Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governo e prefeitura discutem implantação do VLT em Maceió

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O Governo de Alagoas e a prefeitura municipal trabalham juntos para garantir um sistema de transporte público eficiente para a população da região metropolitana. Na manhã desta quinta-feira (31), uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) começou a definir as diretrizes que nortearão o sistema que será implantado com o novo VLT. 
Foto: Sandro Lima
Entre os principais assuntos discutidos em torno do projeto, está a integração entre as modalidades de transporte na capital alagoana, com destaque para os ônibus e os VLTs que serão implantados. “Esta discussão será fundamental, inclusive, para a formatação da tarifa de transporte, que deve ser a mais justa possível para os usuários do transporte público”, explica o secretário Marco Fireman. 
A mobilidade urbana se tornou um dos principais temas discutidos pelo poder público e pela sociedade nas grandes cidades brasileiras. Para a superintendente de Transporte e Logística da Seinfra, Roberta Rosas, a interação entre o governo estadual, a prefeitura e o governo federal são fundamentais para melhorar o sistema de transporte na região metropolitana de Maceió. 

“Hoje convivemos com grandes congestionamentos que dificultam a vida de toda a população. O novo VLT aparece como uma obra necessária para mudar essa realidade, mas ele precisa fazer parte de um projeto participativo para funcionar de forma eficiente. Acho essencial essa integração entre as três esferas do Executivo”, avalia a superintende.

Além dos integrantes da Seinfra, participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento de Maceió, Manoel Messias Costa, e representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). 

O VLT 

O projeto do novo VLT irá ligar o Centro da capital ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, por meio de uma linha de mão-dupla sobre as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Com vagões do VLT passando em poucos minutos por estações que devem ser construídas a cada quilômetro das avenidas, a perspectiva é de que cerca de 140 mil passageiros utilizem o VLT todos os dias.

Por Acássia Deliê e Amanda Duarte
Informações: Tribuna Hoje
READ MORE - Governo e prefeitura discutem implantação do VLT em Maceió

Implantação do BRT em Fortaleza aumentará velocidade média dos ônibus

A velocidade média das duas linhas de ônibus expressas que ligam o Centro ao terminal de Messejana não passa, hoje, de 21 km/h. Após a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) entre os dois bairros, que deverá ser finalizada em 2016, a perspectiva é de que os coletivos passem a circular a 28 km/h.

De acordo com o diretor-técnico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, o tempo de viagem das linhas, que transportam quase 12 mil passageiros por dia, varia, atualmente, entre 73 a 90 minutos.

Anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) durante apresentação no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o corredor Centro-Messejana também prevê outras duas intervenções: a construção de um viaduto por cima da rotatória da avenida Aguanambi e o fechamento do canal que divide via.
Segundo Ferreira, a rotatória da avenida está saturada. Por dia, passam por ela 41 mil veículos. "A priorização precisava ter uma faixa exclusiva e um viaduto, porque o maior entrave desse corredor inteiro é a rotatória”, avaliou.

Além dos projetos prioritários para a Copa do Mundo de 2014 e outros três BRTs ainda sem data prevista, outros corredores exclusivos para o transporte público deverão ser implantados na Capital em até três anos.

Entre os corredores, o da Aguanambi contará com mais trechos com faixas exclusivas de BRT. O restante terá intervalos de BRS (Bus Rapid Service), com faixas prioritárias. "O BRT irá do terminal de Messejana até a avenida Domingos Olímpio, cruzando com o corredor Antônio Bezerra-Papicu. Talvez mais para dentro do Centro seja um pouco BRS, mas será muito pouco”, disse o diretor-técnico da Etufor.

Saída da BR-116

Para que o corredor Centro-Messejana possa reduzir o tempo de viagem e aumentar a velocidade média dos coletivos, além da faixa exclusiva na avenida Aguanambi e do viaduto, os fluxos de tráfego na BR-116 também precisarão ser modificados. Embora ainda não haja definições sobre obras na via, alternativas estão sendo discutidas entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com a assessoria de imprensa da PRF, a saída da BR-116 pela avenida Visconde do Rio Branco poderá ser ampliada, com a retirada do canteiro central da via e a implantação de mão única.

A rua Paulo Firmeza, que também recebe fluxo de veículos da BR-116 com destino ao bairro Aldeota, poderá ter nova curvatura de entrada (para que não haja diminuição de velocidade) e inversão de sentido. A via que serviria de entrada para a BR-116, localizada nas proximidades da Visconde do Rio Branco, ainda seria definida.

Na altura do bairro Messejana, dois viadutos (nos quilômetros 3 e 6 da BR-116) são gargalos do trânsito. Conforme a assessoria da PRF, o semáforo instalado na descida do viaduto que dá acesso ao Cambeba já facilitou a entrada de coletivos e veículos particulares na avenida Frei Cirilo, uma das principais vias de Messejana.

