Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Frota de micro-ônibus de Salvador é renovada

terça-feira, 22 de julho de 2014

O Subsistema de Transporte Especial Complementar de Salvador (Stec) recebeu na terça-feira 66 dos 300 novos micro-ônibus que irão substituir veículos antigos até o final deste ano.

A nova frota, apresentada pelo prefeito ACM Neto, ontem pela manhã, no estacionamento São Raimundo, nos Barris, começa a circular em até cinco dias.

O valor da passagem será o cobrado atualmente: R$ 2,80, porém os veículos não integram a compensação tarifária do bilhete único para usuários do Salvador Card.

Os ônibus adquiridos pela Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar de Salvador (Coopstecs) foram viabilizados pela prefeitura municipal, que facilitou um empréstimo com juros reduzidos.

A cooperativa, que é responsável por 10% das demandas de transporte público na capital baiana, conta com uma carência de seis meses no financiamento. O pagamento será realizado mensalmente pelos cooperados.

O sistema complementar dispõe de 300 veículos, que fazem o transporte de 120 mil passageiros por dia e suprem áreas periféricas de Salvador, como Cajazeiras, Castelo Branco, Narandiba, São Cristóvão e a região suburbana.

Diferencial

Com ônibus adaptados para portadores de deficiência e com sistema de ventilação forçada - para renovação do ar -, a nova frota oferecerá mais conforto aos passageiros, em comparação aos antigos. Além disso, possuem motores Euro V, que produzem menos poluentes atmosféricos.

"Isso é uma conquista para nós, é um equipamento com mais robustez, economia, segurança e acessibilidade" diz Pedro Miranda, presidente da (Coopstecs).

A expectativa é que estes veículos possam circular dentro de áreas com maior dificuldade de acesso, onde os transportes públicos convencionais não chegam devido à estrutura local, como becos e ruas mais estreitas.

A autônoma Lidiane Maria, 23, acredita que os novos micro-ônibus têm realmente as características prometidas, com mais segurança e comodidade para os moradores do subúrbio ferroviário da capital baiana.

"Os ônibus fazem muitas voltas para chegar a um ponto do bairro, isso torna a viagem cansativa, principalmente para quem tem horário para chegar ou sair", afirma Lidiane.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito ACM Neto anunciou que, até o final do ano, 100% dos veículos serão totalmente substituídos como parte do compromisso com a melhoria da qualidade do transporte público.

Informações: A Tarde Online


READ MORE - Frota de micro-ônibus de Salvador é renovada

Aumento de R$ 2,80 para R$ 3 na tarifa de ônibus de Araraquara (SP), gera reclamações

O aumento de R$ 2,80 para R$ 3 na tarifa de ônibus de Araraquara (SP), em vigor desde domingo (20), gerou reclamações dos passageiros que questionam o reajuste de 7,14% em relação à qualidade do transporte coletivo oferecido na cidade. A alta no preço ocorre no momento em que a Prefeitura tenta terceirizar o serviço.
Foto: Wilson Aiello/EPTV
Quem depende da condução, pede melhorias urgentes. “A qualidade do transporte está péssima. Faltam ônibus nas linhas, os veículos são antigos e há atraso no horário. Nada justifica esse aumento absurdo”, disse o vigilante Dalvo Marques.

O trabalhador que pega dois ônibus de segunda a sexta-feira agora vai pagar no fim do mês R$ 120. “Isso dificulta muito a vida porque o salário não acompanha”, comparou a ajudante de cozinha Maria Izilda. Já a repositora Maria Helena Pelegrino afirmou que vai mudar a rotina. “Não moro tão longe, então vou ter que começar ir e voltar do Centro da cidade a pé, porque está muito caro”.

Inflação
De acordo com a Prefeitura, o reajuste é compatível com a inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses.

Em nota oficial, o poder público justificou que as empresas CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) e Viação Paraty solicitaram um preço maior, de R$ 3,20, baseado em planilhas de custos, mas houve autorização apenas para a reposição da inflação.

