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Em Curitiba, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte receberão TV's

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Até o fim de março, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte, ainda a serem escolhidos, receberão aparelhos de tevê para veiculação de notícias e informações de utilidade pública. Disponível atualmente em 46 ônibus, o serviço de mídia embarcada é, além de um espaço de informação, uma fonte de receita para o município. Sem qualquer custo para a Prefeitura, vai gerar recursos de publicidade que serão destinados obrigatoriamente à melhoria do sistema de transporte coletivo.

Até o início do ano, a novidade estava implantada em apenas cinco ônibus. Hoje, telas de LCD de 19 polegadas estão em toda a frota do Ligeirão Azul (26 ônibus) e em 20 biarticulados vermelhos das linhas Santa Cândida-Capão Raso e Centenário-Campo Comprido.

Para maior conforto dos passageiros, todas as mensagens são veiculadas sem áudio. A programação é dividida da seguinte forma: 40% do tempo para notícias, 15% para informações prestadas pela Prefeitura e 15% para informações prestadas pela Urbs. Com a mídia embarcada, se um determinado ônibus precisar mudar de rota ou não puder parar em uma estação,  em função de acidente ou obra, por exemplo, o usuário será informado durante a viagem.

A mídia embarcada abre espaço também para veiculação de utilidade pública, informando por exemplo, sobre campanhas de vacinação, previsão de tempo, ruas em obras etc.

O restante do tempo (30%) será destinado a publicidade, explorada pela empresa Midiaplan, vencedora de licitação feita no ano passado e responsável pelo investimento e manutenção – o que significa que não há custos para o município. O investimento inicial previsto é de R$ 54,9 milhões.

Terminais

O contrato prevê implantação de mídia embarcada com monitores de alta tecnologia dentro de no máximo três anos em cerca de 1.500 dos 1.920 ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Dentro de um ano, o mesmo sistema, agora com telas de 32 e 42 polegadas, será instalado nos 21 terminais urbanos e no Terminal Guadalupe.

A estimativa de receita feita pela Midiaplan prevê que já no primeiro ano de operação, R$ 2,7 milhões serão destinados  ao transporte coletivo. Para o final do ano que vem, a previsão é chegar a R$ 14,2 milhões.

Ainda em processo de implantação, o sistema por enquanto oferece notícias e informações, ficando a venda do espaço publicitário para etapas seguintes, quando for maior o número de TVs ligadas nos ônibus e também nos terminais.
  
A Rede Integrada de Transporte (RIT) conta com uma frota operante de 1.920 ônibus e atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados, 21 mil viagens e 490 mil quilômetros percorridos. A Rede conta com 82 quilômetros de vias exclusivas para os ônibus (canaletas), 30 terminais de transporte, 364 estações tubo e cerca de 9,5 mil pontos de paradas.

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Cai número de passageiros de ônibus em São Paulo

O número de viagens feitas nos ônibus de São Paulo caiu pela primeira vez desde que o bilhete único foi criado, em 2004. Em vez de achar isso um problema, a São Paulo Transportes (SPTrans), empresa que gerencia a frota municipal, diz que o movimento é uma tendência: vão ocorrer quedas ainda maiores e, antes do fim da década, haverá mais gente no trem e no metrô do que nos ônibus.

A mudança é uma troca histórica na matriz do transporte público da cidade. Há décadas o ônibus é o principal meio de transporte de São Paulo. Agora, um estudo inédito da SPTrans obtido pelo Estado mostra que, quando as obras em execução e em planejamento do Metrô estiverem prontas, haverá uma migração de passageiros: as viagens são mais rápidas e previsíveis no metrô e, por isso, o passageiro vai trocar de transporte. O número de viagens nos coletivos vai cair até 27%.

Embora pequena, a queda de cerca de 0,6% nas viagens de ônibus na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o ano passado mostra o rompimento de um crescimento médio de 2% que vinha ocorrendo desde 2005. Segundo o assessor técnico Silvio Rogério Torres, da Superintendência de Planejamento de Transporte da SPTrans, a redução já é reflexo da entrega da Linha 4-Amarela, que foi ocorrendo em parcelas entre 2010 e o ano passado.

