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Maior parte dos ônibus do Move já tem ar condicionado garantido

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A empresa selecionada para fornecer os aparelhos de ar condicionado que deverão equipar os ônibus do Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) informou que foram 375 os aparelhos vendidos para o sistema BRT. Ao todo são 428 os novos ônibus que irão operar no sistema, e a BHTrans informou, no fim da tarde desta segunda-feira (17), que outras empresas irão fornecer os outros 53 aparelhos para equipar todos os ônibus do Move. 

De acordo com a Thermo King, foram vendidos 375 aparelhos, dos quais serão entregues, até maio deste ano, 210 unidades de LRT Street II - que serão implementados nos ônibus articulados -  e 165 unidades de LRT Confort, utilizado nos ônibus sem articulação. A empresa também informou que o destino dos equipamentos são os ônibus novos do Move e também o sistema de linhas circulares e diametrais que irão integrar o sistema do BRT.
Por meio de nota, a BHTrans informou que serão 428 novos ônibus que irão operar no Move e substituir outros veículos que já operam no sistema convencional. A empresa também esclareceu que por causa do ganho de velocidade e da capacidade de transporte de passageiros que o novo sistema irá gerar, pode haver uma redução de 130 ônibus da frota convencional. Ao todo, em Belo Horizonte, são 3.038 veículos que rodam diariamente pelas ruas da capital.

A respeito da diferença entre o número de aparelhos que foram comprados e o número de veículos que integrarão o Move, a BHTrans não soube explicar inicialmente, mas depois informou que a Thermo King não será a única empresa fornecedora do ar condicionado para os ônibus.

A BHTrans reforçou que todos os 428 ônibus do Move deverão ter ar condicionado, já que o equipamento é um pré-requisito para que o ônibus integre o sistema. A Thermo King informou que além dela, há outras duas empresas que irão fornecer os equipamentos para os 53 ônibus que restam.

Os aparelhos

O LRT Street II será implantado em 210 ônibus articulados do Move. O aparelho utiliza o gás refrigerante 407C, um gás ecológico de alta eficiência para aplicações que necessitam muita capacidade. O controle das duas unidades evaporadoras do equipamento é realizado apenas por um condensador, o que proporciona melhor distribuição de peso, gerando reduão de consumo de combustível e mas agilidade ao veículo. 

Já o LRT Confort, que será implantados em 165 ônibus não articulados que integrarão o sistema BRT, tem alta capacidade de refrigeração e foi desenvolvido para veículos de até 15 metros. O aparelho conta com sistema automático de renovação de ar. 

Por Juliana Baeta
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Uberlândia terá cinco novos corredores de ônibus até 2016

A Prefeitura de Uberlândia assinou nesta segunda-feira (17) um financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 125,6 milhões. A quantia será utilizada para a implantação de cinco novos corredores de transportes, além de quatro terminais, 67 estações (sendo 15 de transferência) e mais três viadutos. O município ainda arcará com uma contrapartida de R$ 6,6 milhões que também serão investidos nestas mesmas obras.

Segundo o prefeito da cidade, Gilmar Machado, este é o segundo maior contrato que a Prefeitura assinou durante a gestão e a intenção é melhorar e organizar o transporte coletivo para os usuários. “Esse projeto só foi possível, pois tivemos o apoio da Câmara Municipal. Ele foi aprovado pela atual legislatura", afirmou.

Gilmar Machado disse que essas obras fazem parte da ação “Uberlândia Planejada”, que prioriza mais segurança e qualidade no transporte público, além de melhorias no trânsito da cidade. A licitação para as obras deve ocorrer, segundo o prefeito, ainda neste primeiro semestre. Já os trabalhos devem ter início no semestre que vem. Gilmar Machado explicou que o primeiro corredor a ser construído será o do setor Leste, pela Avenida Segismundo Pereira. A intenção é que toda a ação proposta termine até o fim de 2016.

O G1 questionou o prefeito sobre o que seria feito em relação as faixas de estacionamentos situadas na via e ele disse que existe um estudo e que tudo será feito da melhor forma possível a atender todos os lados, mas não detalhou se o estacionamento permaneceria. “Já estamos fazendo várias alterações e adaptações para o projeto de mobilidade urbana. As obras são complexas, mas vamos fazer de tudo para entregá-las no prazo estipulado, ou seja, até o fim de 2016”, completou.

O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, explicou que os novos corredores vão beneficiar diretamente 200 mil usuários por dia, dando mais agilidade e conforto aos passageiros, além de otimizar o sistema de trânsito como um todo.