Para os estudantes, o valor da tarifa passa para R$ 1,50, o mesmo valor cobrado aos passageiros que utilizam os cartões comuns da CTA e Viação Paraty da bilhetagem eletrônica, aos domingos.

O último reajuste da tarifa de Araraquara foi realizado em fevereiro do ano passado, elevando o preço a R$ 2,90. Em junho, no entanto, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) decidiu reduzir o valor em R$ 0,10. Alegou que a medida era possível graças à isenção do PIS/Cofins dada pelo governo federal às empresas de transporte.

Crise e Terceirização
A decisão de terceirizar o serviço de transporte coletivo foi tomada pela Prefeitura por conta de uma crise na CTA. A empresa, que possui 28 linhas próprias e emprega mais de 500 funcionários, não tem condições de quitar as dívidas.

Há mais de um ano não é feito o repasse para a empresa que já opera algumas linhas adicionais. Além disso, a CTA possui outras dívidas, como INSS, por causa de ações movidas por funcionários, e o rombo chega a R$ 11 milhões.

O intuito da Prefeitura é transformar a empresa em uma agência reguladora. No último dia 11, a audiência pública marcada para debater a terceirização da CTA foi cancelada após uma manifestação na Biblioteca Municipal. Durante meia hora houve protestos e, com o tumulto, o equipamento de som foi desligado. Os manifestantes, com faixas e cartazes, tomaram o palco onde estavam os presidentes e representantes da CTA. Ainda não há uma data para a nova sessão.

Informações: G1 São Carlos e Araraquara

Leia também sobre:
READ MORE - Aumento de R$ 2,80 para R$ 3 na tarifa de ônibus de Araraquara (SP), gera reclamações

Em Curitiba, Passageiros já percebem melhorias no Terminal Santa Cândida

A entrega da primeira etapa das obras de reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida, nesta semana, já permite aos passageiros ter uma boa ideia das mudanças que estão a caminho. O terminal terá a área ampliada de 8,6 mil para 12,6 mil metros quadrados e ganhará uma nova área comercial, com espaço para carga e descarga de mercadorias, nova iluminação, paisagismo e acessibilidade.

Quem usa o terminal diariamente já percebeu uma das principais alterações: o fim das plataformas elevadas para embarque e desembarque dos ônibus biarticulados. O passageiro não precisa mais subir degraus para ficar no nível da porta de embarque ou, ao desembarcar do ônibus, descer os degraus da plataforma. Agora é o ônibus que se posiciona na altura do piso do terminal – o que foi possível com a implantação da pista do ônibus em desnível, permitindo a abertura das portas no mesmo nível do cidadão.

Além de mais confortável e seguro, o local de embarque e desembarque nos biarticulados também ficou maior, passando de 3,5 para 7 metros de largura. O piso, antes emborrachado sobre uma estrutura de metal, agora é de lajotas antiderrapantes e com faixas em relevo padronizado, para apoio na orientação a pessoas com deficiência visual.

Como o terminal ainda está em obras, toda a operação está concentrada em uma ala, o que permite acesso da plataforma do biarticulado para a área de embarque e desembarque dos ônibus alimentadores. Quando as obras estiverem prontas, também a ala dos alimentadores será maior e mais confortável.

Eliane Demarqui, que na manhã desta quarta-feira aguardava, com a filha no colo, o embarque no biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, aprovou a nova plataforma. "Ficou bem mais seguro, mais fácil, principalmente para quem tem criança, para cadeirantes e idosos. Quando a obra terminar vai ampliar muito, melhorar mais, mas já está mais fácil para pegar o ônibus", afirmou.

Além da plataforma maior e mais confortável, a abertura desta ala permitiu que o biarticulado voltasse a fazer uma primeira parada para desembarque e, alguns metros à frente, uma segunda para embarque, o que evita aglomerações e dificuldades tanto para quem está saindo quanto para quem vai entrar no ônibus.

"Está ficando muito bom, eu gostei, não precisa subir e descer escada, agora está mais organizado", disse a estagiária de Direito Camila Greicy Gonçalves, que utiliza o terminal diariamente.

