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Usuários de Natal protestam contra a suspensão da integração gratuita

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os moradores da comunidade Brasil Novo, na Zona Norte de Natal, prometem realizar na manhã desta segunda-feira (17), a partir das 8h, na Avenida Moema Tinôco (em frente ao cemitério de Pajuçara), realizar um ato público em protesto contra a suspensão da integração gratuita no transporte público da capital. No último sábado (17), o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) decidiu, unilateralmente, suspender o sistema de integração gratuita no transporte público de Natal a partir de hoje.

Até então, todos os portadores de cartão de vale transporte e/ou passe estudantil tinham o direito de fazer a integração gratuita entre dois ou mais ônibus num determinado intervalor de tempo. Agora, com a suspensão, não mais.
 Foto: Heracles Dantas
A assessoria de imprensa do Seturn informou ao G1 que a medida foi tomada em decorrência da suspensão do aumento do valor da tarifa pela Câmara Municipal, obrigando as empresas a cobrarem R$ 2,20 por uma passagem integral.

Além da suspensão da integração gratuita, o Seturn cogita, ainda, reduzir em até 10% o número de ônibus circulando em determinadas linhas. As alternativas foram apresentadas aos titulares da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) no início desta semana. Os secretários da Semob - Márcio Sá, Jeferson Pedrosa e Haroldo Maia - foram procurados pela reportagem para comentar a decisão do Seturn e uma possível punição em decorrência da medida unilateral, sem o aval do Município. Entretanto, nenhum dos representantes da Prefeitura de Natal atendeu ou retornou as tentativas de contato telefônico.

O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, também foi procurado para esclarecer os motivos pelos quais o Sindicato decidiu suspender o serviço de integração gratuita regularizado via decreto municipal. Ele, porém, não atendeu ou retornou as ligações telefônicas. A assessoria de imprensa do Seturn explicou que a decisão foi reflexo do temor dos empresários do setor que afirmam não ter condições de pagar a folha de pessoal em decorrência da derrubada do decreto que oficializou o aumento da passagem de R$ 2,20 para R$ 2,40.

Sobre o assunto, a assessoria de imprensa do Seturn confirmou que o órgão só irá se posicionar na segunda-feira (17), através do assessor técnico Carlos Batinga. Nos jornais impressos que circulam no Rio Grande do Norte neste sábado (15), o Seturn veiculou uma anúncio com a seguinte informação: "Comunicamos aos nossos clientes que, devido ao desequilíbrio econômico, a integração gratuita não poderá mais ser realizada".

O que é a integração
Todos os portadores de cartão de vale transporte e/ou passe estudantil têm o direito de fazer a integração gratuita entre dois ou mais ônibus num determinado intervalor de tempo. Por exemplo: um cidadão que se desloca do conjunto Nova Natal, na Zona Norte, com destino à praia de Ponta Negra, na Zona Sul, poderá com uma passagem paga, pegar dois ou mais ônibus. Para isto, basta que tenha se passado dez minutos desde o primeiro embarque e menos de 60 minutos no segundo embarque. Vale ressaltar que a integração só é válida para ônibus com destinos diferentes do inicialmente embarcado.

Informações: G1 Natal

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Oito em cada dez paulistanos consideram o trânsito ruim ou péssimo, diz pesquisa

Pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo em conjunto com o Ibope revelou que o trânsito na cidade de São Paulo é considerado ruim ou péssimo por oito em cada dez entrevistados. De acordo com a pesquisa, feita com 805 moradores da cidade, o trânsito está entre as quatro áreas mais problemáticas da cidade, citado por um terço das pessoas.

Os resultados da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana foram divulgados nesta segunda-feira, na capital paulista, pela Rede Nossa São Paulo como parte das atividades da Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de setembro.
Luiz Claudio Barbosa/Futura Press

A pesquisa revelou ainda que mais de 2 milhões de paulistanos utilizam o carro todos os dias ou quase todos os dias para se locomover, mas 65% disseram que deixariam o carro caso tivessem opção de transporte adequado. Entre dez entrevistados, oito apontaram a necessidade de investimento no transporte público.

