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Transporte coletivo de Goiânia em greve na quinta-feira

terça-feira, 30 de abril de 2013

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Goiás (Sindittransporte) anunciou no último domingo (28) a paralisação dos motoristas de ônibus do transporte coletivo de Goiânia. A greve, que deve se iniciar à meia-noite de quinta-feira, 1º de maio, é motivada pelo impasse quanto ao reajuste salarial dos motoristas.

A proposta inicial era de reajuste de 19% enquanto a contraproposta oferecida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) foi de 6,75% no aumento salarial. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), que atua como mediadora no impasse, sugeriu índice de 10% para o reajuste de salário e 30% para os tickets alimentícios – os motoristas pediram inicialmente 35%.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindittransporte, os motoristas estão dispostos a aceitar os valores sugeridos pela SRTE-GO, mesmo que estes estejam abaixo do desejado. Já o Setransp, contudo, não se mostrou apto a aceitar o proposto, o que acarretou que o sindicato dos motoristas determinasse a paralisação.

Ainda nesta segunda-feira (29), será encaminhado um ofício para o Setransp e o Ministério Público, informando-os da greve, bem como o presidente do Sindittransporte, Alberto Magno, deverá se reunir com representantes do Setransp para determinar a frota que circulará no período.

Em nota enviada à reportagem, o Setransp, no entanto, afirmou que “se mantém determinado e dedicado a um entendimento com os representantes dos motoristas, de forma a garantir a continuidade dos serviços públicos de transportes de passageiros.” Para o sindicato das empresas, “manifestações sobre eventual paralisação da categoria são legítimas e comuns neste período de dissídio, mas não refletem o espírito de negociação e entendimento mantidos entre as partes”.

Cumprindo a legislação específica, que determina um intervalo mínimo de 72 horas entre o comunicado e o efetivo início da paralisação, para serviços considerados essenciais, os motoristas aguardam até o dia 1º de maio. A greve não tem tempo determinado para sua duração, mas pode ser suspensa inclusive neste prazo de 72 horas, caso o Setransp aceite as negociações.

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Novos trens de alta velocidade começam a ligar Moscou a Nizhny Novgorod

Começou a trafegar no domingo, 28, o novo trem de alta velocidade Lastochka (Andorinha) ligando Moscou a Nizhny Novgorod.  O tempo de viagem entre estas duas cidades a bordo deste veículo demora quatro horas.

Uma fonte da empresa Ferrovias da Rússia, operadora do transporte, revelou à agência de notícias Itar-Tass que as composições têm cinco vagões fabricados pela empresa alemã Siemens e que, nesta fase inicial de operações diárias, que irá até 30 de setembro, os horários de partida são 14h15, de Moscou, e 19h15, de Nizhny Novgorod.

Durante o percurso, o trem Lastochka faz três paradas: duas de um minuto, nas cidades de Dzerzhinsk e Kovrov; uma de dois minutos, na cidade de Vladimir. O preço da passagem é de 850 rublos, o que pela cotação atual da moeda russa, equivale a R$ 54,31.

De acordo com a empresa Ferrovias da Rússia, os russos estão habituados aos trens de alta velocidade, como, por exemplo, os que ligam as cidades de Velikiy Novgorod, Bologoye e São Petersburgo.

As próximas rotas dos trens Lastochka serão as ligações de Moscou com Kazan e Sochi. Estas duas cidades sediarão, respectivamente, os Jogos Olímpicos Universitários, em julho de 2013, e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Inverno, em fevereiro e março de 2014.

Estes veículos se unirão às composições Sapsan (Falcão), também de alta velocidade, que ligam Moscou à Nizhny Novgorod em viagens de 3h55. Os trens Lastochka possuem assentos multicoloridos e telas digitais que indicam a duração da viagem e a rota percorrida. Cada composição de cinco vagões tem capacidade para transportar até 850 passageiros.

Informações: Diário da Rússia

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Sistema de transporte de Uberaba passa a ter bilhetagem controlada por chip

Bilhetagem eletrônica do transporte coletivo na cidade será trocada por um sistema mais moderno. A informação é do superintendente de Planejamento de Trânsito e Transporte, Claudinei Nunes. Segundo ele, reunião realizada na manhã de hoje vai definir cronograma oficial da troca e quem serão os primeiros a utilizar o novo sistema.
Foto: Enerson Cleiton
Ele explica que o cartão será chipado, tipo smart card, que possui maior sensibilidade. “O usuário aciona o validador da própria carteira ou bolsa, sem precisar inserir, que é o que estraga os cartões”, pontua Claudinei. O superintendente acrescenta que serão mais de cem postos de vendas que poderão fazer as recargas. A novidade é que será possível adquirir créditos também pela internet.

