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Salvador é a 3ª cidade onde mais se perde tempo para chegar ao trabalho

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Se São Paulo há muito tempo é campeã de engarrafamento, Salvador está se empenhando em roubar o posto. Diariamente, 199.306 pessoas que trabalham fora de casa demoram mais de uma hora no trânsito para chegar ao trabalho, de acordo com uma amostra do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número representa 22,03% dos trabalhadores da capital baiana. Salvador perde apenas para São Paulo (31,03%) e Rio de Janeiro (25,34%), que têm cerca do dobro de extensão territorial e têm metrô na rede de transporte público.

“No entanto, essas capitais têm até três vezes o tamanho e a população de Salvador. Na proporção essas metrópoles estão em melhor condições que a nossa”, opina o doutor em planejamento de transportes Juan Pedro Moreno.
Na pele
A verdadeira maratona do garçom Adenilson de Oliveira, 51, é um exemplo entre os 200 mil soteropolitanos que perdem mais de uma hora no trânsito a caminho do trabalho. Tudo começa às 4h30, quando ele acorda em Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário, para tomar banho e se arrumar. Às 6h tem que estar no ponto de ônibus. Para tornar a jornada ainda mais cansativa, ele anda 20 minutos até chegar ao ponto.

Pronto. Quando consegue entrar no ônibus - porque muitas vezes ele só passa pela catraca já no bairro da Graça -  viaja em pé por duas horas até chegar na Barra, onde trabalha. O que ele faz todo esse tempo? “São 18 anos nessa vida, passando sufoco. Tem dias em que o ônibus é tão cheio que a gente fica na ponta dos pés. Mas, às vezes, leio o CORREIO, que pego quando passa em Plataforma. Lá, por causa da sinaleira do Luso, é o maior engarrafamento", relata.

A publicitária Ana Carolina Miranda, 27, diz que sua vida é na Estação. “De casa, em Águas Claras, até chegar na Estação Pirajá levo entre 30 minutos e uma hora. Eu faria esse percurso em 15 minutos, se não fosse o engarrafamento”, afirma. Da estação até o Comércio, onde trabalha, o trajeto dura mais uma hora e meia. A conta fica difícil de fechar quando se pensa no horário em que Ana Carolina deve bater o ponto: 7h. “Eu tenho que acordar umas 4h”.

Depois de cinco dias nessa luta, Ana Carolina não quer mais ver ônibus no final de semana. “Eu deixo de sair à noite, abro mão do lazer para ficar em casa”, lamenta a jovem, lembrando também o fatídico dia em que desistiu de ir a um compromisso após passar 1h30 esperando um ônibus. Em Águas Claras, a professora Sandra Castro, 37, é mais uma refém do único sistema de transporte público da cidade. Ela tem dia certo para tomar bronca na escola onde trabalha: segundas e sextas-feiras. “As pessoas já sabem do engarrafamento. Na escola tem condução e os meninos chegam atrasados, mas os professores não podem atrasar. Nestes dias específicos chego às 9h, uma hora depois do que deveria chegar", conta.  A volta para casa é ainda pior. "Saindo às 17h, só chego em casa às 19h30. Mesmo quando consigo uma carona, levo pelo menos 1h30. Por mais que a gente saia mais cedo, acaba ficando preso na ladeira de Águas Claras", diz.
Críticas
Para  o especialista Juan Pedro Moreno, o resultado da amostra do Censo não é uma surpresa. Ele diz que Salvador é a única grande metrópole brasileira sem um sistema de integração de transportes públicos diversos e 98% das viagens realizadas dentro da cidade estão condicionadas aos ônibus. “Com isso o sistema fica sobrecarregado e insuficiente para atender a demanda. Além disso, as rotas de ônibus não são bem preparadas e acabam levando mais tempo para serem percorridas. Elas são sinuosas, dão inúmeras voltas na cidade”.

