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Mudança nas cores do transporte coletivo causa confusão em usuários de ônibus de Florianópolis

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Noventa dos 517 ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Florianópolis que serão gerenciados pelo Consórcio Fênix já estão pintados de azul e branco, cores que serão padronizadas em todos os veículos. A unificação de cores, que até então eram diferentes para cada uma das cinco empresas do transporte coletivo da cidade, vem causando confusão entre os passageiros. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes, explicou que cada empresa é responsável pela pintura de seus ônibus. “As pessoas terão que mudar seus hábitos, pois estavam muito acostumadas às cores dos ônibus antes mesmo de olhar o itinerário. Se olhar o itinerário, não terá erro”, afirmou Gomes, observando que serão feitas duas pinturas por semana.

Gomes explicou que a partir de 1º de novembro, quando o Consórcio Fênix (formado pelas empresas Transol, Estrela, Emflotur, Insular e Canasvieiras) assumir a gestão do transporte público, a empresa tem até um ano e meio para padronizar os ônibus.

Informações: Notícias do Dia

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Nova paralisação de ônibus no Recife deixa quase toda frota parada

O ano de 2014 vai entrar como o pior ano do transporte coletivo dos últimos tempos, nunca se viu tantos problemas relacionados ao sistema de transporte como se ver hoje na região metropolitana, e os problemas são em todas as áreas deixando a situação caótica e não é apenas de hoje.

O fato é que não se faz politicagem com o transporte coletivo, caso este que vem acontecendo com o Governo de Pernambuco, onde as tarifas de ônibus não são reajustadas e o governo do estado tirando sua responsabilidade neste problema, pois o sistema está deficitário e para amenizar a situação nos últimos meses, vem acontecendo uma retirada considerável de ônibus em todas as linhas deixando as paradas e ônibus lotados.

Esta paralisação dos rodoviários é justa e defendida até pelo usuários de ônibus que não aguentam mais tanto caos no sistema.

Ou o governo entra com subsidio na tarifa, ou assume a responsabilidade de aumentar a tarifa, o fato é que fazer propaganda com tarifa barata entre aspas, não atende e não resolve os anseios da população como um todo.

O reajuste de 10% concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) aos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus do Grande Recife, em 30 de julho, foi provisoriamente suspenso pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen.

A decisão monocrática sobre o dissídio coletivo dos trabalhadores aconteceu na quarta-feira (20) e acata o recurso ordinário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco, a Urbana-PE. A medida fica valendo até o julgamento do processo pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, ainda sem data marcada.

Em sua decisão, o ministro do TST entende que o reajuste concedido foi fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. Dessa forma, ficam suspensos o reajuste salarial e do piso da categoria de 10% e mantido o de 6%. Com isso, o salário de motorista passa a ser de R$ 1.700,30; o de fiscal, R$ 1.100,17; e o de cobrador, R$ 782,28. Com a decisão conseguida no TRT no dia 30 de julho, após uma greve de três dias, os salários dos trabalhadores seriam de R$ 1.765,5, R$ 1.140,70, e R$ 811,80, respectivamente.

A suspensão também afeta o auxílio-funeral, diária para viagens e o tíquete-alimentação dos trabalhadores, que havia sido corrigido em 75%, atingindo o valor de R$ 300. Com o reajuste de 6%, o tíquete fica em R$ 181,26.  Na ocasião do julgamento do TRT, os desembargadores entenderam que o valor não permite uma alimentação adequada no Grande Recife.


A advogada do Sindicato dos Rodoviários, Maria Rita Albuquerque, afirmou que a medida já era esperada pela categoria, devido ao recurso impetrado pela Urbana-PE. “Ainda não tivemos conhecimento da publicação, mas estamos empenhados na resposta do recurso. A partir de agora, vai correr um prazo e vamos atrás disso”, comentou.

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Aumento de tarifa de energia elétrica preocupa o setor metroferroviário

O reajuste na tarifa de energia elétrica que acaba de ser autorizado para algumas distribuidoras pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com vigência a partir de 27 de agosto, preocupa o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos. O assunto repercutiu entre autoridades governamentais, fornecedores, transportadores e operadores logísticos do setor, reunidos nesta quarta-feira (20), em Brasília, no IV Brasil nos Trilhos. 

Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o evento discutiu as principais demandas do sistema para o desenvolvimento sustentável do transporte sobre trilhos, que serão apresentadas aos presidenciáveis.

Por ser um setor eletrodependente, os custos com energia elétrica tem um impacto significativo na operação. Para investir na modernização do sistema, os operadores defendem a redução de 75% da tarifa de energia elétrica metroferroviária e a revisão da resolução da ANEEL 414/2010, para permitir a contratação integralizada do uso da energia elétrica, além da redução a zero do ICMS cobrado sobre a venda de energia elétrica por parte dos estados.

“O resgate do desconto anteriormente aplicado ao valor da tarifa de energia elétrica cobrada dos operadores de transporte público eletrificado se justifica pela essencialidade do serviço e por seu caráter público e social”, explica o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.

Outras reivindicações do setor são a desoneração da folha de pagamento, o investimento público federal obrigatório nos sistemas sobre trilhos, a redução a zero do ISS cobrado dos municípios sobre os serviços de transporte e a isenção do pagamento de IPTU sobre a servidão das vias férreas urbanas e estações de passageiros.

O representante da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Fernando Araldi, que participou das discussões sobre mobilidade urbana, defendeu a integração dos sistemas de transporte para o desenvolvimento da mobilidade urbana. “O transporte público produz riqueza, desenvolvimento e benefício para todos gerando mais qualidade de vida”.

Na programação de amanhã do Seminário VI Brasil nos Trilhos, os ministros das Cidades, Gilberto Occhi; dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e dos Portos, César Borges, vão apresentar a visão do governo sobre o setor ferroviário de passageiros e de carga. Às 14h, as reivindicações do setor serão apresentadas ao candidato à vice-presidência da República, Michel Temer, que também participará dos debates.

Por Talita Martins
Informações: Segs
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Suspensão do aumento salarial concedido aos rodoviários do Recife pode acabar em nova greve

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mais um capítulo da saga do dissídio coletivo dos rodoviários preocupa usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, suspendeu, provisoriamente, a decisão tomada pelo Tribunal Regional da 6ª Região (TRT-PE), em 30 de julho. Nessa quarta (20), o ministro considerou que o reajuste oferecido à categoria - de 10% - está fora dos limites da Justiça do Trabalho e acatou o recurso ordinário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco.

De acordo com Barros Levenhagen, o aumento ficará suspenso até o julgamento do processo pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, que ainda não tem data marcada. Na decisão, o magistrado sustou a concessão do reajuste salarial de 10% e manteve o de 6%. Além disso, também limitou o piso da categoria em 6%, com validade a partir de 1º de julho. Com a decisão, o salário de motorista passa a ser de R$ 1.700,30, o de fiscal será de 1.100,17 e o de cobrador de R$ 830,29.

Levenhagen ainda concedeu reajuste de 6% no tíquete de alimentação. Anteriormente, o aumento concedido pelo TRT para o benefício tinha sido de 75%. Agora, os servidores receberão R$ 181,26. A mesm taxa foi aplicada às diárias para motoristas em viagens especiais, ao auxílio funeral e à indenização por morte ou invalidez.

Esta decisão deve criar um clima de insatisfação da categoria e consequentemente ter uma nova paralisação na região metropolitana do Recife, agora é aguardar para ver.

Informações: Diário de Pernambuco

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Monotrilho de SP deve ser entregue no dia 23

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Após inúmeros atrasos, o primeiro sistema de monotrilho da capital paulista deve começar a funcionar no próximo sábado, 23. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 19, pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que atribuiu a demora a protocolos de segurança necessários para que os trens possam circular. Somente em outubro, mês das eleições, nas quais o governador Geraldo Alckmin (PSDB) é candidato, a linha passará a funcionar todos os dias da semana, em horário comercial.

"A nossa ideia é sexta-feira fechar o assunto para começar a fazer as visitas controladas no sábado e no domingo. O impasse todo está na homologação do trem", explicou Fernandes, após visita à Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, na zona oeste.

