Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Na RMR, Trecho da PE -15 será interditado por cinco dias

quarta-feira, 27 de março de 2013

Um trecho da Rodovia PE-15 estará interditado, entre os dias 1º e 5 de abril, para a realização das obras de construção do viaduto. Durante esse período as 20 linhas que fazem o itinerário por esta rodovia terão seus percursos alterados por dentro de Ouro Preto, em Olinda. 

O novo roteiro das linhas conta com cinco itinerários diferentes. O primeiro deles será: 

...Rodovia PE-15, Rua Ema, Rua Esquilo, Rua Dra. Karina Lígia da Cruz (antiga Rua Anjicos), Praça Ailton Saraiva, Rua Narceja, Rua Ouriço do Mar, Rua Golfinho, Rua Puma, Rua Salmão, Rua Assaí, Av. Argentina Castelo Branco, Av. Romeu Jacobina de Figueiredo, Rodovia PE-15... 

Por este itinerário passarão as seguintes linhas: 

050 – PE 15/ BOA VIAGEM 
907 – PAULISTA/RIO DOCE 
913 – PE 15/JOANA BEZERRA 
915 – PE 15 
936 – MIRUEIRA (BACURAU) 
940 – ABREU E LIMA/OLINDA 
946 – IGARASSU (BR 101) 
956 – IGARASSU (BACURAU) 
957 – CAETÉS I (BACURAU) 
967 – IGARASSU (SÍTIO HISTÓRICO) 
976 – PAULISTA (PREFEITURA) 
928 – MARANGUAPE II (BACURAU) 
909 – PAULISTA/JOANA BEZERRA 
977 – PAULISTA (CDE. BOA VISTA) 
979 – PAULISTA (RUA DO SOL) – EXPRESSO 
927 – OURO PRETO (BACURAU) 
896 – CIDADE TABAJARA/OURO PRETO 

As linhas 921 – OURO PRETO/ JATOBÁ I e 926 – OURO PRETO/JATOBÁ II seguirão pelas ruas: 

...Av. Argentina Castelo Branco, Av. Romeu Jacobino de Figueiredo, Rodovia PE-15... 

A linha 886 – OURO PRETO/RIO DOCE seguirá pelas ruas: 
Praça Ailton Saraiva, Rua Esquilo, Rua Quati, Rua Peixe Agulha, Rua Puma, Rua Assaí, Av. Argentina Castelo Branco, Rodovia PE-15... 

A linha 896 – CIDADE TABAJARA/OURO PRETO irá pelas ruas: 

Praça Ailton Saraiva, Rua Esquilo, Rua Dra Karina Lígia da Cruz, Rua Narceja, Rua Ouriço do Mar, Rua Golfinho, Rua Puma, Rua Salmão, Rua Assaí, Av. Argentina Castelo Branco, Av. Romeu Jacobina de Figueiredo, PE-15... 

Já a linha 927 – OURO PRETO (BACURAU) seguirá pelas ruas: 

Av. Argentina Castelo Branco (ponto de retorno), Rua Ébano, Rua Assaí, Rua Puma, Rua Peixe Agulha, Rua Quati, Rua Esquilo, Rua Dra Karina Lígia da Cruz, Praça Aílton Saraiva, Rua Narceja, Rua Ouriço do Mar, Rua Golfinho, Rua Puma, Rua Salmão, Rua Assaí, Av. Argentina Castelo Branco, PE-15... 

Informações: GRCT
READ MORE - Na RMR, Trecho da PE -15 será interditado por cinco dias

Tarifa de ônibus de Salvador não terá reajuste este ano

O prefeito ACM Neto afirmou nesta quarta-feira (27) que não vai haver aumento da tarifa de ônibus neste ano. "Não vai haver aumento de tarifa. Vamos garantir o Domingo É Meia sem nenhum aumento. A população pode ficar tranquila que esse ano não tem um centavo de aumento", disse Neto.

Neto deu uma coletiva hoje para falar sobre o programa Domingo É Meia, que começa no dia 31. "A meia passagem vale para todo mundo, foi um compromisso nosso que está sendo resgatado, e vai facilitar o lazer, vai facilitar o descanso, vai facilitar esse aproveitamento do final de semana", disse Neto.

"A única restrição é que o pagamento deve ser feito em dinheiro, até porque o vale transporte e o Salvador Card, eles têm a função principal de transportar o cidadão de casa pro trabalho, do trabalho pra casa. E como nosso propósito, o propósito do programa, é facilitar o lazer das pessoas aos domingos, a única limitação é que o pagamento seja em dinheiro", explicou.