Com o sistema precário, o professor diz que a população acaba optando pelos veículos particulares, o que resulta em mais congestionamentos. "Há pelo menos 30 anos não se faz obras para melhorar as vias da cidade. Salvador cresceu, a demanda e o número de veículos aumentou muito e nada foi feito para se adequar à nova realidade. Nem mesmo intervenções mais simples como rotatórias, faixas exclusivas ou intercâmbios viários não foram feitos. A mais recente obra é a via expressa e ainda assim não está terminada", afirma.

O coordenador de Disseminação de informação do IBGE, Joilson Rodrigues Souza, diz que se o sistema de transporte público em Salvador não sofrer as adequações necessárias em breve o tempo médio que a população precisa para se deslocar para o trabalho crescerá acentuadamente. "Se não houver melhora as pessoas continuarão tendo o veículo particular como prioridade. E quem não puder fazer essa opção enfrentará um transporte público cada dia mais lento, precário e inchado", alerta.

Os resultados em Belo Horizonte e Fortaleza, onde 16,55% e 12,7% das pessoas respectivamente, levam mais tempo para conseguir chegar ao trabalho, revelam, segundo o especialista, a importância de investimento. “Eles planejaram e investiram na qualidade dos meios de transporte, na diversidade de opções e sobretudo na racionalidade das rotas”.
Incertezas do metrô
Se o soteropolitano depender do metrô para diminuir o tempo que gasta para ir ao trabalho vai chegar ao serviço atrasado. Com inúmeros prazos estendidos e mais de 10 anos em construção, o primeiro trecho do metrô, que liga Estação Acesso Norte (Rótula do Abacaxi) até a Estação da Lapa, mais uma vez sofre por causa da falta de recursos.

Em visita a Salvador, a ministra das Cidades, Miriam Belchior, condicionou a liberação de mais verbas à conclusão do metrô da Paralela, cujas obras não foram nem licitadas. Além disso, o próprio governador Jaques Wagner já admitiu que a linha da Paralela não ficará pronta a tempo da Copa do Mundo de 2014.

Para que o tramo 1 do metrô finalmente comece a funcionar, a prefeitura terá de desembolsar R$ 51,8 milhões. Segundo o secretário Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), José Matos, serão necessários R$ 14 milhões para compra de equipamentos para o pátio de manutenção dos trens, R$ 4,8 milhões para adquirir o sistema de catracas e bilheterias e R$ 33 milhões para custear o funcionamento do metrô, que vai operar gratuitamente nos seis primeiros meses.

 “Acho que houve uma falha de comunicação. Em momento algum, o Ministério das Cidades discordou do que estava sendo executado. Mas, agora, exige o envio de um plano de integração tarifária da linha 1 e 2 (Paralela). Como não podemos mais esperar e isso leva tempo, a prefeitura vai pagar a conta”.

Matos  não diz de onde a prefeitura, que passa por uma grave crise financeira, vai tirar o dinheiro. “O prefeito João Henrique está se reunindo com a Secretaria Municipal da Fazenda para decidir de onde sairão os recursos”, resumiu.
Com a verba, Matos afirma que, até 10 de maio será feita a licitação para escolher a empresa que vai operar o metrô na fase da gratuidade, já a partir de agosto. O estacionamento  também não está pronto, mas ele diz que até junho será licitado.

Já em relação ao tramo 2, que liga o Acesso Norte à Estação Pirajá, o secretário explica  que 27% da obra está concluída. Para o andamento das obras desse tramo, Matos afirma que é necessário um acordo entre governo e prefeitura.
“O consórcio Metrosal reincidiu o contrato por achar que não era mais interessante para a empresa. Como terá que ser feita uma nova licitação será mais proveitoso incorporá-la à licitação do metrô da Paralela”. Até decidirem o que será feito, a obra continua parada.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) não se manifestou sobre prazos para início das obras do metrô na Paralela  e nem informou se o Estado pretende incorporar a licitação do metrô da Paralela à linha do Acesso Norte à Pirajá, como quer a prefeitura.