Para ser autorizada a rodar com passageiros, disse o dirigente, a composição precisa passar por 300 horas de testes, feitos por engenheiros para aferir os parâmetros técnicos do trem. "Depois dessas 300 horas, vem um termo de segurança. É isso o que a Bombardier (fabricantes das composições) não tem ainda."

Além disso, o secretário afirmou que a operação com passageiros só começará quando as duas vias do monotrilho -- que são suspensas e ficam a cerca de 15 metros do chão -- estiverem prontas. "A via número um teve um curto-circuito um mês atrás. Consertar é rápido, mas aí você tem que fazer o reset do computador."

Quando as Estações Vila Prudente e Oratório do monotrilho passarem a funcionar, estará inaugurada a sexta linha metroviária da capital paulista. O ramal terá a denominação de Linha 15-Prata e ficará integralmente na zona leste da cidade. 

A Companhia do Metropolitano já está administrando a Linha 15 entre as 9h e as 14h, diariamente. No restante do dia, a quem assume o ramal é a empresa Bombardier, para continuação dos ajustes finais. Durante o mês de setembro, o ramal só operará em sábados e domingos, em horários restritos e gratuitamente. "O desconto que estamos dando é que é a primeira vez que rodam um monotrilho desta dimensão."

A gestão Alckmin prometia abrir a Linha 15-Prata no ano passado. O prazo foi adiado para o início de 2014 e, desde então, adiado diversas vezes. A última promessa era entregar o ramal, que no começo terá apenas 2,9 km de extensão, em 26 de julho, o que não se concretizou.

Quando a Linha 15 estiver pronta, terá 26,6 km e 18 estações, ligando a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambas na zona leste. Ela custará R$ 6,4 bilhões.


Linha 4. Outras duas estações do Metrô devem começar a funcionar ainda este ano, segundo o governo Alckmin. A primeira, Fradique Coutinho, tem previsão de abertura para 25 de setembro, afirmou o secretário Fernandes. A outra é a Oscar Freire, que deve abrir, de acordo com o próprio Alckmin, mais no fim do ano (Fernandes, porém, admitiu que essa parada pode abrir as portas só no início de 2015). Ambas ficam na Linha 4-Amarela.

"Fradique Coutinho está a pleno vapor. Estamos lá com 150 homens só trabalhando na parte de energia e sinalização. A parte de portas de plataformas já está instalada, está andando. É um trabalho de concentração."O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,monotrilho-sera-aberto-este-mes-diz-secretario,1522535.

Informações: Estadão

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Visual novo nos ônibus do Recife e Região Metropolitana

Quem anda de ônibus no Recife certamente já percebeu que alguns coletivos estão circulando na cidade de cara nova. Os veículos, todos brancos, ainda são poucos e não muito diferentes dos que já estavam nas ruas. A mudança, segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, é unicamente visual e faz parte de um teste que pretende, no futuro, padronizar todos os ônibus da Região Metropolitana que não fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI). "No edital de licitação das linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) estava determinado que os ônibus que não integram o SEI devem ser padronizados. 

Ainda estamos testando as possibilidades, mas provavelmente os coletivos serão predominantemente brancos, com detalhes nas cores que representarão os lotes das empresas que venceram o processo licitatório", explicou o presidente do órgão, Nelson Menezes.

Por ainda estar passando por provas, nem o Grande Recife nem o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) repassaram quantos ônibus deste tipo estão circulando, tampouco quais linhas atendem. Encontrar quem já os utilizou, no entanto, não é difícil. "Os ônibus são novos, são bonitos, mas insuficientes. Seria bom que tivessem mais coletivos nas ruas, assim eles não andariam tão cheios", disse o militar Odilon Moura, de 53 anos.

Como os veículos em teste são diferentes dos convencionais, muitos usuários acreditam que eles têm ar-condicionado, mas não é o que ocorre. "Neste momento, apenas os BRTs, operados pelas empresas que venceram os lotes 1 e 2 da licitação, são refrigerados. Os consórcios que ganharam os lotes 3, 4, 5, 6 e 7 também deverão disponibilizar ônibus com ar-condicionado, mas apenas os articulados, de linhas ‘troncais’, que são aqueles que trafegam em vias de grande movimento como as Avenidas Norte e Domingos Ferreira, por exemplo", explicou o presidente do Grande Recife.