Questionado sobre se a frota de ônibus irá suportar o possível aumento de passageiros, já que geralmente é o dia com menos linhas disponíveis, Neto disse que acredita no aumento do número de veículos.  "Vamos trabalhar para que as empresas de ônibus ampliem a quantidade de veículos transportando pessoas aos domingos", afirmou. E falou sobre a concessão do transporte público. "No desenho da concessão que nós faremos esse ano, passará ser uma obrigação, portanto uma exigência legal por parte da prefeitura, uma quantidade de linhas aos domingos"

O prefeito também informou que irá se reunir durante o feriado da Semana Santa com o governador Jaques Wagner para discutir pendências do metrô. "Falta muito pouco (para finalizar um acordo). Falta o entendimento final entre prefeitura e governo, que espero que possa acontecer nos próximos dias. No feriado eu vou encontrar com o governador para tratar desse assunto".

READ MORE - Tarifa de ônibus de Salvador não terá reajuste este ano

Postos para recarga do bilhete único funcionam no horário normal durante a Páscoa em São Paulo

A SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade de São Paulo, informa que no feriado da Sexta Feira da Paixão (29) até o Domingo de Páscoa (31), os postos instalados nos 28 terminais da cidade atenderão no horário normal. Um dos serviços destes postos é a recarga do bilhete único.

A circulação da frota seguirá o esquema operacional de feriados:
50% na sexta-feira (29)
70% no sábado (30)
50% no domingo (31)
Na segunda-feira (1º) a operação da frota de ônibus retorna à 100%.

Os demais postos de atendimento seguem o esquema de atendimento abaixo:
dia 29 - Paixão de Cristo (sexta-feira) ;

Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes - Funcionamento Normal
Postos e lojas de Venda e Atendimento – Fechado
Posto de Atendimento da rua XV de Novembro - Fechado
Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes - Fechado - inclusive Central Boa Vista, Shopping Tatuapé e Terminais Sto. Amaro e  Pirituba

Para mais informações o usuário deve ligar no 156 ou acessar o site www.sptrans.com.br


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Postos para recarga do bilhete único funcionam no horário normal durante a Páscoa em São Paulo

No Recife, Rodízio de carros hoje é necessário, mas não é essencial

terça-feira, 26 de março de 2013

Circular pelo trânsito do Recife hoje é uma tarefa cada vez mais difícil, é só circular pelas principais vias da cidade e vê carros e mais carros parados no trânsito.

E ao vermos esses carros engarrafados, podemos observar que mais de 80% deles só levam mesmo seus condutores, e nestas mesmas vias vemos os ônibus transportando muito mais pessoas. Se fomos levar a constituição ao pé da letra, em que todos temos os mesmos direitos, então numa via com 03 vias por exemplo, 02 deveriam ser destinadas ao transporte coletivo, pois este transporta mais de 70% da população.

O secretário João Braga disse que o rodízio será diferente do que ocorre em São Paulo e deve funcionar nos horários de pico, das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h.

Porém esta medida é vista de maneira errada por quem usa os carros é claro, e este será o maior entrave a ser vencido para colocar esta medida em prática. Hoje, cerca de 1 milhão de carros circulam pela Região Metropolitana e as perspectivas para os próximos anos é que mais carros ainda ocupem as vias da cidade.

Lei da Mobilidade Urbana, permite aos municípios adotar rodízios e até fazer Pedágios Urbanos

Uso sustentável do automóvel
Além de orientar a expansão do transporte coletivo, a lei traz também medidas de racionalização do uso do automóvel. Entre elas, estão dispositivos não econômicos ou econômicos. Assim, os municípios passam a poder aplicar taxas para a circulação de carros em determinadas regiões, o chamado pedágio urbano. O valor arrecadado será necessariamente vinculado com a ampliação do transporte coletivo. “É uma medida importante, pois possibilita a criação de um financiamento privado para o setor de transporte”, esclarece Gomide, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest). Cabe destacar que a implantação ou não das taxas é uma decisão de cada prefeitura.

“A lei estabelece instrumentos para mudar aos poucos relação da sociedade brasileira com o carro. Ela assume que o uso intensivo de transporte individual causa mais custos que benefícios e que quem causa esses custos deve pagar por eles, e não jogar para a sociedade. Ao mesmo tempo, estabelece mecanismos de incentivo aos meios coletivos e mais sustentáveis. Mas isso vai depender muito mais da pressão da sociedade que de uma imposição”, afirma Alexandre Goimide. “A lei não é contra a posse do automóvel, mas coloca a maneira de usá-lo de forma mais inteligente e sustentável”, completa.

O fato é que somente com investimentos em transporte coletivo, é que veremos uma mobilidade urbana mais justa na cidade, pois quando o motorista estiver no seu carro parado e vê ao seu lado os ônibus transitarem livremente, certamente ele pensará duas vezes em sair de carro todos os dias.