Fonte: Correio do Povo


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Metrô do Recife vai receber 15 novos trens até junho de 2014, primeiro chega em dezembro


Superlotado, assim podemos definir a situação atual do metrô nos horários de pico, o metrô do Recife vem perdendo a cada ano seu charme e o mais importante, a comodidade e eficiência. Usar o metrô em seu inicio (1985) parecia um convite a um passeio confortável e agradável, mas com o passar dos tempos, a população cresceu e o metrô não acompanhou este crescimento, resultando no caos nas horas de pico. Hoje o Metrô transporta quase 300 mil pessoas por dia e com a chegada dos novos trens somando a novos terminais integrados fará com que este número aumente ainda mais.

Recentemente o metrô entrou em greve por mais de 30 dias.

Em 1998, o metrô do Recife deu os primeiros passos para expansão, com o inicio da construção da Linha Sul, com partida no Terminal Recife até Cajueiro Seco, esta expansão sofreu vários atrasos e só foi completada em 2010.

Com o criação da linha sul, o metrô do Recife teve um aumento de mais 14 km de transporte sobre trilhos, totalizando 71 km somando o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) recém implantado e o Trem a diesel.

Somando a isso, A CBTU-Metrorec adquiriu 15 (quinze) novos trens, que estão sendo produzidos. Até dezembro deste ano chegará o primeiro a Pernambuco e o último até junho de 2014. Eles irão somar com os outros 25 trens da frota atual, o que ao todo dará 40 trens na linha Centro e na linha Sul. E a empresa responsável pela fabricação dos trens é a CAF (espanhola), mas estão sendo montados em São Paulo.

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Fortaleza: Tempo de viagem diminui 15 minutos com novo corredor de ônibus

domingo, 19 de agosto de 2012

“Quem está reclamando disso aqui é porque não anda de ônibus.” A fala de Luiz Gonzaga Rodrigues, 68 anos, funcionário de um estacionamento, reflete bem o ganho do usuário de transporte público com o funcionamento do Serviço Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês Bus Rapid Service).

Luiz e milhares de outras pessoas que se deslocam de ônibus, van ou táxi todos os dias pela avenida Bezerra de Menezes ganharam alguns preciosos minutos diários desde que o BRS entrou em atividade.
 
A equipe do O POVO decidiu testar o novo sistema e trafegar, de ônibus, do terminal Antônio Bezerra, no bairro de mesmo nome, até o fim da avenida Bezerra de Menezes, nas proximidades do Centro. A linha escolhida para percorrer os cinco quilômetros do trajeto foi a 086 - Antônio Bezerra/Santos Dumont.

Nos dois dias, o caminho foi feito no horário de pico da manhã, das 7h às 8 horas. Na sexta-feira, 10, faltavam três dias para o BRS ser implantado. Descemos, o repórter fotográfico Mauri Melo e eu, no último ponto da avenida, 40 minutos depois de termos pegado o ônibus no terminal. Uma semana depois, o mesmo caminho foi feito com 15 minutos de vantagem.
 
No trajeto do dia 10, engarrafamentos foram constantes nas quatro faixas em direção ao Centro. E, para piorar, não era nada difícil encontrar irregularidades cometidas por motoristas de carros de passeio. Apesar da presença de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e de funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) em cada canto da avenida, havia carros parados, com o pisca-alerta ligado, sem problemas no veículo. Eram motoristas que usavam o recurso apenas enquanto compravam um medicamento nas farmácias ou esperavam abrir vagas no estacionamento. “Ninguém tem respeito por ninguém”, dizia a empregada doméstica Erineuda Sousa.
 
Nesse trajeto, percebi descrença de algumas pessoas quanto à funcionalidade do BRS. “É porque não informam nada a gente. Parece que vai ter umas mudanças na parada, né? Não sei ainda como vai ser”, contava a auxiliar de enfermagem Isabel Braga, 56. Apesar disso, afirmava ela, “se der certo mesmo, vai ser muito bom pra gente que anda de ônibus. Era bom se fosse na cidade toda”, sugeria.
 
