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Bilhete Único é opção para passageiro escapar da inflação nos transportes

segunda-feira, 26 de março de 2012

Se ainda não dá para fugir da má qualidade do serviço de transporte público no Rio, pelo menos o passageiro já consegue escapar do dragão da inflação numa embarcação ou num trem lotado. Dois anos após a sua implantação, o Bilhete Único se mostra uma alternativa indispensável contra o aumento das tarifas. Desde fevereiro de 2010, o BU sofreu reajuste de 12,5%, contra aumentos nos transportes de 14,3% a 60,7% no mesmo período. Em todo o governo Sérgio Cabral, a variação do valor das passagens superou a inflação acumulada, de 16%, de acordo com o IPCA para transportes, medido pelo IBGE.

Desde que o BU foi lançado, o índice acumulado é de 12,66%. No resto do Brasil, a média da alta no custo do transporte ficou em 7,44%, quase a metade da taxa fluminense.

Ao todo, 2,2 milhões de pessoas têm o BU, mas 600 mil ainda pagam a passagem em dinheiro no trem, no metrô, nas barcas e nos ônibus intermunicipais. Uma empregada doméstica sem BU e com o salário mínimo da categoria (R$ 729) pagaria mais R$ 50,60 na SuperVia e na Metrô Rio em 22 dias de trabalho. Esse gasto a mais por não ter o bilhete representa 6,90% dos seus ganhos.

— Essa diferença representa um peso maior do transporte no orçamento doméstico. O que isso pesa em cada família depende do que cada uma delas recebe — diz o economista Gilberto Braga, do Ibmec.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, a meta é universalizar o uso do Bilhete Único e abolir os pagamentos em dinheiro na hora de passar na roleta.

— Queremos chegar ao ponto de todo mundo usar o BU. Isso facilita o nosso controle sobre os custos das empresas e sobre o fluxo real de passageiros. Sem falar na economia no fim do mês — diz.

Desse universo de usuários, no entanto, só 21% o usam diariamente. No futuro, o sistema poderá ser ajustado para permitir uma carga tarifária social mais justa, conforme os rendimentos do passageiro.

— O Banco Mundial considera o nosso sistema o melhor do mundo. Tanto que nos encomendou um estudo para adequar o perfil do usuário de acordo com os seus ganhos. Isso é possível graças ao CPF. Assim, no futuro, quem ganha menos, pagaria menos ainda. E quem ganha mais, pagaria um pouco a mais também — afirma Julio Lopes.

Empresário contrata até gente em Niterói e se cadastra no BU para cortar custos
Um exemplo de como a inflação devorou as economias e a paciência dos passageiros vem da Barcas S/A. Após o reajuste de 60,71% na tarifa, Giorgio Antunes, dono de uma consultoria, teve que recalcular a sua folha de pagamento e a logística da empresa, no Centro do Rio.

— Temos quatro clientes em Niterói e, todos os dias, dois funcionários iam e voltavam de lá. Passei a mandar apenas um, e contratei outro que mora do outro lado. Fora isso, cadastramos todos os funcionários no Bilhete Único, inclusive eu, que moro em São Paulo e venho constantemente ao Rio e a Niterói — conta ele.
Segundo a Barcas, o número de passageiros cresceu a partir do BU. No fim de 2009, eram 79,2 mil por dia. Hoje, são 92,9 mil. Ou 17,3% a mais. Mesmo com o bilhete, há queixas. A SuperVia e a Metrô Rio deram fim à integração promocional que mantinham há 12 anos, adotando o BU. Assim, a tarifa pulou de R$ 4,20 para R$ 4,95.

— Meu último aumento foi em maio passado, de cerca de 6%. Como vou utilizar o trem e o metrô integrado, que me auxiliava muito, com um aumento de cerca de 17%? — reclama a técnica de enfermagem Elizabete Guerra, de 54 anos.
Do outro lado da roleta, até os empresários já aprovam o BU.

— No início, o BU gerou queda de receita de 15%. Mas isso vem sendo compensado com o aumento do número de passageiros, de quase 8% — conta Paulo Valente, diretor da Viação Santa Maria.

Em Sáo Paulo, o Bilhete Único teve reajustes de 42, 85% desde o seu lançamento, em 2006. À época, valia R$ 2,10. Hoje, o benefício custa R$ 3.