Blog Meu Transporte

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

READ MORE - No Recife, Rodízio de carros hoje é necessário, mas não é essencial

Metrô teve prejuízo de R$ 34,79 milhões em 2012, aumento de 41,6% sobre 2011

A Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô, registrou prejuízo líquido de R$ 34,79 milhões no ano passado, alta de 41,6% sobre o prejuízo de R$ 24,57 milhões de 2011, de acordo com o balanço da empresa publicado hoje no "Diário Oficial" do Estado de São Paulo. A empresa do governo paulista relatou uma receita operacional de R$ 1,637 bilhão no ano passado, ante faturamento de R$ 1,499 bilhão no anterior.

O balanço mostra ainda que as composições percorreram 21,64 milhões de quilômetros durante o ano passado nas quatro linhas do Metrô, alta de apenas 0,58% ante 2011. Já o número de passageiros transportados aumentou 1% entre os períodos, para 1,098 bilhão de pessoas. O balanço considera apenas as linhas operadas pelo governo - azul, vermelha, verde e lilás - com um total de 65,3 quilômetros e 150 composições.

Os trens das duas maiores linhas, a azul e a vermelha, percorreram menos quilômetros e transportaram menos passageiros em 2012 em relação ao ano de 2011. As composições da linha vermelha rodaram 8,534 milhões de quilômetros e transportaram 423,29 milhões de passageiros em 2012, ante 8,593 milhões de quilômetros e 427,12 milhões de passageiros no ano anterior.

Ainda no ano passado, 417,72 milhões de passageiros foram transportados na linha azul, ante 433,54 milhões em 2011, e as composições rodaram 7,29 milhões de quilômetros em 2012, contra 7,34 milhões no ano anterior. O crescimento no total rodado e no número de passageiros transportados ocorreu por conta do aumento do movimento das linhas verde e lilás.

EMTU

Já a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A (EMTU), controlada também pelo governo paulista, relatou prejuízo de R$ 4,636 milhões no ano passado, queda de 35,7% ante o prejuízo de R$ 7,209 milhões em 2011. A EMTU realiza o transporte intermunicipal em 800 linhas de ônibus de 67 municípios paulistas. 

Por Gustavo Porto
READ MORE - Metrô teve prejuízo de R$ 34,79 milhões em 2012, aumento de 41,6% sobre 2011

Metrô do Rio fica 9,38% mais caro a partir da próxima terça-feira

O morador a cidade do Rio de Janeiro passará a gastar mais para andar de metrô a partir da próxima terça-feira (2).

Isso porque, em sessão regulatória realizada no dia 26 de fevereiro, a Agertransp (Agência Reguladora de Transportes) aprovou o reajuste da tarifa em 9,38%, fazendo com que o bilhete passe dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,50 no dia 02 de abril.

De acordo com o Metrô, o índice de reajuste foi determinado pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) acumulado entre janeiro de 2012 e 2013.

Tarifa antiga
Ainda segundo a empresa, a tarifa antiga, de R$ 3,20, será debitada até o dia 03 de abril dos cartões unitários adquiridos até 1º de abril e dos cartões pré-pagos carregados até a mesma data.

Por Gladys Ferraz Magalhães | InfoMoney

READ MORE - Metrô do Rio fica 9,38% mais caro a partir da próxima terça-feira

Haddad lança plano de metas com 150 km de corredores de ônibus

O prefeito Fernando Haddad (PT) terá 100 metas para cumprir até o fim de 2016. Divulgado na manhã desta terça-feira (26), o programa do petista é dividido em três eixos temáticos que têm por objetivo contemplar territórios vulneráveis do ponto de vista social, ambiental, urbanístico e econômico. "Há algumas metas que vou acompanhar com maior atenção, que são mobilidade urbana, saúde, educação e habitação", disse o prefeito de São Paulo.

Mas apesar da metodologia diferenciada, o plano não traz grandes novidades e repete algumas promessas já feitas pelo prefeito nos últimos meses. Mais enxuta que o plano traçado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), a lista de Haddad é formada especialmente por metas que preveem novos equipamentos públicos, além da requalificação de espaços existentes. "Nós reduzimos o número de metas para que todas fossem importantes", justificou Haddad.

Entre as várias obras listadas pelo documento, estão a construção de 150 km de corredores de ônibus, 400 km de vias para bicicletas, 3 novos hospitais e 20 novos Centros Educacionais Unificados (CEU).