Com BRS
Após o funcionamento do BRS, a faixa preferencial parecia a de toda via nas tardes de sábado. Trânsito de ônibus fluía tranquilamente e, de certa forma, livre, apesar de alguns desrespeitos. Vez ou outra, alguns motoristas mais “espertos” realizavam ultrapassagem pela direita e até pegavam o caminho do ônibus, sem convergir à direita nos 100 metros seguintes. O espaço é o permitido pela AMC no caso de estacionar ou dobrar à direita. O motorista do coletivo Aldenilo Sousa, 26, falava estar chegando aos terminais bem mais rápido que anteriormente, adiantado até. “Com o tempo, não é possível que esses motoristas não respeitem”, falava.

Enquanto o ônibus transitava na faixa de preferência, uma fila de carros se fazia à esquerda da avenida. O percurso do segundo dia de experiência durou 25 minutos. E, apesar de ter saído alguns instantes na frente, o carro do O POVO chegou ao ponto final da jornada minutos depois do ônibus.

 
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Sistema Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês) funciona na avenida Bezerra de Menezes desde a última segunda, 13. O sistema destina duas faixas prioritárias ao transporte público de ônibus, vans e táxis com passageiros.

Saiba mais

A partir de segunda, 20, a faixa preferencial da avenida Bezerra de Menezes também vai permitir a circulação de táxi sem passageiro e de transporte escolar.
 
A avenida Bezerra de Menezes possui o trecho pelo qual mais passam carros em Fortaleza. Segundo dados da AMC, nos cruzamentos da avenida com a rua coronel Mozart Gondim trafegam 41.239 por dia.
 
Um total de 16 agentes da AMC e 216 da Etufor percorrem toda a avenida Bezerra de Menezes. A previsão é que orientem os motoristas até o fim da próxima semana.
 
Na segunda-feira haverá uma reunião na AMC para definir qual dia começará a ser cobrada e o valor da multa por desrespeito à faixa preferencial.

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Com automatização de trens, Metrô DF espera que tempo entre vagões diminua

Dos 32 trens que circulam no Distrito Federal, 28 já foram modernizados e utilizam um novo sistema totalmente automático, de acordo com o Metrô-DF. A atualização garantirá um controle direto da velocidade pela Central de Operações do Metrô. Com o novo modelo, espera-se que os trens sejam operados de forma mais precisa, e que o tempo entre os vagões seja reduzido de três minutos e 45 segundos para dois minutos e 40 segundos - o que diminuiria a espera dos passageiros. A previsão é de que até o início do próximo ano todo o sistema metroviário do Distrito Federal esteja totalmente automatizado.

Segundo a diretora-presidenta do Metrô-DF, Ivelise Longhi, com o controle automatizado, a Central de Operações poderá reduzir de forma mais segura o espaço de tempo entre os vagões. “Com o tempo entre um vagão e outro diminuído, será possível ter mais trens passando na estação em menor prazo. Mas será um conjunto de fatores que ajudará a melhorar a situação”, afirmou Longhi.

Os 45 km de trilhos que percorrem o Distrito Federal também deverão ser renovados. A construção de uma nova subestação de energia em Águas Claras até dezembro deste ano também integrará o plano de automatização do metrô, e garantirá energia extra para o funcionamento do transporte. Atualmente, o sistema da capital é semiautomático, e depende do piloto para reduzir ou aumentar a velocidade em cada vagão.

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Em Manaus, Cai o número de usuários dos ônibus executivos

Com a queda de 60% no número de passageiros do transporte executivo após o aumento da tarifa para R$ 4,20 e mudança de rota no Centro de Manaus, muitos proprietários de micro-ônibus estão colocando os veículos à venda.