A medida necessária mais citada pelos entrevistados para reduzir o uso de automóvel foi a construção e ampliação das linhas de metrô, mas houve crescimento do número de pessoas que citam os corredores de ônibus como uma solução: 34% em 2011 para 41% em 2012.

Segundo a pesquisa, os cidadãos paulistanos gastam em média cerca de duas horas e meia em seus deslocamentos diários, seja qual for o tipo de transporte utilizado. Na zona sul, área mais populosa da cidade, 39% dos moradores citam o trânsito como maior problema urbano. A média de tempo para deslocamento nessa região também chega a duas horas e meia.

Os dados mostram que os problemas relacionados ao trânsito são sentidos principalmente pelos que utilizam o carro como meio de transporte diário. Entre os entrevistados, 40% citam o trânsito como maior problema da cidade. Já entre os que não usam o veículo diariamente, esse valor fica em 30%.

Além disso, o número de pessoas que usam o carro quase todos os dias diminuiu de 13% em 2011 para 9% em 2012. Na Zona Norte, os entrevistados são os que menos usam o carro, caindo de 29% para 18%. Na Zona Leste foi de 27% para 21%.

A maioria da população desaprova medidas polêmicas para a melhoria do trânsito. No caso de pedágio urbano, só 17% aprovam, e entre os motoristas habituais essa porcentagem baixa para 13%. Já o rodízio de veículos no centro expandido em dois dias da semana, e não apenas um, é mais bem aceita por 37% das pessoas. A ampliação das ciclovias é aprovada por 88% dos moradores e 91% dos motoristas habituais.

A percepção da população de que a faixa de pedestres tem sido mais respeitada pelos motoristas aumentou de 26% para 47%. Mas a pesquisa descobriu que os cidadãos não estão contentes com a sinalização para o pedestre, fazendo a nota cair de 4,7 para 2,8. A localização das faixas recebeu nota 4,5 e o tempo de travessia dos pedestres teve notas passando de 4,6 para 4.

Com relação à poluição na cidade, a do ar é citada como a mais importante por sete a cada dez moradores, e apontada como o problema mais grave por 78% dos entrevistados. Os caminhões são colocados como os vilões da poluição em São Paulo por 44% das pessoas e os veículos velhos por 34%.

A pesquisa revelou também que a satisfação do paulistano com a qualidade de vida na cidade caiu de 62% em 2011 para 59% em 2012. A saúde continua sendo avaliada como a área com mais problemas (69%). Em seguida, aparece a segurança pública (45%) e educação (43%).

A Rede Nossa São Paulo é integrada por mais de 600 organizações da sociedade civil, de acordo com informação publicada no site da entidade. Entre seus associados organizacionais estão empresas como a Embraer e a Nestlé e institutos corporativos como a Ford Foundation.

Informações: Último Segundo

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Governo federal oficializa verba para metrô de salvador e lauro de freitas


A edição de sexta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU) traz decreto que oficializa o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas por meio de transferência obrigatória. O decreto de número 7.804 é assinado pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

O projeto prevê investimento de R$ 3,5 bilhões para conclusão da Linha 1 (até Pirajá) e a implantação da Linha 2 (do Bonocô a Lauro de Freitas), por meio de uma Parceria Púbico-Privada. Parte deste recurso (R$ 1 bilhão) virá do Orçamento Geral da União (OGU), conforme o decreto.

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, disse que a inserção do metrô no PAC Mobilidade Grandes Cidades é estruturante para a capital baiana. Por meio do PAC Mobilidade, teremos ainda um financiamento no valor de R$ 600 milhões para a implantação do metrô neste grande centro urbano, que é a cidade de Salvador, disse Costa.