Alexandre Andrade salientou que uma das inovações que as obras de mobilidade urbana irão proporcionar são as estações de transferência, que vão permitir a criação de linhas circulares, evitando que o usuário de um determinado setor da cidade tenha que se deslocar para o Terminal Central para ir a outra região.

As maiores estações de transferência vão ficar situadas nas praças Tubal Vilela, Adolfo Fonseca e no entorno da praça Clarimundo Carneiro. Já os novos viadutos serão construídos na Rua Olegário Maciel, Rua Paraná e avenida João Pessoa. O intuito, segundo o Município, é interligar vários setores da cidade e desafogar as vias com grande fluxo de veículos, especialmente em horário de pico. O superintendente regional da CEF no Triângulo Mineiro, Clayton Rosa Carneiro, disse que o financiamento foi feito em 240 meses com taxa de juros de 6% ao ano.

Projeto
O projeto dos novos corredores estruturais faz parte da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal. No ano passado, a Secretaria de Trânsito e Transportes consolidou os projetos executivos, que contemplam estudos sobre origem e destino, trajetos e perfil dos usuários, a fim de possibilitar uma visão clara e objetiva do sistema de transporte que, a partir da nova estrutura, passará a ser um sistema em rede e não somente integrado, como é a forma atual.

Com os novos corredores, o BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) em Uberlândia passará de 7,5 km de extensão, por sentido, para 52 km, sendo 44,5 km de novos corredores. Após a conclusão das obras, o BRT de Uberlândia será o maior do país em extensão, considerando o número de habitantes.

Projeto de Mobilidade Urbana

Terminais de Integração
- Novo Mundo (Leste)
- Universitário (Sul)
- Jardins (Sudoeste)
- Jardim Patrícia (Oeste)
Corredores de Transporte
- Leste: Avenida Segismundo Pereira
- Oeste: Avenida Marcos de Freitas Costa/Avenida José Fonseca e Silva
- Sudoeste: Avenida Getúlio Vargas
- Norte: Avenida Adriano Baioloni/Avenida Cleanto Vieira Gonçalves
- Sul: Avenida Nicomedes Alves dos Santos

Por Fermanda Resende
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Justiça suspende liminar que barrava licitação do Metrofor

O Tribunal de Justiça suspendeu, nesta terça-feira, 18, a liminar que impedia o andamento da licitação referente à construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor).

O desembargador Raimundo Santos, que julgou a ação, aceitou o recurso que permite a continuidade da licitação. 

“O aguardo por uma decisão final no processo [licitatório] ocasionará perda incalculável à população, travando o início dos serviços objeto da concorrência pública em questão, notadamente por se tratar de obras de mobilidade urbana”, argumentou o magistrado.

A liminar havia sido concedida após o Consórcio Mobilidade Urbana entrar com ação contra o Consórcio Catenco – Accional e contra o Estado. O primeiro consórcio alegava que o Catenco – Accional não atendia a algumas exigências previstas no edital.

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Vitória ainda desconhece o custo da implantação do BRT

A reflexão que vai a seguir ampara-se numa outra, de uma fonte, um técnico, que preferiu o anonimato. Não por mero capricho o Ministério Público Especial de Contas (MPC) pediu a suspensão imediata da licitação para a contratação das obras do BRT, o arrojado projeto de mobilidade urbana da gestão Renato Casagrande orçado em R$ 1,5 bilhão. 
O sistema de vias exclusivas para ônibus foi apresentado à população em outubro de 2013. Mas de forma genérica - comprovada pelo pedido do MPC, que apontou a ausência de projeto básico e orçamento detalhado das obras. Como um projeto que pretende revolucionar os parâmetros de mobilidade da Grande Vitória não tem, sequer, projeto básico?
 