O levantamento da SPTrans usa o cenário atual para fazer duas projeções: para 2020 e 2030. Atualmente, cerca de 9,8 milhões de viagens são feitas em São Paulo de ônibus e cerca de 7 milhões de trens e metrô. Em 2020, serão 16,5 milhões nos trilhos e 7,8 milhões nos ônibus. A virada deve ocorrer, seguindo esse planejamento, já a partir de 2015, quando as obras em execução terminarem. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo 


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Sistema BRT de Manaus é discutido entre administrações

A pouco mais de um ano da Copa de 2014, o sistema de Trânsito Rápido de Ônibus (BRT) volta à pauta da Prefeitura e do Governo do Estado. Na última sexta-feira (8), o secretário de infraestrutura e vice-prefeito da cidade, Hissa Abrahão, reuniu com a secretária de Governo, Rebecca Garcia. A conversa girou em torno da mobilidade urbana e o projeto Viver Melhor.

“As obras para o BRT já estão licitadas e o orçamento também já está definido”. Esta é a afirmação de Abrahão, que apontou a construtora Construbase como responsável pelo sistema. A quantia investida no projeto é de R$ 260 milhões. Segundo Hissa, o projeto físico está sendo adaptado ao projeto operacional, para que não haja desperdício do dinheiro público.

Para os ônibus integrantes do sistema BRT rodarem, as ruas precisarão ser pavimentadas. Durante a conversa, também foram anunciados investimos para esta parte da obra. Serão R$ 200 milhões só de recursos para as vias manauaras. “Temos seis meses para pavimentar a cidade. É preciso unir forças e isso independe de partido político, credo ou qualquer outra questão”, disse o vice-prefeito.

As desapropriações serão inevitáveis durante o processo. Por conta do BRT, a prefeitura terá R$ 88 milhões para indenizar manauaras que tiverem instalações desapropriadas. Os recursos são do Governo do Estado por meio de um convênio da Caixa Econômica Federal e de recursos próprios da prefeitura de Manaus.

O BRT não será o único projeto de mobilidade urbana. O monotrilho, responsabilidade do Governo do Estado, também foi discutido entre os dois representantes. Entre as ações conjuntas para o empreendimento, estão as obras na Avenida Constantino Nery. De acordo com o secretário e vice, o objetivo do município será melhorar o trânsito no eixo Norte-Centro, nas imediações da Arena da Amazônia. As obras, apenas aguardam o fim do período de chuva para inciarem.

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São José dos Campos vai receber 40 ônibus novos

A cidade de São José dos Campos, no Interior Paulista, vai contar com 40 ônibus zero quilômetro até março deste ano.

O primeiro lote com 14 veículos, pertencentes a Expresso Maringá, foi entregue no dia 06 de fevereiro de 2013.

A renovação, segundo a prefeitura de São José dos Campos, já estava prevista para este ano, mas foi antecipada para ampliar a oferta e a qualidade dos transportes.
Foto: Antônio Basílio/Prefeitura de São José dos Campos
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ao final da entrega dos 40 ônibus novos, a frota em circulação na cidade vai aumentar em 10%.

O veículos entregues nesta quarta-feira são de carroceria Marcopolo, modelo Torino, chassi Mercedes Benz OF 1721, que já obedecem às especificações do Proconve P7 – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, fase 7, que tem como base as normas internacionais de restrição à poluição Euro V.

Utilizando a tecnologia BlueTec 5, da Mercedes Benz, os veículos emitem 63% menos de Óxido de Nitrogênio e reduzem em até 80% a emissão de materiais particulados.

Para isso, é injetado eletronicamente no sistema de escape dos ônibus um fluido denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, com 32,5% de uréia industrial.

Quando o ARLA entra em contato com os gases de escape, provoca uma reação química que transforma boa parte do óxido de nitrogênio em nitrogênio puro, substância naturalmente presente no ar e inofensiva. Já o óxido de nitrogênio pode ser cancerígeno.

BILHETE ÚNICO
A Prefeitura de São José dos Campos também promete um pacote de ações para a área de mobilidade urbana.

A principal delas é a implantação prevista até novembro deste ano do Bilhete Único, que vai permitir integrações mesmo fora dos terminais, ao longo do trajeto.

O tempo e a quantidade de conduções que podem ser usadas com uma mesma passagem no Bilhete Único ainda carecem de definições.

Além disso, a prefeitura diz que será possível comercializar passagens da bilhetagem eletrônica para pessoas físicas pela internet.

Até o mês de maio, a cidade terá novamente nove ônibus articulados, de maior capacidade de transportes.