A consulta pública que agrega sugestões e críticas ao empreendimento termina na próxima quinta-feira (20). O Sistema Metroviário contará com 20 estações e 36,4 quilômetros de extensão, atendendo diretamente a população de Salvador e Lauro de Freitas, e beneficiando indiretamente a toda a Região Metropolitana.

Fonte: Portal Secopa 

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Zona Leste de São Paulo: Penha e São Lucas têm mais carros nas ruas gerando mais engarrafamentos

Dona Munira Feola, 65, sabe que muito mais carros circulam pela Penha porque o comércio dela fica numa das ruas mais movimentadas do bairro, a Dr. João Ribeiro.

"Esse movimento todo é até bom para o comércio, mas para os moradores...", diz ela, que mantém a mesma loja de roupas básicas fundada por seu pai, em 1924.

Na zona leste, de 2008 para cá, houve um aumento no número de pessoas que usam o carro para ir ao trabalho, revela a pesquisa Datafolha. O índice foi de 12% para 19%.

A Penha e o São Lucas tiveram a maior alta dos 31 distritos. Em ambos, o percentual saltou de 13% para 29%.

Também houve variação na Vila Matilde (de 10% para 24%), em São Mateus (de 13% para 26%), no Parque do Carmo (de 13% para 25%) e na Água Rasa (de 19% para 30%).

Se há mais carros nas ruas, por consequência, mais reclamações de trânsito estão na boca dos moradores. Em 14 distritos, houve piora.

O campeão de irritação é o Tatuapé, que dá nota 3,7 para esse item.
Gabo Morales/Folhapress
Reclamam ainda José Bonifácio (onde a nota foi de 7,1 para 5,3), São Miguel Paulista (de 6,5 para 5,2), Cidade Tiradentes (de 6,4 para 5,2) e Iguatemi (de 5,9 para 4,8).

A Penha vem na sequência. Nos últimos quatro anos, a nota caiu de 6,2 para 5,5.

O urbanista especialista em trânsito Flamínio Fichmann, 54, fez um estudo, no ano passado, sobre o trânsito na zona leste da cidade.

O trabalho dele constatou que 70% do espaço físico utilizado pelos meios de transporte são destinados aos carros, enquanto 12%, aos ônibus e 18%, ao metrô e trem.

"O que existe é uma inversão de valores. O carro não deveria ter tanto espaço assim", critica Fichmann.

Segundo ele, as ruas da cidade têm mais carros, primeiro, porque a facilidade de crédito impulsionou as compras.

Segundo, porque o transporte coletivo não oferece o mínimo de conforto e nem a qualidade necessária.

"Uma alternativa para desafogar o trânsito na região seria a criação de linhas expressas de ônibus na Radial Leste", sugere o urbanista.

"Seria o caso ainda de ter uma linha exclusiva na marginal Tietê para o uso dos ônibus", completa.

Foi o excesso de trânsito, inclusive, um dos principais responsáveis para que os filhos da dona Munira, Gustavo, 38, e Alessandra, 40, não tivessem a mesma infância que ela teve.

"Minha mãe foi criada na rua, brincando na calçada, já eu e minha irmã ficávamos mais dentro de casa. Ela tinha receio", diz Gustavo.

A CET disse que vem trabalhando para melhorar a fluidez dos carros e ainda aumentar a velocidade dos ônibus na cidade em até 15% até o fim do ano.

Para isso, na região leste, já implantou faixas exclusivas em parte da Radial Leste e, no mês passado, das avenidas Itaquera e Líder.

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Ônibus em Caruaru (PE) terão reconhecimento facial e controle por GPS

Além do reconhecimento facial, os 130 ônibus que atendem a cidade contarão com bilhetagem eletrônica e tecnologia para comunicação em tempo real via 3G

A cidade de Caruaru (PE) será uma das primeiras do Nordeste brasileiro a ter a nova tecnologia do reconhecimento facial em seus ônibus urbanos. De acordo com a Transdata, responsável pela implantação do sistema, o equipamento identifica se o portador de um cartão de estudante ou de idoso é realmente o titular do benefício. Em alguns municípios, o uso indevido dos cartões chega a comprometer quase metade da renda das companhias, diz comunicado da empresa.
Foto: Paulo Roberto Filho
Além do reconhecimento facial, os 130 ônibus que atendem a cidade de Caruaru contarão com bilhetagem eletrônica e com uma tecnologia para comunicação em tempo real (via 3G) entre o veículo e a Central de Controle Operacional (CCO), permitindo o monitoramento da frota via GPS.

