Em Fortaleza, Faixas prioritárias do Centro começam a valer nesta segunda-feira

domingo, 16 de setembro de 2012

Depois de implantado na Avenida Bezerra de Menezes, o Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) chega ao Centro da Cidade. A partir de segunda-feira (17), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarque Municipal de Trânsito (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destinará faixas preferenciais para a utilização do transporte público coletivo em trechos das vias Pe. Ibiapina, Pedro Pereira, Pe. Mororó, Castro e Silva, Imperador, Tristão Gonçalves e Duque de Caxias. A medida cumpre a Lei da Mobilidade Urbana e objetiva aumentar a velocidade operacional dos ônibus e vans bem como reduzir o tempo de deslocamento dos usuários.

Somente na Av. Imperador, as duas faixas da direita serão preferenciais para o transporte público coletivo, além de táxi e transporte escolar. Nas demais vias, somente uma faixa, a da direita, será destinada à circulação preferencial destes veículos. Mais de 200 mil passageiros serão beneficiados com o serviço.

As faixas preferenciais, que funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas; e aos sábados, de 5 às 16 horas, estarão separadas das demais através de uma linha de cor azul. Ao longo da via, as faixas poderão ficar seccionadas, permitindo a transposição dos ônibus e dos demais veículos.

Demais veículos:

Os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita. Na Av. Imperador, os motoristas só poderão sair das faixas da esquerda para as da direita no cruzamento com a R. Pedro Pereira, onde um semáforo já existente permite a transposição de faixa.

Inicialmente, haverá abordagem educativa e posteriormente fiscalização efetiva, com penalidades tanto para os veículos que invadirem a via preferencial quanto para os coletivos que não circularem no espaço destinado. A AMC reforça que a sinalização viária, principalmente as placas de estacionamento proibido, devem ser respeitadas.

Mudanças

No intuito de facilitar o acesso dos coletivos à Rua Pe. Ibiapina, que tem parte do trecho exclusivo para ônibus, será implantada uma faixa com extensão de 50m na Av. Bezerra de Menezes (sentido terminal – centro), garantindo a exclusividade para a realização da conversão dos ônibus. Desta forma, uma faixa da direita deixa de ser preferencial e a última, a da esquerda, ao lado do canteiro central, passa a ser exclusiva nesse trecho. Os demais veículos poderão circular livremente pelas duas faixas do meio.

Para viabilizar a implantação dos novos corredores preferenciais algumas vias também passaram a ter proibição de estacionamento. Portanto, os condutores devem ficar atentos à sinalização.

Novos corredores preferenciais:

- Av. Padre Ibiapina – (sentido Av. Bezerra de Menezes/Centro) – exclusivo entre Av. Bezerra de Menezes e R. Clarindo de Queiroz e preferencial entre a R. Clarindo de Queiroz e R. Pedro Pereira.
- R. Pedro Pereira – entre Av. Pe. Ibiapina e R. Pe. Mororó.
- R. Padre Mororó – entre R. Pedro Pereira e R. Sen. Alencar.
- R. Castro e Silva – entre R. Padre Mororó e Av. Imperador.
- Av. Tristão Gonçalves – entre R. Meton de Alencar e R. Liberato Barroso.
- Av. Imperador – entre R. Castro e Silva e Av. Duque de Caxias.
- Av. Duque de Caxias – entre Av. Imperador e R. Padre Ibiapina (sentido Centro/Av. Bezerra de Menezes).
- Av. Padre Ibiapina – (sentido Centro/Av. Bezerra de Menezes ) – entre Av. Duque de Caxias e Av. Bezerra de Menezes.

Pontos de parada

Apenas na Av. Imperador haverá mudança nos pontos de parada, que serão realocados do canteiro central para junto ao passeio. As linhas que passam nesta via foram divididas e organizadas em paradas seletivas urbanas e metropolitanas.


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960