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Justiça proíbe motoristas de atuarem como cobradores em ônibus de Cuiabá

quinta-feira, 28 de junho de 2012


A Justiça acolheu o pedido liminar na ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e determinou às empresas Pantanal Transporte Urbano Ltda., Expresso NS Transportes Urbanos Ltda., e Integração Transportes Ltda., que não utilizem os motoristas dos ônibus de transporte coletivo na cobrança de tarifas dos usuários por meio de pagamento em dinheiro.

Além disso, as empresas terão que transportar os usuários que não tenham conseguido obter acesso ao cartão eletrônico ou de crédito por ausência de pontos de venda/recarga, podendo, nesses casos, a tarifa ser paga com dinheiro. A decisão judicial foi proferida nesta terça-feira (26.06).
Na ação, o MP também acionou a Associação Mato-grossenses de Transportes Urbanos (MTU), que com a decisão, terá que ampliar, em no mínimo cinco vezes, o número atual de pontos de venda e recarga do cartão eletrônico ao portador, em locais fixos de todos os bairros da Capital, até que a Lei Municipal nº 5.541/2012 passe a produzir efeitos concretos. A MTU também terá que, em um prazo de 10 dias, divulgar as medidas determinadas pela liminar, com afixação de cartazes nos ônibus em circulação.

Consta, ainda, na decisão que as três empresas terão 15 dias para adequar toda a frota de ônibus convencionais ao sistema de cartão eletrônico, para garantir a segurança no embarque e desembarque do coletivo e que o motorista cumpra função exclusiva de dirigir o veículo. “ O Ministério Público não requereu a contratação de cobradores, porém, as empresas devem disponibilizar pessoa credenciada para recebimento da tarifa paga em dinheiro, desde que não seja o motorista do ônibus”, ressaltou o autor da ação, promotor de Justiça Ezequiel Borges.

Em Cuiabá, já existem 121 ônibus do sistema coletivo transportando passageiros sem cobradores, em que os motoristas assumem a função de dirigir, receber o dinheiro, efetuar troco e liberar a catraca. Até o final do mês, toda frota deverá funcionar sem cobradores, no entanto o número de pontos de recarga de cartões ainda é reduzido. Enquanto na capital mato-grossense há apenas 175 locais de recarga, em Campo Grande existem 900 pontos.
“Revela-se óbvio que os incipientes pontos de venda no município de Cuiabá desatendem a acessibilidade ao serviço de transporte, porquanto nem todos têm condições de adquirir o cartão apenas na unidade móvel disponibilizada pela Associação Mato-grossenses de Transportes Urbanos ou nos pontos de revenda existentes que não atendem, em quantidade e acesso integral, às necessidades dos usuários", afirmou o promotor.
Caso as empresas e a MTU não cumpram a decisão, terão que arcar com multa de R$ 1.000,00 para cada infração.

LEI MUNICIPAL - O representante do Ministério Público explicou que o Legislativo Municipal aprovou e o prefeito sancionou a Lei nº 5.541, de 27 de abril de 2012, que disciplina como obrigatório, após três meses da sua publicação, o uso do cartão eletrônico para o pagamento da tarifa nos ônibus convencionais e alimentadores do transporte coletivo urbano.

“As empresas concessionárias devem se adequar ao novo modelo, readaptando a frota de veículos para atender com qualidade, eficiência a todos os usuários e proibir que seus funcionários exerçam a dupla função nas linhas atendidas pela bilhetagem eletrônica. Além disso, a MTU terá que disponibilizar pontos de venda/recarga em todos os bairros da Capital para atender a população. Conforme a decisão judicial, as empresas concessionárias, em momento algum, podem deixar de transportar o usuário por ele não ter obtido acesso ao cartão ao portador ou não conseguir recarregá-lo em razão da deficiência de pontos de revenda ou de recarga" , acrescentou o promotor.

Fonte: 24 Horas News 

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Passageiros de ônibus de Fortaleza já registraram 5 mil ligações em 2012

O teleatendimento do O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus), registrou cinco mil ligações de janeiro até agora sobre a falta de educação de motoristas, cobradores e outros passageiros. Não parar no ponto, conhecida como “queima” de parada, é a principal das queixas. Segundo o Sindiônibus, quem for denunciado pode até ser demitido.

“Ele é acompanhado tanto pelo setor operacional da empresa, como pelo setor de desenvolvimento humano tanto do sindionibus quanto das empresas. Se o motorista ou o cobrador não estiver dentro do perfil da empresa, ele pode ser desligado”, afirmou a diretora superintendente do Sindionibus, Cítia Pinheiro.

Reclamações e sugestões podem ser feitas a 14 operadores pelo telefone: 4005.0990. O número do sindiônibus, o sindicato das empresas de transporte coletivo.