A contratação da empresa Transdata Smart, que será a responsável pelo sistema de bilhetagem inteligente, está sendo oficializada por meio da Transube (Associação das Empresas do Transporte Coletivo de Uberaba). “Não haverá custos para a Prefeitura de Uberaba”, fecha Nunes.

Por Keyla Cristina
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CET implanta três novas faixas exclusivas para ônibus em São Paulo

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta nesta segunda-feira (29) três novas faixas exclusivas para ônibus em São Paulo. As faixas funcionarão apenas no horário de pico, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Na Zona Sul, uma faixa exclusiva para ônibus será implantada na Avenida Nossa Senhora do Sabará. Serão 2,7 km entre as avenidas Washington Luís e Interlagos.

Pelo novo corredor devem circular 23 linhas de ônibus. Cerca de 235 mil passageiros serão atendidos em um dia útil. No período da manhã, a exclusividade dos ônibus na faixa vai das 6h às 9h, no sentido Centro. À tarde, será das 17h às 20h no sentido bairro. Quem invadir a faixa durante os horários exclusivos para ônibus estará sujeito a multa de R$ 53,20 (infração leve) e três pontos na carteira de habilitação.

Domingos de Morais e Jabaquara
A nova faixa exclusiva será implantada em ambos os sentidos do corredor formado pela Rua Domingos de Morais e pela Avenida Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo.

Na Rua Domingos de Morais, a faixa ficará entre as ruas Sena Madureira e Luís Góis. O trecho exclusivo continua na Avenida Jabaquara, entre as ruas Luís Góis e Irerê. O trecho totaliza 7,2 km de extensão.

No sentido bairro da Rua Domingos de Morais circulam 23 linhas de ônibus, transportando cerca de 272 mil passageiros por dia útil. Já no sentido Centro, são 15 linhas, com 168 mil pessoas atendidas.

Na Avenida Jabaquara passam 30 linhas no sentido bairro, com aproximadamente 288 mil usuários. Já na direção do Centro, também circulam 30 linhas, mas com mais de 310 mil pessoas transportadas diariamente, de segunda a sexta-feira.

Zona Leste
A faixa de 13 km será implantada nas estradas do Imperador e Mogi das Cruzes e na Rua Embira, em ambos os sentidos, entre as Avenidas Pires do Rio e São Miguel.

Pelo corredor das estradas do Imperador e Mogi das Cruzes e Rua Embira circulam 41 linhas de ônibus transportando, aproximadamente, 226 mil passageiros por dia.
A faixa exclusiva de ônibus será implantada à direita das vias, mantendo-se as outras duas faixas destinadas ao tráfego geral de veículos.

A ativação das novas faixas faz pare da operação "Dá Licença para o Ônibus", que visa agilizar a circulação do transporte coletivo na capital paulista. O motorista que não respeitar a exclusividade dos ônibus no trecho durante os horários de ativação está sujeito à multa por infração leve - R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Informações: G1 em São Paulo

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Hortolândia pode ter estações de BRT ao longo do Corredor Metropolitano

O prefeito Antonio Meira participou, nesta terça-feira (23), do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana e Trânsito, em Brasília. A atividade, que fez parte da programação do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, tratou de questões ligadas ao desenvolvimento do sistema viário nos municípios. Um dos pontos principais da reunião foi a apresentação do modelo de BRT (Bus Rapid Transit, ou Trânsito Rápido de Ônibus) adotado em Belo Horizonte (MG). Hortolândia pretende incluir estações de BRT no projeto para o traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, documento cuja elaboração está em andamento. A discussão do projeto é realizada entre a Prefeitura e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pela obra.

O sistema BRT funciona por meio do tráfego de ônibus ou veículos articulados em vias exclusivas, tornando o transporte mais rápido. A capacidade de transporte de passageiros pelo BRT é similar à de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O investimento para a construção dos corredores e estações BRT é menor do que o custo para a implantação de metrôs, o que torna o projeto viável. “O sistema viário é uma das prioridades do nosso governo. O modelo adotado em Belo Horizonte resultou em um grande avanço na mobilidade daquele município. É um projeto de sucesso. Ações como esta, que trazem melhorias para o transporte público, devem ser analisadas com grande potencial de se tornarem realidade aqui em Hortolândia”, enfatizou Meira.