Neste ano, administração pública também promete a limpeza e manutenção dos 2 mil 300 pontos de ônibus da cidade.

Também está em estudo a implementação de corredores exclusivos de ônibus e faixas preferenciais para aumentar a velocidade operacional do transporte coletivo.

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


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Metrô SP: Estação Adolfo Pinheiro está com 85% das obras concluídas

Cerca de 85% das obras civis da Estação Adolfo Pinheiro do Metrô já foram concluídas. Quando estiver pronta, vai beneficiar 14 mil usuários. A obra integra a extensão da Linha 5-Lilás localizada entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin.

A previsão é que os serviços de estruturas metálicas e de concreto sejam finalizados no primeiro trimestre de 2013. Após a instalação e testes, a estimativa é que a Adolfo Pinheiro entre em operação ainda no final deste ano.

Assista ao vídeo da reportagem e entenda a grandiosidade da obra.

Do Portal do Governo do Estado 
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Trem entre Sorocaba e São Paulo só em 2019

O sorocabano vive a expectativa de voltar a usar o trem ferroviário no trajeto até a capital paulista. Mas isso só vai ser possível a partir de 2019. Isso porque o governo de São Paulo, por intermédio do  CGPP (Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos, publicou edital de chamamento público, em  24 de janeiro, às  empresas interessadas em  apresentar estudos de viabilidade de PPP (Parceria Público-Privada) para “construção da infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas,   compra de material rodante, operação e manutenção de uma rede integrada de aproximadamente 431 quilômetros de linhas de trens intercidades”. 

Dentro desses 431 quilômetros estarão os 92 quilômetros  do percurso entre Sorocaba a São Paulo.  O investimento previsto é de R$ 4 bilhões e as obras devem ter início em 2016.  

Velocidade  / A velocidade média do trem será de 120 quilômetros por hora, sendo que a velocidade máxima ficará em torno de 160 a 180 quilômetros por hora. 

Em Sorocaba, estão previstas duas estações, sendo uma na antiga estação da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana), cuja concretização vai depender de  negociação com a ALL (América Latina Logística), responsável pela linha.

A outra  será no bairro de Brigadeiro Tobias, zona leste, para atender as pessoas que vêm de outras cidades. No local também  deverá funcionar uma  oficina do trem. Outro ponto de parada que está  sendo estudado é na cidade São Roque.  

O trem rápido terá capacidade para 600 passageiros sentados e o trecho entre Sorocaba e São Paulo deverá ser percorrido em 40 minutos.  

Segundo os técnicos, a linha atual não poderá ser utilizada por ter sido projetada para uma velocidade menor e, portanto, ter raios de curvas menores.

Em 2012 / Em 19 de dezembro do ano passado houve o projeto do Governo do Estado batizado de “Trem Regional – São Paulo Sorocaba”, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ).  Na ocasião, o diretor da  CPTM, Silvestre Eduardo Ribeiro, disse que o trem terá toda estrutura para atender a população e “vai oferecer  uma viagem agradável, pois contará com vidros panorâmicos, estofados reclináveis com encosto de cabeça, banheiros e painéis digitais de comunicação”.

Pedido deve ser feito no prazo de 15 dias aos governos

De acordo com o chamamento publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo,  o pedido de autorização para a realização dos estudos deve ser feito no prazo de 15  dias e o prazo para a preparação será de 180  dias.

Os estudos envolvem: projeto de engenharia;  demanda; análise de viabilidade econômico-financeira; análise dos aspectos operacionais; análise dos aspectos jurídicos institucionais; modelo de remuneração da concessionária.

Segundo o chamamento publicado, o aproveitamento dos estudos não obriga ao poder público contratar o objeto do projeto de PPP. No caso de aproveitamento do material, a empresa responsável pelos levantamentos será remunerada. 

Em  28 de janeiro uma missão do governo do Estado, liderada pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD),  apresentou um portfólio de investimentos do Governo de São Paulo, orçado em R$ 40 bilhões, na Inglaterra.

Na ocasião, foi apresentado a construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas para a operação de uma rede integrada de linhas. 

A rede será complementada ao Trem de Alta Velocidade e acessível por metrô, trens e ônibus. Investimento: R$ 18,5 bilhões, sendo 30% de aporte público e 70% do setor privado.

Rede ferroviária será integrada
A rede integrada de linhas ferroviárias de passageiros abrangerá as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba e se conectará a uma estação central em São Paulo.