Segundo a Transdata, o  Sistema de Gestão Inteligente de Transporte permite identificar imediatamente, por controle de telemetria (medições à distância), eventuais casos de falhas ou quebras de veículos, equipamentos danificados ou acionamento de botão de pânico. Também é possível controlar o cumprimento de horários, fluxos de passageiros, paradas, medir a quilometragem ociosa e outros indicadores de segurança ou desperdícios, como consumo de combustível (médio e instantâneo), porta aberta, limpadores de para-brisa ligados e faróis apagados.

A empresa também diz que o sistema evita a formação de comboios (filas de ônibus da mesma linha em decorrência de problemas no trânsito). 

A Associação das Empresas de Transporte Público de Caruaru também adquiram os serviços de um Data Center, armazenando todos os dados e o funcionamento do sistema em um centro de computação.

Postado por IDGnow.com.br

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Em Fortaleza, Faixas prioritárias do Centro começam a valer nesta segunda-feira

domingo, 16 de setembro de 2012

Depois de implantado na Avenida Bezerra de Menezes, o Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) chega ao Centro da Cidade. A partir de segunda-feira (17), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarque Municipal de Trânsito (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destinará faixas preferenciais para a utilização do transporte público coletivo em trechos das vias Pe. Ibiapina, Pedro Pereira, Pe. Mororó, Castro e Silva, Imperador, Tristão Gonçalves e Duque de Caxias. A medida cumpre a Lei da Mobilidade Urbana e objetiva aumentar a velocidade operacional dos ônibus e vans bem como reduzir o tempo de deslocamento dos usuários.

Somente na Av. Imperador, as duas faixas da direita serão preferenciais para o transporte público coletivo, além de táxi e transporte escolar. Nas demais vias, somente uma faixa, a da direita, será destinada à circulação preferencial destes veículos. Mais de 200 mil passageiros serão beneficiados com o serviço.

As faixas preferenciais, que funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas; e aos sábados, de 5 às 16 horas, estarão separadas das demais através de uma linha de cor azul. Ao longo da via, as faixas poderão ficar seccionadas, permitindo a transposição dos ônibus e dos demais veículos.

Demais veículos:

Os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita. Na Av. Imperador, os motoristas só poderão sair das faixas da esquerda para as da direita no cruzamento com a R. Pedro Pereira, onde um semáforo já existente permite a transposição de faixa.

Inicialmente, haverá abordagem educativa e posteriormente fiscalização efetiva, com penalidades tanto para os veículos que invadirem a via preferencial quanto para os coletivos que não circularem no espaço destinado. A AMC reforça que a sinalização viária, principalmente as placas de estacionamento proibido, devem ser respeitadas.

Mudanças

No intuito de facilitar o acesso dos coletivos à Rua Pe. Ibiapina, que tem parte do trecho exclusivo para ônibus, será implantada uma faixa com extensão de 50m na Av. Bezerra de Menezes (sentido terminal – centro), garantindo a exclusividade para a realização da conversão dos ônibus. Desta forma, uma faixa da direita deixa de ser preferencial e a última, a da esquerda, ao lado do canteiro central, passa a ser exclusiva nesse trecho. Os demais veículos poderão circular livremente pelas duas faixas do meio.

Para viabilizar a implantação dos novos corredores preferenciais algumas vias também passaram a ter proibição de estacionamento. Portanto, os condutores devem ficar atentos à sinalização.

