Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Faixas prioritárias do Centro começam a valer nesta segunda-feira

domingo, 16 de setembro de 2012

Depois de implantado na Avenida Bezerra de Menezes, o Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) chega ao Centro da Cidade. A partir de segunda-feira (17), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarque Municipal de Trânsito (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destinará faixas preferenciais para a utilização do transporte público coletivo em trechos das vias Pe. Ibiapina, Pedro Pereira, Pe. Mororó, Castro e Silva, Imperador, Tristão Gonçalves e Duque de Caxias. A medida cumpre a Lei da Mobilidade Urbana e objetiva aumentar a velocidade operacional dos ônibus e vans bem como reduzir o tempo de deslocamento dos usuários.

Somente na Av. Imperador, as duas faixas da direita serão preferenciais para o transporte público coletivo, além de táxi e transporte escolar. Nas demais vias, somente uma faixa, a da direita, será destinada à circulação preferencial destes veículos. Mais de 200 mil passageiros serão beneficiados com o serviço.

As faixas preferenciais, que funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas; e aos sábados, de 5 às 16 horas, estarão separadas das demais através de uma linha de cor azul. Ao longo da via, as faixas poderão ficar seccionadas, permitindo a transposição dos ônibus e dos demais veículos.

Demais veículos:

Os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita. Na Av. Imperador, os motoristas só poderão sair das faixas da esquerda para as da direita no cruzamento com a R. Pedro Pereira, onde um semáforo já existente permite a transposição de faixa.

Inicialmente, haverá abordagem educativa e posteriormente fiscalização efetiva, com penalidades tanto para os veículos que invadirem a via preferencial quanto para os coletivos que não circularem no espaço destinado. A AMC reforça que a sinalização viária, principalmente as placas de estacionamento proibido, devem ser respeitadas.

Mudanças

No intuito de facilitar o acesso dos coletivos à Rua Pe. Ibiapina, que tem parte do trecho exclusivo para ônibus, será implantada uma faixa com extensão de 50m na Av. Bezerra de Menezes (sentido terminal – centro), garantindo a exclusividade para a realização da conversão dos ônibus. Desta forma, uma faixa da direita deixa de ser preferencial e a última, a da esquerda, ao lado do canteiro central, passa a ser exclusiva nesse trecho. Os demais veículos poderão circular livremente pelas duas faixas do meio.

Para viabilizar a implantação dos novos corredores preferenciais algumas vias também passaram a ter proibição de estacionamento. Portanto, os condutores devem ficar atentos à sinalização.

Novos corredores preferenciais:

- Av. Padre Ibiapina – (sentido Av. Bezerra de Menezes/Centro) – exclusivo entre Av. Bezerra de Menezes e R. Clarindo de Queiroz e preferencial entre a R. Clarindo de Queiroz e R. Pedro Pereira.
- R. Pedro Pereira – entre Av. Pe. Ibiapina e R. Pe. Mororó.
- R. Padre Mororó – entre R. Pedro Pereira e R. Sen. Alencar.
- R. Castro e Silva – entre R. Padre Mororó e Av. Imperador.
- Av. Tristão Gonçalves – entre R. Meton de Alencar e R. Liberato Barroso.
- Av. Imperador – entre R. Castro e Silva e Av. Duque de Caxias.
- Av. Duque de Caxias – entre Av. Imperador e R. Padre Ibiapina (sentido Centro/Av. Bezerra de Menezes).
- Av. Padre Ibiapina – (sentido Centro/Av. Bezerra de Menezes ) – entre Av. Duque de Caxias e Av. Bezerra de Menezes.

Pontos de parada

Apenas na Av. Imperador haverá mudança nos pontos de parada, que serão realocados do canteiro central para junto ao passeio. As linhas que passam nesta via foram divididas e organizadas em paradas seletivas urbanas e metropolitanas.


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960