 
Esta é de certa forma a mãe de todas as controvérsias. Expliquemo-lo de outro modo. Em texto recente, dissemos que a dimensão humana de Vitória é mais importante que o BRT, pegando o exemplo do que sistema reservada (ou reserva) à Praça do Cauê e aos armazéns do Porto de Vitória.
Um segmento específico dos capixabas entende isso bem. Quando se soube o que implantação do BRT significaria para praça e porto, pronto, três debates públicos e as razões oficiais tomaram de lavada. O recuo foi inevitável.
Uma das reservas que se faz ao BRT à Damasceno é que o projeto transformaria Vitória em um corredor de passagem - tudo partindo da Reta do Aeroporto para seguir pelas avenidas Fernando Ferrari, Reta da Penha, César Hilal, Vitória, Curva do Saldanha e Princesa Isabel. Isso só em Vitória. 
Vitória concentra 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região Metropolitana e 30% do PIB do Espírito Santo. Existe uma concentração natural de demanda, o que desemboca em um índice alto de circulação viária. Mas os percalços da nossa mobilidade não se concentram em Vitória: esse buraco é metropolitano.
Seria o BRT uma tecnologia adequada para uma cidade com as características físicas de Vitória?
São apenas 90 quilômetros quadrados e ruas estreitas, como a maioria das cidades mais antigas: Vitória apresenta largura exígua das caixas de rua e rede viária altamente interseccionada.
Ainda não está claro qual o grau de sacrifico a que a ilha será submetida em função de um problema metropolitano. Direto e reto: não está claro qual o nível de desfiguração que Vitória irá sofrer com a implantação do sistema. A BRT vai se adaptar à cidade ou a cidade é que vai se adaptar ao BRT? Sintomáticos, os casos Cauê e armazéns do porto são exemplos da segunda opção. O rabo já ia balançando o cachorro.
 
Eis a tremenda falta que faz um projeto básico. Divulgou-se quais intervenções viárias a Grande Vitória irá sofrer, entre pontes, mergulhões, viadutos e afins, mas a dimensão e corolários dessas intervenções - especialmente para a cidade de Vitória - permanece questão nebulosa. Mas se o sistema realmente qualificar o espaço urbano, ok.
Outra questão de ainda parcimoniosa exposição: uma projeção da quantidade necessária de desapropriações. Quantas e a que custo? Outra: como o sistema funcionará efetivamente e qual será sua relação com a rede de circulação (pessoas e veículos) da cidade? O BRT ainda não deveria ser uma verdade inapelável.

Informação: Seculodiario.com



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Mobilidade urbana não é ponto preocupante em Manaus, diz Fifa

A ausência de obras de mobilidade urbana em Manaus para a Copa do Mundo não preocupa a Fifa, afirmou neste domingo o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, após vistoria na Arena Amazônia.
"Não abordamos essa questão [mobilidade urbana] nas reuniões, nos concentramos mais nas instalações temporárias. Mas eu não recebi qualquer informação negativa da minha equipe", disse o francês.
"Por isso, não consideramos que este seja um ponto de preocupação", concluiu.
 
 
 
Os dois únicos projetos de mobilidade urbana previstos para Manaus –monotrilho e BRT (Bus Rapid Transit)– nem sequer saíram do papel. O governo do Amazonas diz que os projetos continuam de pé, mas somente após o Mundial. Nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 419 milhões para obras de mobilidade na cidade.

Informação: Diário de Guarapuava


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Brasilia, Novos ônibus para o Setor P Sul, em Ceilândia.

O Setor P Sul, em Ceilândia, conta com mais 99 ônibus novos no transporte coletivo. De cor alaranjada e da empresa Auto Viação Marechal, eles serão responsáveis por operar na bacia 4, atuando em 27 linhas.
Esses são os primeiros coletivos da empresa Marechal entregues em Ceilândia, que se juntam a outros 241 veículos da empresa Expresso São José, já em operação. "Com essa entrega, o número de veículos da Marechal chega a 203 (em todo o DF)", ressaltou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.
Com essa entrega, o DF chega à 1.923 novos coletivos entregues aos usuários do transporte público, representando 74% de renovação da antiga frota. No total, serão disponibilizados 2.580 coletivos, que vão operar em cinco bacias previstas na licitação que reformulou todo o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.
 
Segurança
 
Os novos veículos possuem diversos itens que visam dar mais conforto aos usuários, como
bancos estofados com apoio para a cabeça; vidros fumê; monitoramento por GPS; aviso sonoro ao motorista sobre ocorrências como: porta aberta, velocidade acima do permitido, direção perigosa, freada brusca, entre outros.

Informação: Jornal de Brasília
 
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Aracaju conta com novas linhas de ônibus

Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos às novas linhas de ônibus que entraram em circulação em Aracaju. A nova linha de ônibus, a 065 – Marcos Freire II / Centro - via Porto Dantas. A linha vai atender a região metropolitana de Aracaju, que engloba os bairros Marcos Freire, Porto Dantas e adjacências contarão com uma frota de cinco veículos, proporcionando mais possibilidades de percursos.

São elas:
 003 – João Alves / Orlando Dantas;
 004 – Santa Maria / Mercado;
 040 – Marcos Freire II / DIA;
 064 – Albano Franco / Centro - via Porto Dantas;
 715 – Tijuquinha / Desembargador Maynard.
A linha 063 – Albano Franco / Centro - via Osvaldo Aranha, terá um reajuste no quadro de horários. O intervalo entre os veículos será de 16 minutos. Já a linha que atende o povoado Estiva - via Calumbi e Taboca, passará a fazer integração no Terminal do Mercado e sua denominação será alterada para 722 – Estiva/Mercado. As alterações visam a melhoria do transporte urbano de Aracaju.