Novos corredores preferenciais:

- Av. Padre Ibiapina – (sentido Av. Bezerra de Menezes/Centro) – exclusivo entre Av. Bezerra de Menezes e R. Clarindo de Queiroz e preferencial entre a R. Clarindo de Queiroz e R. Pedro Pereira.
- R. Pedro Pereira – entre Av. Pe. Ibiapina e R. Pe. Mororó.
- R. Padre Mororó – entre R. Pedro Pereira e R. Sen. Alencar.
- R. Castro e Silva – entre R. Padre Mororó e Av. Imperador.
- Av. Tristão Gonçalves – entre R. Meton de Alencar e R. Liberato Barroso.
- Av. Imperador – entre R. Castro e Silva e Av. Duque de Caxias.
- Av. Duque de Caxias – entre Av. Imperador e R. Padre Ibiapina (sentido Centro/Av. Bezerra de Menezes).
- Av. Padre Ibiapina – (sentido Centro/Av. Bezerra de Menezes ) – entre Av. Duque de Caxias e Av. Bezerra de Menezes.

Pontos de parada

Apenas na Av. Imperador haverá mudança nos pontos de parada, que serão realocados do canteiro central para junto ao passeio. As linhas que passam nesta via foram divididas e organizadas em paradas seletivas urbanas e metropolitanas.


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Maceió pode amanhecer sem ônibus após demissão de 11 rodoviários


A demissão de 11 funcionários da empresa São Francisco, ocorridas na manhã de ontem, será o estopim de uma nova greve nos ônibus em Maceió que deve atingir milhares de usuários, é o que avisa o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro).

Tudo teve início quando a empresa São Francisco demitiu o funcionário Raimundo Euclis, ligado ao Sintro, na última quarta-feira, os rodoviários fizeram uma manifestação e a promessa de uma conversa entre a direção e o funcionário encerrou a manifestação.

Só que na manhã do sábado outros dez funcionários foram demitidos, e então vários motoristas e cobradores da empresa rodaram durante o sábado com as catracas abertas, ou seja, sem cobrar tarifas dos usuários.

Uma reunião ocorrida no final da tarde decidiu que toda a categoria, inclusive rodoviários de outras empresas, irão parar até que os 11 funcionários sejam readmitidos.
A empresa São Francisco e a prefeitura de Maceió ainda não se manifestaram sobre o caso.

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"Ônibus Vip" começa a circular nesta segunda-feira em Belo Horizonte

Quem utiliza o transporte público em Belo Horizonte vai poder contar com mais uma opção a partir de amanhã (17). As linhas de transporte executivo começam a circular na capital mineira, destinada àqueles que estão dispostos a pagar um preço mais salgado em troca de conforto e facilidade. Serão duas linhas: Cidade Administrativa/Savassi (SE01) e Buritis/Savassi (SE02).

Segundo as informações da BHTrans, responsável pelo controle do transporte coletivo na cidade, o serviço está sendo implantado em áreas onde há demanda, segundo pesquisas e estudos. Os ônibus são especiais: além de bancos estofados e com apoio de braço, cada veículo conta ainda com ar condicionado, internet wi-fi, televisão a bordo, janelas maiores, vidros escuros, espaço interno para pequenas bagagens e elevador para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

A capacidade dos coletivos é de 43 pessoas sentadas. O objetivo, aliás, é que  praticamente todos fiquem sentados, com uma tolerância de apenas seis passageiros em pé. O transporte executivo não contempla passagens gratuitas como no coletivo comum, exceto para crianças de até cinco anos no colo. Já a integração tarifária fica mantida, com outras linhas de sistema convencional ou metrô.


Itinerário
                                                                                                                                                                                     
A linha da Cidade Administrativa/Savassi (SE01) terá partidas entre 6h e 18h40, com intervalo de 20 minutos (horário de pico) a 30 minutos (fora de pico). O percurso tem um total superior a 30 km somando os dois sentidos e a tarifa será de R$ 5. Inicialmente, a frota será composta por oito veículos. O ponto de partida é na rua Alagoas, em frente ao número 1.485.

