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Tarifa do Metrô de SP deve aumentar apenas a partir de abril, diz Alckmin

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (17) que o preço das passagens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve aumentar apenas a partir de abril, como informou o Globo Notícia. O reajuste do valor ocorre, normalmente, em fevereiro. O novo preço ainda não foi definido.

Segundo Alckmin, o adiamento foi um pedido do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para conter a inflação nesse primeiro trimestre. O último aumento, que elevou de R$ 2,90 para R$ 3 o preço da passagem, ocorreu em fevereiro do ano passado.

O governador acrescentou que o percentual de reajuste não será maior do que a inflação. “Nunca passa da reposição da inflação.Mas não tem ainda uma decisão tomada. Mas vamos levar em consideração esse apelo do Ministério da Fazenda e vamos verificar para quando nós vamos transferir.”

Ônibus
No início da semana, o prefeito da capital, Fernando Haddad, anunciou que o aumento na tarifa de ônibus vai ocorrer, provavelmente, ainda no primeiro semestre. “Apesar do fato de que toda região metropolitana já reajustou [tarifa], nós estamos fazendo os estudos porque nós temos uma licitação no meio do ano. Então, não quero tomar nenhuma decisão precipitada.”

Assim como o governador, o prefeito garantiu que o reajuste jamais será superior à inflação acumulada no período. “É um compromisso de campanha”, disse. “Nós tivemos reajuste em 2011 e se você tomar a inflação acumulada do período, o reajuste será sempre menor do que isso. Nós vamos nos esforçar para ser menor do que isso.”

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Trem entre Brasília e Goiânia está sendo estudado pela ANTT

Brasília - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) selecionou seis consórcios que irão apresentar propostas para a realização de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental que permitirá a licitação para a construção de trem de média velocidade para carga e passageiros entre Brasília e Goiânia.

Os consórcios selecionados são liderados por empresas brasileira, espanhola, francesa e portuguesa e deverão apresentar suas propostas técnicas e financeiras para a realização do estudo até março. Apenas uma das propostas será selecionada pela agência. Segundo a ANTT, a licitação deverá ocorrer daqui a pouco mais de um ano.

A iniciativa faz parte do convênio assinado pela ANTT e o Banco Mundial, no valor de R$ 5,5 milhões, que financiará os estudos para a implantação do trem de média velocidade de passageiros e cargas no corredor Brasília-Anápolis-Goiânia.

Edição: Fábio Massalli / Portal EBC

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Prefeitura de Porto Velho apresenta projeto de 90 milhões para melhorar trânsito e transporte público

A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira (16), para apresentar o Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Urbano no Município. Participaram do evento, o prefeito Mauro Nazif, representantes do poder judiciário, Ministério Público do estado, Polícia Rodoviária Federal, Companhia de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Detran, Câmara Municipal e Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Coube à engenheira de tráfego da Semtran e coordenadora municipal de trânsito, Mirce Silva, a apresentação do projeto, que foi elaborado pela equipe dela. Explicou, por exemplo, que o plano foi elaborado com base na legislação vigente, plano diretor da cidade e no projeto de mobilidade urbana. “O objetivo é mudar radicalmente o sistema de transporte coletivo”, frisou.

O plano prevê inicialmente a construção de oito terminais de integração, de um total de 15, criação de linhas expressas, corredores exclusivos para ônibus, estacionamentos rotativos, padronização de calçadas, instalações de novos abrigos nos pontos de paradas dos coletivos, reforço na sinalização, aberturas de ruas, construção de dois elevados, mais uma rampa para o terminal hidroviário (porto da cidade) e minis-terminais nos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, no baixo Madeira.
Para colocar o plano em prática, o Município vai investir cerca de R$ 90 milhões. Desse total, cerca de R$ 85 milhões são recursos do Ministério das Cidades e o restante, contrapartida da prefeitura. A parceria com o governo federal prevê que o plano deverá ser concluído no período de três anos, mas a data do início dos trabalhos ainda não foi anunciada.

Celeridade e segurança

O prefeito Mauro Nazif destacou que as principais melhorias no trânsito da capital com a implantação do plano serão a celeridade, mais segurança, conforto e pontualidade no transporte coletivo. Ele parabenizou a equipe da Semtran pela elaboração do projeto, que inicialmente previa investimentos de apenas R$ 10 milhões, mas saltou para 90 milhões. Também destacou que a prefeitura irá fortalecer ainda mais a parceria com a Companhia de Trânsito para que os índices de acidentes continuem diminuindo.

Para o secretário Carlos Gutemberg (Semtran), o plano demonstra a boa vontade do prefeito em promover políticas públicas com vistas a humanizar o trânsito, demonstrando respeito à vida dos contribuintes. “O plano será implantado a curto, médio e longo prazo”, pontuou Gutemberg.

