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Obras na Santos Dumont prometem melhorar trânsito em Fortaleza

terça-feira, 4 de junho de 2013

Faltando menos de duas semanas para a Copa das Confederações o trânsito em Fortaleza segue complicado, principalmente, em trechos onde estão sendo realizadas obras de mobilidade urbana. São os casos das intervenções nas avenidas Santos Dumont e Washington Soares.

Na Avenida Santos Dumont, a via  ganhará um túnel, no cruzamento na Via Expressa, por onde 33 mil veículos passam diariamente. A obra teve início cerca de três semanas e, por enquanto, os operários trabalham na escavação para levantar os muros para sustentar a base do túnel que terá 230 metros de extensão. "O objetivo dessa obra é transformar a via, de fato, em expressa. Vamos eliminar todos os cruzamentos da Via Expressa com outras ruas e avenidas. Na Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e Alberto Sá”, explicou o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias.

Mudança
A prefeitura interditou o trecho entre Avenida Engenheiro Santana Júnior e Rua Jangadeiros. Durante a Copa das Confederações os motoristas precisam ficar atentos e ter paciência devido os desvios. A Via Expressa vai continuar com o fluxo normal. Mas quem trafega na Avenida Santos Dumont sentido Centro/Praia precisa entrar à direita, depois à esquerda na Rua Vilebaldo Aguiar, novamente à esquerda na Avenida Engenheiro Santana Júnior e finalmente à direita na Avenida Santos Dumont. No sentido contrário,  a alternativa para o condutor é entrar à direita na Engenheiro Santana Júnior, à esquerda na Rua Joaquim Lima, de novo, à esquerda na Via Expressa, até chegar a Avenida Santos Dumont.


Os trabalhos só deverão terminar em abril de 2014. Dois meses antes da Copa do Mundo. A maquete eletrônica da prefeitura de Fortaleza mostra que além do encontro com a Santos Dumont outros dois túneis serão construídos na Via Experessa. Um deles na Avenida Alberto Sá, no Bairro Papicu  e outro na Avenida Padre Antônio Tomas. As obras devem transformar a Via Expressa em corredor livre para passagens de carros, ônibus e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com o fim dos trabalhos, a Avenida Santos Dumont terá sentido único - Centro/Praia. Para os motoristas que quiserem fazer o sentido contrário Praia/Centro, a opção será a Avenida Dom Luís.

Enquanto as obras não terminam motoristas reclamam dos engarrafamentos. “Nós chegamos atrasados e fica complicado. Temos que se antecipar para chegar a tempo nos nossos compromissos. Está bem complicado”, diz o universitário, Marcelo Pinheiro.

Já o dentista Carlos Bezerra relata que o comércio é que mais sofre com as intervenções. “Muitos transtornos. Os pacientes reclamam todos reclamam principalmente o comércio”, disse.

Túneis na  Washington Soares
Já na Avenida Washington Soares estão ocorrendo a ampliação da avenida e a construção de dois túneis. Segundo o Departamento Estadual de Rodovias (DER), 80% das obras estão concluídas. Tanto a ampliação da Washington Soares como também a construção de dois tuneis, próximo ao Shopping Iguatemi, no Bairro Edson Queiroz.

No momento, na avenida, já tem pista nova e três faixas já estão liberadas melhorando o trânsito da via. A ampliação é necessária segundo o DER porque passam pelo local 60 mil carros por dia. Sobre os prazos o DER diz que a previsão de entrega é no primeiro semestre de 2013.

Informações: G1 Ceará
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Terminal de ônibus de Pinheiros abre sem estacionamento

Aberto para o público neste sábado, 1, cinco meses após a "inauguração" pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), o Terminal Pinheiros, na zona oeste, teve nesta segunda-feira o primeiro dia útil de operação, ainda incompleto. A garagem subterrânea sob o espaço, com 400 vagas, segue fechada. Apenas alguns moradores do entorno podem estacionar os carros lá porque as vias onde moram passam por obras de reurbanização.

Quando funcionar plenamente, a garagem será o terceiro estacionamento público subterrâneo da capital - os outros dois são o que fica ao lado do Parque Trianon, na região da Avenida Paulista, e o do complexo do Hospital das Clínicas, os dois construídos na década de 1990.

A reportagem visitou o subsolo do terminal e constatou que o estacionamento está pronto. Alguns automóveis - cerca de 30 - foram vistos parados no local na manhã desta terça-feira. De acordo com a São Paulo Obras (SPObras), empresa da Prefeitura que construiu a garagem, a decisão sobre o início da operação depende da São Paulo Transporte (SPTrans), outra estatal municipal, que é responsável pelo terminal.

