O empréstimo de R$ 320 milhões que o Estado do Pará deve receber do Japão para investimentos nas obras do BRT (Bus Rapid Transit) foi aprovado nesta terça-feira (10) no Senado Federal, em Brasília. Com a notícia o Governo do estado deve assinar até o mês de outubro deste ano, o acordo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), responsável pelo financiamento da verba para implantação do sistema BRT.
O objetivo do transporte rápido é interligar o Entroncamento, na saída da capital, até o município de Marituba, na Grande Belém . Por se tratar de um empréstimo internacional, o acordo dependia da aprovação do Senado Federal.
O diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, afirma que a aprovação do empréstimo é um momento importante para o Estado. “A aprovação desses recursos no Senado Federal finaliza todo o processo. É um momento muito importante para o Pará, que já cumpriu todos os trâmites legais com o Governo Federal e com o governo japonês. A partir disto, o governador Jatene deverá firmar o contrato com a Jica na primeira semana de setembro, conforme foi previamente agendado”, adianta.
A partir da assinatura do acordo com a Jica, o Governo do Estado receberá os recursos para iniciar as obras de implantação do BRT Metropolitano em 2014, quando estará concluído o prolongamento da avenida João Paulo II até o município de Ananindeua. O financiamento já está na etapa final, que antecede a assinatura do acordo.
Segundo César, enquanto os recursos ainda não são liberados, o NGTM realiza estudos na área que será atendida pelo novo sistema de transporte, avaliando o impacto que terá no fluxo de passageiros, bem como no fluxo de veículos. “Estes estudos fazem parte do gerenciamento do transporte de toda a Região Metropolitana da capital”.
Fonte: G1 Pará
0 comentários:
Postar um comentário