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Governo de SP dar início às obras da segunda fase da Linha 4-Amarela

domingo, 25 de março de 2012


Neste sábado (24/3), o governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, autorizou a Companhia a dar início às obras da segunda fase da Linha 4-Amarela.
Essa etapa abrange inicialmente a construção de novos acessos, acabamento de obras civis e instalação de equipamentos em mais quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.
Foto: Blog Metrô em Foco
Para concluir a segunda fase da Linha 4-Amarela será necessário também a construção de trecho em túnel de cerca de 1,5 km para acesso à estação Vila Sônia e a construção da própria estação Vila Sônia e de terminal de ônibus no local. Uma segunda licitação foi realizada para essa finalidade. Já para a implantação de sistemas operacionais nas novas estações e no trecho complementar está prevista licitação específica.
O investimento total para a conclusão da Linha 4-Amarela, considerando as duas licitações já realizadas mais a parte de sistemas, será de R$ 1,8 bilhão. Assim, o investimento total na Linha 4-Amarela será de R$ 5,6 bilhões, incluindo R$ 1,8 bilhão da segunda etapa.
A segunda fase, com as cinco estações, tem previsão de entrega para 2014. Durante a execução da obra deverão ser promovidos cerca de 1.000 empregos diretos e 3.000 indiretos. A linha terá 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a conclusão da segunda fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em cerca de 1 milhão de passageiros/dia.
Paralelamente ao andamento da segunda fase, o Metrô agiliza a contratação dos projetos funcional e básico da terceira fase da Linha 4-Amarela, que vai estender o percurso, da estação Vila Sônia até o município de Taboão da Serra, com aproximadamente mais três quilômetros de extensão.

Quatro novas estações

As novas estações da Linha 4-Amarela terão arquitetura com cores atraentes, contarão com bilheterias blindadas, piso tátil, elevadores especiais e escadas rolantes “inteligentes”, que funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia. O acabamento será realizado com cerâmicas esmaltadas, nas cores areia, azul e avermelhada, com detalhes em aço inox.

Especificamente, a estação Fradique Coutinho tem uma área construída de pouco mais de nove mil metros quadrados e sua demanda diária prevista é de 14 mil pessoas.


Próximos investimentos

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) avança atualmente com um plano para acelerar a ampliação e modernização da rede de linhas de metrô, trens e ônibus metropolitanos. Hoje, São Paulo conta com uma malha metroferroviária de 335 quilômetros de extensão (74,3 de linhas metroviárias, 65,3 km a cargo da Companhia do Metrô e 9 km com operação e manutenção sob a responsabilidade da concessionária privada ViaQuatro, e 260,7 km da CPTM).

Para expandir a rede de transporte metropolitano de passageiros, a STM realiza dois grandes empreendimentos no Metrô (prolongamento da Linha 5-Lilás, entre Largo Treze em Santo Amaro e Chácara Klabin, e o monotrilho da extensão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste), que estão em obras ao mesmo tempo. O contrato da Linha 17-Ouro (ligação da rede metroferroviária com o aeroporto de Congonhas) já foi assinado e, em breve, as obras terão início. Segundo o Plano de Investimentos da STM, os recursos financeiros necessários para o período de 2011 a 2014 serão de R$ 26,2 bilhões.

Além das obras civis, o Metrô contratou a aquisição do sistema de sinalização e controle de tráfego de trens CBTC (controle de trens baseado em comunicação), para as linhas 2-Verde (já em testes), 1-Azul e 3-Vermelha, que vai possibilitar a redução da distância entre os trens em circulação, permitindo menores intervalos, maior segurança e menor tempo de espera para o usuário na plataforma. O novo sistema vai proporcionar um aumento de 20% na capacidade de transporte, oferecendo um aumento significativo no número de viagens e mais conforto aos passageiros.

Até 2014, o Metrô de São Paulo deverá ultrapassar 100 km de extensão, que somados aos futuros 300 km de linhas da CPTM resultarão em uma rede metroferroviária de aproximadamente 400 km, com maiores opções de conexões entre as linhas e novos trajetos à disposição da população.

Informações do Metrô SP
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No Recife: Monitoramento dos ônibus por celular ainda passa por reajustes

Sobre a utilização da tecnologia de GPS, via SMS por celular, sobre a previsão de chegada dos ônibus nas paradas, o Grande Recife Consórcio de Transporte esclarece:

O serviço de envio de mensagens via torpedo, que faz parte do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP, está em fase de ajustes para que os usuários possam ter uma melhor precisão na informação repassada pelo sistema, em relação ao tempo de espera nos pontos de embarque.

