Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Passageiros já percebem melhorias no Terminal Santa Cândida

terça-feira, 22 de julho de 2014

A entrega da primeira etapa das obras de reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida, nesta semana, já permite aos passageiros ter uma boa ideia das mudanças que estão a caminho. O terminal terá a área ampliada de 8,6 mil para 12,6 mil metros quadrados e ganhará uma nova área comercial, com espaço para carga e descarga de mercadorias, nova iluminação, paisagismo e acessibilidade.

Quem usa o terminal diariamente já percebeu uma das principais alterações: o fim das plataformas elevadas para embarque e desembarque dos ônibus biarticulados. O passageiro não precisa mais subir degraus para ficar no nível da porta de embarque ou, ao desembarcar do ônibus, descer os degraus da plataforma. Agora é o ônibus que se posiciona na altura do piso do terminal – o que foi possível com a implantação da pista do ônibus em desnível, permitindo a abertura das portas no mesmo nível do cidadão.

Além de mais confortável e seguro, o local de embarque e desembarque nos biarticulados também ficou maior, passando de 3,5 para 7 metros de largura. O piso, antes emborrachado sobre uma estrutura de metal, agora é de lajotas antiderrapantes e com faixas em relevo padronizado, para apoio na orientação a pessoas com deficiência visual.

Como o terminal ainda está em obras, toda a operação está concentrada em uma ala, o que permite acesso da plataforma do biarticulado para a área de embarque e desembarque dos ônibus alimentadores. Quando as obras estiverem prontas, também a ala dos alimentadores será maior e mais confortável.

Eliane Demarqui, que na manhã desta quarta-feira aguardava, com a filha no colo, o embarque no biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, aprovou a nova plataforma. "Ficou bem mais seguro, mais fácil, principalmente para quem tem criança, para cadeirantes e idosos. Quando a obra terminar vai ampliar muito, melhorar mais, mas já está mais fácil para pegar o ônibus", afirmou.

Além da plataforma maior e mais confortável, a abertura desta ala permitiu que o biarticulado voltasse a fazer uma primeira parada para desembarque e, alguns metros à frente, uma segunda para embarque, o que evita aglomerações e dificuldades tanto para quem está saindo quanto para quem vai entrar no ônibus.

"Está ficando muito bom, eu gostei, não precisa subir e descer escada, agora está mais organizado", disse a estagiária de Direito Camila Greicy Gonçalves, que utiliza o terminal diariamente.

Trabalhando como atendente de portaria em um condomínio em Curitiba, Manoel Ferreira de Almeida, que mora em Colombo, diz que a primeira melhoria a destacar no terminal é a acessibilidade. "Ficou bom para cadeirantes e idosos, principalmente, mas já ficou melhor para todo mundo. Acho que quando as obras terminarem vai ficar muito bom mesmo. Tomara que do lado de lá fique como aqui", afirmou.

O lado de lá a que Almeida se refere é a ala do terminal que fica de frente para a Avenida Mascarenhas de Morais que, em função das obras, teve nesta semana uma faixa bloqueada para o trânsito, com passagem exclusiva dos ônibus. Como do lado que já está pronto, a outra ala também terá acessos mais amplos, com mais acessibilidade e conforto.

Área comercial

Os espaços comerciais, que até aqui funcionavam no meio do terminal, vão passar para o subsolo, onde está sendo construído um túnel de ligação entre as duas alas. Na parte de cima só vai funcionar o Armazém da Família, que terá um espaço diferenciado, maior e com mais conforto para funcionários e clientela.

No subsolo, onde ficará concentrada a área comercial, os veículos que transportam as mercadorias também terão espaço para estacionar, sem ligação, como ocorria antes, com a área de operação dos ônibus.

Pelo Terminal Santa Cândida passam, por dia, 40 mil usuários do transporte coletivo. Ali param as linhas do circular Interbairros III; o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso e o Ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho, além de nove linhas alimentadoras, que fazem a ligação do terminal com os bairros.

As obras de reforma e ampliação do terminal foram paralisadas em 2012 e retomadas no ano passado, com melhorias no projeto original e novo cronograma que prevê a conclusão até o fim deste ano.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960