Procurada, a SPTrans informou que priorizou a entrega da área destinada aos ônibus e que não tem prazo para a abertura da garagem, que tem a função de promover o uso do transporte público entre quem usa automóvel. A empresa ainda definirá qual será o modelo para a concessão do estacionamento.

"Já deveria estar aberto para estimular ainda mais o uso do transporte público", disse o engenheiro civil Rene Oliveira, de 29 anos, que parou o carro em um estacionamento da região, a custo de R$ 6 a primeira hora. A recepcionista Priscila de Souza Costa, de 21 anos, reclama da falta de cobertura no acesso entre o terminal e a estação de metrô, ao lado. "Em dia de chuva, todo mundo vai se molhar." Por enquanto, só sete linhas de ônibus operam no local. Até julho, serão 22 municipais, além de 11 intermunicipais, transportando 60 mil passageiros por dia. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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No Recife, Ônibus opcional do Aeroporto passa a operar aos domingos

Para atender a solicitação de passageiros, o Grande Recife ampliou o atendimento da linha 042 – Aeroporto (Opcional). A novidade é que essa linha passa a operar aos domingos, já começando a valer para este, dia 02 de junho. 

O Consórcio informa que, da mesma forma que as linhas opcionais não aceitam o VEM Estudante (com o pagamento da meia tarifa), também não será reduzida a passagem dos domingos. Os passageiros desta linha continuarão pagando o valor de R$ 2,80 para utilização da mesma. 


Linhas do Aeroporto terão novos pontos de terminais 

A partir deste sábado (1º de junho) as linhas 033 – Aeroporto, 042 – Aeroporto (Opcional) e 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) terão seus terminais alterados. A alteração se dará devido ao novo atendimento dessas linhas à área interna do Aeroporto nos dois sentidos. 

As linhas 033 – Aeroporto e 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) terão como novo ponto de terminal a Praça Diário de Pernambuco de onde já partem as linhas 044 – Massangana (Boa Vista) e 161 - Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto e realizarão o seguinte itinerário: 

Terminal/Ponto de Retorno: 

Os veículos sairão do novo terminal na Praça Diário de Pernambuco, seguindo pela Rua Quatro de Outubro, Rua Dona Maria de Souza, retornando ao seu itinerário normal a partir da Rua Armindo Moura em direção ao Centro do Recife. 

Ponto de Retorno/Terminal: 

No itinerário de retorno, após seguir do Centro do Recife em direção ao subúrbio, a linha fará seu itinerário normal até a Rua Armindo Moura. A partir daí, os veículos tomarão a Rua Dona Maria de Souza, Rua Quatro de Outubro, encerrando o percurso na Praça Diário de Pernambuco. 

Já no caso da linha 042 – Aeroporto (Opcional), seu ponto terminal será transferido para a Rua Copacabana, no bairro de Setúbal, onde já operam as linhas 032 – Setúbal (Cde. Boa Vista) e 039 – Setúbal (Príncipe) e realizará o seguinte itinerário: 

Sentido subúrbio/cidade: 

A linha sairá do novo terminal na Rua Copacabana, seguindo diretamente para a Rua 21 de Janeiro, retornando ao seu itinerário normal em direção ao Centro do Recife. 

Sentido cidade/subúrbio: 

No trajeto de retorno, os veículos dessa linha não mais seguirão pela Estrada da Batalha, mas farão o retorno no Viaduto Sul do Aeroporto, seguindo pela Rua 10 de Julho, Vinte de Janeiro, encerrando o percurso na Rua Copacabana. 

Em caso de dúvidas, o Grande Recife disponibiliza sua Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 

Informações: GRCT



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Em Ribeirão Preto, Trabalhadores reclamaram da falta de transporte na volta para casa

Os usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto (SP) reclamaram nesta segunda-feira (3) da falta de ônibus no município. A greve dos motoristas por aumento salarial de 17% afetou cerca de 100 mil pessoas, que sem opção de transporte público tiveram que recorrer a caronas, táxis e mototáxis. Com a demanda, o preço da corrida dos mototáxis inflacionou. Segundo trabalhadores, a demanda fez com que mototaxistas cobrassem até R$ 45 por corridas que normalmente custam R$ 10.