As empresas que venceram a segunda etapa do processo licitatório das linhas do STPP/RMR devem assinar o contrato no mês de setembro e, a partir daí, terão 90 dias (que poderão ser prorrogados por mais 90) para se adequar às normas. "Em nenhum lugar do Brasil toda a frota de ônibus de uma cidade é refrigerada, mas, a longo prazo, podemos analisar a possibilidade de aumento da quantidade de ônibus com ar-condicionado e pensar em um ajuste contratual com as empresas", afirmou Menezes.

Informações: Jornal do Comércio

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Biometria facial deverá identificar usuários de ônibus em Manaus

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) estuda a possibilidade de implementar um sistema biométrico facial nos ônibus de Manaus. De acordo com a entidade, o equipamento irá identificar os usuários na entrada dos coletivos. O sistema, que ainda não tem previsão para começar a operar, deve contribuir para a redução de fraudes com o uso de cartões.

A assessoria do Sinetram informou que o sistema lê e memoriza dados biométricos do usuário. Caso os dados do usuário não sejam reconhecidos, a catraca é bloqueada, impedindo a passagem.

O Sindicato deve se reunir com a Superintendência Municipal do Transportes Urbanos (SMTU) para definir as datas de cada passo da implementação do sistema. Segundo o Sinetram, o sistema deve aumentar a segurança e excluir as fraudes com a utilização de cartões. "O uso indevido do passe estudantil encarece a tarifa", disse a entidade.

O assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, informou que a implementação do sistema depende do cadastramento dos usuários antigos e dos equipamentos. "Os novos usuários já devem ter os dados gravados no sistema durante o cadastramento, para que quando a biometria facial entrar no ar, nosso trabalho seja facilitado", disse Borges, por meio da assessoria de comunicação.

Segundo o Sinetram, atualmente, mais 370 mil estudantes usam o sistema de bilhetagem em Manaus. A frota do transporte coletivo é de 1,5 mil ônibus.

Informações: G1 AM

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EPTC descarta mudanças em corredor de ônibus da Avenida Brasil

Duas semanas após a inauguração do corredor de ônibus na Avenida Brasil, na zona norte de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faz uma avaliação positiva da medida. Nesse período, o tempo de viagem para os usuários do transporte coletivo reduziu em até 11 minutos nos finais de tarde. A velocidade dos coletivos nas faixas exclusivas aumentou cinco vezes e passou de 4,5 km/h para 25 km/h nos horários de pico.

Mesmo com os benefícios, os motoristas do transporte individual colecionam reclamações e afirmam que os congestionamentos na região aumentaram. A EPTC, no entanto, garante que não voltará atrás é que os corredores, que valorizam o transporte público, são o futuro da cidade.

A diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Ladeira, diz que a experiência foi positiva para os usuários do transporte coletivo, já que o corredor une os dois maiores corredores de ônibus a cidade, o da Farrapos e da Assis Brasil. Ela rebate a informação de aumento nos congestionamentos.

"Aquela área sempre foi congestionada. Nos primeiros dias houve maior lentidão, mas agora está como estava antes, com vantagem para os ônibus, que é nosso objetivo", afirma.

A diretora de Transportes também descarta alterações no novo corredor, como mudança de horários de funcionamento ou mudança das paradas de ônibus que permanecem foram da faixa exclusiva. "Só há duas opções: ter o corredor ou não ter o corredor. Nós optamos por manter. Não há terceira opção", reafirma Maria Cristina.

Embora não revele os locais, Maria Cristina Ladeira adianta que outros corredores estão sendo estudados em Porto Alegre. A faixa de ônibus da avenida Brasil foi inaugurado no dia 4 de agosto e atinge diariamente 180 mil usuários de ônibus. Quarenta linhas urbanas trafegam pela faixa exclusiva e outras dez transitam pela  pista comum. 

Por: Évelin Argenta / Foto: Felipe Daroit
Informações: Rádio Gaúcha


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