A criação de corredores BRT na RMC (Região Metropolitana de Campinas) já foi tratada na semana passada, durante uma reunião entre representantes dos municípios. Em Campinas, há pontos onde já existem estações BRT. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Marcelo Zanibon, a discussão técnica para estabelecer detalhes do projeto para o Corredor Metropolitano em Hortolândia pode incluir estações na cidade. “Vamos estudar a possibilidade de que o projeto já tenha os locais onde serão instaladas as estações BRT, que podem ficar em diversos pontos ao longo do traçado”, afirmou Zanibon.

Informações: Prefeitura de Hortolândia

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Prefeitura de SP quer que todo radar flague rodízio

domingo, 28 de abril de 2013

A prefeitura de São Paulo pretende dotar todos os radares da cidade com leitores automáticos de placas, capazes de flagrar motoristas que furam o rodízio municipal de veículos. Hoje, dos 587 radares ativos na capital, só 196 possuem esse tipo de tecnologia. Além disso, novos aparelhos também devem ser instalados, principalmente, em corredores de ônibus, para coibir a invasão de automóveis particulares. A gestão do petista Fernando Haddad prepara um edital, a ser publicado em maio, para a contratação de serviços de fornecimento, instalação e operação dos equipamentos.
Prefeitura estima que novos radares possam aumentar em até 20% a fluidez do trânsito na capital (Nelson Antoine/Fotoarena)
A instalação dos novos radares deverá começar em agosto, segundo o diretor de Planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Tadeu Leite Duarte. A Secretaria Municipal dos Transportes pretende também rearranjar os atuais pontos de fiscalização. Um dos focos da ação é a verificação eletrônica intensiva dos corredores de ônibus, para inibir a entrada de veículos que não sejam coletivos ou táxis e, assim, melhorar a velocidade média do transporte coletivo.

Segundo a Prefeitura, a tecnologia também permitirá rastrear o percurso dos coletivos e estimar tempos de viagem, além de subsidiar a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia os ônibus municipais, com dados em tempo real sobre as condições do trânsito.

Todos os radares devem ser ligados por fibra ótica à Central Integrada de Mobilidade Urbana (Cimu), que será construída na região central da cidade. Esse polo também congregará e processará informações recebidas de semáforos inteligentes. Assim, será possível a adoção de medidas mais rápidas para solucionar problemas viários. 

A projeção do governo é que as ações melhorem em 20% a fluidez do trânsito. No caso dos corredores de ônibus, a meta é fazer com que a velocidade média dos coletivos salte dos atuais 13 km/h para 25 km/h.

Informações: Veja Abril

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Novos corredores vão agilizar linhas mais congestionadas em Uberlândia

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) calcula que a implantação de cinco novos corredores em Uberlândia vai gerar redução de 30% no tempo de viagem entre a estação mais distante e o Terminal Central em linhas consideradas mais congestionadas, como as rotas para a região do bairro Luizote de Freitas, na zona oeste.

A reportagem do CORREIO de Uberlândia andou em um ônibus da linha T-120 (Terminal Central-Luizote-Mansour) para calcular o tempo médio que o ônibus leva para se deslocar do Terminal Central ao bairro Luizote no horário de pico em um dia de semana. Na ida, foram 23 minutos no deslocamento entre o Terminal Central e a esquina da avenida Marcos de Freitas Costa com a rua Genarino Cazabona, quando o veículo faz a conversão para entrar no bairro.

No retorno, do mesmo local até o Terminal Central, quando já eram quase 18h, o trajeto bairro-Centro demorou 28 minutos. Ou seja, caso os cálculos da Settran estejam corretos, a trajetória do Luizote ao Terminal Central reduziria oito minutos e levaria, em média, 20 minutos para ser completada. “Queremos aumentar o número de transportados, reduzindo o tempo médio de viagem em linhas como essa do Luizote”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade.

A ampliação dos corredores do Sistema Integrado de Transporte (SIT) com a construção de quatro novos terminais de embarque e desembarque teve o financiamento, de R$ 360 milhões, aprovado em março pelo governo federal. A previsão é que o contrato com a Caixa Econômica Federal seja assinado em setembro deste ano, de forma concomitante com a conclusão dos projetos básicos e executivos.

A programação da prefeitura prevê que as obras comecem no início do ano que vem. A licitação será por RDC (Regime Diferenciado de Compras), o que, segundo o secretário, vai agilizar a execução das obras, que serão realizadas por etapas para reduzir o impacto no trânsito da cidade. “Grandes obras não podem ser realizadas se não forem precedidas de grandes debates”, afirmou.