R$ 24
é o valor da passagem de ônibus, atualmente,  para  São Paulo 

Sem valor
Não existe previsão da passagem de trem.

Por Pedro Guerra
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Estudantes de Uberlândia terão 50% de desconto no transporte coletivo

O transporte coletivo de Uberlândia terá duas novidades a partir de janeiro de 2014. O desconto do passe escolar passará de 40% para 50% e a gratuidade do transporte para o idoso passa a valer para pessoas com idade a partir de 60 anos. Hoje, o benefício vale a partir dos 65 anos. Os projetos foram apresentados na tarde de hoje (8) pelo prefeito Gilmar Machado e foram enviados à Câmara Municipal para votação nas sessões de fevereiro. Os trabalhos do Legislativo retornam na próxima quinta-feira (14), após o recesso de carnaval.

Para viabilizar os projetos, a Administração Municipal decidiu por isentar as empresas de ônibus do Custo de Gerenciamento de Operações (CGO) a partir de maio deste ano. E a partir de 2014, as concessionárias também terão o Imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN) reduzido de 5% para 2%. Isso gera uma economia para as empresas a partir do próximo ano de R$ 7,6 milhões, o que permite a implantação dos benefícios à população sem inflacionar mais o preço da passagem. “Está tudo calculado. Nós tiramos de um lado e compensamos do outro. Com isso, teremos mais gente usando o sistema de transporte e maior receita de ISS. Os projetos não alteram o orçamento geral do município. Mexe apenas com o Fundo Municipal de Trânsito e Transportes”, explicou o prefeito.

Para que o município consiga recuperar parte da receita, um projeto de lei será votado para que seja reduzido em 50% o valor das multas das empresas de ônibus de transporte coletivo ocasionadas por infrações em outras regulamentações, como atraso nas viagens e infrações de pátio. As multas existem desde 2006 e as empresas recorriam na Justiça para obter ganho de causa. A proposta tem o objetivo de não prejudicar a prefeitura na perda dos processos. A redução nas cifras deve gerar uma arrecadação de R$ 500 mil que será usada na melhoria das condições de transporte e infraestrutura dos pontos de táxi e dos terminais. Uma das ideias é a construção de banheiros públicos nesses locais. 

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Em Rio Preto, Prefeitura vai implantar corredores exclusivos para ônibus ainda no primeiro semestre de 2013

Vai ficar mais difícil parar o carro na área central de Rio Preto. A criação de corredores exclusivos para ônibus eliminará 1.940 vagas de estacionamento em ruas e avenidas do Centro, Parque Industrial e Maceno. Levantamento da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), obtido com exclusividade pelo Diário, mostra que da região central serão eliminadas 860 vagas de estacionamento, a maioria delas nas avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt. 

Com os corredores de ônibus, o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) tentará mais uma vez deixar o transporte coletivo eficiente e acabar com a reclamação de passageiros que passam até uma hora dentro dos ônibus, no percurso entre a zona norte e o Centro. Desde novembro de 2011, quando assinou a nova concessão do transporte coletivo, Valdomiro promete ônibus ágeis e confortáveis. 

Além de agradar quem já utiliza ônibus, o prefeito tenta atrair para o transporte coletivo os rio-pretenses que utilizam carros para se deslocar de casa para o trabalho e, com isso, reduzir o número de veículos nas ruas. Os ônibus do sistema de transporte coletivo de Rio Preto transportam 2 milhões de passageiros mensalmente. 

Até agora o prefeito só conseguiu reduzir o custo da passagem com a oferta de subsídio financeiro às empresas Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati. Os ônibus continuam lentos e superlotados. “Com os corredores, algumas linhas de ônibus vão ficar de 5 minutos a 15 minutos mais rápidas”, disse o prefeito. Valdomiro quer implantar os primeiros corredores ainda no primeiro semestre de 2013. “Não vamos fazer isso do dia para a noite. Será gradativo.” 

O prefeito e o presidente da Emurb, Gil Fontes, buscam alternativas para suprir a extinção das vagas de estacionamento e, com isso, evitar o caos no trânsito. Fontes fala em tirar da gaveta proposta que prevê a expansão da Área Azul para os bairros Santa Cruz e Boa Vista. Valdomiro quer criar vagas de estacionamento nas praças Dom José Marcondes e Cívica, além de incentivar empresários a construir garagens verticais. 

