Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em BH, Corredores do Move em BH terão 93 radares para coibir infrações

sábado, 16 de novembro de 2013

Os corredores do Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) em Belo Horizonte vão ganhar 93 pontos de fiscalização por radares para vigiar a invasão da faixa exclusiva por automóveis, além de excesso de velocidade e avanço de semáforo cometidos pelos próprios condutores dos coletivos. A medida está em edital de licitação para aquisição dos radares publicado ontem no “Diário Oficial do Município”.

No total, 185 faixas das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I, Santos Dumont e Paraná serão monitoradas, dificultando que motoristas consigam burlar o sistema e usar o carro particular nos corredores do Move para fugir de engarrafamentos. Isso porque, para possibilitar que as linhas alimentadoras cheguem até a estação, as pistas exclusivas terão entradas junto à pista mista – sem barreira física entre as duas pistas.
Infrações cometidas pelos motoristas dos coletivos também serão combatidas, com 50 pontos com fiscalização de avanço de semáforos e 37 de excesso de velocidade.

Crítica. Não é comum essa fiscalização em outros sistema de BRT, o que pode indicar uma falha da central de controle do sistema. Para o engenheiro civil Berilo Torres, especialista em trânsito, os radares não fazem muito sentido e podem apontar uma falha no controle do sistema.

“A ideia do BRT é justamente ser sincronizado com os sinais de trânsito, para que o veículo não pare muito. Não conheço nenhum lugar que use radares. Em algumas cidades, o próprio condutor do BRT controla os semáforos”, disse Torres.

O número de equipamentos implantados vai depender da licitação, já que o edital prevê que a proposta seja apresentada tendo como base o número de faixas a serem fiscalizadas. Como há radares que conseguem monitorar apenas uma faixa, e outros que fiscalizam até quatro, ficará a cargo da empresa participante da concorrência escolher com quantos equipamentos pretende fazer a fiscalização.

Em 36 pontos haverá vigilância dupla, tanto de invasão da faixa exclusiva, quanto do avanço de velocidade. Outros 85 locais vão contar com estrutura pronta para receber a implantação do equipamento, o que vai possibilitar o rodízio da fiscalização.

Pista Mista. No último mês, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) publicou edital para instalação de radares em outros 153 pontos das pistas mistas dos corredores onde vai passar o Move e nos locais que receberão faixas exclusivas para ônibus.

Saiba mais sobre o sistema

- Cronograma. A maioria das obras do Move devem ser concluídas em dezembro deste ano. O início da operação do sistema está marcado para 15 de fevereiro de 2014. Em 15 de abril, todo o sistema deve estar em funcionamento.

- Capacidade. A expectativa é que o Move tenha capacidade para transportar até 700 mil pessoas por dia, levando em consideração os dois principais corredores que integram o sistema – Cristiano Machado e Antônio Carlos/Pedro I.

- Faixas exclusivas. A BHTrans prepara a implantação de faixas exclusivas para ônibus em outras avenidas da capital. Entre as vias contempladas, estão as avenidas Raja Gabaglia e Tereza Cristina, e a rua Padre Eustáquio.

Por Bernardo Miranda / Joana Suarez
Informações: O Tempo
READ MORE - Em BH, Corredores do Move em BH terão 93 radares para coibir infrações

No Recife, Começam obras da Estação Benfica no bairro da Madalena

Começam nesta sexta-feira os serviços para a construção da estação de embarque e desembarque de passageiros da Madalena. As obras serão realizadas na Rua Benfica e frente ao Supermercado Extra e integram o Corredor Exclusivo de Transporte Rápido de Ônibus do eixo Leste/Oeste.   
Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press
As atividades serão iniciadas na entrada do Supermercado Extra, onde parte do terreno foi desapropriado para o alargamento da pista que passará a contar com uma faixa para os ônibus convencionais, duas faixas exclusivas para o Transporte Rápido por Ônibus (nos dois sentidos) e mais duas faixas para o tráfego misto (sendo uma no sentido subúrbio/cidade), além da calçada.
A intervenção começa com a remoção das interferências do local. O Consórcio Mendes Jr/Servix – responsável pela obra – vai retirar árvores, os postes de iluminação e construir um muro e uma calçada de acesso para os clientes do supermercado. Esta etapa deve levar cerca de 15 dias para ser concluída. A partir daí, começa a ser levantada a Estação.

