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No Rio, Metrô e trem serão gratuitos para torcedor na Copa das Confederações

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A maior intenção da prefeitura do Rio de Janeiro é que os torcedores que irão assistir aos três jogos da Copa das Confederações no Maracanã usem o metrô e trem como meios de transporte. Dessa forma, os ingressos para as partidas darão direito a passagens de ida e volta nos dias dos jogos.

Todo o entorno do estádio será interditado para ônibus, táxis e veículos particulares. No dia 20, único dia útil em que haverá jogo, estará proibido o estacionamento no Centro. Além disso, foi declarado feriado escolar e ponto facultativo para servidores públicos de várias regiões da cidade.

Na região do estádio, 19 ruas terão acesso restrito à moradores previamente credenciados. Dentre as vias, estão o Viaduto Oduvaldo Cozzi, que dá acesso a São Cristóvão; as avenidas Maracanã e Radial Oeste; e as ruas Eurico Rabelo e Mata Machado. Já o estacionamento na região estará proibido desde as 17h do dia anterior aos jogos e só será liberado horas após o final das partidas.

As orientações para o uso de estações do metrô no entorno do Maracanã serão de acordo ao setor dos ingressos dos torcedores. Além disso, a prefeitura criará linhas especiais de ônibus e reforçará outras que já existem para facilitar o acesso de locais como aeroporto, Jacarepaguá e Barra às estações de metrô.

Informações: Blog Sidney Rezende

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Prefeito de Campinas anuncia redução da tarifa de ônibus

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), anunciou na tarde desta quarta-feira a redução na tarifa de ônibus da cidade de R$ 3,30 para R$ 3,20. O novo preço da passagem passa a valer no dia 30 de junho. 'Em virtude da desoneração do PIS e do Cofins que foi divulgada pela presidenta Dilma (Rousseff), fizemos estudos na cidade de Campinas e vamos rebaixar o preços da passagem de ônibus. O preço estava caro. Para mim, era muito incômodo esse valor que tinha subido na gestão passada. Eu achava salgado R$ 3,30. Agora estamos diminuindo os R$ 0,10, porque para o trabalhador, faz diferença', afirmou.

Sobre os protestos contra o aumento de tarifa, o prefeito defendeu que têm que ser respeitados, desde que sejam pacíficos. 'Mas tem havido excessos. Hoje (12), vimos um policial sendo agredido por um grupo de manifestantes, isso é inaceitável, Todo protesto tem limite, ele tem que ter ordem. Aqui nos antecipamos, não aconteceu e espero que não aconteça.'

Pela internet um grupo de manifestantes se organiza para um protesto no dia 20. Mais de 1 mil pessoas confirmaram presença. Sobre a decisão de algumas prefeituras, em maioria de prefeitos petistas, ter reduzido a tarifa, Donizette defendeu que a decisão não é partidária. 'Não sou do PT e estou tomando essa decisão. No governo, partido a gente tem para disputar a eleição. Foi uma mensagem minha para a população que teríamos um bom grau de convivência tanto com o governo estadual como com o governo federal', disse o prefeito, ao defender que outras prefeituras podem determinar a redução com base na desoneração do PIS e do Cofins, independente de partido.

O aumento foi comunicado aos empresários do setor do transporte em uma reunião na terça-feira, 11. 'Houve da parte deles reivindicações que eu decidi não atender. O fato da desoneração em si era suficiente para que fizéssemos o rebaixamento. Eles alegaram que teve recentemente o aumento do preço do diesel e também o dissídio salarial dos trabalhadores que foi de 8%. Mas estamos fazendo esse rebaixamento, sem mexer em nenhum outro ponto financeiro', explicou o prefeito.

As empresas chegaram também a pedir aumento no subsídio pago pela prefeitura, que hoje é de R$ 2,1 milhões por mês. Os empresários alegaram, segundo o prefeito, que com a redução de R$ 0,10 na tarifa eles terão um prejuízo mensal de R$ 870 mil. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) informou que com a redução da passagem elas receberão com os 8,7 milhões de passageiros ano R$ 30 milhões - já com os subsídios - enquanto o custo do sistema, já com a desoneração dos PIS e Cofins, será de R$ 33 milhões.

'O desequilíbrio econômico financeiro da prefeitura com as concessionárias vai aumentar. As empresas esperam que a prefeitura passa a fazer a parte dela, desonerando o ISS de 2% e retirando a taxa de gerenciamento, que também é de 2%. E que o governo do Estado desonere o ICMS do diesel', afirmou o diretor de Comunicação da Transurc, Paulo Bardall.

Informações: Diário da Manhã

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Passe livre de ônibus custaria R$ 5,5 bilhões para São Paulo

Cinco bilhões e meio de reais: este seria o gasto anual da prefeitura para implantar a tarifa zero nos ônibus de São Paulo, uma das reinvindicações do Movimento Passe Livre, que tem realizado protestos para reduzir ou zerar o preço das passagens de ônibus na cidade. 
Grmisiti/Flickr
Este ano, de acordo com dados da prefeitura, o município deve gastar R$ 1,25 bilhão para financiar o preço da tarifa atual de R$ 3,20. Sem o subsídio de 93 centavos, o usuário do sistema de ônibus da cidade pagaria R$ 4,13, segundo informações da prefeitura. 