Informações: O Povo Online
READ MORE - Implantação do BRT em Fortaleza aumentará velocidade média dos ônibus

Governo de São Paulo apresenta o primeiro trem do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô

O governo de São Paulo apresentou nesta quarta-feira o primeiro trem do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, que interligará as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes, com a expectativa de reduzir o tempo de viagem de 2 horas para 50 minutos. Presente na vistoria ao trem, o governador Geraldo Alckmin destacou que se trata do "maior monotrilho do mundo".

"Esse é o primeiro monotrilho brasileiro, o primeiro fabricado no Brasil e o maior monotrilho do mundo", disse Alckmin. O monotrilho poderá transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). De acordo com o governo, essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos.


"Ele tem capacidade para mil passageiros e equivale a 15 ônibus, ou seja, vamos tirar 15 ônibus das ruas", detalhou o governador. Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura, e capacidade para transportar mais de 1 mil passageiros por viagem.

Os trens contam com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros, operação automática (sem a necessidade de operador no veículo) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, duas em cada lateral. "É um grande ganho para a população: transporte de qualidade, de alta capacidade, rápido, direto, com conforto, com segurança e alta tecnologia", disse Alckmin.

O projeto
O primeiro trecho da Linha 15-Prata é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, que abriga o estacionamento e a oficina para manutenção dos trens. Ao todo, são 2,9 km de extensão previstos para entrega em janeiro de 2014.

"Nós teremos, daqui a 90 dias, inaugurada as duas primeiras estações, e também a maior oficina do Brasil, com 12 mil metros quadrados. Agora, em novembro, ele já opera aqui na oficina experimentalmente", afirmou o governador.

No total, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, de Ipiranga à Cidade Tiradentes. No primeiro trecho, que ligará Vila Prudente a Oratório, serão utilizadas quatro composições. Os trens estão em fabricação na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Informações: Portal Terra

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

READ MORE - Governo de São Paulo apresenta o primeiro trem do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô

Motoristas e cobradores de ônibus do Recife e Região Metropolitana serão capacitados

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco – STTREPE fechou uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado/Empetur, para capacitação em inglês e espanhol e qualidade de atendimento de seus associados, motoristas, cobradores e fiscais das empresas de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR), visando a Copa do Mundo-FIFA 2014.

A iniciativa do Sindicato foi elogiada pelo secretário adjunto, Adailton Feitosa Filho, que afirmou ser esse segmento dos rodoviários muito importante para o Estado, haja vista os projetos em andamento da mobilidade urbana, com os novos corredores, viadutos etc e os novos ônibus BRT, que entrarão em circulação, já em teste na RMR, e que transportarão os turistas nacionais e estrangeiros, à Arena Pernambuco, quando da realização dos jogos da fase inicial da competição mundial.
A diretora de Estruturação do Turismo no Estado, Jane Mendonça acredita que a qualificação e capacitação dos motoristas e cobradores, inicialmente, seja indispensável e será de grande relevância para receber bem os nossos visitantes, dentro da política de estruturação turística, bem-sucedida e que já atrai milhares de turistas ao nosso Estado.

A duração dos cursos, Inglês (60h/aula), Espanhol (20h) e Qualidade no atendimento (20h) soma um total de 100hs/aula presenciais e semipresenciais. As aulas serão ministradas na antiga sede dos Rodoviários, na Avenida Manoel Borba, 297, 1.º andar, Boa Vista, Centro – Recife. No final da capacitação os motoristas e cobradores recebem um tablet, contendo todo material informativo dos atrativos turísticos de Pernambuco, como localização de hotéis, restaurantes, aeroportos, horários de voos, rodoviárias, hospitais, casas de câmbio etc; afora materiais com o Rota 232, Rota Litoral e mapas que fazem parte do conteúdo eletrônico, certificado de conclusão do curso e o selo do Motorista/Cobrador Amigo do Turista, para ser colocados nos coletivos. 

Aassessoria de Imprensa
READ MORE - Motoristas e cobradores de ônibus do Recife e Região Metropolitana serão capacitados

Obras na ciclovia do Rio Pinheiros começam na 2ª feira e vão durar 90 dias

As obras para construir o trecho oeste da ciclovia do Rio Pinheiros começam na segunda-feira, 4, e devem durar 90 dias. A informação foi repassada ao Estado pelo promotor de Habitação e Urbanismo Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, que se reuniu na tarde desta quinta-feira, 31, com representantes do Metrô de São Paulo para discutir as soluções necessárias para garantir o deslocamento dos ciclistas na via exclusiva, que precisará ficar dois anos parcialmente interrompida para a construção de um trecho da Linha 17-Ouro, um monotrilho.