De acordo com a Secretaria das Cidades, todas as licenças para a retirada das árvores foram dadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e pela CPRH. Das 17 árvores existentes no local, cinco serão transplantadas (cujo laudo indicou condições do transplantio). A compensação ambiental será feita por meio do plantio de 68 mudas plantadas no terreno localizado na rua João Ivo da Silva, próximo de onde está sendo construído o Túnel da Abolição. Já na segunda-feira (18/11), a Secid irá iniciar o plantio das mudas.

O Corredor Leste/Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 18 estações e atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. O investimento para a construção deste corredor é de R$ 145 milhões.

Informações: Diário de Pernambuco
READ MORE - No Recife, Começam obras da Estação Benfica no bairro da Madalena

BRT de Salvador vai reduzir para 16 minutos trajeto de ônibus Lapa-Iguatemi

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, apresentaram nesta quarta-feira (13) à imprensa o projeto do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Lapa-LIP (Ligação Iguatemi-Paralela). Com a construção do sistema BRT, os 8,6 km de avenidas que ligam a Estação da Lapa ao Iguatemi serão percorridos em 16 minutos.  

O sistema é formado por vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações de embarque e desembarque, o BRT será integrado a outros dois corredores de 13,7 km ligando a Paralela ao Aeroporto e de 27 km ligando a Pituba à Orla e ao Aeroporto, totalizando 49,3 km de corredores de transporte com faixas exclusivas. A obra totaliza investimento de R$800 milhões, com R$ 300 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana e R$ 500 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, com a contrapartida do Executivo municipal. A intervenção deverá ser iniciada em abril do próximo ano com previsão de conclusão em dois anos.
O prefeito disse que a estimativa é que 35 mil pessoas utilizem o corredor exclusivo por hora num trecho extremamente populoso e que concentra boa parte dos empregos da cidade. 

—Com isso, estamos priorizando o transporte coletivo. Com a integração do BRT com o metrô, que esperamos ser realizado, vamos ter outra capacidade de oferecer um transporte público eficiente e resolver o problema da mobilidade. Até mesmo quem anda de automóvel será beneficiado, pois o sistema prevê faixas contínuas e de via expressa para quem utiliza transporte privado. 

O secretário Aleluia explicou a Avenida Vasco da Gama terá quatro das nove estações previstas: Dique, Hospital Geral do Estado (HGE), Ogunjá e Rio Vermelho. As outras cinco serão na Lucaia, Ceasa, Antônio Carlos Magalhães (ACM), Hiper e Iguatemi. Para integrar a via a outros corredores, serão construídos viadutos na Garibaldi, no Parque da Cidade e no Iguatemi. O projeto contempla ainda ciclovias, áreas verdes de parque lineares.   

Informações: R7.com
READ MORE - BRT de Salvador vai reduzir para 16 minutos trajeto de ônibus Lapa-Iguatemi

Em Praia Grande, Av. Ayrton Senna ganha faixa para ônibus

A Avenida Ayrton Senna da Silva terá, no domingo (17), durante o horário de retorno dos motoristas a Capital paulista, uma faixa exclusiva para ônibus e veículos oficiais. O trecho será isolado a partir das 13 horas e a faixa seguirá da rotatória até a ponte do Mar Pequeno, na divisa com a cidade de São Vicente. O isolamento da faixa será retirado assim que o tráfego de veículos no local for normalizado.

De acordo com o chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito da cidade, Marcelo Chaves de Freitas, a faixa é um projeto piloto. “Com esta ação pretendemos ajudar no escoamento dos veículos que seguem para São Paulo e melhorar a mobilidade dos moradores que seguem sentido São Vicente. Depois de verificarmos o resultado desta faixa exclusiva, analisaremos se será válido repeti-la em outros feriados, como o Réveillon e Natal”.