Todas as 6.238 paradas foram georeferenciadas para o mapeamento do sistema, e enumeradas para a utilização do serviço por parte dos usuários.
Porém, nem sempre a informação será repassada de forma precisa, já que se trata de uma previsão. Em alguns casos os passageiros vão se deparar com informações como: “parada não cadastrada” ou “A linha não passa nessa parada”, devido aos ajustes que estão sendo feitos no SIMOP. Ressaltamos que todas as paradas, caso seja preciso, serão remarcadas de acordo com os problemas que forem surgindo na operação. Infelizmente, mesmo depois de sinalizadas, muitos pontos de embarque já foram alvo de depredações e pichações, que inviabilizam a visualização do código existente no abrigo e a relação de linhas nele implantados.

Ainda sobre o SMS, informamos que os usuários devem ficar atentos a numeração da sua linha. O número que deve ser utilizado no torpedo, possui três dígitos e fica ao lado esquerdo do letreiro principal da linha. Alguns usuários confundem o nº de ordem dos veículos, que também possuem três dígitos e fica na parte lateral do ônibus.

Outra informação importante diz respeito a forma que os dados devem ser utilizados na hora do envio do torpedo (detalhes abaixo), para que não ocorra nenhuma falha na utilização do serviço. O Consórcio disponibiliza o telefone 0800.0810158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br, para dúvidas e esclarecimentos sobre o uso da ferramenta.

Por fim, é válido esclarecer que o serviço, via SMS, onde é cobrado o valor de R$0,31 centavos mais impostos, é opcional. O modelo, implantado em capitais como São Paulo e Goiás, também é disponibilizado com um custo semelhante. É importante esclarecer que o Governo do Estado e a empresa contratada não são remunerados por esse serviço. O valor cobrado fica de posse das empresas operadoras de telefonia celular que viabilizam o funcionamento. Serviços deste porte, de forma gratuita, recebem muitas consultas desnecessárias o que pode trazer um baixo desempenho ao sistema e prejuízos a consultas importantes.

Informações: GRCT

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Metrô de SP obtém licença ambiental para monotrilho até aeroporto

O Metrô de São Paulo recebeu da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no Diário Oficial do Município a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para iniciar as obras do primeiro trecho de 7,7 km do monotrilho da Linha 17-Ouro, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), permitindo, assim, a interligação com a rede metroferroviária.

Com a LAI, o Metrô negocia junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e ao Consórcio Monotrilho Integração os preparativos para dar início às obras na última semana deste mês ou nos primeiros dias de abril. Nessa etapa, a Linha 17-Ouro vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 da CPTM (Osasco-Grajaú), atendendo à concentração da rede hoteleira na região das avenidas Berrini e Nações Unidas. O trecho inicial da Linha 17-Ouro está previsto para operar em 2014. Sua demanda estimada é de 5 mil passageiros por dia.

O segundo trecho, com 6,5 km, deve interligar o aeroporto de Congonhas à Linha 1-Azul do Metrô, na estação Jabaquara. No percurso, a Linha 17 estará conectada à Linha 5-Lilás, na futura estação Água Espraiada/Campo Belo. Já o terceiro trecho, com extensão de 3,5 km, fará conexão com a Linha 4-Amarela na estação São Paulo-Morumbi, passando pelo bairro de Paraisópolis.

A Linha 17-Ouro, cujo contrato para implantação foi assinado em julho do ano passado, terá 17,7 km de extensão e 18 estações. A demanda total prevista para o trecho Jabaquara¿São Paulo/Morumbi é de 252 mil usuários por dia.

O monotrilho da Linha 17-Ouro terá carros sobre pneus. Movido à energia elétrica, o trem circulará a uma altura entre 12 e 15 m do solo, dependendo do trecho, correndo sobre vigas de concreto. A frota será composta por 24 trens com capacidade para 400 passageiros e ar-condicionado.

Informações: Terra


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Em Santos, Corredor de ônibus da João Pessoa não tem data para ser inaugurado

Anunciado no primeiro semestre do ano passado, o corredor de ônibus na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, ainda não saiu do papel. Com o objetivo de agilizar a viagem dos usuários de transporte coletivo e incentivar o uso dos ônibus na cidade, o sistema estava previsto para ser implantado até o final de 2011.

O projeto inicial estava projetado para que o sistema funcionasse nos moldes do corredor que existe na Avenida Ana Costa desde 2009. Das 6 às 9 horas (sentido Centro) e das 17 às 20 horas (sentido Praia), a faixa seria exclusiva para a circulação dos ônibus.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) informou que, como a prefeitura entrará com trabalhos de pavimentação na Rua João Pessoa, o órgão implantará o corredor assim que esse trabalho for realizado. “Ou seja, não se justificaria a implantação de uma sinalização em uma via que em breve receberá o serviço de asfaltamento”, diz a nota enviada à redação do TVTribuna.com.

