Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Fortaleza tem a menor tarifa de ônibus do Brasil

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

De 1994 a 2004 (período anterior ao da atual gestão), a tarifa de ônibus em Fortaleza quadruplicou. De 2005 em diante, só ocorreram dois aumentos. Em 2011, com valor de R$ 2,00, Fortaleza permanece com a menor tarifa entre cidades do Brasil com mais de 1 milhão de habitantes e sistema integrado. De segunda a sábado, das 9 às 10 horas e das 15 às 16 horas, temos a hora social, na qual a passagem permanece R$ 1,80 para os portadores do vale-transporte eletrônico e R$ 0,90 para estudantes com carteira. Fortaleza é também uma das poucas capitais do país onde a meia é ilimitada para a rede pública e particular. Vale ressaltar que a Tarifa Social, utilizada todos os domingos no transporte coletivo, é outro benefício assegurado desde o ano de 2005, que hoje já atinge mais de 630 mil pessoas.

Os usuários do transporte público também podem contar com o benefício da integração temporal. Com ela é possível utilizar dois ônibus no seu trajeto pagando uma única passagem, sem necessidade de passar pelos terminais de integração. Essa tecnologia permite mais de 11 mil combinações em 262 linhas disponíveis aos usuários de transporte coletivo em Fortaleza.

Este tem sido o principal eixo da política de mobilidade urbana da atual gestão, a crescente oferta de acessibilidade através do transporte público com tarifa desonerada e de caráter social, isto representa na prática uma transferência de renda para classe trabalhadora e suas familias.

READ MORE - Fortaleza tem a menor tarifa de ônibus do Brasil

Aprovada lei que proibe dupla função dos motoristas de ônibus em Natal

A lei nº 363/2012 que dispõe sobre o fim da dupla função dos motoristas de ônibus foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (5). A fiscalização do cumprimento ficará por conta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB).
Foto: Aldair Dantas
Quando foi contatado pela TRIBUNA DO NORTE, o diretor de comunicação do Sindicato de Transportes Urbanos do RN (Seturn), Augusto Maranhão, ainda não sabia da publicação da lei, mas afirmou que vê essa ação como uma "atitude meramente eleitoreira". "Já é uma tendência mundial a substituição da função do cobrador pelo motorista/cobrador]", disse. "De 10 passageiros que sobem no ônibus, sete usam bilhetagem eletrônica, três pagam em espécie e apenas um recebe troco. Ou seja, apenas em 10% dos casos os cobradores são utilizados". 

Confira o texto integral da lei:

LEI PROMULGADA Nº 363/2012

Dispõe sobre a vedação aos concessionários de serviço públicos de transporte coletivo no âmbito do Município de Natal, a utilização em dupla função do Motorista de ônibus condutor) como Motorista/Cobrador concomitantemente.
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 22, Inciso XVI, Artigo 43, § 3º e 6º todos da Lei Orgânica do Município do Natal, e pelo Artigo 201, §§ 3º, 4º, 6º e 9º, da Resolução nº 337/05 - Regimento Interno - PROMULGA a seguinte Lei:

Art. 1° - Em conformidade com o Artigo 1º, Parágrafo Único; Artigo 2º Inciso I; Artigo 6º Parágrafo 1º da Lei 8.987/1995 e com o Artigo 5º Inciso 5º e 9º; Artigo 7º Parágrafo único, Incisos 3º e 5º; Artigo 125, Inciso 1, da Lei Orgânica do Município de Natal, fica vedado à utilização por parte dos concessionários do serviço público de transporte coletivo, no âmbito do Município do Natal, a utilização de Motoristas (condutores) em dupla função de Motorista/Cobrador.
§ 1° - Os concessionários de serviços públicos de transporte coletivos no âmbito do Município do Natal; obrigar-se-ão ao cumprimento imediato desta lei.

Art. 2° - A fiscalização do cumprimento da presente lei ficará a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana - SEMOB.
§ 1º O não cumprimento desta Lei sujeitará o infrator a advertência preliminar e em caso de reincidência a punições pecuniárias (multas) em conformidade com a lei de penalidades e punições a infrações do município de Natal.
§ 2º os valores das multas serão estipulados pelo poder público municipal, através de seu órgão regulador do transito.

Art. 3º -  O poder público municipal compulsoriamente fará constar nos editais de licitação para as concessões de serviços públicos de transportes coletivos no âmbito do Município de Natal a vedação que trata o Artigo 1º desta Lei.

Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogando todas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em Natal, 04 de outubro de 2012.
Edivan Martins- Presidente
Júlio Protásio - Primeiro Secretário
Albert Dickson- Segundo Secretário

Informações: Tribuna do Norte

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Aprovada lei que proibe dupla função dos motoristas de ônibus em Natal

Sistema BRT oferece qualidade e mobilidade ao trânsito de grandes e médias cidades

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os BRTs (Bus Rapid Transit), conhecidos no Brasil como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, são uma solução que contribui para a melhoria da mobilidade do trânsito de cidades com mais de 300 mil habitantes e, consequentemente, oferecem melhor qualidade de vida à população. A eficiência do sistema deve-se ao fato de que possibilita um aumento da capacidade de transporte urbano de passageiros e da velocidade média dos ônibus.

“É um circulo virtuoso que beneficia todos os cidadãos. São menos ônibus circulando nas ruas, menos emissões de poluentes, menos motoristas e menor necessidade de infraestrutura. Tudo isso permite que as pessoas passem menos tempo no trânsito, diminui os custos de operação do transporte e, consequentemente, o custo das tarifas”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. 

O presidente explica que, historicamente, a Volvo vem apoiando e participando intensamente do desenvolvimento de BRTs com veículos e serviços desenhados para este fim. A empresa é líder no mercado de ônibus para este tipo de sistema no Brasil e na América Latina.

O sistema BRT é baseado em corredores troncais com ônibus de grande capacidade de transporte, articulados ou biarticulados, e complementado por alimentadores com ônibus convencionais nos bairros distantes dos eixos principais.

“Os ônibus articulados e biarticulados, por possuírem alta capacidade de transporte, representam uma excelente opção para ampliar o atendimento ao usuário e diminuir o tempo de deslocamento”, destaca Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. Os ônibus articulados possuem capacidade de transporte 80% maior que os convencionais, e os biarticulados têm capacidade para 270 passageiros em uma única viagem.

Modelos de eficiência

O BRT está se consolidando em vários países como a melhor opção em sistemas de transporte de massas de alta qualidade. Este modelo de transporte de passageiros está ganhando a simpatia de governantes, gestores do setor e de vários especialistas por conta dos benefícios proporcionados para a população.

Atualmente, o sistema Transmilenio, de Bogotá, na Colômbia, é o mais avançado do mundo.  “É um dos maiores e mais eficientes, pois melhorou significativamente a situação do trânsito na cidade, reduziu a enorme frota de veículos de pequeno porte que transitava pela região central, diminuiu o número de acidentes de trânsito e contribuiu significativamente para a melhoria da qualidade do ar”, conta Castro. 

Segundo levantamento feito pelo município de Bogotá, com as mudanças viárias e de infraestrutura e a chegada dos articulados Volvo, o BRT conseguiu retirar das ruas já no seu início 7 mil ônibus particulares de pequeno porte, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo em 59% as emissões de poluentes.

Outro modelo de sucesso é o BRT de Santiago, no Chile, Transantiago. Embora a cidade já contasse com um sistema de metrô, a capital chilena tinha dificuldades para controlar os cerca de 3,5 mil operadores privados de transporte coletivo urbano que possuíam mais de 8 mil veículos de diversos tamanhos.

Utilizando ônibus de piso baixo, que podem parar em qualquer ponto ou estação de embarque ao nível do meio-fio, a solução de Santiago contorna a falta de espaço nas vias urbanas e otimiza os tempos de embarque e desembarque, sem a necessidade de investir em plataformas especiais elevadas.

Curitiba, capital do Paraná, foi a pioneira na instalação de BRTs. A cidade possui o sistema de transporte integrado mais antigo da América Latina, que teve seu início em 1974. Nos anos 80, os usuários passaram a utilizar roletas e o bilhete único, fatos que consolidaram a RIT (Rede Integrada de Transporte).

Informações: Volvo do Brasil


READ MORE - Sistema BRT oferece qualidade e mobilidade ao trânsito de grandes e médias cidades

Linha Turismo: City tour oficial de São Paulo fica para 2013

A Prefeitura de São Paulo finalmente deu o primeiro passo para a cidade ganhar seu city tour oficial. Com mais de um ano de atraso, foi lançado nesta semana o edital para a concessão do serviço. O tour vai passar pelos principais pontos turísticos do centro da cidade, pelo parque do Ibirapuera e pela avenida Paulista, e deverá entrar em funcionamento só no segundo semestre de 2013.
Linha Turismo em Curitiba

O mapa do percurso que será percorrido por cinco ônibus simultaneamente mostra que o trajeto vai começar e terminar na região da estação da Luz, no centro da cidade. De lá, ele vai para a região da Consolação, passa no estádio do Pacaembu, vai para a avenida Paulista, depois para o Parque do Ibirapuera e finalmente volta ao centro, onde serão visitadas a praça da Sé e o Pateo do Colégio, segundo Ivan Whately, assessor especial da Secretaria Municipal de Transportes.