Segundo informações da Polícia Rodoviária, a região deve receber aproximadamente 350 mil veículos entre os dias 15 e 17 de novembro. Destes, a estimativa é que 30%, ou seja, 105 mil veículos, desçam para Praia Grande. Com isso, a orientação da Setran é para que os motoristas optem, quando possível, por seguir em direção a Capital no domingo de manhã, de preferência até as 13 horas. “Ou mesmo na madrugada de segunda-feira, para evitar os horários com maior fluxo de carros nas vias”, afirmou Marcelo Freitas.

Informações: Diário do Litoral


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - Em Praia Grande, Av. Ayrton Senna ganha faixa para ônibus

Linhas do transporte coletivo no Centro de Uberaba são alteradas

As linhas do transporte coletivo no Centro de Uberaba foram remanejadas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico (Seplan), José Renato Gomes a mudança foi um pedido dos lojistas da região da Avenida Leopoldino de Oliveira por intermédio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A mudança ocorreu apenas no Centro da cidade e os itinerários continuam os mesmos.

Todos os ônibus que tinham o ponto em frente à Galeria Rio Negro, na Rua Alaor Prata, foram remanejados para a Rua Governador Valadares. As linhas continuam fazendo o mesmo trajeto. Já os ônibus que anteriormente passavam no ponto localizado na Rua Governador Valadares, vão passar pela Avenida Leopoldino de Oliveira.
No sentido bairro/Centro as linhas que passaram por alteração têm o ponto de desembarque na porta da Galeria Rio Negro, da Avenida Leopoldino de Oliveira, com exceção das linhas numero 22 e 64 que continuam na Manoel Borges.

Linhas alteradas:
22-Bairro de Lourdes/ Vila Militar
54-Uberaba I/ Via Cidade Nova
58- Uberaba Ponte Alta via Peirópolis
60-Residencial 2000
62- Josa Bernardino via Parque São José
64-Vila Militar/ Manoel Mendes

Informações: G1 Minas
READ MORE - Linhas do transporte coletivo no Centro de Uberaba são alteradas

Trânsito e transporte são principais desafios de Goiânia, diz pesquisa

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O trânsito e o transporte público são as principais reclamações da população em Goiânia, segundo uma pesquisa sobre infraestrutura realizada pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco). Em levantamento realizado de 14 a 31 de outubro, com 400 entrevistados, cerca 80% responderam que os problemas relacionados à mobilidade urbana são os que causarão maior impacto no dia a dia nos próximos anos.

De acordo com o levantamento, uma das principais causas do problema é o fato dos investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana não acompanharem o mesmo ritmo do aumento do número de pessoas com veículos. Na última década, o número de automóveis em Goiânia e nas cidades vizinhas apresentou um crescimento de 301,31%.
A pesquisa levou em conta dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Do ano de 2002 a dezembro de 2012, o número de veículos saltou de 459.024 para 996.530 na capital. No entanto, para o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a quantidade é ainda maior. De acordo com o órgão, Goiânia possui atualmente 1.126.748 veículos registrados.
"Com o aumento real da renda do trabalhador e com os incentivos fiscais oferecidos pelo governo federal, muitas pessoas passaram a comprar seu carro próprio", diz o presidente do Sinaenco Goiânia, Fausto Nieri.

Seminário
Para discutir soluções, o Sinaenco realiza nesta quarta-feira (13) o seminário "De Olho no Futuro: Como estará Goiânia daqui 25 anos?". Um dos palestrantes do evento, o arquiteto e urbanista Luiz Fernando Cruvinel disse, em entrevista ao G1, que a solução é investir em um transporte público de qualidade.
Responsável pelo projeto urbanístico de Palmas, Luiz Fernando Cruvinel defende uma mudança de comportamento: "O carro não deve ter prioridade. A cidade que defende o transporte individual não tem futuro".