Por sua vez, a prefeitura de Santos, responsável pelo trabalho de reurbanização, afirma que o projeto está em fase de licitação. “Assim que o processo licitatório for concluído, será divulgada a empresa vencedora que ficará responsável pela obra, bem como a data e início dos trabalhos”.

Atualmente a cidade conta com três corredores de ônibus. Na faixa exclusiva da Avenida Ana Costa, ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos das 6 às 9 horas no sentido Praia/Centro, e das 17 às 20 horas na direção oposta. Nos corredores preferenciais da Avenida Conselheiro Nébias e Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), a proibição de estacionamento no sentido Centro/Praia acontece das 17 às 20 horas.
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Informações: TV Tribuna

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Em Fortaleza, Metrofor inicia testes com VLTs

sábado, 24 de março de 2012

Andar pela cidade com conforto, rapidez e segurança sem enfrentar trânsito soa como um sonho distante para quem enfrenta as vias de Fortaleza. No entanto, para alguns usuários, o transporte ferroviário continua sendo a melhor opção para fugir de engarrafamentos e economizar um pouco. Ainda mais com a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que devem substituir todas as antigas locomotivas com carros de passageiros do sistema ferroviário metropolitano.

A utilização do VLT em Fortaleza e Região Metropolitana começou sua fase de teste no início deste mês. Dois veículos transitam na linha oeste, com trajetos de ida e volta entre a Estação João Felipe e Caucaia. Ao todo, os veículos fazem 12 viagens diariamente em horários alternativos. Segundo Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em breve o VLT também será testado em horários de pico. “A gente vai implantar gradativamente para saber a resposta do trem, do público e dos funcionários”, explica.

Conforme Chalita, os usuários mostraram-se satisfeitos com a novidade. “É um upgrade que a gente fez para a população. O impacto tem sido muito positivo”, conta. Para Chalita, além da melhoria no conforto visual e sonoro, o VLT traz melhor climatização e distribuição de assentos. Ele explica que o veículo é mais leve por não possuir locomotiva, sendo, assim, mais rápido. São quatro carros, dois motores e dois geradores em cada veículo. “O VLT usa diesel hidráulico, que é mais suave do que o diesel elétrico, usado nas locomotivas”.

O equipamento também possui sistema de telecomunicações, de travamento de portas e de alerta de chegada às estações de embarque e desembarque, com sonorização e letreiro luminoso. Outra novidade é o livre trânsito dos usuários entre veículos durante as viagens. Cada um comporta 208 pessoas sentadas e 558 em pé, além de dois lugares para cadeirantes. Segundo Chalita, os operadores de VLT passam por treinamento teórico e acompanhamento de campo. “A gente está em operação assistida, nós operamos e o fornecedor assiste. Caso o equipamento apresente algum problema, eles solucionam”.

Para Chalita, os únicos problemas para a implantação de VLTs são externos. “Vândalos jogam pedras para atingir o trem. Mesmo nos veículos novos, já temos vidros quebrados”. Segundo ele, os pontos mais críticos são o Álvaro Weyne, a favela do Sossego, próximo ao Antônio Bezerra, e a Curva da Vassoura, próximo ao Araturi. Para evitar a depredação, Chalita explica que existe um sistema de segurança. “Em cada veículo ficam quatro seguranças, um em cada carro, além de dois nas estações. Tem também a equipe externa com duas viaturas e duas motos”, informa.

ENTENDA A NOTÍCIA

As antigas locomotivas devem ser substituídas por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Os testes iniciaram este mês na linha oeste e os usuários já aprovaram a mudança. Cada veículo comporta quatro carros e um total de 766 passageiros.
Saiba mais

19,5 quilômetros em dez estações

A linha oeste do sistema ferroviário de Fortaleza liga o Centro da Capital ao centro de Caucaia. Ao todo, são 19,5 quilômetros de extensão divididos em dez estações de embarque e desembarque: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia. Mais de 10 mil usuários transitam pela linha oeste diariamente.
Serviço

Os testes dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) são realizados diariamente na linha oeste

Horários

Sentido João Felipe/Caucaia: 10h05min, 10h50min, 11h35min, 12h20min, 13h05min e 13h50min.

Sentido Caucaia/João Felipe:
10h50min, 11h35min, 12h20min, 13h05min, 13h50min e 14h35min

Fonte: O Povo Online

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São Paulo: Ônibus vão atender usuários da linha 9 da CPTM

A SPTrans informa que vai implantar o Plano de Apoio Entre Empresas de Transporte Frente a Situações de Emergência ( PAESE) domingo, dia 25 de março, a partir das 4h00 com 40 ônibus para atender os passageiros da linha 9 Esmeralda da CPTM. As saídas estão programadas em 3 estações conforme o cronograma abaixo e técnicos da SPTrans estarão acompanhando a operação.