Trabalhando como atendente de portaria em um condomínio em Curitiba, Manoel Ferreira de Almeida, que mora em Colombo, diz que a primeira melhoria a destacar no terminal é a acessibilidade. "Ficou bom para cadeirantes e idosos, principalmente, mas já ficou melhor para todo mundo. Acho que quando as obras terminarem vai ficar muito bom mesmo. Tomara que do lado de lá fique como aqui", afirmou.

O lado de lá a que Almeida se refere é a ala do terminal que fica de frente para a Avenida Mascarenhas de Morais que, em função das obras, teve nesta semana uma faixa bloqueada para o trânsito, com passagem exclusiva dos ônibus. Como do lado que já está pronto, a outra ala também terá acessos mais amplos, com mais acessibilidade e conforto.

Área comercial

Os espaços comerciais, que até aqui funcionavam no meio do terminal, vão passar para o subsolo, onde está sendo construído um túnel de ligação entre as duas alas. Na parte de cima só vai funcionar o Armazém da Família, que terá um espaço diferenciado, maior e com mais conforto para funcionários e clientela.

No subsolo, onde ficará concentrada a área comercial, os veículos que transportam as mercadorias também terão espaço para estacionar, sem ligação, como ocorria antes, com a área de operação dos ônibus.

Pelo Terminal Santa Cândida passam, por dia, 40 mil usuários do transporte coletivo. Ali param as linhas do circular Interbairros III; o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso e o Ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho, além de nove linhas alimentadoras, que fazem a ligação do terminal com os bairros.

As obras de reforma e ampliação do terminal foram paralisadas em 2012 e retomadas no ano passado, com melhorias no projeto original e novo cronograma que prevê a conclusão até o fim deste ano.

Informações: URBS

READ MORE - Em Curitiba, Passageiros já percebem melhorias no Terminal Santa Cândida

Em Porto Alegre, BikePoa tem cerca de 2 mil viagens

Das duas mil viagens diárias do BikePoa, cerca de 65% acontecem nos picos da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h), de segunda à sexta-feira. Os dados da empresa Serttel, administradora do sistema na Capital, revelam o envolvimento, cada vez mais crescente, dos usuários na utilização das bicicletas compartilhadas na cidade, como um verdadeiro modal de transporte. 

“Estes 65% representam um índice realmente muito elevado no conjunto da rede de bikes compartilhadas no País. É uma verdadeira demonstração do envolvimento dos portoalegrenses nesta iniciativa da Prefeitura, com utilização cada vez mais intensa das bikes, ainda mais com o crescimento da rede cicloviária na cidade”, afirma Peter Cabral, diretor-presidente da Serttel.

O sistema BikePoa completa dois anos no próximo 22 de setembro, com 104 mil pessoas cadastradas, 500 mil viagens realizadas. Ao todo são 39 estações, com 390 bicicletas à disposição da população. “É uma iniciativa que deu certo, já como modal de transporte e também como lazer. Agora estamos trabalhando junto à comunidade para aumentar a rede cicloviária no novo espaço proposto a ser criado no bairro Santa Cecília, com ligação entre a Ipiranga e a Praça da Encol”, afirma Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC. 

Informações: EPTC


READ MORE - Em Porto Alegre, BikePoa tem cerca de 2 mil viagens

Itamaracá Transportes começa a operar como Conorte junto com outras empresas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O Conorte já está na rua e você precisa ficar atento! Através desse novo consórcio, a Itamaracá, a Cidade Alta e a Rodotur passaram a operar de maneira conjunta. Uma novidade que promoveu mudanças em algumas das nossas linhas. Confira:

Deixam de ser operadas pela Itamaracá 

601- Bola na Rede/Macaxeira 
901- Caetés/Macaxeira 
902- Mirueira/Macaxeira 
906- Paulista/Macaxeira
914- PE-15/Afogados 
948- Arthur Lundgren II/Macaxeira 
967- Igarassu (Sítio Histórico) 
976- TI de Pelópidas (PCR)

Passam a ser operadas pelo CONORTE

1907- Paulista/Rio Doce
1911- Ouro Preto (COHAB)
1921- Ouro Preto (Jatobá I)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1952 - Maranguape I/TI Pelópidas
1972 - Bultrins

A primeira linha de BRT no corredor Norte/Sul, a 1915-PE-15 (Dantas Barreto), também começou a funcionar. Inicialmente, quatro veículos vão atuar das 9h às 16h, de domingo a domingo. A meta é que até novembro, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando com oito linhas de BRT e 84 veículos.