Cruvinel acredita que, em longo prazo, será possível a população deixar o veículo próprio em casa e usar o transporte coletivo para ir ao trabalho. Mas, para isso, deve haver melhoras significativas no sistema. "A pessoa não troca o conforto de um carro por um ônibus ruim. O transporte metropolitano precisa ser mais conectado e com uma segurança de horários. Nos países mais avançados, você tem no ponto de ônibus uma informação eletrônica para todo mundo sabe a hora que o veículo irá chegar", explica.

Ele cita como exemplo a cidade de Londres, na Inglaterra, onde o automóvel é usado mais para atividades de lazer, como sair à noite ou nos fins de semana. "A cidade conta com um sistema de ônibus altamente sustentável, que não polui, conectado com o metrô e trens. Hoje, é proibido colocar garagem nos prédios. Eles estão pensando no futuro", explica.

Mas o arquiteto ressalta que, até chegar a esse estágio, os londrinos passaram por um longo processo. "Eles investem em metrô desde 1.800. O que está acontecendo em Londres, Paris e Berlim é que essas cidades são referência porque, diferente das cidades americanas, não priorizam o automóvel", afirma.

Para Goiânia, o urbanista defende a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Avenida Anhanguera e o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de ônibus de alta capacidade como o utilizado atualmente do Eixo Anhanguera, no eixo norte-sul: "O VLT é muito amigável à cidade e pode revitalizar aquela área. Assim como o BRT, que é uma evolução".

Corredores prioritários
Outro ponto defendido pelo urbanista, para melhorar a questão do trânsito em Goiânia, é a implantação de vias exclusivas para o transporte coletivo. "O Plano diretor definiu vários corredores preferenciais. Isso tem que ser trabalhado. Estamos há 50 anos investindo nos mesmo eixos, o norte-sul e o leste-oeste. Hoje temos vias como a Mutirão, a T-9 e a T-7 que devem ser trabalhadas", aponta.

Em entrevista ao G1, o coordenador dos processos de corredores preferenciais da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Domingos Sávio Afonso, informou que o BRT Norte Sul está em fase de licitação. De acordo com o projeto, o ônibus rápido sairá do Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, passará pelas avenidas Rio Verde, 1ª Radial, 90, 84, Goiás, Goiás Norte e segue até o terminal do Setor Recanto do Bosque. Ao todo, a linha expressa terá 22,7 quilômetros de extensão.

O coordenador diz que o município está pleiteando, junto ao Ministério das Cidades, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para implantar outros 13 corredores preferenciais nas avenidas: T-7, T-63, T-9, Av. 85, Av. 24 de Outubro, Av. Independência, Castelo Branco/Mutirão, Corredor São Francisco, T-10, Parque Ateneu, Consolação, Pio XII e Mangalô.

Afonso diz que, atualmente, o usuário já conta com serviço via internet para se informar dos horários de ônibus: "Basta acessar a página da CMTC e, na busca, informar o número do parada que aparecerá o horário estimado para todas as linha que passam no local".

O serviço também está disponível via celular. Para receber uma mensagem de texto com a previsão da hora em que ônibus vai passar em determinado ponto, é preciso enviar uma mensagem de texto para o número 49214, com as letras “rmtc”, o número da parada e o número da linha. Mas, nesse caso, é cobrada uma tarifa de R$ 0,31.

Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) informou que a implantação de corredores de ônibus promoveu redução no tempo de viagem e nos acidentes porque houve a organização do trânsito. A assessoria do órgão citou o Corredor Universitário, que aumentou a velocidade do transporte coletivo em 63%. Citou ainda a faixa exclusiva na Avenida T-63, ainda em fase de implantação da fiscalização eletrônica e construção de uma ciclovia.

Nos principais pontos críticos do trânsito detectados, a SMT informa que agentes fazem o monitoramento diário para organizar e fiscalizar o tráfego, nos horários de pico. Ao todo são 14 locais (veja lista ao lado).
Para dar mais fluidez ao trânsito, a SMT cita a construção do Túnel da Avenida Araguaia, no Setor Central. 
Também está sendo construído um viaduto sobre a Rua 88, entre o Setor Sul e Jardim Goiás, que é um dos gargalos da capital em horários de pico.

