A cidade de São José dos Campos, no Interior Paulista, vai contar com 40 ônibus zero quilômetro até março deste ano.
O primeiro lote com 14 veículos, pertencentes a Expresso Maringá, foi entregue no dia 06 de fevereiro de 2013.
A renovação, segundo a prefeitura de São José dos Campos, já estava prevista para este ano, mas foi antecipada para ampliar a oferta e a qualidade dos transportes.
Foto: Antônio Basílio/Prefeitura de São José dos Campos |
O veículos entregues nesta quarta-feira são de carroceria Marcopolo, modelo Torino, chassi Mercedes Benz OF 1721, que já obedecem às especificações do Proconve P7 – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, fase 7, que tem como base as normas internacionais de restrição à poluição Euro V.
Utilizando a tecnologia BlueTec 5, da Mercedes Benz, os veículos emitem 63% menos de Óxido de Nitrogênio e reduzem em até 80% a emissão de materiais particulados.
Para isso, é injetado eletronicamente no sistema de escape dos ônibus um fluido denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, com 32,5% de uréia industrial.
Quando o ARLA entra em contato com os gases de escape, provoca uma reação química que transforma boa parte do óxido de nitrogênio em nitrogênio puro, substância naturalmente presente no ar e inofensiva. Já o óxido de nitrogênio pode ser cancerígeno.
BILHETE ÚNICO
A Prefeitura de São José dos Campos também promete um pacote de ações para a área de mobilidade urbana.
A principal delas é a implantação prevista até novembro deste ano do Bilhete Único, que vai permitir integrações mesmo fora dos terminais, ao longo do trajeto.
O tempo e a quantidade de conduções que podem ser usadas com uma mesma passagem no Bilhete Único ainda carecem de definições.
Além disso, a prefeitura diz que será possível comercializar passagens da bilhetagem eletrônica para pessoas físicas pela internet.
Até o mês de maio, a cidade terá novamente nove ônibus articulados, de maior capacidade de transportes.
Neste ano, administração pública também promete a limpeza e manutenção dos 2 mil 300 pontos de ônibus da cidade.
Também está em estudo a implementação de corredores exclusivos de ônibus e faixas preferenciais para aumentar a velocidade operacional do transporte coletivo.
Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
0 comentários:
Postar um comentário