Parceiros

O desembargador Miguel Mônico disse que gostou do projeto. Ele fez perguntas, apresentou sugestões e agradeceu ao convite para participar do encontro. “Foi uma discussão muito salutar, que também deve ser ampliada para outros setores da sociedade. O poder judiciário vai colaborar”, disse. Titular da promotoria de urbanismo, Aluildo de Oliveira Leite colocou o Ministério Público Estadual à disposição da prefeitura e fez observações. “Esperamos que o projeto venha melhorar a estrutura da cidade e a vida da população”, comentou.

Vereador e presidente da Câmara Municipal, Alan Queiroz também parabenizou a iniciativa da prefeitura e apresentou sugestões para melhorias no trânsito a curto prazo, principalmente em se tratando da fluidez e orientação aos condutores por parte dos agentes da Semtran. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Dairton Viega e o subcomandante da Companhia de Trânsito, Renato Suffi, também apresentaram sugestões e enalteceram a iniciativa da prefeitura por meio da Semtran.

Informações: Portal Rondônia
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Grande Recife: Terminal de Cajueiro Seco será inaugurado nesta sexta-feira, confira as mudanças:

Depois de alguns adiamentos, enfim o Terminal Integrado de Cajueiro Seco será Inaugurado, marcado para amanhã a solenidade de entrega, ele entrará em operação já neste sábado e irá beneficiar e muito as comunidades que serão atendidas, isto porque além de ter a possibilidade de mais deslocamentos, uma boa parte dos usuários que passarão a ser atendidos neste novo terminal deixarão de pagar os atuais R$ 3,45 (Anel B) para a tarifa do Anel A que hoje custa R$ 2,25.

O certo é que muitas mudanças ocorrerão com este novo terminal, onde linhas serão criadas e algumas extintas, também linhas de ônibus deixarão de ir ao centro do Recife, que é uma das metas do governo com a inauguração destes terminais.

O terminal de Cajueiro Seco começará a operar com 13 linhas, sendo oito alimentadoras (que levam os passageiros das comunidades da região ao terminal), duas interterminais, duas circulares mais a linha TI Cajueiro Seco/Afogados. O espaço total de área construída é de 2,4 mil metros quadrados. O investimento para a construção do equipamento foi de R$ 4,1 milhões, oriundos do tesouro estadual.

Projetado
Localizado em Jaboatão dos Guararapes, o terminal integrado de ônibus de Cajueiro Seco deve ser um dos mais importantes no que diz respeito a integração entre modais, para se ter uma ideia, os usuários poderão usar o ônibus, Metrô,  Trem a Diesel e o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) que será implantado em breve com apenas uma passagem.
VLT Pernambucano
Outra novidade é que este terminal possui um bicicletário para facilitar ainda mais quem anda de Bike, pois elas poderão ser colocadas no próprio terminal e o ciclista pode então complementar seu trajeto de ônibus ou metrô.

Para Rinaldo Correia, Morador de Marcos Freire, a economia será de quase R$ 3,00 por dia, pois para ele ir ao centro e volta é nescessário gastar R$ 6,90, e agora com a integração, ele gastará R$ 2,25 do ônibus para ir e voltar de metrô que custa R$ 1,60, se somarmos tudo, a economia é de quase R$ 60,00/mês.

Com mais este terminal, a Linha Sul do Metrô passará até um número de usuários bem maior e consequentemente saber se de fato ela suprirá a demanda desses novos usuários, visto que os 15 novos trens do Metrorec só vão entrar em operação por completo no inicio de 2014, porém a partir de março o primeiro já entra em operação e assim serão adicionados os outros quando forem chegando.

Mudanças
Algumas mudanças foram feitas depois de muita conversa com as comunidades, especialmente a de Muribeca e Marcos Freire, que lutaram e conseguiram se integrar no TI de Cajueiro Seco, além de ter a tarifa de ônibus reduzida com fora já falado aqui no blog para a tarifa A, ou seja, o que hoje custa R$ 3,25 na tarifa B, cairá para R$ 2,15 na tarifa A.