No início deste mês, diversos cicloativistas se mobilizaram para forçar o Metrô a oferecer alternativas de traçado durante a interrupção para as obras da Linha 17, que fecharão a ciclovia entre as Pontes João Dias e Cidade Jardim. A decisão inicial do governo do Estado de bloquear a via sem opções foi encarada como polêmica por quem utiliza a ciclovia para trabalho ou lazer.


Participaram da reunião desta quinta-feira, na sede do Ministério Público, no centro da capital, além do promotor, a gerente jurídica do Metrô, Alexandra Leonello Granado, o gerente do empreendimento da Linha 17-Ouro, Eduardo Curiati e Ivan Piccoli, chefe de departamento de projeto executivo da Linha 17-Ouro.

Os funcionários do Metrô foram apresentar à Promotoria o que julgam ser a melhor alternativa para resolver a interrupção daquele trecho. Ribeiro Lopes havia pedido há algumas semanas para que a empresa estudasse um meio de garantir o fluxo de bicicletas pela ciclovia, mesmo com as obras do monotrilho.

Segundo a ata do encontro, obtida em primeira mão pelo Estado, "foi aceita pelo Ministério Público a justificativa apresentada pelo Metrô sob os argumentos técnicos, econômicos e de segurança que das três soluções apresentadas para a transposição do Rio Pinheiros a que melhor acomodava o conjunto de interesses e direitos dos afetados seria a de interrupção da ciclovia pelo prazo de dois anos".

Fonte: Estadão

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - Obras na ciclovia do Rio Pinheiros começam na 2ª feira e vão durar 90 dias

No Recife, Via Mangue tem prazo de execução prorrogado

As obras da Via Mangue tiveram o prazo de execução prorrogado, oficialmente. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos publicou, no Diário Oficial do Recife, nesta quinta-feira (31), o oitavo termo aditivo ao contrato do conjunto de obras firmado em abril de 2011. No documento, consta a prorrogação dos prazos de execução da obra por mais 274 dias. Com a mudança, a conclusão das intervenções ficou para o dia 30 de abril de 2014.

A informação já tinha sido divulgada em setembro passado, mas somente agora foi oficializada. O termo aditivo inclui as obras e serviços de engenharia de pavimentação, drenagem, obras d'artes especiais, urbanização, acessibilidade e iluminação pública da 2ª e 3ª etapas da Via Mangue,  e alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo no sentido Cabanga/Derby, além da construção da alça do referido viaduto, no sentido Av. Saturnino de Brito nos bairros de Boa Viagem e do Pina.

Via Mangue
As obras da Via Mangue, apontada como saída para desafogar o trânsito em Boa Viagem, tiveram o ritmo acelerado. Nos últimos meses, a velocidade dos serviços praticamente duplicou. A média mensal construída era de 1,82% do total do projeto até dezembro do ano passado e agora é de cerca de 3,5. O novo percentual está mudando rapidamente a paisagem no Pina e em Boa Viagem, onde o concreto avança sobre o manguezal. Em outubro, a meta é atingir a média mensal de 5%.

O aumento do ritmo tem um objetivo claro. Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, os governos federal e municipal querem concluir as obras antes do início da competição esportiva. O cronograma prevê que a Via Mangue esteja pronta em abril do próximo ano, quando a previsão inicial era setembro deste ano. Para alcançar a meta, o número de trabalhadores foi aumentado, chegado a 1.650, e acrescentou-se o terceiro turno. Até ontem, 65% dos serviços da via, cuja extensão será de cerca de 4,5 quilômetros, estavam
concluídos. 

A construção da via elevada é um dos pontos que mais tem causado impacto visual. Essa parte da pista, que terá 1,9 quilômetros, está sendo erguida sob estacas de concreto. O projeto prevê que aproximadamente 1,5 mil estacas sejam fincadas dentro do manguezal. Grande parte dessas pilastras medem 18 metros de comprimento e estão sendo fixadas pelo equipamento Cantitravel, que dispensa fundações. “Essa técnica vai fazer com que o fluxo das águas do mangue não seja interrompido”, esclareceu o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota.  A via elevada ficará entre 0,50 metros e 1,00 metro acima do espelho d’água.

“Somente de perto dá para acreditar na dimensão e no impacto dessa obra”, disse o engenheiro José Stênio Rodrigues da Silva. Morador de Boa Viagem, ele parou alguns minutos diante do trecho da Via Mangue que está sendo construído próximo à Praça Antônio Vilaça, em Boa Viagem. Para ele, a obra terá impacto ambiental, mas, devido “a loucura que se tornou o trânsito no bairro”, se tornou necessária. Esse impacto ambiental, segundo Nilton Mota, foi reduzido ao se optar pela via elevada. O projeto inicial era aterrar o mangue para fazer a via.  O Relatório de Impactos Ambientais (Rima) da obra, ainda não previsto após essa troca, previa a supressão de 11 hectares de mangue e recomendava a prefeitura a recompor o dobro dessa área.

