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No Recife, Protesto surte efeito e CTTU não retira ciclofaixa na Estrada do Arraial

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O protesto realizado por ciclistas na noite de terça-feira (4) e na madrugada desta quarta-feira (5) contra a retirada da ciclofaixa da Estrada do Arraial, na Tamarineira, Zona Norte do Recife, surtiu o efeito desejado para o grupo. Após o ato de parte dos moradores da localidade, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou, na manhã desta quarta-feita (5),  que a ciclofaixa não foi retirada nesta madrugada, como estava previsto.  Não existe uma nova data para que ela seja retirada.

Pelo menos 42 ciclistas participaram da manifestação denominada "Ocupe Arraial". Com a vitória da participantes do protesto, os 350 metros que compõem a ciclofaixa serão mantidos. Durante o ato, técnicos da CTTU passaram pelo local algumas vezes, mas não pararam nem realizaram abordagens. A polícia militar esteve no local, mas não precisou intervir.

A publicitária Tandra Burgos, moradora da área, era uma das participantes do protesto. "Tenho um filho de 15 anos que pretendia ir para o colégio de bicicleta. Já tínhamos feito o percurso juntos, mas agora, sem a faixa para ciclistas, não confio mais", declarou.

Para o participante do protesto, Mauro Neves, a retirada da ciclofaixa seria considerada um retrocesso. "Isso seria simplesmente um absurdo. Ficamos indignados. O retirada da ciclofaixa não vai impedir a circulação de bicicletas na região, pelo contrário, só irá tornar mais perigoso", comentou.

Durante o protesto, os manifestantes ameaçaram pintar uma nova ciclofaixa na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, que não tem área exclusiva para ciclistas.

Fonte: JC Online

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Cidade de Taboão da Serra ganha 10 novos ônibus

Mais 10 ônibus compõem a frota municipal de Taboão da Serra, da Viação Pirajuçara. A linha Circular e Intermunicipal agora conta com ônibus adaptados e menos poluentes, pois são movidos a biodiesel. Os novos ônibus foram apresentados no último sábado. 

Outra novidade é o itinerário ‘Parque das Hortênsias- Metrô Campo Limpo’ que começam a circular a partir do dia 15 de setembro. “Essa nova linha que está sendo implantada vai começar com apenas cinco ônibus, mas já farão a diferença porque ajudará a desafogar o fluxo de pessoas nos ônibus como Pinheiros e Clínicas, sem contar que a nova linha passará por dentro do município. Passará pela Kizaemon Takeuti, Pelo Shopping Taboão e pelo centro da cidade”, disse ao Portal O Taboanense, o secretário de Transporte e Mobilidade de Taboão da Serra, Zoroastro Júnior.

Foto: Ricardo Vaz
Os veículos são do modelo Mercedes geração 5, que são mais silenciosos e poluem menos. Com esse novo motor e o biodiesel, a taxa de poluição causada pelos ônibus em Taboão da Serra será quase zero.  Acredita-se que dentro de 30 dias, mais 10 novos ônibus serão entregues na cidade.

Para ter acesso as informações sobre o itinerário de todas as linhas municipais, acesse o site da prefeitura www.taboaodaserra.sp.gov.br.   

Informações: O Taboanense

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Cidade de Niterói terá ônibus com designer inovador

Chegou em Niterói nessa última semana, o primeiro veículo de piso-baixo da cidade. No novo sistema de transportes da cidade, foi prometida a substituição da frota por veículos de piso-baixo. Então nessa emana chegou para atuar pelo Consórcio TransNit. Trata-se da Auto Ônibus Brasília que adquiriu um Caio, Millenium BRT, Mercedes Benz O-500U; no novo padrão de pintura da cidade.

Informações: Ônibus em Foco

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Em São Paulo, Expresso Tiradentes tem aprovação de 81% dos usuários

Dominante em Curitiba, o uso do BRT em São Paulo não chega nem perto de fazer cosquinha no metrô: os 9,7 quilômetros do primeiro transportam 81 mil pessoas diariamente, segundo a SPTrans, enquanto os 74 quilômetros do transporte subterrâneo dão conta de 4,5 milhões de viagens todos os dias. 

Mas quando se trata de avaliação, o único corredor BRT da cidade se sai até melhor. Na última pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 81% dos passageiros acham o Expresso Tiradentes excelente ou bom, índice que cai para 74% no metrô. Os ônibus convencionais ficaram com 40%.

O tempo de viagem entre o Terminal Sacomã e o Parque Dom Pedro II foi enormemente encurtado: caiu de 70 para 14 minutos, segundo a SPTrans.

Em relação ao BRT “ideal”, o Expresso Tiradente perde apenas porque foi construído em via elevada. “Deveria ser na (altura da) rua, porque tem vantagem do ponto de vista da acessibilidade. Mas em relação a velocidade, o benefício foi plenamente atingido”, afirma Otávio Cunha, da NTU.