Para determinar o valor, governo e empresas somam os custos para pôr os ônibus na rua ao lucro previsto pela iniciativa privada. O resultado desta soma é dividido pelo número aproximado de usuários. Quando o valor fica muito alto, a prefeitura entra com uma parte do dinheiro para diminuir o preço das passagens (o chamado subsídio). 

Para que a tarifa voltasse a custar R$ 3, o munícipio teria que desembolsar aproximadamente R$ 1,5 bilhão do orçamento.

Tarifa zero

Creso Peixoto, especialista em transportes e professor de engenharia civil na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), afirma que a adoção da passagem gratuita implicaria em multas por descumprimento de contrato para a prefeitura e reorganização do orçamento do município.

"Se a catraca fica livre, alguém tem que pagar a conta", disse Peixoto. E caso isso aconteça, o principal prejudicado será o contribuinte – que terá de pagar mais impostos para tapar o rombo.

O especialista acredita que outras cidades podem inspirar São Paulo a resolver seu problema de transporte público. "Em Londres, a passagem unitária custa 4 libras (cerca de R$ 13,50)", afirma ele. Entretanto, o bilhete vale não por uma viagem, mas por um determinado período de tempo – o que barateia a circulação. Paris tem um sistema parecido, no qual a tarifa é cobrada do usuário apenas uma vez ao dia. 

"Modelos de transporte que cobram mais de quem usa menos podem cobrar menos de quem usa mais", resume o especialista.

Outras soluções

Outra solução para a cidade é o investimento nas várias modalidades de transporte de massa. Segundo Peixoto, cada quilômetro de metrô instalado custa cerca de 100 milhões de dólares. Já no caso do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos ou, simplesmente, bonde), o valor cai para 50 milhões de dólares. Corredores expressos de ônibus ainda são a alternativa mais barata, custando 15 milhões de reais por quilômetro instalado. 

Por Saulo Pereira Guimarães
Informações: Exame Abril
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No Recife, Ônibus param por 3 horas por aumento de salário

Uma paralisação parcial de ônibus está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (14) em toda a Região Metropolitana. No Recife, ônibus estão parados na Avenida Conde da Boa Vista, Rua do Sol e Avenida Guararapes como forma de protesto por aumento de salário para motoristas e cobradores.
Foto: Kety Marinho/TV Globo
De acordo com o coordenador da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Hélio Cabral, a movimentação é pacífica e segue até as 9h. "Não é um dia de greve, é um dia de protesto. Queremos que o sindicato tenha firmeza na hora de negociar com os donos das empresas de ônibus o que os trabalhadores precisam", disse.  Ainda segundo a Conlutas, os terminais rodoviários e os ônibus de Jaboatão dos Guararapes também aderiram à manifestação e estão parados até as 9h.

Informações: G1 PE

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Feira de Santana terá sistema BRT de transporte

A prefeitura de Feira de Santana anunciou nesta quarta-feira (12) que o financiamento para execução do projeto de implantação do sistema BRT (Transporte Rápido de Ônibus, em inglês) foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. O recurso aprovado é de R$ 90 milhões

A primeira etapa agora é a contratação de empresa para elaboração do projeto executivo, através de licitação pública que será realizada pela prefeitura. José Ronaldo acredita que o investimento deverá beneficiar diretamente cerca de 480 mil pessoas. O projeto ainda será acompanhado de várias intervenções urbanas que devem ajudar a instalação do sistema BRT.

"Nossa perspectiva é que essa seja uma solução para o transporte público e tráfego de veículos e pessoas para os próximos 40 ou 50 anos. Em cerca de 30 meses, essa cidade será totalmente diferente no que diz respeito a mobilidade urbana", disse o prefeito, que em maio esteve em Curitiba para conhecer melhor o sistema.

Dentre as intervenções previstas para a implantação do BRT estão a construção de viadutos e passagens subterrâneas em trechos como o do cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas e o da João Durval Carneiro e Presidente Dutra. Também será feita a pavimentação de todos os corredores de tráfego em concreto armado ou concreto betuminoso.

A prefeitura também irá viabilizar a construção de corredores exclusivos nas avenidas João Durval e Getúlio Vargas; construção de estações tubo – com climatização, reforma das estações de transbordo e construção de outras; qualificação das calçadas; infraestrutura cicloviária e paisagismo imobiliário urbano ao longo dos corredores exclusivos de tráfego.

Também foi destacada a implantação de equipamentos que devem deixar a integração moderna, como o sistema de controle operacional, central de controle de semáforos, controle de tráfego em tempo real e outros.