Linhas que irão operar no Terminal
Novas Linhas
037- Comporta / TI Cajueiro Seco
034- Curcurana / TI Cajueiro Seco
022- TI Cajueiro Seco / Circular
140- TI Cajueiro Seco / Circular – Shopping Recife
171- Loteamento Integração / TI Cajueiro Seco
166- TI Cajueiro Seco/Afogados
OBS: Esta linha será Radial e irá operar com 15 ônibus articulados, passando pelo IMIP e fazendo seu percurso pela Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Cais de Santa Rita, Cinco Pontas, Av. Sul .....................
Terminal terá linha radial até a entrega completa dos trens na linha sul
Linhas que irão integrar no TI e deixarão de ir ao centro
162- Muribeca / TI Cajueiro Seco
165- Muribeca dos Guararapes / TI Cajueiro Seco
164- Conj. Marcos Freire / TI Cajueiro Seco
181- Cabo(Cohab) / / TI Cajueiro Seco
183- Ponte dos Carvalhos / TI Cajueiro Seco

Linhas Interterminais
139- TI Cabo / TI Cajueiro Seco
216- TI Barro / TI Cajueiro Seco (BR-101)

Linhas que serão extintas com a inauguração do terminal são:
163- Cajueiro Seco, 150- Ponte dos Carvalhos, 140- Cohab(Aeroporto), Conj. Marcos Freire/Boa Viagem e 194- Cabo / Porto de Galinhas

Outras mudanças
A linha 161- Brigadeiro Ivo Borges deixará de ir ao centro e passará a ser integrado no TI Aeroporto, passando a se chamar 161- Brigadeiro Ivo Borges / TI aeroporto.
A Linha 196- Recife / Porto de Galinhas que hoje é cobrada com a tarifa de R$ 6,00, mudará e passará a se chamar 196- Nossa Senhora do Ó / TI Cabo e coma tarifa R$ 3,45.

* Notícia atualizada em 17/01 às 19:16
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Motoristas e cobradores de ônibus podem parar em Porto Alegre

A falta de um acordo entre empresas rodoviárias e trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre pode desencadear uma greve da categoria na noite desta quarta-feira (16).

Uma reunião de negociação marcada para terça-feira (15) foi cancelada devido à falta de uma contraproposta das empresas ao pedido de reajuste de 30% da categoria. A primeira oferta das concessionárias do serviço, de 3%, foi rejeitada pelos motoristas e cobradores.

Os rodoviários fazem assembleia geral às 19h30 e estão em estado de greve desde o dia 4 de janeiro, quando iniciaram as negociações. O secretário-geral do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, Jarbas Franco, disse não acreditar em paralisação neste momento, mas declarou que a assembleia é soberana.

"O reajuste proposto é ridículo, não cobre nem a inflação. Mas numa greve é preciso levar em conta a população, que acaba sempre sendo prejudicada e fica contra nós", afirmou Jarbas.

"Provocar"
O sindicalista reconheceu que o pedido de reajuste de 30% de aumento salarial dos rodoviários "é para provocar", mas descartou que a categoria aceite menos que os índices de inflação registrados em 2012, próximos de 5,5%.

No ano passado, os rodoviários pediram 22% de reajuste e fecharam acordo por 7,5% - além de outros benefícios, como vale-alimentação de R$ 15 e fim do banco de horas, com pagamento integral das horas-extras.

O Seopa (Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre) informou que espera apenas a definição da assembleia dos rodoviários desta quarta-feira para marcar uma nova reunião de negociação com a categoria.

Tarifa atual é R$ 2,85
Por meio da assessoria de imprensa, o sindicato informou que uma nova proposta será apresentada, mas não foram revelados índices.

O aumento salarial da categoria é o item que mais pesa no reajuste das tarifas de ônibus de Porto Alegre, que custam atualmente R$ 2,85. O reajuste normalmente é aprovado pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) em fevereiro.

Cerca de 8.500 rodoviários, entre motoristas e cobradores, trabalham no sistema de transporte da capital divididos em 13 empresas que estão organizadas em três consórcios. O piso salarial dos motoristas é de R$ 1.737, e o de cobradores, de R$ 1.043.

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SMTU afirma que será ‘impossível’ segurar reajuste da tarifa de ônibus em Manaus

O superintendente municipal de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho, disse, nesta quarta-feira (16), que será impossível segurar o aumento da passagem do transporte coletivo com o reajuste de até 5% no preço do diesel, solicitado pela Petrobras ao governo federal.

Segundo ele, com o reajuste do combustível, previsto ainda para este mês, vai aumentar a pressão dos empresários do setor.  “Claro que os empresários vão pressionar com o aumento do combustível, é normal. Mas ainda vamos estudar esse valor”, disse.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) está formando uma comissão, composta por representantes de várias secretarias municipais, para estudar o novo valor da passagem de ônibus.

“O reajuste era para ter acontecido em outubro do ano passado, mas foi ‘empurrado’ para a nossa gestão. Vai ter aumento da passagem, mas não sabemos quando isso irá acontecer e o valor que se chegará”, disse o superintendente.

Enquanto não se define o novo preço, os usuários já consideram o aumento da tarifa uma péssima notícia para o início do ano. “O salário mínimo aumentou, mas não adiantou nada porque já aumentou tudo”, disse a comerciante Maria Nunes, 49.