Estações:
Grajaú - Santo Amaro
Frota: 15 ônibus articulados
Intervalos entre partidas: 5 minutos
Tempo de ciclo previsto: 70 minutos
Horário de Funcionamento: das 04h00 às 24h00
Sentido - Grajaú - Santo Amaro (Letreiro: CPTM SANTO AMARO)
Terminal Grajaú, Av. Da. Belmira Marin, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. Atlântica, Lgo. do Socorro, Ponte do Socorro, Rua Vicentina Gomes, Rua Dr. Mazini Bueno, Av. das Nações Unidas , Av. Pe. José Maria e Estação Santo Amaro.
Sentido - Santo Amaro - Grajaú (Letreiro: CPTM GRAJAÚ)
Estação Santo Amaro, Av. Pe. José Maria, Rua Br. Do Rio Branco, Rua Suzana Rodrigues, Alameda Santo Amaro, Av. Vitor Manzini, Ponte do Socorro, Lgo. do Socorro, Av. Atlântica, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. da. Belmira Marin e Terminal Grajaú.
Nota: Não será realizado atendimento específico às Estações Primavera-Interlagos, Autódromo, Jurubatuba e Socorro.
Santo Amaro - Pinheiros
Frota: 17 ônibus articulados
Intervalos entre partidas: 6 minutos
Tempo de ciclo previsto: 110 minutos
Horário de Funcionamento: das 04h00 às 24h00
Sentido - Santo Amaro - Pinheiros (Letreiro: CPTM PINHEIROS)
Estação Santo Amaro, Av. Pe. José Maria, Av. das Nações Unidas e Estação Pinheiros
Sentido - Pinheiros - Santo Amaro (Letreiro: CPTM SANTO AMARO)
Estação Pinheiros, Av. Das Nações Unidas, Av. Prof. Frederico Herman Júnior, Av. Pedroso de Moraes, Av. Brig. Faria Lima, Rua Elvira Ferraz, Rua das Fiandeiras, Rua Olimpíadas, Rua Gomes de Carvalho, Rua Funchal, Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, Rua Dr. Chucri Zaidan, Ponte do Morumbi, acesso a, Av. Marginal do Rio Pinheiros, Av. Guido Caloi, Ponte Transamérica, Rua Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, Rua Adele, Rua Eng. Francisco Pita, Av. Pe. José Maria e Estação Santo Amaro.
Nota: No sentido Santo Amaro - Pinheiros deverá parar para embarque e desembarque na Estação Berrini da CPTM.
No sentido Pinheiros - Santo Amaro o atendimento à Estação Berrini será realizado na Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, próximo à Pça. Gen. Gentil Falcão.
Pinheiros - Imperatriz Leopoldina
Frota: 8 ônibus Padron
Intervalos entre partidas: 7 minutos
Tempo de ciclo previsto: 60 minutos
Horário de Funcionamento: das 04h00 às 24h00
Sentido - Pinheiros - Imperatriz Leopoldina (Letreiro: CPTM LEOPOLDINA)
Estação Pinheiros, Av. das Nações Unidas, Av. Mofarrej (esquina com a Av. Imperatriz Leopoldina)
Sentido - Imperatriz Leopoldina - Pinheiros (Letreiro: CPTM PINHEIROS)
Av. Mofarrej (Esquina com a Av. Imperatriz Leopoldina), Av. Imperatriz Leopoldina, Av. Queiróz Filho, Av. Gonçalo Madeira, Av. General Vidal, Marginal Pinheiros / Eng. Billings, Rua Bento Frias, Ponte Eusébio Matoso, Marginal Pinheiros e Estação Pinheiros.
Assessoria de Imprensa - SPTrans
 
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Transporte coletivo de Porto Alegre contará com 16 novos ônibus

A Carris apresentou nesta sexta-feira 16 novos ônibus que passarão a integrar sua frota em Porto Alegre. Todos os veículos possuem elevadores para acessibilidade de cadeirantes. Sete deles são articulados, com capacidade para 63 passageiros sentados, e nove possuem ar-condicionado e comportam 44 pessoas sentadas. Outros 11 coletivos devem ser entregues pela empresa até abril.

A Carris detém 27 linhas e é a empresa com a maior frota da Capital: responde por um quarto do total de passageiros transportados na cidade, o equivalente a 270 mil pessoas diariamente.
Fonte: Correio do Povo

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