Imagine um usuário na parada esperando um ônibus e este queima a parada, logo ele vai ao seu celular para fazer a reclamação e a mensagem diz que o número solicitado não aceita ligações pelo celular. Imaginemos agora que os orelhões na cidade estão em escassez, e que na maioria das paradas de ônibus não tem orelhão e quando tem, se não estão quebrados. Ou seja, o usuário tem que anotar o número de ordem do ônibus e o horário e a empresa, certo? Sim, mas se no momento ele não estiver com papel e caneta? Então vai ter que recorrer a memória cerebral mesmo. Parece até um absurdo essa paródia, mas é a situação enfrentada hoje pelos usários de ônibus na região metropolitana do Recife.
O que era para facilitar e consequentemente aumentar a fiscalização dos usuários, no que diz respeito as reclamações de infrações feitas pelos motoristas de ônibus e até mal atendimento dos cobradores e fiscais, tem um obstáculo, pois o principal número de atendimento ao cliente dos usuários de ônibus do Recife simplesmente não aceita ligações de celulares na qual deixam os usuários a mercê, e hoje quem é que não tem um aparelho deste no bolso? Central de relacionamento de diversas empresas inclusive das empresas de ônibus que operam no sistema aceitam, e porque o GRCT não aceita.
Muitos usuários desistem de fazer a reclamação devido a esse obstáculo, o que de fato faz com que o número de reclamações feitas pelo 0800 atual não seja um número verdadeiro, pois se as reclamações fossem também feitas pelo celular, as reclamações seriam bem maiores que as divulgadas pelo GRCT.
As empresas também com este aumento de número de reclamações iriam fiscalizar mais seus funcionários e consequentemente as infrações poderiam dimimuir, mas do jeito que está, vamos continuar vendo os absurdos e os usuários sendo prejudicados a cada parada de ônibus na cidade, não importa se é idoso ou deficiente.
Com toda esta falta de assitência ao usuário, faz com que os motoristas ignorem também os usuários, pois eles também sabem a dificuldade dos usuários em reclamar, por isso as queimas de paradas são frequentes, numa total falta de respeito para quem usa o transporte público.
Na enquete feita pelo Blog Meu Transporte, mostra que apenas 27% dos usuários reclamam sobre as infrações, e que mais de 30% não sabem a quem reclamar, ou seja, é necessário uma campanha sobre os direitos do usuário e a quem recorrer.
Resposta GRCT
Sobre a realização de chamadas para a Central de Atendimento ao Cliente via celular, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que está avaliando a possibilidade de incrementar o serviço ofertando aos usuários mais essa opção para registrar as denuncias.
Em relação às informações solicitadas sobre a Central de Atendimento ao Cliente, o Consórcio destaca que o atendimento é feito de domingo a domingo, das 7h às 19h. O Grande Recife relata, ainda, que cerca de cinco mil reclamações foram oficializadas pelo serviço no primeiro semestre de 2012. Dentre as reclamações feitas, as mais recorrentes são: falta de urbanidade (desrespeito ao usuário), não cumprimento do quadro de horário e queima de parada.
O Consórcio está à disposição para esclarecimentos através da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 081 0158.
Blog Meu Transporte