Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Novos corredores vão agilizar linhas mais congestionadas em Uberlândia

domingo, 28 de abril de 2013

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) calcula que a implantação de cinco novos corredores em Uberlândia vai gerar redução de 30% no tempo de viagem entre a estação mais distante e o Terminal Central em linhas consideradas mais congestionadas, como as rotas para a região do bairro Luizote de Freitas, na zona oeste.

A reportagem do CORREIO de Uberlândia andou em um ônibus da linha T-120 (Terminal Central-Luizote-Mansour) para calcular o tempo médio que o ônibus leva para se deslocar do Terminal Central ao bairro Luizote no horário de pico em um dia de semana. Na ida, foram 23 minutos no deslocamento entre o Terminal Central e a esquina da avenida Marcos de Freitas Costa com a rua Genarino Cazabona, quando o veículo faz a conversão para entrar no bairro.

No retorno, do mesmo local até o Terminal Central, quando já eram quase 18h, o trajeto bairro-Centro demorou 28 minutos. Ou seja, caso os cálculos da Settran estejam corretos, a trajetória do Luizote ao Terminal Central reduziria oito minutos e levaria, em média, 20 minutos para ser completada. “Queremos aumentar o número de transportados, reduzindo o tempo médio de viagem em linhas como essa do Luizote”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade.

A ampliação dos corredores do Sistema Integrado de Transporte (SIT) com a construção de quatro novos terminais de embarque e desembarque teve o financiamento, de R$ 360 milhões, aprovado em março pelo governo federal. A previsão é que o contrato com a Caixa Econômica Federal seja assinado em setembro deste ano, de forma concomitante com a conclusão dos projetos básicos e executivos.

A programação da prefeitura prevê que as obras comecem no início do ano que vem. A licitação será por RDC (Regime Diferenciado de Compras), o que, segundo o secretário, vai agilizar a execução das obras, que serão realizadas por etapas para reduzir o impacto no trânsito da cidade. “Grandes obras não podem ser realizadas se não forem precedidas de grandes debates”, afirmou.

Novo mundo será a primeira obra

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, o primeiro dos novos corredores de ônibus a serem implantados será o que ligará o Terminal Central à zona leste, na região dos bairros Alvorada e Morumbi, com a construção do Terminal Novo Mundo. “No corredor leste, a avenida Segismundo Pereira é de mais fácil instalação e não tem custo de desapropriação”, afirmou.

Posteriormente, o segundo corredor a ser implantado será o da zona sul, que ligará o Terminal Central ao Universitário, que ficará entre o Centro Universitário do Triângulo (Unitri) e o Uberlândia Shopping. A razão é a mesma do leste, pois a avenida Nicomedes Alves dos Santos comporta a instalação da linha exclusiva na faixa central ao lado do canteiro que divide as duas pistas. Nos outros três corredores, o projeto prevê a utilização de faixas exclusivas do lado direito com a redução de vagas de estacionamento.

Projeto sofrerá poucas mudanças

O projeto de criação de novos corredores de ônibus apresentado pelo governo anterior deve sofrer poucas alterações, de acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade. O projeto foi apresentado no ano passado, para o processo de seleção do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Uma das propostas de alteração prevista pela atual gestão é a redução de vias que seriam utilizadas no bairro Martins, no setor central, para mitigar o impacto na zona comercial instalada nas avenidas Fernando Vilela, Vasconcelos Costa e Belo Horizonte. “Nestes locais será preciso um estudo com um pouco mais de critério para que não gere dificuldade para o comércio. Devemos optar pelo uso de binário [com as mãos das vias invertidas] só com duas destas avenidas no Martins”, afirmou.

Por Artur Fernades
Informações: Correio de Uberlândia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960