Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Com automatização de trens, Metrô DF espera que tempo entre vagões diminua

domingo, 19 de agosto de 2012

Dos 32 trens que circulam no Distrito Federal, 28 já foram modernizados e utilizam um novo sistema totalmente automático, de acordo com o Metrô-DF. A atualização garantirá um controle direto da velocidade pela Central de Operações do Metrô. Com o novo modelo, espera-se que os trens sejam operados de forma mais precisa, e que o tempo entre os vagões seja reduzido de três minutos e 45 segundos para dois minutos e 40 segundos - o que diminuiria a espera dos passageiros. A previsão é de que até o início do próximo ano todo o sistema metroviário do Distrito Federal esteja totalmente automatizado.

Segundo a diretora-presidenta do Metrô-DF, Ivelise Longhi, com o controle automatizado, a Central de Operações poderá reduzir de forma mais segura o espaço de tempo entre os vagões. “Com o tempo entre um vagão e outro diminuído, será possível ter mais trens passando na estação em menor prazo. Mas será um conjunto de fatores que ajudará a melhorar a situação”, afirmou Longhi.

Os 45 km de trilhos que percorrem o Distrito Federal também deverão ser renovados. A construção de uma nova subestação de energia em Águas Claras até dezembro deste ano também integrará o plano de automatização do metrô, e garantirá energia extra para o funcionamento do transporte. Atualmente, o sistema da capital é semiautomático, e depende do piloto para reduzir ou aumentar a velocidade em cada vagão.

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Em Manaus, Cai o número de usuários dos ônibus executivos

Com a queda de 60% no número de passageiros do transporte executivo após o aumento da tarifa para R$ 4,20 e mudança de rota no Centro de Manaus, muitos proprietários de micro-ônibus estão colocando os veículos à venda.

Para o motorista Francisco Bezerra, da Cooperativa dos Condutores Profissionais Autônomos de Manaus (Coocpam), que roda pela cidade anunciando a venda de um micro-ônibus, a situação é preocupante. Ele contou que dispensou o cobrador recentemente por não ter condições de pagá-lo. “Antes meu faturamento diário chegava a R$ 1 mil, hoje não consigo fazer nem R$ 300 para pagar o cobrador, custear as despesas do diesel e alimentação”, disse.

Sobre a concessão do veículo junto à Coocpam, que permite que o cooperado possa circular pela cidade, Bezerra afirmou que fará uma espécie de transferência de documentos para o futuro comprador do veículo. “Se ele não quiser utilizar o micro-ônibus para fazer outros serviços posso, sim, disponibilizar a minha concessão para que ele  continue atuando com o transporte coletivo”, garantiu.

Segundo o  presidente da Cooperativa dos Permissionários dos Transportes Alternativos e Executivos do Estado do Amazonas (Coopermo), Julio Mendes, a permanência da proibição dos micro-ônibus no Centro por parte da Prefeitura está gerando desespero aos motoristas das 15 cooperativas que atuam na capital.

“Muitos motoristas estão com prestações atrasadas junto ao banco e temem, por atos administrativos junto ao financiamento, que podem levar até a tomada do veículo. “Estamos trabalhando em grupo para sobreviver porque, no momento, muitos estão sem condições de sustentar a própria família”, ressaltou.

Atualmente, o sistema de transporte executivo possui 265 micro-ônibus, em 37 rotas que trafegam em todas as zonas de Manaus.

De acordo com o superintendente do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Wesley Aguiar, um levantamento  feito com base em estudos encomendados pela Prefeitura de Manaus mostrou que, apenas, 5% do total da frota convencional deveria fazer rotas em Manaus, o que seria, hoje, em torno de 80 micro-ônibus executivos.