Em meio à falta de ônibus na cidade, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou no final da tarde a volta da circulação de 50% da frota dos ônibus a partir da manhã de terça-feira (4) - no mesmo dia está prevista, pela manhã, a votação de uma nova proposta de reajuste e, à tarde, uma audiência entre empregadores e empregados.


Os pontos de ônibus do Centro estavam praticamente vazios no início da noite desta segunda-feira. Algumas pessoas, no entanto, circulavam pelo local na esperança de que algum ônibus aparecesse. "Hoje de manhã fiquei duas horas no ponto de ônibus. O mototáxi estava cobrando um absurdo para vir para o Centro, por volta de R$ 30. Tive que vir de carona, senão eu não teria conseguido chegar ao trabalho. Agora não sei como vou fazer para voltar para casa. (...) As impressões que estou tendo sobre a cidade são as piores", afirmou o atendente de crédito Jhonathan Silva Xavier, que é de São Luis (MA) e mora em Ribeirão há um mês.

Liminar
No final da tarde desta segunda-feira, o TRT da 15ª Região concedeu uma liminar que obriga as empresas integrantes do Consórcio Pró-Urbano a retomar a circulação de 50% da frota dos ônibus do município. A multa diária para cada empresa que descumprir a determinação é de R$ 10 mil. O Tribunal designou ainda uma audiência de tentativa de conciliação entre as empresas e os empregados para a tarde desta terça-feira (4), às 15h30, em Campinas (SP).

Mas antes da audiência os trabalhadores votarão, em assembleia marcada para as 5h30, uma nova contraproposta apresentada pelo consórcio após uma reunião com representantes da Prefeitura e do sindicato dos motoristas na noite de segunda.

As empresas propuseram um aumento de 9% no piso salarial e nos benefícios, 2% a mais do que foi oferecido inicialmente, antes da confirmação da greve. Porém, a categoria exige reajuste de 17% - 7% referente à inflação do último ano mais 10% de aumento real -, além de prêmio de R$ 500 pelo acúmulo de função de cobrador e aumento no vale refeição de R$ 500 para R$ 600.

Informações: G1 Ribeirão Preto
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No Rio, Ônibus com ou sem ar-condicionado à R$ 2,95

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Secretaria Municipal de Transportes deu início na madrugada desta segunda-feira, dia 3, à ação de fiscalização de transportes com o objetivo de verificar a regularidade da circulação dos ônibus urbanos com ar-condicionado no primeiro dia útil da implantação da tarifa única na cidade do Rio de Janeiro.

Equipes de fiscalização da SMTR realizam operações simultâneas nas garagens das empresas de ônibus dos quatro consórcios operadores do sistemas de ônibus na cidade: Intersul, Internorte, Santa Cruz e Transcarioca. 

O objetivo dos fiscais é aferir se a frota de ônibus urbanos com ar-condicionado está circulando conforme o determinado.


Participam da ação 40 agentes entre fiscais da SMTR e auxiliares de fiscais, guardas municipais com treinamento em transportes e policiais militares. Esta ação será realizada ao longo desta semana nas 44 garagens de ônibus da cidade. O Rio de Janeiro possui 800 ônibus urbanos com ar-condicionado, de uma frota de cerca de 9.000 coletivos. 

Pelo decreto municipal publicado na ultima sexta feira, os ônibus urbanos com ar-condicionado passaram a adotar a tarifa modal básica praticada pelos ônibus urbanos sem ar-condicionado. Com isso, a cidade terá apenas uma tarifa para todos os ônibus urbanos, em vez das seis tarifas distintas em estavam  vigor ate o final do mês de maio. 

A medida beneficia cerca de cinco milhões de passageiros por mês que viajam em ônibus urbanos com ar-condicionado e poderão economizar até R$ 3 por viagem.  A instituição da tarifa única garantirá que a cidade atinja o objetivo de integração plena do sistema de ônibus urbanos por meio do Bilhete Único Carioca (BUC). Os cariocas poderão fazer qualquer integração ônibus/ônibus por meio do BUC pagando apenas a tarifa modal básica. Com a instituição da tarifa única na cidade, apenas os ônibus rodoviários com ar-condicionado (frescões) terão tarifa diferenciada.

A Prefeitura solicita que a a população colabore e denuncie irregularidades por meio da Central de teleatendimento 1746, informando dia, horário, local e número da linha.