Pontos na área central

Rua São Paulo, 190, entre rua dos Guaicurus e av. Santos Dumont;
Rua São Paulo, 366, entre rua dos Caetés e av. Afonso Pena (SESC - São Paulo);
Av. Afonso Pena, 776, entre av. Amazonas e rua dos Tamoios (Praça Sete – Banco da Lavoura);
Av. Afonso Pena, 1.270, entre rua da Bahia e av. Álvares Cabral (Correios); 
Av. João Pinheiro, 140, entre av. Álvares Cabral e rua dos Guajajaras (Praça Afonso Arinos);
Av. João Pinheiro, 450, entre rua dos Aimorés e rua Bernardo Guimarães (Escola Estadual Afonso Pena);
Praça da Liberdade, 150, entre rua Gonçalves Dias e av. Bias Fortes (Circuito Cultural – Praça da Liberdade 1);
Av. Cristóvão Colombo, 629, entre Praça da Liberdade e rua Sergipe (SERVAS),
Av. Cristóvão Colombo, 135, entre av. Getúlio Vargas e rua Fernandes Tourinho (Savassi - Pátio Savassi 1);
Av. do Contorno, 6.200, entre rua Pernambuco e rua Alagoas;
Rua Alagoas, 1.485, entre Avenida do Contorno e Av. Getúlio Vargas (Ponto Final);
Av. Cristóvão Colombo, 480, entre rua Alagoas e rua dos Inconfidentes; 
Av. Cristóvão Colombo, 650, entre rua Sergipe e rua Santa Rita Durão;
Praça da Liberdade, 153, entre av. Brasil e rua Gonçalves Dias (Circuito Cultural – Praça da Liberdade 2);
Av. João Pinheiro, 613, entre rua Gonçalves Dias e rua Bernardo Guimarães (Xodó);
Av. João Pinheiro, 195, entre rua dos Timbiras e rua dos Guajajaras (Associação Médica);
Av. Afonso Pena, 965, entre rua da Bahia e rua dos Tamoios (Edifício Sulacap);
Rua Espírito Santo, 485, entre rua dos Carijós e rua dos Tupinambás;
Rua Espírito Santo, 101, entre av. Santos Dumont e rua dos Guaicurus.

Buritis/Savassi

Já a linha Buritis/Savassi (SE 02) terá partidas das 6h às 19h30, com intervalo de 20 a 30 minutos. O itinerário tem uma extensão próxima de 30 km, ambos os sentidos, e a tarifa dessa linha será de R$ 4,00. O ponto de partida é na av. Professor Mário Werneck  em frente ao nº 3.015.

Pontos na Área Central

Av. Álvares Cabral, 1.881, entre av. do Contorno e rua Santos Barreto (Ministério Público de Minas Gerais 1);
Rua Prof. Antônio Aleixo, 601, entre rua Santa Catarina e rua Curitiba (Antônio Aleixo c/Santa Catarina);
Rua Prof. Antônio Aleixo, 75, entre rua Espírito Santo e rua da Bahia (Minas 1);
Av. Cristóvão Colombo, 629, entre Praça da Liberdade e rua Sergipe (SERVAS),;
Av. Getúlio Vargas, 1.460, entre av. Cristóvão Colombo e rua Alagoas (Savassi - Galeria Savassi);
Av. Getúlio Vargas, 1.620, entre rua Fernandes Tourinho e rua Sergipe (Hotel Boulevard Plaza);
Av. do Contorno, 6.608, entre rua Levindo Lopes e rua da Bahia (URBEL);
Av. do Contorno, 7.060, entre rua Rio de Janeiro e rua Fernandes Tourinho (Estadual Central );
Av. do Contorno, 7.510, entre rua Santa Catarina e av. Olegário Maciel (Contorno com Santa Catarina);
Av. Álvares Cabral, 1.884, entre rua Matias Cardoso e rua Araguari (Ministério Público de Minas Gerais 2).

Fonte: R7.com

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