As metas foram divididas por objetivos como superar a extrema pobreza na cidade de São Paulo; melhorar os índices de educação e ampliar oferta de vagas na educação infantil; ampliar o acesso e qualidade dos serviços de saúde, à moradia, à cultura; implantar um programa de prevenção da violência e da criminalidade; ampliar os índices de coleta seletiva oficial no município de 2% para 10%; reduzir a ocorrência de enchentes e alagamentos, entre diversos outros pontos.

É a segunda vez que um prefeito de São Paulo é obrigado a informar a população o que pretende fazer durante os quatro anos de seu governo. O programa é uma exigência legal, criada em 2008 por meio de uma emenda à Lei Orgânica do Município apresentada pela Rede Nossa São Paulo e outras 570 entidades da sociedade civil. Estreante na função, Kassab apresentou 223 metas em 2009. No fim do ano passado, admitiu ter cumprido apenas 55,1%.

READ MORE - Haddad lança plano de metas com 150 km de corredores de ônibus

Ninguém se mexe e o metrô de Salvador continua fora dos trilhos

Nenhuma telenovela, principal produto de exportação da televisão brasileira, durou 13 anos até hoje. Se na ficção ainda não aconteceu, em Salvador a novela da alcunha de metrô dura todo esse tempo e, por enquanto, permanece sem perspectiva de resolução.

Enquanto havia a expectativa de resolução do imbróglio entre governo do estado e prefeitura no começo da semana, a assessoria do governador Jaques Wagner aponta que, antes de amanhã, o encontro entre Wagner e o prefeito ACM Neto (DEM) não deve acontecer – na sexta-feira, havia a perspectiva da reunião acontecer no fim de semana.

O principal embate público refere-se à questão tarifária da integração dos ônibus. O governo estadual defende um subsídio de R$ 0,95 para linhas de alimentação no raio de 5 km das estações metroviárias. A prefeitura, por sua vez, argumenta que é necessária a integração total, com subsídios de R$ 1,40.

Por enquanto, há uma perspectiva na imprensa de um meio-termo entre as propostas, com apoio de R$ 1,10 para as linhas que vão operar em conjunto com o metrô. Porém, nenhum dos Executivos se manifestou oficialmente sobre essa tentativa de entendimento. Nos bastidores, entretanto, é dada como certa a ingerência política na questão, envolvendo as eleições de 2014 e a disputa por poder entre grupos políticos antagônicos no cenário político baiano e soteropolitano.

Para quem tinha a perspectiva de que o encontro pudesse acontecer hoje, a viagem do governador para participar da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, que adiou a reunião ontem, atrasou, mais uma vez, a até agora frustrante negociação entre os Palácios de Ondina e Thomé de Souza. E, por hora, a população segue analisando o metrô como um dramalhão mexicano. Na capital paulista, porém, o governador trouxe boas perspectivas para o restante do estado.

Durante o evento com cerca de 400 executivos alemães, o governador apresentou os números dos investimentos realizados na Bahia atualmente, em torno de R$ 18 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão da alemã Basf, que está implantando o complexo de ácido acrílico e superabsorventes em Camaçari.

Wagner ressaltou que 200 projetos, entre os já implantados e aqueles em fase de implantação, a partir de 2007, estão sediados na Bahia, terceiro destino de investimentos alemães no Brasil. Com esses números, o governador apresentou o potencial econômico do Estado e convidou a Câmara Brasil-Alemanha a realizar um grande evento na Bahia voltado para os executivos alemães. Wagner anunciou, durante a palestra em São Paulo, que receberá em Washington, nos Estados Unidos, no dia 14 de abril, o 4º Prêmio de Modelagem de Parceria Público-Privada (PPP), pela construção do Hospital do Subúrbio, referência na área de saúde, concedido pelo Banco Mundial.

Se do lado do governo do estado a ausência de definição é minimizada com atividades na área econômica, na prefeitura de Salvador o tom é de festejar o aniversário de 464 anos, com novidades inclusive no setor de transportes. No domingo estreia a promessa de campanha “Domingo é meia”, que será detalhada hoje.

Segundo informações preliminares, todos os usuários do sistema de ônibus na capital baiana pagarão metade da tarifa convencional aos domingos, a partir do dia 31, beneficiando, de acordo com estimativas, cerca de 500 mil pessoas.

Na série de benesses, o Executivo soteropolitano inaugura ainda o sistema viário da Avenida Vasco da Gama, uma obra de macrodrenagem e requalificação urbanística iniciada na última administração. Entre as intervenções, a via ganhou uma área exclusiva para o tráfego de ônibus, para completar o trecho existente da saída do Dique do Tororó ao Viaduto do Ogunjá.

por Fernando Duarte
READ MORE - Ninguém se mexe e o metrô de Salvador continua fora dos trilhos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960