Informações: Jornal do Brasil
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Cidade de Anápolis na era do corredor de ônibus

A prefeitura de Anápolis dará contrapartida à verba de R$ 73 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Médias Cidades para implantar, a curto e médio prazos, seis corredores de ônibus na cidade. O  desafio do prefeito Antônio Roberto Gomide é melhorar a mobilidade urbana sustentável para garantir qualidade de vida à população - perto de 400 mil habitantes. Enquanto cresce a frota de 200 mil veículos aumenta a dificuldade de deslocamentos, um problema que atinge, de forma acentuada, o transporte coletivo e por conseguinte a classe trabalhadora. A opção pelo automóvel está tornando o trânsito insuportável, com desperdício de tempo e combustível, além de poluição do ar. A frota de automóveis e motocicletas teve crescimento acima de 400% nos últimos dez anos e a consequencia dos congestionamentos do trânsito é o engessamento do transporte coletivo. 

Sem embargo dos investimentos na saúde, na segurança e em outros setores vitais ao crescimento sustentável de Anápolis é imperativa a priorização do projeto global de mobilidade urbana. Está em jogo não apenas a sobrevivência do eficiente sistema de transporte coletivo da cidade, mas também a acessibilidade da população de uma forma geral. Enfrentar o desafio da mobilidade com sustentabilidade é uma decisão de governo que exige projetos resolutivos e altos investimentos. Anápolis fará a lição de casa ao criar corredores em seis importantes eixos do transporte coletivo: avenidas Brasil, São Francisco, JK, Pedro Ludovico, Universitária e Fernando Costa/Kennedy.  


Obra estruturante em formatação pela Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, o Plano de Mobilidade Urbana não pode prescindir da extensão dos corredores de ônibus até o Terminal Urbano, sob pena de provocar colapso no transporte público. O terminal é o local estratégico de  integração total das linhas, onde é feito o segundo embarque gratuito para qualquer ponto da cidade, assim como todas as veias do nosso corpo convergem para o coração, que faz o bombeamento do sangue de volta à periferia do sistema circulatório. 

Não obstante a abertura de corredores e a construção de viadutos na Avenida Brasil estimular o fluxo do trânsito em direção ao centro da cidade, as faixas exclusivas para ônibus nesta região somente serão implementadas a médio prazo, precedidas de campanha de conscientização da opinião pública para a necessidade de acessar os eixos do transporte coletivo ao terminal. O cronograma configura o corredor da Avenida Mato Grosso, em “Y” com as avenidas Fayad Hanna/Benvindo Machado, conectado à Avenida Geraldo de Pina e ao Viaduto Airton Senna, na região leste, a que mais cresce na cidade, em razão de seu perfil topográfico.

Projeto pioneiro da TCA, em parceria com a CMTT, na  Avenida Brasil Sul – trecho Kartódromo Avenida Miguel João – reduziu o tempo das viagens, sem diminuir o espaço para os demais veículos e racionalizou a utilização da infra-estrutura de transporte existente, beneficiando motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. A TCB – Transporte Coletivo de Brasília importou a formatação desse projeto e implantou, com sucesso, 10 faixas exclusivas para ônibus no Distrito Federal, mas só agora Anápólis entra, definitivamente, na era do corredor de ônibus. Enfim.

Por Manoel Vanderic
Informações: Diário da Manhã
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Em Salvador, Rodoviários fazem assembleia na quarta-feira (5) para decidir se entram em greve

Uma liminar expedida pela justiça na ultima sexta-feira (31) determinou que os rodoviários mantenham o mínimo de 80% de ônibus circulando durante realização de assembleias a partir desta segunda-feira (3). A determinação foi expedida pela desembargadora Sônia Lima França do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região. Em caso de descumprimento, o sindicato dos trabalhadores pagará multa diária de R$ 60 mil.

A medida foi requerida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) que fez a solicitação para evitar paralisações.“O Setps que reivindicou que o sindicato não cometa essas paralisações e o Tribunal Regional do Trabalho acatou”, disse Jorge Castro, diretor de relações do Setps. Ainda de acordo com ele, o posicionamento do sindicato será aguardar o cumprimento da medida.


Segundo o TRT-5, os dirigentes do sindicato foram notificados sobre a decisão na manhã desta segunda-feira. O valor da multa será revertido em favor de entidade que preste relevante trabalho assistencial para a população carente, a ser escolhida pelo Tribunal.

Na liminar, a magistrada ressaltou o fato de o transporte coletivo ser considerado serviço essencial, e, também, que as assembleias promovidas pelo sindicato constituem verdadeira paralisação do transporte público, além de dificultar ainda mais o trânsito da capital. A desembargadora citou ainda a precariedade do sistema viário de Salvador, sem opção de transporte alternativo regular, tais como linhas de metrô e trem.