Para o motorista Francisco Bezerra, da Cooperativa dos Condutores Profissionais Autônomos de Manaus (Coocpam), que roda pela cidade anunciando a venda de um micro-ônibus, a situação é preocupante. Ele contou que dispensou o cobrador recentemente por não ter condições de pagá-lo. “Antes meu faturamento diário chegava a R$ 1 mil, hoje não consigo fazer nem R$ 300 para pagar o cobrador, custear as despesas do diesel e alimentação”, disse.

Sobre a concessão do veículo junto à Coocpam, que permite que o cooperado possa circular pela cidade, Bezerra afirmou que fará uma espécie de transferência de documentos para o futuro comprador do veículo. “Se ele não quiser utilizar o micro-ônibus para fazer outros serviços posso, sim, disponibilizar a minha concessão para que ele  continue atuando com o transporte coletivo”, garantiu.

Segundo o  presidente da Cooperativa dos Permissionários dos Transportes Alternativos e Executivos do Estado do Amazonas (Coopermo), Julio Mendes, a permanência da proibição dos micro-ônibus no Centro por parte da Prefeitura está gerando desespero aos motoristas das 15 cooperativas que atuam na capital.

“Muitos motoristas estão com prestações atrasadas junto ao banco e temem, por atos administrativos junto ao financiamento, que podem levar até a tomada do veículo. “Estamos trabalhando em grupo para sobreviver porque, no momento, muitos estão sem condições de sustentar a própria família”, ressaltou.

Atualmente, o sistema de transporte executivo possui 265 micro-ônibus, em 37 rotas que trafegam em todas as zonas de Manaus.

De acordo com o superintendente do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Wesley Aguiar, um levantamento  feito com base em estudos encomendados pela Prefeitura de Manaus mostrou que, apenas, 5% do total da frota convencional deveria fazer rotas em Manaus, o que seria, hoje, em torno de 80 micro-ônibus executivos.

A SMTU afirma que a  queda de passageiros está ligada ao ‘inchaço’ do sistema e à renovação da frota dos ônibus convencionais.
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Prefeitura admite atraso na licitação do metrô curitibano

Medida provisória (MP) editada pelo governo federal em 7 de agosto deve atrasar a abertura da licitação para o metrô curitibano, inicialmente prevista para este mês. A MP altera as regras gerais para a licitação e contratação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil. Segundo a prefeitura, isso implica alteração de prazos para adaptação do documento de licitação do metrô às novas regras. Não há nova previsão de quando a licitação deve ser lançada.

A MP determina que o modo de pagamento do poder público ao parceiro privado vencedor da licitação seja por etapa de obra entregue. Além do dinheiro da iniciativa privada, há previsão de aportes dos governos estadual (R$ 300 milhões) e federal (R$ 1 bilhão) para o metrô de Curitiba. Além disso, sobre os recursos públicos investidos no metrô, não haverá incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o PIS/PASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do Imposto de Renda.

Mesmo com a prefeitura admitindo a possibilidade de atrasos, a secretária municipal da Administração, Dinorah Nogara, analisa como positiva a mudança de regras. “A medida do governo federal amplia a disputa no processo licitatório. Isso abre o leque para a participação de mais empresas e gera mais empregos”, disse a secretária, em nota.

A prefeitura afirma que, de acordo com as regras anteriores, um número de empresas muito reduzido poderia entrar na licitação, já que seria necessário um comprometimento imediato de R$ 2,331 bilhões – estimativa de custo para os 14 quilômetros do metrô em Curitiba.

Atendendo à necessidade de readequação, o prefeito Luciano Ducci enviou nesta quinta-feira (16) para a Câmara de Vereadores a Lei do Metrô. Os ajustes no edital de licitação serão apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para posterior votação.

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Em Pelotas, Bilhetagem eletrônica no transporte coletivo integrado é implantada

O prefeito Fetter assinou decreto nesta quarta-feira (15) ratificando a implantação, operação e manutenção integral do Sistema de Bilhetagem Eletrônica –SBE, que deverá promover, de forma gradual, o sistema integrado de transporte coletivo urbano municipal.