A SMTU afirma que a  queda de passageiros está ligada ao ‘inchaço’ do sistema e à renovação da frota dos ônibus convencionais.
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Prefeitura admite atraso na licitação do metrô curitibano

Medida provisória (MP) editada pelo governo federal em 7 de agosto deve atrasar a abertura da licitação para o metrô curitibano, inicialmente prevista para este mês. A MP altera as regras gerais para a licitação e contratação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil. Segundo a prefeitura, isso implica alteração de prazos para adaptação do documento de licitação do metrô às novas regras. Não há nova previsão de quando a licitação deve ser lançada.

A MP determina que o modo de pagamento do poder público ao parceiro privado vencedor da licitação seja por etapa de obra entregue. Além do dinheiro da iniciativa privada, há previsão de aportes dos governos estadual (R$ 300 milhões) e federal (R$ 1 bilhão) para o metrô de Curitiba. Além disso, sobre os recursos públicos investidos no metrô, não haverá incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o PIS/PASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do Imposto de Renda.

Mesmo com a prefeitura admitindo a possibilidade de atrasos, a secretária municipal da Administração, Dinorah Nogara, analisa como positiva a mudança de regras. “A medida do governo federal amplia a disputa no processo licitatório. Isso abre o leque para a participação de mais empresas e gera mais empregos”, disse a secretária, em nota.

A prefeitura afirma que, de acordo com as regras anteriores, um número de empresas muito reduzido poderia entrar na licitação, já que seria necessário um comprometimento imediato de R$ 2,331 bilhões – estimativa de custo para os 14 quilômetros do metrô em Curitiba.

Atendendo à necessidade de readequação, o prefeito Luciano Ducci enviou nesta quinta-feira (16) para a Câmara de Vereadores a Lei do Metrô. Os ajustes no edital de licitação serão apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para posterior votação.

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Em Pelotas, Bilhetagem eletrônica no transporte coletivo integrado é implantada

O prefeito Fetter assinou decreto nesta quarta-feira (15) ratificando a implantação, operação e manutenção integral do Sistema de Bilhetagem Eletrônica –SBE, que deverá promover, de forma gradual, o sistema integrado de transporte coletivo urbano municipal.

O sistema vai aumentar a mobilidade dos usuários, com a integração físico-tarifária para os trabalhadores e autônomos que utilizem o Vale Transporte eletrônico, além do já aplicado à passagem estudantil (vale escolar). Com isso, será possível a integração dos sistemas, com recarga embarcada, compra de crédito via internet e demais aproveitamentos do cartão eletrônico, para uso diário do sistema pelo usuário, o qual deverá estar completamente efetivado e com o início da operação total até o dia 31 de agosto de 2012.

No mesmo decreto, de nº 5.563, o prefeito determina a prorrogação para cadastramento, por 30(trinta) dias, para as pessoas com idade igual ou superior a 60(sessenta) anos, sendo que até o dia 24 de agosto do corrente, continuará na forma atual e, a partir do dia 27 de agosto do corrente ano, este procedimento será realizado somente na Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito. Por outro lado, o cadastramento das empresas que irão adquirir os vales transportes deverá ser feito a partir de 24 de setembro, e a comercialização a partir de 24 de outubro.

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No Recife, Corredor Leste-Oeste começa a ficar de cara nova

Uma nova cara para a Zona Oeste do Recife. Organizada, verde, com calçadas recuperadas, ciclovia e transporte público eficiente, ligando rapidamente a região ao Centro da capital. Essa é a proposta do novo Corredor Leste-Oeste, uma requalificação e ampliação da via expressa implantada há quatro anos pela Prefeitura do Recife e que o governo do Estado vem executando desde o início do ano. A ideia é dar uma repaginada especialmente na Avenida Caxangá, eixo principal do corredor, oferecendo transporte público de qualidade. Um sistema operado por BRTs (Bus Rapid Transit), com alta capacidade de transporte, estações climatizadas, que oferecem embarque no mesmo nível e pagamento antecipado das passagens.
Foto: Marcos Pastich/JC Imagem