Novo mundo será a primeira obra

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, o primeiro dos novos corredores de ônibus a serem implantados será o que ligará o Terminal Central à zona leste, na região dos bairros Alvorada e Morumbi, com a construção do Terminal Novo Mundo. “No corredor leste, a avenida Segismundo Pereira é de mais fácil instalação e não tem custo de desapropriação”, afirmou.

Posteriormente, o segundo corredor a ser implantado será o da zona sul, que ligará o Terminal Central ao Universitário, que ficará entre o Centro Universitário do Triângulo (Unitri) e o Uberlândia Shopping. A razão é a mesma do leste, pois a avenida Nicomedes Alves dos Santos comporta a instalação da linha exclusiva na faixa central ao lado do canteiro que divide as duas pistas. Nos outros três corredores, o projeto prevê a utilização de faixas exclusivas do lado direito com a redução de vagas de estacionamento.

Projeto sofrerá poucas mudanças

O projeto de criação de novos corredores de ônibus apresentado pelo governo anterior deve sofrer poucas alterações, de acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade. O projeto foi apresentado no ano passado, para o processo de seleção do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Uma das propostas de alteração prevista pela atual gestão é a redução de vias que seriam utilizadas no bairro Martins, no setor central, para mitigar o impacto na zona comercial instalada nas avenidas Fernando Vilela, Vasconcelos Costa e Belo Horizonte. “Nestes locais será preciso um estudo com um pouco mais de critério para que não gere dificuldade para o comércio. Devemos optar pelo uso de binário [com as mãos das vias invertidas] só com duas destas avenidas no Martins”, afirmou.

Por Artur Fernades
Informações: Correio de Uberlândia

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Pacote para resolver mobilidade urbana no Grande ABC deve custar R$ 7,8 bilhões

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC fechou plano para solucionar os problemas de Mobilidade Urbana da região. O pacote prevê 157 intervenções, que terão custo total de R$ 7,8 bilhões. Na tarde de ontem, o estudo foi entregue à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na sede da entidade regional, em Santo André.

"Os sete prefeitos apresentaram proposta muito consistente. Há projetos de curto, médio e longo prazos. Agora, vamos trabalhar com os técnicos do governo federal e do Consórcio para levar o plano para a presidente (da República) Dilma (Rousseff - PT)", disse Miriam.

A previsão é que a presidente receba o estudo em junho. "Estamos trabalhando com esse cronograma. Então, tem trabalho técnico a ser feito em cima do plano do Consórcio. Vamos destrinchar tudo para detalharmos a proposta e apresentarmos a Dilma", afirmou a ministra.
Miriam não confirmou se todo o valor previsto no pacote de projetos será bancado pela União. "O governo federal, normalmente, define valores por meio de uma proposta inicial. Hoje, o Consórcio formalizou a solicitação de R$ 7,8 bilhões em recursos. Vamos trabalhar para detalhar algumas dessas informações e fazer um pedido que a presidente possa aprovar."

A ministra acredita que o pacote de intervenções pode mudar o cenário da Mobilidade Urbana no Grande ABC a longo prazo. "Foram feitos alguns estudos sobre o quanto o plano poderia mudar para melhor a situação da região daqui a 15 anos. Os ganhos apresentados são significativos", garantiu.

O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Luiz Marinho (PT), acredita que após reunião com Dilma, em junho, poderá ser feita previsão sobre datas de obras e qual porcentagem do custo total dos projetos será bancada pelo governo federal. "Algumas cidades possuem projetos prontos e isso pode se transformar em recursos para obras já na virada deste ano, por exemplo", disse.

Corredor de S.Bernardo pode se estender para outras duas cidades
As 157 intervenções prevista no plano de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal estão divididas em 16 eixos. Um dos mais importantes, segundo a coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade Urbana da entidade, Andrea Brisida, é a extensão do corredor de ônibus Leste/Oeste, que será construído em São Bernardo com verba de R$ 247 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
"A ideia é estender esse corredor, que hoje é estritamente municipal, para Diadema e Santo André, criando ligação que chegará inclusive à Capital, que também tem propostas de corredores de ônibus", afirmou Andrea.

A coordenadora também exaltou o projeto do Eixo Sudeste, que seria a ligação de Rio Grande da Serra a São Caetano, passando por Ribeirão Pires, Mauá e Santo André. "Esses dois eixos são importantes pelo peso regional que possuem. Mas é claro que temos outras tantas intervenções relevantes", afirmou.

Por Cadu Proieti 
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