Informações : G1
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SPTrans divulga novo procedimento na liberação de créditos no Bilhete Único para estudantes

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A partir desta segunda-feira, dia 17, a São Paulo Transportes liberará a compra de créditos para os estudantes que:

1-   Tenham cartão estudantil utilizado em anos anteriores ou cartão emitido no cadastro para o Bilhete Único Mensal e

2-   Tenham matrícula cadastrada para 2014 na SPTrans (cadastro enviado pela escola).

Essa liberação independe da finalização da solicitação do cartão para este ano. Valerá para cota relativa ao mês de fevereiro de 2014.

PROCEDIMENTOS

O estudante deverá entrar no Canal o Estudante  e clicar em veja se você já pode comprar a cota de fevereiro e informar o número de seu cartão (instruções no próprio site).

A consulta informará se seu cartão já pode ser carregado.

1-   Em caso positivo, o estudante poderá dirigir-se a qualquer ponto de venda (terminais e postos da SPTrans, estações de Metrô e pontos comerciais) e carregar o cartão.

a.    O novo cartão (emitido para Bilhete Único Mensal) não pode ser carregado nas casas lotéricas.

b.    O novo cartão permite carregar o crédito mensal ou o crédito para utilização do transporte por 2 horas com o pagamento de uma única tarifa (política antiga). A cada mês, o estudante poderá optar por um ou outro tipo de crédito, conforme sua conveniência.

c.    O cartão antigo não aceita a recarga para o bilhete mensal.

2- Em caso negativo, o que pode ocorrer por problema de cancelamento do cartão informado ou por ausência de matrícula para 2014, o estudante deverá consultar o endereço estudante.sptrans.com.br, clicar em consulta e verificar se sua escola enviou os dados da matrícula.

a.    Caso os dados não tenham sido enviados, o estudante deverá procurar a secretaria da escola.

b.    Caso os dados tenham sido enviados, o estudante deverá complementar o cadastro no endereço estudante.sptrans.com.br  e solicitar a emissão de um novo cartão.

Estudantes que solicitarão cartão pela primeira vez

Estudantes que forem solicitar o seu cartão pela primeira vez deverão fazê-lo pelo Canal do Estudante

AJUSTE NA OPERAÇÃO DO BILHETE ÚNICO

A SPTrans desenvolve um conjunto de ações para corrigir a defasagem tecnológica em que que se encontra o sistema do Bilhete Único. Isto ocorre após oito anos sem investimentos relevantes, marcados pela adoção de medidas desconexas que resultaram na proliferação de cadastros de usuários e problemas de infraestrutura.

Dentre as iniciativas tomadas agora está a criação de um cadastro único a partir do lançamento do Bilhete Único Mensal e a finalização de processo licitatório para a contratação de um novo serviço de central de processamentos de dados. Haverá ampliação de 80% da capacidade atual.

Dentro deste contexto haverá o desenvolvimento de um novo sistema de bilhetagem que modernizará todos os softwares desenvolvidos em 2004 e permitirá novos serviços ao usuário, como o carregamento de créditos via celular.

A implantação do cadastro único provocou algumas dificuldades na operação do bilhete estudantil de 2014, com consequências sobre o cadastramento de cerca de 2% dos estudantes habilitados e que já realizaram cadastro.

AS RAZÕES DA NOVA MEDIDA

A medida anunciada visa ampliar o exercício imediato do direito ao desconto tarifário para os estudantes.

Isso permitirá também que a SPTrans realize novos ajustes que melhorarão as condições de atendimento aos estudantes, em especial aqueles que exercerão pela primeira vez o direito à meia tarifa.

BALANÇO DA OPERAÇÃO ESTUDANTE 2014

Não obstante as dificuldades enfrentadas na transição tecnológica, a operação do estudante 2014 apresenta números expressivos:

Estudantes com cartão de 2014 emitido: 284.884

Estudantes atendidos pela liberação de compra (potencial): 321.517

Total de estudantes com acesso à meia-tarifa: 606.401

No ano de 2013, no dia 17 de fevereiro, o número de estudantes habilitados a comprar crédito com desconto foi de 401.060. Assim, a operação deste ano apresenta um volume de atendimento 51,2% superior ao de um ano atrás.

Assessoria de Imrensa - SMT

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