Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Implantação do BRT em Fortaleza aumentará velocidade média dos ônibus

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A velocidade média das duas linhas de ônibus expressas que ligam o Centro ao terminal de Messejana não passa, hoje, de 21 km/h. Após a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) entre os dois bairros, que deverá ser finalizada em 2016, a perspectiva é de que os coletivos passem a circular a 28 km/h.

De acordo com o diretor-técnico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, o tempo de viagem das linhas, que transportam quase 12 mil passageiros por dia, varia, atualmente, entre 73 a 90 minutos.

Anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) durante apresentação no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o corredor Centro-Messejana também prevê outras duas intervenções: a construção de um viaduto por cima da rotatória da avenida Aguanambi e o fechamento do canal que divide via.
Segundo Ferreira, a rotatória da avenida está saturada. Por dia, passam por ela 41 mil veículos. "A priorização precisava ter uma faixa exclusiva e um viaduto, porque o maior entrave desse corredor inteiro é a rotatória”, avaliou.

Além dos projetos prioritários para a Copa do Mundo de 2014 e outros três BRTs ainda sem data prevista, outros corredores exclusivos para o transporte público deverão ser implantados na Capital em até três anos.

Entre os corredores, o da Aguanambi contará com mais trechos com faixas exclusivas de BRT. O restante terá intervalos de BRS (Bus Rapid Service), com faixas prioritárias. "O BRT irá do terminal de Messejana até a avenida Domingos Olímpio, cruzando com o corredor Antônio Bezerra-Papicu. Talvez mais para dentro do Centro seja um pouco BRS, mas será muito pouco”, disse o diretor-técnico da Etufor.

Saída da BR-116

Para que o corredor Centro-Messejana possa reduzir o tempo de viagem e aumentar a velocidade média dos coletivos, além da faixa exclusiva na avenida Aguanambi e do viaduto, os fluxos de tráfego na BR-116 também precisarão ser modificados. Embora ainda não haja definições sobre obras na via, alternativas estão sendo discutidas entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com a assessoria de imprensa da PRF, a saída da BR-116 pela avenida Visconde do Rio Branco poderá ser ampliada, com a retirada do canteiro central da via e a implantação de mão única.

A rua Paulo Firmeza, que também recebe fluxo de veículos da BR-116 com destino ao bairro Aldeota, poderá ter nova curvatura de entrada (para que não haja diminuição de velocidade) e inversão de sentido. A via que serviria de entrada para a BR-116, localizada nas proximidades da Visconde do Rio Branco, ainda seria definida.

Na altura do bairro Messejana, dois viadutos (nos quilômetros 3 e 6 da BR-116) são gargalos do trânsito. Conforme a assessoria da PRF, o semáforo instalado na descida do viaduto que dá acesso ao Cambeba já facilitou a entrada de coletivos e veículos particulares na avenida Frei Cirilo, uma das principais vias de Messejana.

Informações: O Povo Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960