Quando pronta, a Via Mangue possibilitará aos moradores de Boa Viagem, que residem após a Avenida Antônio Falcão, de Setúbal, de Piedade e de Candeias fugir dos frequentes congestionamentos das avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Boa Viagem. A velocidade média prevista para a Via Mangue será de 60 km/h, enquanto a da Domingos Ferreira em horários pico é atualmente de apenas 20 km/h. O aumento de velocidade acontecerá porque a nova via não terá semáforos ou cruzamentos. Ao longo dos seus cerca de 4,5 quilômetros haverá apenas dois pontos de retorno, na altura das Praça Antônio Vilaça e Rua Gilson Machado Guimarães.

Com informações de Jailson da Paz
Fonte: Diário de Pernambuco

READ MORE - No Recife, Via Mangue tem prazo de execução prorrogado

Em BH, Uso de vidro nas estações do BRT traz riscos

As portas automáticas da estações de BRT e as passagens de pedestres serão de vidro. Parte do novo sistema de transporte coletivo da capital já está pronta na Avenida Cristiano Machado, onde é possível ver o futuro cenário. O vidro foi escolhido, segundo a BHTrans, para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. As portas vão abrir em conjunto com as do ônibus, assim como ocorre no metrô. O material garante segurança dos passageiros, impedindo quedas e acidentes. A empresa explicou que elas são programadas e devem reduzir o tempo de viagem em 50%. 

O vidro temperado não é mais resistente e pode ser facilmente quebrado, o que torna o BRT um alvo de vândalos. As estações estão situadas em avenidas que sofreram os protestos na Copa das Confederações, em junho, e que podem se repetir na Copa do Mundo. A BHTrans informa que não pode escolher o material baseado em possíveis atos de vandalismo, que é “inerente a qualquer sociedade”. A assessoria de imprensa da empresa informou que, se houver ações desse tipo, vai consertar o que for danificado.


Especialistas apontam o vidro temperado como o melhor material para as estações. Preparado para esfarelar se for quebrado, não causa ferimentos ou danos. “O risco de machucar é bem pequeno. Em fuga por acidente ou incêndio, ele quebra com rapidez”, diz o especialista em trânsito José Aparecido Ribeiro. Um material mais resistente, como acrílico, seria mais difícil de romper.

Informações: Estado de Minas
READ MORE - Em BH, Uso de vidro nas estações do BRT traz riscos

Em São Paulo, Velocidade dos coletivos aumenta 48%

Apesar de reclamações pontuais, principalmente de comerciantes instalados em ruas e avenidas onde passaram a funcionar as faixas exclusivas de ônibus, os passageiros do transporte público sobre rodas da capital têm chegado mais cedo ao seu destino.

Um estudo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostrou que as vias exclusivas aumentaram a média de velocidade dos ônibus de 13,8 Km/h para 20,4 Km/h. O ganho foi de 48%. “A maior variação percentual ocorreu na Zona Norte, que saltou de 11,5 Km/h para 21,5 Km/h”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.


A região onde os ônibus trafegam mais rapidamente é na Zona Oeste,  a 24 km/h no período da tarde. Pelo menos quatro regiões monitoradas pela CET  não atingiram a velocidade média. A Zona Sudoeste é a que tem o pior desempenho –  no período da tarde: os ônibus circulam a 14,4 km/h após a criação das faixas de ônibus. As regiões Sul e Sudeste também apresentaram resultados abaixo dos 20 km/h. 

Para esses casos, o secretário prometeu maior rigor na fiscalização de motoristas que invadirem os espaços exclusivos. Para isso, ele conta com 240 novos radares eletrônicos que devem ser instalados até, no máximo, janeiro. Além disso, obras estão sendo feitas, entre elas o alargamento das ruas.

Tatto  anunciou, ainda,  mais 56,6 quilômetros de novas faixas exclusivas, o que eleverá a meta para 300 km. Na lista do secretário   estão as avenidas Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã; Sumaré, na Zona Oeste;  Assis Ribeiro, na Zona Leste; e  Rua Voluntários da Pátria, na Zona Norte, entre outras. A escolha foi feita a pedido da própria população.

Bilhete Único/ Sobre o  Bilhete Único Mensal, que estava previsto para o início de novembro, o prazo foi reavaliado para  o fim do mês ou início de dezembro. “Há necessidade de uma avaliação”, se limitou a responder o secretário.  “Na primeira quinzena (de novembro), vamos distribuir alguns bilhetes e avaliar o seu desempenho.”

Informações: Diário de São Paulo

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

READ MORE - Em São Paulo, Velocidade dos coletivos aumenta 48%

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960