Fonte: Veja Abril

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No BRT Transoeste já conta com 90% de aprovação dos usuários

Como diz a máxima, quem ri por último, ri melhor. Quando se trata de BRT, o Rio de Janeiro pode ter chegado atrasado, mas saiu na frente na nova leva de munícipios onde o sistema está sendo implantado por causa da Copa. O Transoeste foi inaugurado em junho.

O Rio segue as regras dos BRTs, a mais importante delas sendo as vias com ultrapassagem, que permitem a existência de linhas expressas e semiexpressas. Quem quer ir de uma ponta a outra o pode fazer sem demoras.
Em pesquisa realizada pelo Instituto Mapear, a aprovação chegou a 90%, resultado de quem demorava até 2h30 no trajeto entre Santa Cruz e Barra da Tijuca e agora o faz em 40 minutos.

Dentro dos ônibus articulados, uma gravação informa a próxima estação de parada, como em metrôs. Os GPS nos ônibus permitem que se saiba quando chegarão às estações, como em outros BRTs desta galeria. Mas o governo precisará resolver os atropelamentos, que têm sido constantes.

Na capital carioca, mais três corredores estão em construção para serem inaugurados até o Mundial de 2014 e as Olimpíadas.

Fonte: Veja Abril

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Sistema BRT chega a rivalizar com o metrô onde este existe

Como criação tipicamente brasileira, é estranho que tão poucas cidades do país – dá para contar nos dedos das mãos – tenham aderido ao BRT, o chamado Bus Rapid Transit, uma solução de transporte público inventada em Curitiba há quase 40 anos.

Quando criou o BRT, em 1974, o então prefeito da cidade, o arquiteto Jaime Lerner, provavelmente não imaginava que, décadas depois, 130 cidades do mundo estariam utilizando o sistema ou uma variação muito próxima dele, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

De maneira sintetizada, o BRT tenta colocar na superfície o que o metrô faz abaixo dela: regularidade, rapidez e conforto. Para isso, exige – em um plano ideal – faixas segregadas dos carros; paradas de ônibus que são como estações, com pagamento antecipado; pelo menos duas faixas para permitir ultrapassagens entre os ônibus; e coletivos articulados, que chegam a transportar até 270 pessoas, com controle mais estrito dos horários.

Embora com capacidade pouco inferior ao metrô, são tidos também como transporte coletivo de massa. 

O resultado é que, seja em São Paulo, no Rio ou Goiânia (onde são limitados, mas existem), os BRTs são muito melhor avaliados que os ônibus convencionais – tidos muitas vezes como um transporte sucateado, lento e desconfortável – e chegam a rivalizar com o metrô onde este existe. 

Clique nas imagens para conhecer as cidades brasileira que acordaram, antes da outras, para o papel do BRT na mobilidade urbana, embora a participação destes ainda seja pequena.

Trinta e oito anos após ser inventado, com uma Copa e Olimpíadas batendo às portas, o Brasil corre para recuperar o tempo perdido. Das 12 cidades do mundial de 2014, nove estão com projetos ou obras engatilhadas, segundo a NTU. 

Fonte: Veja Abril

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Cidade de Uberlândia é a única cidade com menos de um milhão de habitantes com BRT


Única cidade com menos de um milhão de habitantes com BRT, a mineira Uberlândia, com pouco mais de 600 mil pessoas, tem um corredor de 7,5 quilômetros na Avenida João Naves de Ávila há seis anos.

Levando o preceito de ser na superfície o que o metrô é abaixo da terra, até mesmo shopping em uma das estações o BRT de Uberlândia tem, o que deve soar familiar para moradores de São Paulo.


A imagem ao lado mostra uma das vantagens do sistema: a acessibilidade. Deficientes físicos adentram o coletivo tão rápido quanto os demais passageiros, já que as estações são elevadas. 

O corredor deu tão certo que o governo já tem mais quatro projetos aguardando verba do governo federal.

Fonte: Veja Abril

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Eixo Anhanguera em Goiânia Sistema BRT dará lugar a um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

Nenhuma cidade entendeu tão rápido quanto Goiânia que o sistema projetado em Curitiba era uma maneira eficaz de transporte público de massa. Dois anos depois, o conceito de Jaime Lerner foi inaugurado em Goiânia, na Avenida Anhanguera.

Na imagem, ônibus da nova frota comprada no ano passado.

Apesar do pioneirismo (na reprodução), os 13,5 quilômetros do Eixo Anhanguera em Goiânia tem data para sumir do mapa: o BRT dará lugar a um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que tem que estar operacional até 2014. Mas não é que a cidade desistiu dos ônibus eficientes - outro corredor BRT será construído no eixo norte-sul da capital goiana.
O caso de Goiânia ilustra a importância em implementar o BRT de maneira completa. Segundo a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia, o acúmulo de ônibus nas paradas – onde não há ultrapassagem e com um movimento que só aumentou nas últimas décadas - acaba limitando a velocidade média do corredor, que já foi melhor. Hoje é de 17km/h. O VLT poderá atingir um pouco mais: 24km/h. 

Fonte: Veja Abril

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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