A expansão dos estacionamentos rotativos de Área Azul para a Santa Cruz e Boa Vista foi aprovada em 2009 na Câmara de Rio Preto, mas não saiu do papel até hoje. Agora, com o fim das vagas de estacionamento para dar lugar aos corredores de ônibus, Fontes cogita a implantação da Área Azul na região que abrange a avenida da Saudade, rua Cândido Carneiro, continuando pela rua Iperoldes Borges até a rua Independência, no bairro Santa Cruz. 

Já na Boa Vista, a Área Azul deverá ser implantada entre a rua Pedro Amaral, seguindo pela Luiz Antonio da Silveira até a rua Independência. “Com a proibição de estacionar nas avenidas (Andaló e Bady) as ruas dos bairros Santa Cruz e Boa Vista vão ficar conturbadas e, por isso, é preciso organizar essas vias com estacionamento rotativo”, afirmou o presidente da Emurb. 

Valdomiro também defende o uso de ruas transversais pelos motoristas que buscam vagas de estacionamento no Parque Industrial. “Hoje, na rua Pedro Amaral, por exemplo, quase não se estaciona nas transversais”, disse.

‘Corredor só funciona se ônibus for ágil’

Para a arquiteta e urbanista Delcimar Teodozio, coordenadora do curso de arquitetura da Unirp, os rio-pretenses só trocarão o carro pelo ônibus se o transporte coletivo for eficiente. “Trocar carro pelo ônibus é sempre muito bom, na medida em que o ônibus ofereça, de fato, conforto, fluidez e segurança, ou seja, eficiência ao usuário”, afirmou. 

Ela disse ainda que eliminar as vagas de estacionamento representará uma ação positiva se o transporte público for mais rápido e barato que o carro. “Quem faz o percurso de casa até o trabalho em 15 minutos usando o carro não pode gastar uma hora de ônibus. Essa pessoa continuará preferindo o carro”, completou. 
De acordo com Delcimar, sem transporte coletivo eficiente, a extinção das vagas de estacionamento pode provocar um colapso na região central. “Nesse caso haverá uma explosão de estacionamentos particulares no Centro”, analisou a especialista. A arquiteta disse também que o investimento no transporte coletivo não deve parar na implantação dos corredores de ônibus. 

“Espero novas intervenções. As calçadas devem ser ampliadas para que os pontos de ônibus possam ser cobertos e confortáveis. As pessoas precisam se abrigar da chuva. As ações da Prefeitura devem contemplar todas as modalidades de transporte, inclusive as bicicletas”, afirmou. 
Delcimar apontou a construção de terminal intermodal para desafogar o trânsito, principalmente na região central. “Esse tipo de terminal possui área de estacionamento. O usuário do ônibus percorre parte do trajeto de carro ou de bicicleta e depois deixa o veículo estacionado no terminal e segue o restante do percurso de ônibus”, concluiu. 

Área Azul 

A extinção das vagas de estacionamento vai afetar a Área Azul. Das 1.940 vagas que serão eliminadas para a instalação dos corredores de ônibus, 367 são de estacionamento rotativo e controladas pela Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb). Essas vagas estão espalhadas pelas ruas Bernardino de Campos, General General Glicério, XV de Novembro e Antônio de Godoy. 
Atualmente, 3.069 vagas de estacionamento da Área Azul funcionam no Centro e na Redentora. Com a proposta de eliminação, a Emurb disponibilizará aos motoristas apenas 2.702 vagas de estacionamento rotativo. Para deixar o veículo estacionado por duas horas, o motorista desembolsa R$ 2. 

A redução das vagas de estacionamento rotativo no Centro e na Redentora reforça a ideia da Emurb de implantar Área Azul nos bairros Santa Cruz e Boa Vista. De acordo com o presidente da Emurb, Gil Fontes, técnicos da empresa municipal vão avaliar em quais ruas as novas vagas de Área Azul serão implantadas. “A expansão já foi aprovada. Agora, vamos estudar a necessidade de cada bairro. Os estacionamentos rotativos nos bairros Santa Cruz e Boa Vista poderão ser implantados gradativamente”, disse Fonte. 

A extinção das vagas de estacionamento nas ruas e avenidas vai intensificar o uso de estacionamentos particulares. Na região do Centro e Redentora abriga pelo menos 110 estacionamentos particulares, que cobram em média R$ 5 por uma hora de uso.

por Jocelito Paganelli
Informações: Diário Web
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