O sistema vai aumentar a mobilidade dos usuários, com a integração físico-tarifária para os trabalhadores e autônomos que utilizem o Vale Transporte eletrônico, além do já aplicado à passagem estudantil (vale escolar). Com isso, será possível a integração dos sistemas, com recarga embarcada, compra de crédito via internet e demais aproveitamentos do cartão eletrônico, para uso diário do sistema pelo usuário, o qual deverá estar completamente efetivado e com o início da operação total até o dia 31 de agosto de 2012.

No mesmo decreto, de nº 5.563, o prefeito determina a prorrogação para cadastramento, por 30(trinta) dias, para as pessoas com idade igual ou superior a 60(sessenta) anos, sendo que até o dia 24 de agosto do corrente, continuará na forma atual e, a partir do dia 27 de agosto do corrente ano, este procedimento será realizado somente na Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito. Por outro lado, o cadastramento das empresas que irão adquirir os vales transportes deverá ser feito a partir de 24 de setembro, e a comercialização a partir de 24 de outubro.

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No Recife, Corredor Leste-Oeste começa a ficar de cara nova

Uma nova cara para a Zona Oeste do Recife. Organizada, verde, com calçadas recuperadas, ciclovia e transporte público eficiente, ligando rapidamente a região ao Centro da capital. Essa é a proposta do novo Corredor Leste-Oeste, uma requalificação e ampliação da via expressa implantada há quatro anos pela Prefeitura do Recife e que o governo do Estado vem executando desde o início do ano. A ideia é dar uma repaginada especialmente na Avenida Caxangá, eixo principal do corredor, oferecendo transporte público de qualidade. Um sistema operado por BRTs (Bus Rapid Transit), com alta capacidade de transporte, estações climatizadas, que oferecem embarque no mesmo nível e pagamento antecipado das passagens.
Foto: Marcos Pastich/JC Imagem

A requalificação do Corredor Leste-Oeste vem sendo anunciada há mais de um ano, mas o governo ainda não tinha detalhado o projeto. Como afirma o secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, o corredor pretende mudar a face do transporte público na Zona Oeste da capital. Não significará apenas a substituição de paradas de ônibus e a recuperação do pavimento. “É um projeto com obras de infraestrutura, como a construção de um túnel e dois viadutos. São intervenções que vão proporcionar aumento da velocidade comercial do sistema, operado por ônibus articulados e com ar-condicionado. Haverá ganho de 30 minutos no tempo de viagem do passageiro que hoje entra no ônibus em Camaragibe e quer chegar ao Derby”, explica Flávio Figueiredo.

Inicialmente, o novo Corredor Leste-Oeste terá 12,3 quilômetros de extensão, entre o Derby, na área central do Recife, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe, na Região Metropolitana. Serão 22 estações ao longo do percurso. No Derby, será instalada uma estação central com 70 metros de extensão. O corredor seguirá pela Rua Benfica, mas diferentemente da estrutura oferecida atualmente, quando apenas os coletivos que trafegam no sentido Centro-subúrbio usam a faixa exclusiva. Um túnel será construído na Rua Real da Torre para eliminar o cruzamento com a Avenida Caxangá.

Dois viadutos também serão erguidos, um deles exclusivamente para ônibus, na altura da Rua Bom Pastor, no bairro da Iputinga. O segundo ficará nas imediações da UPA do bairro da Caxangá. Dois terminais integrados irão compor o projeto, somando-se aos TIs de Camaragibe e da Caxangá, já em operação. Juntos, terão capacidade para 64 mil passageiros por dia. Além do transporte público, os planos do governo do Estado são de dar uma repaginada em boa parte do Leste-Oeste. Dos 12,3 quilômetros iniciais, oito receberão projeto urbanístico prevendo a requalificação das calçadas e a implantação de uma ciclovia bidirecional.

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