O prefeito Antonio Meira participou, nesta terça-feira (23), do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana e Trânsito, em Brasília. A atividade, que fez parte da programação do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, tratou de questões ligadas ao desenvolvimento do sistema viário nos municípios. Um dos pontos principais da reunião foi a apresentação do modelo de BRT (Bus Rapid Transit, ou Trânsito Rápido de Ônibus) adotado em Belo Horizonte (MG). Hortolândia pretende incluir estações de BRT no projeto para o traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, documento cuja elaboração está em andamento. A discussão do projeto é realizada entre a Prefeitura e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pela obra.
O sistema BRT funciona por meio do tráfego de ônibus ou veículos articulados em vias exclusivas, tornando o transporte mais rápido. A capacidade de transporte de passageiros pelo BRT é similar à de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O investimento para a construção dos corredores e estações BRT é menor do que o custo para a implantação de metrôs, o que torna o projeto viável. “O sistema viário é uma das prioridades do nosso governo. O modelo adotado em Belo Horizonte resultou em um grande avanço na mobilidade daquele município. É um projeto de sucesso. Ações como esta, que trazem melhorias para o transporte público, devem ser analisadas com grande potencial de se tornarem realidade aqui em Hortolândia”, enfatizou Meira.
A criação de corredores BRT na RMC (Região Metropolitana de Campinas) já foi tratada na semana passada, durante uma reunião entre representantes dos municípios. Em Campinas, há pontos onde já existem estações BRT. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Marcelo Zanibon, a discussão técnica para estabelecer detalhes do projeto para o Corredor Metropolitano em Hortolândia pode incluir estações na cidade. “Vamos estudar a possibilidade de que o projeto já tenha os locais onde serão instaladas as estações BRT, que podem ficar em diversos pontos ao longo do traçado”, afirmou Zanibon.
Informações: Prefeitura de Hortolândia
0 comentários:
Postar um comentário