O adesivo que indica a preferência para alguns grupos, como idosos e gestantes estão em todos os ônibus que circulam em Fortaleza e Região Metropolitana. Mas a recomendação nem sempre é respeitada. “Os jovens que a gente vê indo para as escolas, que são o futuro do país, não respeitam esse direito”, afirmou o motorista Daniel Alves.
Além de não poder sentar durante o trajeto, alguns idosos reclamam da forma como são tratados pelos motoristas e cobradores. “Tem muito motorista grosseiro. Tem uns ótimos, mas tem outros que não deixam a gente subir direito, se a gente faz uma pergunta, como ontem eu fiz, o cara me respondeu com a maior ignorância”, disse a aposentada Salete Rodrigues.

O aposentado Abner Porfírio reclamou da “queima de parada”. “Às vezes você dá com a mão, ele passa direto. Às vezes, você está dentro do ônibus, ele dá uma freada absurda. Se você não por todas as leis do equilíbrio, você cai no chão”, reclamou.
A exemplo dos idosos, as grávidas também têm prioridade nos ônibus coletivos e algumas delas fazem as mesmas reclamações contra os motoristas e cobradores.
Sem querer se identificar, uma mulher conta que foi maltratada, quando ia pagar a passagem.
“Quando chegou quase perto da minha parada, eu só senti foi um 'cutucão' no meu ombro com bastante força. Eu levei um susto e quando eu olhei era o cobrador pedindo o passe. Foi super grosseiro. Não sei porque ele veio tocar em mim dessa forma”, afirmou a gestante.

Fonte: G1 Ceará
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Em Pernambuco, Assembléia Legislativa lança nesta quinta-feira uma Carta Aberta com o tema “Desafios da Mobilidade”

Com o objetivo de explanar um diagnóstico sobre a situação da mobilidade urbana no país, focando em Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife, será lançada no próximo dia 28, às 10h30, a Carta Aberta “Desafios da Mobilidade”, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

"Temos um grande desafio com o transporte coletivo e a mobilidade urbana de Pernambuco. Este documento apresenta uma radiografia de toda problemática, incluindo obstáculos que os gestores públicos e a iniciativa privada têm que enfrentar. É um instrumento de pesquisas e sugestões para o futuro", afirma o presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe, Sílvio Costa Filho (PTB).

O sistema de transporte coletivo de Curitiba, no estado do Paraná, é apresentado como um exemplo sugestivo à Região Metropolitana do Recife. Desde 1971, o arquiteto e então prefeito da capital paranaense, Jaime Lerner, investia em ruas exclusivas para pedestres, transporte público integrado e vias restritas para ônibus. O modelo foi copiado mundialmente, dando origem ao Transmilênio de Bogotá, capital da Colômbia.

De acordo com o doutor em mobilidade urbana da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Oswaldo Lima Neto, tem que mudar o plano diretor do Recife e a política de uso e ocupação do solo. A construção de corredores exclusivos, ciclovias ou ciclofaixas, e o incentivo ao uso de bicicletas são as principais alternativas rumo a uma mobilidade sustentável, em especial no Recife, com vistas para a Copa do Mundo de 2014.

“O plano diretor recifense contempla o chamado polo gerador de tráfegos, inclusive, em áreas já congestionadas. Isso tem que mudar. Além disso, a cidade cresce desordenadamente, causando prejuízos ao fluxo de veículos no Recife”, avalia Lima Neto. Para o engenheiro, a mobilidade urbana começa nas calçadas e também se faz necessária a priorização do transporte público.

“Num primeiro momento, o governo tem de requalificar as calçadas e investir em ciclovias para as pessoas começarem a mudar seus hábitos”, diz. “A curto prazo, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) precisa passar por uma reforma”, completou.

Por Leonardo Lucena

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Volvo conclui a entrega de 332 ônibus para Manaus

A Volvo Bus Latin America entrega hoje, quarta-feira 27, as últimas unidades do lote de ônibus da marca para o sistema de transporte urbano da cidade de Manaus. A entrega conta com a presença do presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Pimenta, e do prefeito da cidade, Amazonino Mendes.
A Volvo vendeu, no ano passado, 332 ônibus, sendo 166 articulados e 166 convencionais, com motor frontal, para operadores de transporte da cidade. Os novos veículos foram adquiridos para renovar a frota do transporte urbano de passageiros. A compra também pode ser considerada um primeiro passo para a implantação do BRT local (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para sistemas rápidos de transporte organizado.
“Estes veículos que estão integrando o sistema de transporte urbano de Manaus são modernos e eficientes. São de alta performance e mais econômicos, o que garante menos emissões de poluentes e oferecem qualidade ao transporte público e conforto para os passageiros”, afirma Pimenta.
Os ônibus articulados da Volvo são veículos de alta capacidade. Transportam até 180 passageiros, o que aumenta a eficiência do sistema de transporte urbano, pois diminui o número de ônibus nas ruas ao mesmo tempo que leva mais passageiros.