— O tour vai mostrar a São Paulo antiga, da fundação, e também a São Paulo moderna e bonita da Paulista.

De acordo com ele, o público-alvo não é apenas o turista, mas também o paulistano que não conhece direito a cidade.

— O roteiro é muito interessante, e tem muita gente que mora aqui a vida inteira mas não conhece direito o centro. Eu mesmo já fiquei com vontade de levar a minha família e fazer o passeio.

Preço

O valor do bilhete do ônibus ainda não está definido. Na verdade, a vencedora da concorrência será a empresa que oferecer o menor preço para os visitantes, obedecendo a um teto de R$ 70. Esse valor daria direito a um bilhete, mas os visitantes poderiam descer em algum dos pontos turísticos, passear e pegar o próximo ônibus para continuar o trajeto.

Critérios técnicos, como experiência prévia e o modelo de funcionamento proposto, por exemplo, também servirão para escolher a vencedora. Esse modelo vai prever, por exemplo, se os ônibus funcionarão no horário de pico ou não - já que vias que fazem parte do trajeto, como a Avenida 23 de Maio, costumam ficar paradas após as 17h. O funcionamento diário do tour, porém, é exigência da Prefeitura.

Além de operar os ônibus com uma parte aberta para os visitantes e contratar monitores para acompanhá-los, a empresa vencedora também terá de construir totens em cada uma das nove paradas previstas.
Atraso

Como a abertura das propostas está marcada apenas para o fim de novembro, a licitação só deverá ser concluída no fim deste ano. Depois disso, a empresa ainda tem seis meses para começar a operação. Ou seja, na melhor das hipóteses, deverá haver um atraso de mais de um ano e meio em relação à previsão inicial de começar a operação em janeiro deste ano.

— O importante é que o projeto está saindo do papel. E é um projeto muito interessante, que coloca São Paulo no patamar das grandes cidades do mundo que têm esse serviço.

READ MORE - Linha Turismo: City tour oficial de São Paulo fica para 2013

Região Metropolitana do Recife terá reforço de ônibus para as eleições


O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma operação especial para o próximo domingo (07/10) por conta das eleições municipais. A frota da Região Metropolitana do Recife terá um acréscimo de 494 ônibus e 3.464 viagens. Além disso, nove linhas, que não operam aos domingos, circularão com 23 veículos, realizando 258 viagens. 

No total, a oferta de serviço será de 2.005 ônibus, realizando 20.402 mil atendimentos. Isso representa um acréscimo de 34% na frota e de 21% nas viagens. Em um domingo normal, o Sistema funciona com 1.488 ônibus, que fazem 16.680 viagens. 

O Consórcio também colocará 22 coletivos extras à disposição dos usuários, distribuídos em 10 terminais de integração e em um terminal urbano (lista abaixo). Todas as linhas reativadas estarão com cartazes informando sobre o atendimento especial. 

Para maiores informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800.081.0158, das 7h às 19h. 

Linhas reativadas: 

204 - Santa Luzia/ Loteamento Jiquiá 
141- Jardim Monte Verde 
517 - Córrego do Inácio 
644 - Largo do Maracanã 
949 - Caetés/ Cidade Tabajara (Paratibe) 
988 - Desterro/ (Integração) 
935 - Paratibe/ PE-15 
330 - Casa Amarela / CDU / TRT 
514 - Nova Descoberta (Cor. do Joaquim) 

Veículos Extras: 

LOCAL - HORÁRIO - QTD. 

TI PE 15 - 7h/18h - 3 
TI PE 15 - 7h/13h - 1 
TI Afogados - 7h/18h -1 
TI Macaxeira - 7h/18h - 2 
TI Pelópidas da Silveira - 7h/18h -
TI Igarassu - 7h/18h - 2 
TI Aeroporto - 7h/18h - 2 
TI Barro - 7h/18h - 3 
TI Joana Bezerra - 7h/18h - 2 
TI Cabo - 7h/18h - 1 
TI Camaragibe - 7h/18h - 2 
Terminal de Rio Doce - 7h/18h - 1 

TOTAL - 22

Informações: GRCT

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Região Metropolitana do Recife terá reforço de ônibus para as eleições

Nova linha de ônibus começa a circular em Fortaleza neste sábado


Uma nova linha de ônibus começará a circular na Capital a partir deste sábado, 6. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha, chamada Miguel Arraes/Siqueira, serve para melhorar o deslocamento dos moradores dos conjuntos habitacionais Miguel Arraes e Rachel de Queiroz ao Terminal do Siqueira. 