O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo em coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria nesta manhã. O empréstimo deve ser pago em 20 anos após o prazo de carência, que é de 35 meses.

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Mais R$ 14,4 bilhões para projetos de mobilidade urbana

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu, em reunião extraordinária, ampliar em R$ 14,4 bilhões o montante de recursos destinados a projetos de mobilidade urbana previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Segundo nota divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Fazenda, foi autorizada a contratação de novas operações de crédito no valor de R$ 7,2 bilhões pelo programa “Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas”, voltado para melhorar a acessibilidade nas cidades. O limite autorizado para esses projetos subiu de R$ 2,4 bilhões para R$ 9,6 bilhões.

Outro programa beneficiado foi o destinado a obras de expansão de infraestrutura e mobilidade, que antes era exclusivo de grandes cidades. Ele foi estendido a municípios de médio porte (que possuem entre 250 mil e 700 mil habitantes), recebendo mais R$ 7,2 bilhões, além dos R$ 12,2 bilhões que já estavam autorizados pelo governo.

De acordo com a nota da Fazenda, os recursos para os novos empréstimos sairão do FGTS (na linha Pró-Transporte) e do BNDES.

Informações: O Globo

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Em Natal, Obras de mobilidade urbana começam na segunda e tráfego terá alterações

A partir da próxima segunda-feira, 17, com o início das obras no canal e nos viadutos que compõem o complexo viário do Baldo, entre o Alecrim e a Cidade Alta, o trânsito na região passará por alterações. Nesta quarta-feira, 12, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Secretaria Municipal da Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e representantes da BMB Construções Ltda., empresa responsável pela obra, visitaram trechos do complexo que será recuperado e discutiram as modalidades de escoamento do tráfego durante o período do serviço e também por qual ponto as intervenções, que deverão perdurar por seis meses, começarão. 
Foto: Adriano Abreu
De acordo com Carlos Eugênio, inspetor de Trânsito da Semob, o tráfego sofrerá modificações, principalmente, na Avenida Deodoro da Fonseca, duramente a primeira fase da obra. A via se tornará de mão única no trecho a partir do Colégio Marista até a subida para a Avenida Olinto Meira (sentido Centro - Alecrim). Os ônibus e veículos que seguiam subindo pela Avenida Deodoro da Fonseca para o Centro da Cidade e Petrópolis, a partir do Alecrim, seguirão por outro caminho. A possibilidade é que o tráfego seja desviado pela Rua Ernani da Silveira, lateral ao Viaduto do Baldo. Os ônibus deverão seguir até a Avenida Prudente de Morais e, virando à esquerda, seguir em direção ao bairro de Tirol, Petrópolis, Ribeira e Rocas. Quem sobe pela Avenida Rio Branco, passará a usar uma faixa da via. 


Entretanto, o novo traçado para entrada e saída na Cidade Alta pela via citada está em fase de avaliação e somente ao final desta semana é que um mapa com as rotas de fluxo deverá ser apresentado pela Semob. “Estamos analisando como será o desvio dos ônibus, principalmente, que seguem para Petrópolis. Estamos levantando várias hipóteses de rota”, comentou Carlos Eugênio. 

Além disso, antes de definir o mapa de desvios,  representantes da Semob e Semopi deverão se reunir com a presidência do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn). O encontro deverá ocorrer entre hoje e amanhã. Juntos, eles discutirão a melhor rota a ser seguida pelos ônibus. A prioridade da Semob é diminuir o impacto das intervenções no cotidiano, prioritariamente, dos usuários do sistema público de transportes. Questionado sobre o fluxo diário de veículos e ônibus que trafegam pelo eixo das Avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca, o inspetor de Trânsito da Semob, Carlos Eugênio, afirmou desconhecer a existência de tais dados. 

Informações: Tribana do Norte

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Após acordo, Metrô do Recife não vai entrar em greve

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os metroviários do estado fizeram assembleia na noite desta quinta-feira (13) e encerraram a paralisação da categoria. O grupo, que havia aprovado a greve, mas ainda não a tinham deflagrado, resolveu acatar a proposta de reajuste oferecida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

A proposta de aumento oferecida pelos patrões é de 7,4%, no entanto, 6,49% viriam escalonados e o restante de forma linear. De acordo com a categoria, na prática, isso quer dizer que o reajuste salarial, em alguns casos, passaria de 10%. De início, a empresa só oferecia 2,2%, valor inferior até mesmo a inflação.

Com a manobra do escalonamento, quem ganha mais ficaria com reajuste na faixa dos 6% e quem ganha menos ficaria com reajuste real de até 30%. Além disso, a empresa propõe aumento do valor do ticket de alimentação em 7,4%, mesmo percentual oferecido pelo reajuste do plano de saúde. 

Impasse
A única divergência da categoria era por conta da hora extra. Atualmente, a hora extra está em 100% e acabou sendo reduzida, com o acordo atual, para 50%, o determinado pela lei. 

Informações: Diário de Pernambuco

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