A requalificação do Corredor Leste-Oeste vem sendo anunciada há mais de um ano, mas o governo ainda não tinha detalhado o projeto. Como afirma o secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, o corredor pretende mudar a face do transporte público na Zona Oeste da capital. Não significará apenas a substituição de paradas de ônibus e a recuperação do pavimento. “É um projeto com obras de infraestrutura, como a construção de um túnel e dois viadutos. São intervenções que vão proporcionar aumento da velocidade comercial do sistema, operado por ônibus articulados e com ar-condicionado. Haverá ganho de 30 minutos no tempo de viagem do passageiro que hoje entra no ônibus em Camaragibe e quer chegar ao Derby”, explica Flávio Figueiredo.

Inicialmente, o novo Corredor Leste-Oeste terá 12,3 quilômetros de extensão, entre o Derby, na área central do Recife, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe, na Região Metropolitana. Serão 22 estações ao longo do percurso. No Derby, será instalada uma estação central com 70 metros de extensão. O corredor seguirá pela Rua Benfica, mas diferentemente da estrutura oferecida atualmente, quando apenas os coletivos que trafegam no sentido Centro-subúrbio usam a faixa exclusiva. Um túnel será construído na Rua Real da Torre para eliminar o cruzamento com a Avenida Caxangá.

Dois viadutos também serão erguidos, um deles exclusivamente para ônibus, na altura da Rua Bom Pastor, no bairro da Iputinga. O segundo ficará nas imediações da UPA do bairro da Caxangá. Dois terminais integrados irão compor o projeto, somando-se aos TIs de Camaragibe e da Caxangá, já em operação. Juntos, terão capacidade para 64 mil passageiros por dia. Além do transporte público, os planos do governo do Estado são de dar uma repaginada em boa parte do Leste-Oeste. Dos 12,3 quilômetros iniciais, oito receberão projeto urbanístico prevendo a requalificação das calçadas e a implantação de uma ciclovia bidirecional.

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Metrô SP expõe maquete do trem do monotrilho da Linha 2- Verde

sábado, 18 de agosto de 2012

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acompanhado pelo diretor-presidente do Metrô, Peter Walker, abriu nesta quinta-feira, dia 16, a visitação à maquete do trem que circulará pelo prolongamento em monotrilho da Linha 2- Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes.

A linha está em obras sob a responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste e a previsão é que o primeiro trecho, da Estação Vila Prudente à região do bairro do Oratório, seja entregue em 2013. O trecho seguinte, até São Mateus, deve entrar em funcionamento em 2014. A chegada à Cidade Tiradentes está prevista para acontecer em 2016.

O módulo em exposição, que é uma réplica dos carros que estão sendo fabricados pela Bombardier na cidade de Hortolândia, no interior paulista, estará exposto ao lado da Estação Vila Prudente e poderá ser visitado pelos usuários do Metrô e por demais interessados, sempre de quarta a sábado, das 10 às 19 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas.


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No interior desse módulo do trem, os visitantes conhecerão o design futurista, além dos recursos tecnológicos disponíveis, como câmeras internas de vigilância eletrônica e ar-condicionado. Os trens do prolongamento em monotrilho da Linha 2- Verde terão todos os itens para garantir plena acessibilidade: sinalização em braille, mapa dinâmico da linha, sistema automático de emissão de mensagens sonoras e intercomunicador para os usuários falarem diretamente com os operadores do Centro de Controle do Metrô em caso de necessidade.

A réplica ficará exposta até o dia 30 de setembro. A visita é gratuita e no interior da maquete os visitantes terão oportunidade de assistir a um vídeo explicativo sobre o sistema monotrilho e conhecer as vantagens deste meio de transporte. No local será implantado um Posto de Informações, onde a comunidade poderá tirar dúvidas sobre o novo trecho da Linha 2-Verde.

Monotrilho de alta capacidade em operação em São Paulo

São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona Leste. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h e circular com intervalos mínimos de até 90 segundos entre as composições, segundo técnicos do Metrô e da fabricante.

Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 24,5 km e 17 estações e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. Cada trem terá capacidade para transportar mil passageiros, em média.

O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos as mais de duas horas gastas atualmente no trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes.

O monotrilho atende às práticas sustentáveis em todas as etapas de construção e é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes na atmosfera, e por rodar sobre pneus é silencioso. Com recursos de direção totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é muito mais seguro e confiável.

Sob a via elevada do monotrilho, está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população.

Metrô lança concurso cultural “Tá Pintando o Novo Metrô”

Na abertura da exposição da maquete do trem do monotrilho da Linha 2- Verde será feito o lançamento do concurso “Tá Pintando o Novo Metrô”.
Os interessados em participar do concurso poderão compartilhar suas sugestões até o dia 3 de setembro no hotsite http://www.tapintandoumnovometro.com.br/main.php e a mais votada será aplicada nos novos trens do monotrilho.

Do Metrô SP



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Em BH, CBTU anuncia compra de 10 trens e diminuição do intervalo entre as viagens no horário de maior demanda

Reduzir o intervalo entre viagens no horário de pico para três minutos. Essa será a realidade, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Belo Horizonte, assim que a frota de 25 trens que leva 215 mil passageiros todos os dias entre as estações Vilarinho, em Venda Nova, e Eldorado, em Contagem, tiver mais 10 composições. O edital que prevê a contratação de novos trens para todo o país já está pronto e deve ser publicado nos próximos dias. No entanto, o novo superintendente da CBTU em BH, Nilson Tadeu Ramos Nunes, admite que, depois da publicação, o projeto pode demorar até 43 meses, ou três anos e meio, para ser concluído. A compra prevista para Belo Horizonte está avaliada em R$ 211 milhões e, além de diminuir o intervalo no pico, pode possibilitar que mais vagões sejam acoplados às composições, aumentando a oferta de lugares para os passageiros, de acordo com a empresa.

“De imediato, a compra de carros vai aumentar a oferta em 50%. Mas a ideia é aumentar em 100%, mudando de quatro carros por trem para oito no pico. As estações já foram dimensionadas para esse tipo de operação, mas ainda serão necessários alguns ajustes”, diz Nilson Tadeu Ramos Nunes, no cargo desde o dia 3. Segundo ele, o reforço da linha 1 é a primeira ação de sua gestão, pois o gargalo de passageiros nos horários de pico é muito grande e precisa de melhorias.

Atualmente, a composição em Belo Horizonte, que serve a única linha de metrô existente na capital (Vilarinho/Eldorado), com 28 quilômetros de extensão, é composta de 25 trens. Cada trem possui quatro carros de passageiros, sendo dois motores e dois reboques. No horário de pico, segundo a CBTU, os intervalos entre as viagens variam de quatro a sete minutos. Com a aquisição das 10 composições, o tempo de espera vai cair para três minutos de intervalo entre a passagem de um trem e o próximo. Ainda será possível operar com composições maiores, que podem ser de oito carros, dobrando a oferta para os passageiros.

Usuário do metrô de segunda a sexta-feira para se deslocar até o trabalho, e eventualmente nos fins de semana, para ir até a Arena Independência, o analista de sistemas Ricardo José Ferreira Zannato, de 34 anos, espera um melhor atendimento nos horários de pico há anos. “Entrar em um dos vagões do metrô no fim da tarde é impossível, fica lotado. E o fato de ficar tão cheio também significa um calor insuportável. Precisamos de mais conforto com muita urgência”, afirma Zannato. Ele é morador do Bairro São Paulo, Nordeste de BH, trabalha na Cidade Industrial, em Contagem, na Grande BH, e por isso o transporte mais viável é o metrô. Zannato mora próximo à Estação Minas Shopping e trabalha perto da Estação Cidade Industrial. “É um sistema muito rápido, mas não é porque é mais veloz que temos que nos sujeitar a condições insalubres”, desabafa o analista de sistemas.