Os usuários também reclamam que o serviço do transporte coletivo oferecido não corresponde ao valor da passagem atual.

“Pela qualidade do serviço, com ônibus velhos e lotados, a passagem já é supercara. Além de tudo, os motoristas são mal educados e não respeitam os usuários, principalmente os idosos”, disse a auxiliar de consultório dentário Fabíola Almeida, 32, que sempre utiliza a linha 626. O soldador Daniel Carmo, 37, concorda e considera o aumento da tarifa um absurdo. “Os ônibus são velhos e eu passo uma hora na parada”, disse ele.

A empregada doméstica Kátia Simone, 44, também reclama do aumento da passagem. “É um absurdo. Os ônibus não apresentam nenhum conforto, vivem lotados e eu passo mais de uma hora na parada de ônibus, esperando o320”, disse.

Informações: d24am.com

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Prefeitura de Campinas quer implantar vários corredores do BRT

A secretaria de transportes de Campinas quer definir a implantação de mais três corredores BRTs em Campinas. O modelo usa veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas ou elevadas. O sistema BRT é mais barato do que construir um sistema de metrô e tem a capacidade de transporte de passageiros similar ao modelo de Veículos Leves sobre Trilhos.

Atualmente, Campinas já tem projeto aprovado no Governo Federal para a instalação dos corredores BRTs do Campo Grande e do Ouro Verde, que devem começar a ser construídos até o fim desse ano. A secretaria de transportes planeja agora mais sete desses corredores, mas prioriza três áreas do município: a região dos Amarais, a região sudoeste para os bairros que ficam próximos a rodovia Santo Dumont e a região que liga Campinas a Valinhos, até a rodovia Francisco Von Zuben.

Sérgio Benassi afirma que mesmo depois da construção das vias exclusivas do BRT é necessário desenvolver um planejamento para a implantação do transporte sobre trilhos em Campinas. Segundo o secretário de transportes os estudos para a implantação desse sistema começarão a ser desenvolvidos ainda neste ano.

Informações: CBN

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Em BH, Várias etapas das obras do BRT Cristiano Machado já estão concluídas

As obras do BRT na avenida Cristiano Machado seguem a todo vapor e já tem 60% das intervenções concluídas. Várias etapas foram concluídas, como a pavimentação do concreto de passeio, a instalação de gradil verde, a demarcação topográfica do muro de arrimo e armação das peças de aço, a colocação de terra para plantio de grama no passeio central da pista de concreto e a desobstrução da rede pluvial no encontro das avenidas Cristiano Machado e Silviano Brandão. No momento, estão em andamento obras de rebaixamento e execução de meio-fio, adequações nos passeios e o levantamento topográfico das bases para a construção de nove passarelas. Com investimento de aproximadamente R$ 36 milhões e previsão de término para agosto deste ano, o projeto compreende o trecho entre o Túnel da Lagoinha e a Estação São Gabriel, visando à instalação de dez estações do Sistema BRT.

Esse sistema de corredor exclusivo atenderá aos principais bairros da região Nordeste, como Graça, Concórdia, Floresta, Sagrada Família, Nova Floresta, Silveira, Cidade Nova, União, Fernão Dias, Ipiranga, Palmares, São Paulo e São Gabriel, entre outros. Além da implantação do sistema na avenida Cristiano Machado, o BRT em Belo Horizonte irá circular em corredores exclusivos nas avenidas Paraná, Santos Dumont e Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho. Através da implantação do BRT Área Central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável. 

Benefícios do BRT

O sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e o embarque em nível, o que agiliza os tempos de embarque e desembarque. Além disso, o BRT possui sistema de controle informatizado, o que permite o acompanhamento da operação e os sistemas de informação ao usuário em tempo real, além de circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral. 

As vantagens do BRT incluem a redução nos tempos de espera, mais conforto, confiabilidade e segurança, facilidade de acesso e menor custo de implantação por quilômetro. O BRT tem como objetivo atender cerca de 750 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem do usuário em quase 50% no percurso casa/trabalho/casa. 

Os números do BRT 

Avenida Antônio Carlos
- Redução de 492 para 323 viagens diárias
- Demanda BRT (dia útil) - 400 mil passageiros

Avenida Cristiano Machado
- Redução de 458 para 281 viagens diárias
- Demanda BRT (dia útil) - 300 mil passageiros

BRT Área Central – Avenidas Paraná e Santos Dumont
- Redução de 937 para 510 viagens no Hipercentro e, na Área Hospitalar, de 297 para 203 viagens nos horários de pico
- Demanda BRT (dia útil) – 200 mil passageiros

Informações: Prefeitura de BH

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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