Fonte: AutomotiveBusiness
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Licitação no transporte público de Macapá continua suspensa

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) impetrou agravo contra a decisão da juíza Keila Banha, sobre a suspensão da licitação para o transporte coletivo na capital. Desde o segundo semestre do ano passado, a Companhia anuncia a licitação que deve colocar em circulação 200 coletivos, mas o processo vem sofrendo consecutivos embargos.

A suspensão do processo foi anunciada as vésperas da licitação, marcada para ocorrer no último dia 20 deste mês. Embasada no fato de que o edital foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a juíza Keila Banha foi a primeira a conceder liminar suspendendo o certame. A medida foi duramente questionada pelo presidente pelo presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) Carlos Sérgio Monteiro.

Segundo Monteiro, o TCE suspendeu a licitação e recomendou alterações no edital. As mudanças foram feitas e encaminhadas a Corte, que determinou a republicação do edital. “No dia 27 de março, a Prefeitura republicou o edital. Data venha o respeito para com a juíza, este é um edital que está periciado, foi analisado cada item pela Corte de Contas do Estado, como só a magistrada encontrou a brecha para fazer uma suspensão liminarmente?” questionou o presidente da CTMac.

O representante do órgão, ainda reforçou que o sistema de transporte público na capital é totalmente ilegal e opera por ordem de serviço e que a licitação está sendo feita em cumprimento a Lei 8987/95 que trata sobre a licitação de todas as concessões e permissões após a Constituição de 88 e que o processo resolveria as deficiências sofridas quanto ao sistema na cidade.

“Hoje temos cinco empresas apenas atuando na capital. Com o processo, 30 já tinham adquirido o edital. Nós fizemos a licitação em quatro lotes, havendo uma composição de linhas visando atender as demandas existentes em alguns bairros. Com a licitação, a capital deve contar 200 coletivos em circulação, destes, 70% iniciariam 0 km” informou Sérgio Monteiro.

Fonte: jdia.com.br

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ANTT autoriza reajuste da tarifa de ônibus interestaduais e internacionais

As tarifas de ônibus interestaduais e internacionais terão reajuste de 2,77% a partir do próximo domingo, conforme resolução publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União (DOU).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reajuste de 2,77% na tarifa de ônibus para viagens de percurso superior a 75 quilômetros a partir da origem, que será aplicado sobre o coeficiente tarifário nos diferentes tipos de serviços.

Segundo o DOU, o reajuste não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, que será determinado em ato específico.

Fonte: Agência Estado

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Modelagem financeira do metrô de Porto Alegre será definida na próxima semana

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O governo federal deve definir a modelagem financeira do metrô de Porto Alegre até o final da próxima semana. A garantia foi dada pelo secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, ao prefeito José Fortunati, na manhã desta quarta-feira, em Brasília.

Conforme Muniz, restaria apenas o aval final dos ministros das Cidades, do Planejamento e da Fazenda. "A licitação do metrô da Capital depende deste anúncio", enfatizou o prefeito, que não recebeu indicações sobre as diretrizes que serão selecionadas pela União para o repasse dos recursos federais.

O prefeito lembrou que as equipes da prefeitura, do governo Estadual e parceiros já trabalham no recém-inaugurado escritório do metrô para agilizar os estudos necessários. Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300 milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União. O montante inclui ainda R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões originários de financiamento privado.

A primeira fase da linha do metrô, estimada em 15 quilômetros e 13 estações, compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e avenida Borges de Medeiros. O projeto considera uma tecnologia de transporte segregada do sistema viário, chamada de “Metrô Leve”, apontada como a melhor escolha para atendimento da demanda de Porto Alegre.

A operação da linha do metrô atenderá diariamente a um público de mais de 300 mil passageiros. Serão 25 composições, formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.

Fonte: Correio do Povo

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No Recife, Poucos ônibus circulam devido à paralisação

A situação não está nada de normalizada, a paralisação dos ônibus nesta quarta-feira tem prejudicado e muito quem depende dos ônibus, como acontece em toda greve, a famosa guerra dos números que se colocam tanto pelo sindicato dos rodoviários como pelo GRCT que agora pouco deu uma nota em que cerca de 80% dos ônibus estão circulando.

E o que acontece na realidade e não em números é que muitas linhas estão com intervalo de mais de 01 hora para chegar, além de muitos relatarem que algumas linhas nem circulando estão, e o que vemos são poucos ônibus circulando e a população temerosa devido a possíveis atos por parte dos grevistas.

Devido a esta paralisação, o comércio teve uma redução de mais de 50% das vendas, ou seja, só saiu de casa hoje quem realmente precisava trabalhar.

Para tentar suprir o aumento da demanda, o Metrô do Recife prolongou a operação do horário de pico com o acréscimo de um trem na linha sul e cinco na centro até as 9h30 desta manhã.

A greve de advertência é de 24 horas e os rodoviários voltam ao trabalho normalmente nesta quinta-feira aonde o sindicato terá uma reunião no ministério do trabalho para mostrar as reinvindicações da categoria.

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