Plano de ação
 Há menos de um mês no cargo, Nilson Tadeu Ramos Nunes, que foi cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para exercer a nova função de superintendente da CBTU na capital, afirma que pretende implementar algumas medidas à frente do órgão. “A principal prioridade é a Linha 1 e a adequação da demanda à capacidade. Também pretendo estreitar os laços da empresa com a UFMG, por meio de duas parcerias que vão contribuir para a evolução técnica do órgão”, explica Nunes.
Segundo ele, uma das iniciativas é um programa de capacitação de profissionais, desde a base do sistema até o topo, ou dos mestres de linha até os engenheiros ferroviários. “Precisamos repor o conhecimento que sai do processo com as aposentadorias e capacitar cada vez mais todos os envolvidos. As pessoas passam nos concursos, mas, muitas vezes, não entram com a capacitação adequada, tanto no nível médio quanto no superior”, diz o superintendente.

O outro programa que ele pretende adotar em BH para se tornar um exemplo para todo o país é de desenvolvimento tecnológico na UFMG. “Somos altamente dependentes de tecnologia externa quando o assunto é o transporte metroferroviário. Temos uma universidade preparada que se encontra entre as melhores no ramo das patentes. A ideia é começar desenvolvendo pequenos componentes e evoluir para todo o sistema,” acrescenta.
Alerta para gargalos na expansão

O novo superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Belo Horizonte, Nilson Tadeu Ramos Nunes, reforça os alertas já feitos pela empresa com relação aos projetos de expansão do metrô divulgados pela Trem Metropolitano S. A. (Metrominas), empresa criada pelo governo estadual para desenvolver e implementar os novos projetos. Nunes acha muito complicada a implementação das linhas 2 (Barreiro/Calafate) e 3 (Savassi/Lagoinha) como vem sendo divulgado. Para ele, a ligação Barreiro/Calafate é um caminho que ficaria pela metade, além de jogar em um sistema que já sofre com gargalos uma demanda muito grande de passageiros vindos do Barreiro.

“O Barreiro é uma região importante e é um de nossos objetivos dentro do contexto da Linha 1. Mas ainda estamos levantando todos os projetos antigos para saber o que é viável ou não”, diz o superintendente. Ainda segundo ele, uma das possibilidades é criar um ramal que conecte a região à já existente linha 1. Sobre a conexão subterrânea prevista para ligar Savassi e Lagoinha, ele aponta problemas. “É complicado pensar nesse trecho dessa forma, por conta da manutenção. Como seriam levados os trens até o pátio do São Gabriel para reparos ou consertos?”, acrescenta o professor.

Parceria
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a Metrominas foi criada com o objetivo de ser o novo órgãos gestor do metrô na Grande BH, em parceria com a iniciativa privada. De acordo com a Setop, ficou acertado que a linha 1 será transferida do governo federal para o estadual e a operação de todo o sistema ficará a cargo da nova empresa.


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Em Salvador, Licitação do metrô da Avenida Paralela será em outubro

A consulta pública sobre a implantação do metrô na Av. Paralela foi prorrogada para o dia 20 de setembro, quando o governador Jaques Wagner pretende apresentar o projeto a investidores europeus e asiáticos, com o objetivo de ampliar a concorrência da PPP.

O lançamento da licitação está previsto agora para o final de outubro.

A empresa vencedora terá 1,5 ano para concluir a Linha 1 e implantar parte da Linha 2, que deverá ser finalizada em 3 anos. O período total da concessão é de 30 anos.

Na próxima semana serão realizadas mais duas audiências públicas, uma na segunda-feira (20/8), no Cine-Teatro de Lauro de Freitas e a outra na sexta-feira (24), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.

Nesta sexta-feira (17), o Governo do Estado promoveu a primeira audiência pública para discutir o projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Com um investimento de R$ 3,5 bilhões, o Sistema Metroviário prevê 20 estações e 36 quilômetros de extensão.


Informações: Tribuna da Bahia

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