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segunda-feira, 26 de março de 2012Postado por Meu Transporte às 13:38 0 comentários
Marcadores: Paraná
No Recife, Linha Sul do metrô já está bem perto do limite
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Foto: Priscila Buhr/JC Imagem |
A Linha Sul vem crescendo em demanda de passageiros desde 2009, quando o ramal passou a ter operação plena, do Centro do Recife a Cajueiro Seco. Em um ano, deu um salto de 75%. De patinho feio, virou um cisne, surpreendendo até mesmo os operadores do sistema, sempre otimistas. Além disso, a entrada do VLT em substituição às locomotivas a diesel que operam entre Cajueiro Seco e o Cabo de Santo Agostinho, deverá atrair mais pessoas. Hoje, a Linha Diesel tem intervalos de uma hora – que chegam a uma hora e meia com frequência devido às quebras dos trens – e, por isso, transporta 6 mil pessoas por dia. Mas quando os passageiros virem o trem velho e lento ser substituído por um VLT, irão optar por ele.
Como previsto, o olhar sobre a capacidade operacional da Linha Sul muda de acordo com quem analisa a questão. A CBTU garante que tem condições de transportar muito mais, enquanto o Sindicato dos Metroviários e alguns técnicos do sistema afirmam que, para manter um bom serviço, é fundamental a inclusão urgente de novas composições. “Não há motivos para preocupação. Hoje, transporto 40 mil pessoas por dia, com cinco trens e intervalos médios de 10,5 minutos. Devo receber mais 50 mil passageiros com os TIs, passando a transportar 90 mil. Digamos que a demanda da Linha Diesel duplique ou até triplique com o VLT, passando de 6 mil para 18 mil, passarei a transportar 110 mil. Mas a minha capacidade é para 200 mil passageiros mesmo com os cinco trens, considerando oito pessoas por metro quadrado. Ainda estamos analisando a possibilidade de colocar um sexto trem na operação”, garante o superintendente do metrô do Recife, Ricardo Beltrão.
Otimista, Beltrão também descarta a possibilidade de a Linha Sul perder qualidade e o passageiro de classe média conquistado. “Isso não acontecerá. Nossas composições estão reformadas e com ar-condicionado, nosso índice de quebras é muito baixo, comparado com o sistema de São Paulo, por exemplo, e para a Copa do Mundo teremos 15 novos trens em operação. Não é à toa que tivemos o melhor índice de aprovação dos usuários nos últimos 12 anos: 7,1%”, diz.
O presidente do Sindicato dos Metroviários, Lenival Oliveira, pensa diferente. “No bom, tudo fica bem. O problema é que não temos trens de reserva no caso de acontecer uma pane ou falha grave. Em 2006, a Linha Sul transportava 17 mil pessoas por mês, agora são 40 mil por dia. É um crescimento muito grande. E sem a entrada dos terminais de ônibus”, atesta. Oliveira defende que a Linha Sul deveria ter, no mínimo, oito trens para oferecer um transporte com qualidade. “A verdade é que os TIs só deveriam começar a funcionar com os futuros trens. Se não for assim, teremos muita reclamação dos usuários”, prevê.
Postado por Meu Transporte às 08:12 2 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
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Postado por Meu Transporte às 08:04 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo
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domingo, 25 de março de 2012
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Foto: Blog Metrô em Foco |
Informações do Metrô SP
Postado por Meu Transporte às 13:07 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife: Monitoramento dos ônibus por celular ainda passa por reajustes
O serviço de envio de mensagens via torpedo, que faz parte do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP, está em fase de ajustes para que os usuários possam ter uma melhor precisão na informação repassada pelo sistema, em relação ao tempo de espera nos pontos de embarque.
Todas as 6.238 paradas foram georeferenciadas para o mapeamento do sistema, e enumeradas para a utilização do serviço por parte dos usuários.
Porém, nem sempre a informação será repassada de forma precisa, já que se trata de uma previsão. Em alguns casos os passageiros vão se deparar com informações como: “parada não cadastrada” ou “A linha não passa nessa parada”, devido aos ajustes que estão sendo feitos no SIMOP. Ressaltamos que todas as paradas, caso seja preciso, serão remarcadas de acordo com os problemas que forem surgindo na operação. Infelizmente, mesmo depois de sinalizadas, muitos pontos de embarque já foram alvo de depredações e pichações, que inviabilizam a visualização do código existente no abrigo e a relação de linhas nele implantados.
Ainda sobre o SMS, informamos que os usuários devem ficar atentos a numeração da sua linha. O número que deve ser utilizado no torpedo, possui três dígitos e fica ao lado esquerdo do letreiro principal da linha. Alguns usuários confundem o nº de ordem dos veículos, que também possuem três dígitos e fica na parte lateral do ônibus.
Outra informação importante diz respeito a forma que os dados devem ser utilizados na hora do envio do torpedo (detalhes abaixo), para que não ocorra nenhuma falha na utilização do serviço. O Consórcio disponibiliza o telefone 0800.0810158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br, para dúvidas e esclarecimentos sobre o uso da ferramenta.
Por fim, é válido esclarecer que o serviço, via SMS, onde é cobrado o valor de R$0,31 centavos mais impostos, é opcional. O modelo, implantado em capitais como São Paulo e Goiás, também é disponibilizado com um custo semelhante. É importante esclarecer que o Governo do Estado e a empresa contratada não são remunerados por esse serviço. O valor cobrado fica de posse das empresas operadoras de telefonia celular que viabilizam o funcionamento. Serviços deste porte, de forma gratuita, recebem muitas consultas desnecessárias o que pode trazer um baixo desempenho ao sistema e prejuízos a consultas importantes.
Postado por Meu Transporte às 13:06 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Metrô de SP obtém licença ambiental para monotrilho até aeroporto
Informações: Terra
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Postado por Meu Transporte às 12:57 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo, trem/metrô
Em Santos, Corredor de ônibus da João Pessoa não tem data para ser inaugurado
O projeto inicial estava projetado para que o sistema funcionasse nos moldes do corredor que existe na Avenida Ana Costa desde 2009. Das 6 às 9 horas (sentido Centro) e das 17 às 20 horas (sentido Praia), a faixa seria exclusiva para a circulação dos ônibus.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) informou que, como a prefeitura entrará com trabalhos de pavimentação na Rua João Pessoa, o órgão implantará o corredor assim que esse trabalho for realizado. “Ou seja, não se justificaria a implantação de uma sinalização em uma via que em breve receberá o serviço de asfaltamento”, diz a nota enviada à redação do TVTribuna.com.
Por sua vez, a prefeitura de Santos, responsável pelo trabalho de reurbanização, afirma que o projeto está em fase de licitação. “Assim que o processo licitatório for concluído, será divulgada a empresa vencedora que ficará responsável pela obra, bem como a data e início dos trabalhos”.
Atualmente a cidade conta com três corredores de ônibus. Na faixa exclusiva da Avenida Ana Costa, ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos das 6 às 9 horas no sentido Praia/Centro, e das 17 às 20 horas na direção oposta. Nos corredores preferenciais da Avenida Conselheiro Nébias e Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), a proibição de estacionamento no sentido Centro/Praia acontece das 17 às 20 horas.
Postado por Meu Transporte às 12:52 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Fortaleza, Metrofor inicia testes com VLTs
sábado, 24 de março de 2012
Postado por Meu Transporte às 21:24 0 comentários
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