Em caso de dúvidas, procure o Alô Cliente pelo telefone: 0800 081 1801. É importante ressaltar, que mesmo operando com uma nova marca, o compromisso de transportar pessoas com cordialidade e confiança permanece como prioridade para nós, que estamos sempre buscando a satisfação dos clientes e a realização profissional dos nossos funcionários.

Informações: Itamaracá Transportes

READ MORE - Itamaracá Transportes começa a operar como Conorte junto com outras empresas

Estações do metrô de BH recebem investimento de R$ 2 mi para acesso de deficientes

Estações do metrô de Belo Horizonte estão passando por obras para garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU), que informou que atualmente 11 estações serão adequadas, além de sete que já adaptadas. 

As intervenções vão promover a instalação de piso podotátil em todos os acessos, plataformas e saguões das estações. Escadas e rampas receberão novos corrimãos para dar mais segurança aos deslocamentos dos usuários. Todas as estações também passarão a contar com banheiros acessíveis destinados aos passageiros do sistema, além de sinalização indicativa dos degraus nas escadas. As obras irão promover ainda a adequação das bilheterias, visando atender aos usuários, e das salas operacionais das estações.

Outro montante de cerca de R$ 213 mil também foi investido na elaboração dos projetos executivos de acessibilidade das estações Lagoinha, Calafate, Gameleira e Cidade Industrial. De acordo com a empresa, cerca de R$ 1,8 milhão foram investidos nos terminais Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. As adequações atendem às especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que visam proporcionar a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, mobiliário, equipamentos e elementos dos sistemas de trens urbanos.

Informações: Estado de Minas

READ MORE - Estações do metrô de BH recebem investimento de R$ 2 mi para acesso de deficientes

Em SP, Já são mais de 340 km de faixas exclusivas

Os novos trechos de faixas  serão implantados em locais como o eixo Av. Antártica / Av. Sumaré / Av. Paulo VI, Av. Corifeu de Azevedo Marques,  Av. Jaguaré / Av. Queirós Filho, trechos 4 e 5 da Rótula Centra, R. Vergueiro / Av. Prof. Noé Azevedo, Av. Zaki Narchi, Avenida do Orfanato, Avenida Vila Ema, Avenida Lins de Vasconcelos, entre outros.


O Secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto também anunciou que estão sendo feitas obras de readequação viária em 111 locais para diminuir os gargalos de trânsito na cidade e melhorar a circulação de todos os veículos que utilizam o espaço urbano da Capital.

READ MORE - Em SP, Já são mais de 340 km de faixas exclusivas

Mais três vias de Curitiba vão receber as faixas exclusivas de ônibus

Mais três ruas de Curitiba devem receber a faixa exclusiva para ônibus em breve. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen vão receber dois quilômetros de faixas exclusivas cada uma. O estudo para a implantação dessa modalidade ainda está sendo feito e não há prazo para início das operações. 

Recentemente, a Rua XV de Novembro recebeu uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. De acordo com a Urbs, a medida diminuiu em 30% o tempo que os ônibus levam para fazer o trajeto – de 13 para nove minutos. Há pouco mais de uma semana, a Secretaria de Trânsito (Setran) de Curitiba começou a autuar os motoristas que desrespeitam as faixas. 

Segundo o levantamento da prefeitura, a média de multas aplicadas na primeira semana foi de 54 por dia.

READ MORE - Mais três vias de Curitiba vão receber as faixas exclusivas de ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960