Por Gabriela Lima
Do G1 GO
READ MORE - Trânsito e transporte são principais desafios de Goiânia, diz pesquisa

Em Fortaleza, Av. Dom Luís será interditada para obras do VLT

Motoristas que trafegam nos bairros Aldeota, Meireles e Papicu precisam redobrar a atenção a partir desta sexta-feira (15) em função da interdição da Rua Júlio de Abreu/Professor Sila Ribeiro (continuação da Avenida Dom Luís), em Fortaleza, para avanços das obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O trecho interditado está compreendido entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Castro Monte, no Bairro Papicu. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, quatro vigas do viaduto de carga da linha férrea Parangaba – Mucuripe serão içadas.
O bloqueio afetará os dois sentidos da via. O acesso aos veículos será proibido no período das 5 horas da manhã à meia-noite. Para trafegar  na área, o motorista deve optar pela Avenida Engenheiro Alberto Sá, conforme a seguinte indicação:de acordo com as indicações:
- Sentido Leste/Oeste: Av. Engenheiro Santana Júnior, Av. Eng. Alberto Sá, Laço de Quadra, Via Expressa e R. Júlio Abreu.
- Sentido Oeste/Leste: R. Frederico Borges, R. Tavares Coutinho, Av. Eng. Alberto Sá e Av. Eng. Santana Júnior.

No sábado (16), a circulação estará livre. Mas caso os trabalhos não sejam concluídos no feriado, serão retomados no domingo (17), o que implicará numa nova interdição. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 18 agentes estarão no local, diariamente, para orientar os motoristas, fazendo o controle do tráfego e prestando esclacimentos à população sobre as alternativas de desvios na área.

Nova etapa
No período de 18 a 30 de novembro, o sentido leste-oeste continuará bloqueado, também em virtude da implantação do Veículo Levre sobre Trilhos (VLT). Nesta etapa, serão concluídas as obras de cimbramento de laje do viaduto da linha de carga.  A orientação da AMC para quem segue na Rua Júlio de Abreu/Professor Sila Ribeiro em direção à Aldeota é dobrar à direita na Avenida Engenheiro Santana Júnior, à esqueda na Avenida Alberto Sá, fazer um laço de quadra para acessar a Via Expressa, retornando para a Avenida Dom Luís.

Obra
O Ramal Parangaba-Mucuripe,  já registra mais de 43% de suas obras concluídas e terá 12,7 km, dos quais 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. De acordo com o Governo do Estado, o VLT deverá ser entregue à população até o primeiro semestre de 2014. O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Na obra, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 276,9 milhões.

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba - Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

Informações: G1 Ceará
READ MORE - Em Fortaleza, Av. Dom Luís será interditada para obras do VLT

Em Salvador, Faixas exclusivas para ônibus serão fiscalizadas

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) irá fiscalizar, a partir da próxima semana, as faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Antônio Carlos Magalhães (ACM) e Juracy Magalhães. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, ainda não há um dia específico para o início da operação, mas na próxima terça-feira (19) haverá uma reunião para definir os últimos detalhes.

Segundo o Superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, "faixa será, inicialmente, fiscalizada por agentes de trânsito até que a licitação de equipamentos eletrônicos seja concluída". A orientação, de acordo com o gestor, é "priorizar o transporte público".

Além disso, os estudos para a Melhor Utilização do Leito Viário (MULV), princípio utilizado pela engenharia de tráfego da Transalvador para outras vias, como a Orla e a avenida Paralela, já estão avançados. A ideia consiste no balanceamento do espaço da pista, a partir do redimensionamento da largura das faixas somente com pintura, sem realizar obras. As faixas exclusivas devem ser reativadas também nestas vias.

READ MORE - Em Salvador, Faixas exclusivas para ônibus serão fiscalizadas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960