Na semana passada, foi publicado edital de convocação para a assembleia extraordinária, na quarta-feira, para votação de greve. Os rodoviários já rejeitaram as propostas de reajuste do Setps e da Abemtro, que passaram de 3,21% para, respectivamente, 4,13% e 4,5%. A categoria quer 15% de aumento. 

Além do reajuste salarial, os trabalhadores pedem redução da jornada de trabalho para 6h, ticket alimentação de R$ 15 trinta dias por mês e nas férias, assistência médica e odontológica para titulares e dependentes paga pelos patrões, gratificação de Carnaval, fim da cobrança de avarias, das terceirizações e da dupla função - motorista que é cobrador.

Eles também reivindicam o cumprimento da Lei Federal do Descanso (nº 12.519/2012), que estabelece que para cada carga-horária de 7h cumprida pelos motoristas, estes devem descansar uma hora. “O motorista não tem nem espaço físico para cumprir este descanso", afirma Mota.

Os rodoviários fazem assembleia na quarta-feira (5) para decidir se entram em greve.

Informações: Correio 24 Horas
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Greve de ônibus em Ribeirão Preto gera transtornos para população

A greve dos motoristas de ônibus urbanos de Ribeirão Preto (SP), iniciada pelo Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo (Seturp) na manhã desta segunda-feira (3), gerou atrasos para moradores que utilizam o transporte coletivo. Algumas pessoas ouvidas pelo G1 recorreram ao improviso para chegar ao serviço. O trânsito também ficou truncado em várias avenidas da cidade e muitos pontos de congestionamento foram registrados.
Foto: Eduardo Guidini/ G1
Sem saber da paralisação, muitos usuários do transporte foram pegos de surpresa. "Aqui em Ribeirão é assim: o trabalhador paga por problema dos outros. A gente acorda nesse frio, tem que trabalhar cedo e não consegue pegar um ônibus sequer", reclamou o pedreiro Israel Ribeiro, de 44 anos. Ele e o irmão, Antônio Ribeiro, de 38 anos, trabalham em uma obra no distrito de Bonfim Paulista, mas não conseguiram chegar pontualmente ao local.

"Tivemos que ligar para um amigo vir nos buscar. Estamos esperando há uma hora e meia e não passou nenhum ônibus. Até acho que os motoristas precisam briga pelo que é seu, mas prejudicar todo mundo assim é complicado, não concordo", disse Antônio, que esperava com o irmão em um ponto em frente ao Terminal Rodoviário de Ribeirão, na Avenida Jerônimo Gonçalves.

Segundo ele, a corrida de táxi para Bonfim Paulista não sai por menos de R$ 80, valor alto para a maioria da população. "Quem é pobre como a gente consegue pagar um valor assim? A gente depende totalmente do ônibus, sem transporte coletivo a gente não faz nada", completou.

Assim como os dois irmãos, os usuários tiveram que contar com a carona e a boa vontade de patrões e amigos para conseguir e ir trabalhar. "Pego um ônibus só, que vai para o Jardim Canadá, mas já estou esperando há duas horas e não passou nenhum. Liguei para a minha patroa e ela está passando para me buscar. É o único jeito de conseguir ir trabalhar hoje", disse a cozinheira Maria Odete da Silva, de 47 anos.

Trânsito
O operador de telemarketing Thiago Brito, de 20 anos, também esperava em um ponto em frente à rodoviária e reclamou do trânsito na região. "A minha empresa alugou vans para pegar os trabalhadores, mas obviamente essas vans estão ficando lotadas. Não consegui ir trabalhar até agora. As avenidas estão todas congestionadas e isso piora ainda mais a situação que já é péssima. Todo mundo está saindo de carro hoje", opinou.

O jovem também lembrou das condições do ônibus urbano e pediu que a administração municipal melhore a qualidade do transporte coletivo. "A gente se sente como palhaço. A prefeitura trata a gente como tal. Hoje tem essa greve em pauta e a reclamação maior é sobre isso, mas a gente não pode esquecer que o transporte público é péssimo também", comentou.

Prefeitura
Em nota, a assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto informou que pediu a intervenção das empresas permissionárias do transporte coletivo na greve, sob pena de serem multadas, caso os motoristas não voltem imediatamente ao trabalho.
"Esclarecemos também que é de responsabilidade das permissionárias intervirem juntamente aos funcionários para que a população não seja penalizada", diz a nota.

Informações: G1 SP

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