A partir desta segunda-feira, dia 17, a São Paulo Transportes liberará a compra de créditos para os estudantes que:
1- Tenham cartão estudantil utilizado em anos anteriores ou cartão emitido no cadastro para o Bilhete Único Mensal e
2- Tenham matrícula cadastrada para 2014 na SPTrans (cadastro enviado pela escola).
Essa liberação independe da finalização da solicitação do cartão para este ano. Valerá para cota relativa ao mês de fevereiro de 2014.
PROCEDIMENTOS
O estudante deverá entrar no Canal o Estudante e clicar em veja se você já pode comprar a cota de fevereiro e informar o número de seu cartão (instruções no próprio site).
A consulta informará se seu cartão já pode ser carregado.
1- Em caso positivo, o estudante poderá dirigir-se a qualquer ponto de venda (terminais e postos da SPTrans, estações de Metrô e pontos comerciais) e carregar o cartão.
a. O novo cartão (emitido para Bilhete Único Mensal) não pode ser carregado nas casas lotéricas.
b. O novo cartão permite carregar o crédito mensal ou o crédito para utilização do transporte por 2 horas com o pagamento de uma única tarifa (política antiga). A cada mês, o estudante poderá optar por um ou outro tipo de crédito, conforme sua conveniência.
c. O cartão antigo não aceita a recarga para o bilhete mensal.
2- Em caso negativo, o que pode ocorrer por problema de cancelamento do cartão informado ou por ausência de matrícula para 2014, o estudante deverá consultar o endereço estudante.sptrans.com.br, clicar em consulta e verificar se sua escola enviou os dados da matrícula.
a. Caso os dados não tenham sido enviados, o estudante deverá procurar a secretaria da escola.
b. Caso os dados tenham sido enviados, o estudante deverá complementar o cadastro no endereço estudante.sptrans.com.br e solicitar a emissão de um novo cartão.
Estudantes que solicitarão cartão pela primeira vez
Estudantes que forem solicitar o seu cartão pela primeira vez deverão fazê-lo pelo Canal do Estudante
AJUSTE NA OPERAÇÃO DO BILHETE ÚNICO
A SPTrans desenvolve um conjunto de ações para corrigir a defasagem tecnológica em que que se encontra o sistema do Bilhete Único. Isto ocorre após oito anos sem investimentos relevantes, marcados pela adoção de medidas desconexas que resultaram na proliferação de cadastros de usuários e problemas de infraestrutura.
Dentre as iniciativas tomadas agora está a criação de um cadastro único a partir do lançamento do Bilhete Único Mensal e a finalização de processo licitatório para a contratação de um novo serviço de central de processamentos de dados. Haverá ampliação de 80% da capacidade atual.
Dentro deste contexto haverá o desenvolvimento de um novo sistema de bilhetagem que modernizará todos os softwares desenvolvidos em 2004 e permitirá novos serviços ao usuário, como o carregamento de créditos via celular.
A implantação do cadastro único provocou algumas dificuldades na operação do bilhete estudantil de 2014, com consequências sobre o cadastramento de cerca de 2% dos estudantes habilitados e que já realizaram cadastro.
AS RAZÕES DA NOVA MEDIDA
A medida anunciada visa ampliar o exercício imediato do direito ao desconto tarifário para os estudantes.
Isso permitirá também que a SPTrans realize novos ajustes que melhorarão as condições de atendimento aos estudantes, em especial aqueles que exercerão pela primeira vez o direito à meia tarifa.
BALANÇO DA OPERAÇÃO ESTUDANTE 2014
Não obstante as dificuldades enfrentadas na transição tecnológica, a operação do estudante 2014 apresenta números expressivos:
Estudantes com cartão de 2014 emitido: 284.884
Estudantes atendidos pela liberação de compra (potencial): 321.517
Total de estudantes com acesso à meia-tarifa: 606.401
No ano de 2013, no dia 17 de fevereiro, o número de estudantes habilitados a comprar crédito com desconto foi de 401.060. Assim, a operação deste ano apresenta um volume de atendimento 51,2% superior ao de um ano atrás.
Assessoria de Imrensa - SMT
Leia também sobre:
|
0 comentários:
Postar um comentário