVRE’ e o alcance do sinal de internet engloba o terminal do aeromóvel, além do saguão e da parte central da plataforma da Estação Aeroporto do metrô.

Informações: Trensurb


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BRT de Uberaba começa a funcionar em fase experimental

No próximo dia 30, a população de Uberaba poderá conhecer melhor o funcionamento do sistema BRT através de um itinerário inaugural, batizado de Linha Verde. O percurso será iniciado às 9h30 e sairá do Terminal Leste (Bairro Manoel Mendes) com destino ao Terminal Oeste (Uberabão). O embarque de passageiros ocorrerá das 11h às 18h, gratuitamente, em um dos terminais. A operação do sistema em caráter experimental começa no dia 31. Os anúncios foram feitos pela Prefeitura de Uberaba na noite desta quarta-feira (21).

A decisão pelo teste foi justificada para um aprimoramento das partes em fase final de implantação e capacitação dos motoristas e técnicos de centrais, juntamente do conhecimento da opinião pública. Ainda estão em andamento as centrais de monitoramento, semafórica e parte da sinalização, bem como a instalação dos separadores. 

Esclarecimentos
Para esclarecer as dúvidas da população, a distribuição de material informativo sobre o Sistema BRT/Vetor, que está prestes a entrar em operação em Uberaba, será realizada pela Prefeitura. A distribuição começa em pontos da área central da cidade. O material também está disponível no site e no Facebook da Prefeitura.

Segundo o superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes algumas linhas mudaram de nome, bem como trajeto, mas são mudanças que vão agilizar a prestação do serviço. De acordo com as informações do superintendente, até a próxima semana, 30 pessoas estarão nas ruas, nos principais pontos auxiliando na divulgação, que também será feita em entidades de classe.

Cartões
A Superintendência de Transporte Coletivo alerta que as Estações Tubos só vão operar com cartão, que pode ser adquirido no posto da Transube no Elvira Shopping, localizado na Praça Rui Barbosa e nos pontos de recarga espalhados pela cidade. A diferença e que no posto do Elvira Shopping o cartão fica pronto na hora e nos pontos de recarga em três dias.

Também será disponibilizado para venda o Cartão de Uso Único, que só pode ser usado de um terminal a outro e nas estações, não podendo ser utilizados nas linhas alimentadoras (que percorrem os bairros). Nos terminais também terão bilheterias com venda e ponto de recarga.

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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Prefeitura de São Paulo promete tornar obrigatório o ar-condicionado em ônibus e micro-ônibus

Em meio a recordes de calor em São Paulo, a Prefeitura promete tornar obrigatório o ar-condicionado em ônibus e micro-ônibus de transporte coletivo. De acordo com o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, a exigência fará parte dos novos contratos do sistema e já valerá antes do lançamento da licitação, previsto para este semestre. Uma medição feita pelo Estado ontem aponta que um veículo sem o equipamento pode ficar até 12°C mais quente.

Segundo Tatto, a mudança tem por objetivo oferecer mais conforto aos passageiros, evitando que sofram com o calor durante o percurso. "Primeiramente, nós estamos preparando o processo licitatório e isso (exigência do ar-condicionado) vai estar na próxima concessão. Independentemente disso, nós determinamos que os ônibus que estão entrando, e os novos que vão entrar, mesmo antes do processo licitatório, tenham ar-condicionado”, informou o secretário durante a entrega de obras viárias na zona leste, na sexta-feira, 16.

Teste. Uma medição feita pela reportagem na tarde desta terça-feira, 20, constatou que os usuários de ônibus sem ar-condicionado estão submetidos a temperaturas mais intensas. Enquanto em um veículo refrigerado o termômetro marcava 26,6°C, entre 14 e 15 horas, em outro, sem o equipamento, o calor era de 38,8°C. Os testes foram feitos em ônibus da linha 809P (Terminal Campo Limpo-Terminal Pinheiros) e a margem de erro do equipamento usado é de 1,5°C, para mais ou para menos.

"A diferença é muito grande. Basta entrar aqui que já sente o mormaço”, disse o office-boy Douglas Ferreira, de 18 anos, que utilizava um ônibus sem a refrigeração. "Todos deveriam ter ar-condicionado há muito tempo”, reclamou.

No mesmo veículo, o operador de paginação José Marcos Santos, de 47 anos, concordava. "Já vi muita gente passando sufoco por causa do calor.”

A auxiliar de enfermagem Erbênia Silva, de 63 anos, teve mais sorte: conseguiu embarcar em um ônibus refrigerado. "É muito mais confortável, lá fora eu estava pingando de suor. Andar no calor é muito desagradável”, disse.

Atualmente, há somente 60 ônibus com ar-condicionado circulando pela capital paulista, de acordo com dados oficiais da São Paulo Transporte (SPTrans). Ou seja, apenas 4 a cada mil veículos da frota, de cerca de 14.800 ônibus, estão equipados com refrigeração.

Segundo a empresa, esse número deve aumentar para 110 neste primeiro semestre. Até o fim do ano, a estimativa é de que ao menos mil veículos com ar-condicionado circulem em todas as regiões da cidade, mas ainda não há uma estimativa de prazo para que a frota seja completamente renovada.

Os primeiros 20 ônibus equipados passaram a circular em setembro, todos da Viação Campo Belo, e tiveram boa aceitação dos usuários. Atualmente, as Viações Sambaíba e Via Sul também dispõem de veículos com ar-condicionado em circulação, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss).

De acordo com o sindicato, cada unidade de refrigeração custa cerca de R$ 45 mil - nos veículos maiores, como os "superarticulados”, é preciso instalar duas delas. Os custos com a manutenção e o consumo de combustível também sofreriam alterações.

"Se todos tivessem ar-condicionado, eu deixaria o carro em casa”, comentou o empresário Carlos Eduardo Oliveira, de 35 anos, que precisa usar terno para trabalhar e evita chegar suado nas reuniões. Por causa da temperatura alta e do tempo abafado, também diz ter visto muitas pessoas passarem mal. "É ótimo, até pelo preço que a gente paga na passagem”, afirmou a recepcionista Ana Amancio, de 21 anos. "Quem usa transporte público todo dia prefere conforto.”

As gestões Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (PSD) também tentaram implementar ônibus com ar-condicionado, mas não tiveram sucesso. Uma pesquisa da própria SPTrans, feita em 2009, apontou que 86% dos usuários de ônibus preferiam temperatura ambiente e eram contra a instalação do equipamento.

Procura. Nenhuma nova pesquisa foi feita, mas a SPTrans afirma que o panorama mudou e hoje os passageiros preferem esperar no ponto por um veículo com ar-condicionado. A empresa destaca o aumento de 20% na demanda, percebida nos ônibus refrigerados que passaram a circular desde setembro - informação confirmada pela SPUrbanuss.

Informações: O Estado de SP

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