No sentido ida, os ônibus seguem pela Rua Sublime, Rua da Força, Rua do Sossego, Rua da Tranquilidade, Rua Pacífica, Rua Generosa, Rua Bravura, Rua Um/Cj. Tatumundé, Rua Urucutuba, Rua Pedro Martins, Av. Osório de Paiva e Terminal do Siqueira. Na volta, percorre a Av. Osório de Paiva e Rua São Francisco até o Cj. Miguel Arraes. 

Na mesma data, também será prolongado o itinerário da linha (815) Cidade dos Funcionários/Papicu/Cj.Tancredo Neves, que, após seguir pela Rua Barra Nova, fará conversão à esquerda na Rua Castro Alencar, Rua da Caraúba e Av. Plácido Castelo. Em seguida, retomará itinerário vigente com destino ao Terminal do Papicu.

Redação O POVO Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Nova linha de ônibus começa a circular em Fortaleza neste sábado

Veja o esquema especial do transporte público para as eleições no Rio

Os eleitores que optarem por utilizar o transporte público no deslocamento até seus locais de votação do primeiro turno das eleições municipais do Rio de Janeiro, neste domingo (7), poderão contar com esquemas especiais para facilitar esse trajeto.

A SuperVia informou que oferecerá um planejamento diferenciado para atender aos eleitores que optarem pelos trens para o deslocamento até suas zonas eleitorais. A operação será feita por grade horária de feriados, o que significa uma adição de 30 viagens em relação ao programado para os domingos. Além disso, serão oferecidas seis viagens extras, conforme os seguintes horários:

- Ramal Saracuruna: Duas viagens extras, às 9h20 e às 10h, com partida da estação Saracaruna e destino à Central do Brasil, além de uma viagem extra, às 19h, com partida da Central do Brasil e destino à estação Saracuruna;

- Ramal Japeri: Uma viagem extra, com partida da estação Central do Brasil, às 19h40;

- Ramal Santa Cruz: O ramal será contemplado com uma viagem extra, com partida da Central do Brasil, às 19h20;

- Ramal Belford Roxo: Os passageiros serão atendidos por uma viagem extra, às 18h, com destino à estação Belford Roxo.

E os eleitores poderão consultar todos os horários disponíveis no site da SuperVia ou pelo telefone 0800-726-9494.

Já de acordo com o MetrôRio, trens extras estarão posicionados para atender um possível aumento de demanda, devido às eleições. O telefone 0800-595-1111 está à disposição para os passageiros que queiram obter mais informações.

O Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) informou que vai operar no esquema dos dias úteis e ainda terá uma frota extra nas garagens, que poderá ser acionada se houver necessidade. Para mais informações, os passageiros podem ligar para o telefone 0800-886-1000.

READ MORE - Veja o esquema especial do transporte público para as eleições no Rio

Termina greve de ônibus em Bauru-SP


Um acordo pôs fim à greve do transporte coletivo em Bauru, SP. Uma audiência de conciliação foi realizada na tarde desta sexta-feira (5), no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, com a presença de representantes da Emdurb, Transurb e Sinditran. Ficou definido que os motoristas voltam a trabalhar na manhã deste sábado (6), com 100% da frota de ônibus. A paralisação durou quatro dias. 

A partir de agora eles terão uma jornada de trabalho de sete hora e vinte minutos, com seis intervalos de 10 minutos cada. Uma nova reunião deverá acontecer em 30 dias para ser discutida novamente a carga horária, além do pedido do sindicato para que a categoria volte a fazer três turnos de 6 horas.

Na noite desta sexta-feira, às 19h, o sindicato realiza um encontro com os motoristas da garagem das empresas que prestam o serviço em Bauru para informar sobre o fim da greve e o que foi conversado na audiência.

No entanto, a votação do mérito que julgará se a greve foi ilegal e abusiva e se os motoristas terão que pagar a multa diária de R$ 20 mil em relação aos dias parados. O julgamento é mais demorado porque depende de um colegiado com quinze desembargadores.

Informações: G1 Bauru/Marília

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Termina greve de ônibus em Bauru-SP

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960