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No Recife, Finalmente um projeto de lei para proibir música nos ônibus
terça-feira, 1 de novembro de 2011Os Dj’s do busão, como são chamados os passageiros que costumam escutar música com volume alto e sem usar fones de ouvido nos veículos de transporte coletivo, estão com os dias contados. Um Projeto de Lei (PL) quer proibir a prática e determinar punições para quem teimar em descumprir a lei do silêncio nos ônibus. Pelo projeto, quem se arriscar a desobedecer a lei será convidado a descer do coletivo e ainda pode ser condenado ao pagamento de uma multa de até R$ 10 mil.
Fonte: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 17:40 3 comentários
Marcadores: Pernambuco
BRT está mais barato e melhor com novas tecnologias de construção civíl
Isso porque, os municípios que escolheram projetos de BRTs, – Bus Rapid Transit, que são corredores com pavimentação especial e que separam o transporte público do trânsito convencional, tumultuado pelos carros, esperam por conta deste privilégio ao transporte público um aumento da velocidade operacional.
É o caso de Fortaleza, que possui um projeto de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, e três de BRT, que vão receber ônibus biarticulados.
Durante o IV Encontro de Qualidade e Tecnologia do Transporte Urbano, promovido pelo Governo do Estado do Ceará e pela prefeitura de Recife, foram apresentadas as vantagens na redução do tempo de viagem, da poluição e do número excessivo de carros de passeio nas ruas (o que provoca custos econômicos e baixa qualidade de vida) de políticas que privilegiam os cidadãos que optam por transportes coletivos.
Um dos maiores anseios desta população (e das pessoas que usam carros também) é que os deslocamentos sejam mais rápidos. Ninguém mais aguenta ficar preso em congestionamentos mesmo dentro da “zona de conforto” de seus veículos particulares.
Por isso, se os transportes públicos forem mais rápidos e confortáveis, sem superlotação, a tendência é que as pessoas deixem os carros em casa. Mas para que tal fato aconteça, os veículos de transporte público devem ter espaços exclusivos.
Como as soluções precisam ser tomadas de forma urgente, mas bem planejada e não de caráter paliativo, a opção adequada para corresponder a este desejo foi a implantação dos BRTs, de acordo com os técnicos e engenheiros que realizaram as palestras no Encontro.
Hoje a média de velocidade de ônibus da capital do Ceará é de 13 km/h. Com o BRT, a média de velocidade pode mais que dobrar e chegar a 30 km/h.
Além disso, a própria introdução de ônibus de grande porte vai ajudar a reduzir o tempo de viagem, uma vez que menos ônibus podem fazer mais viagens e atenderem a mais pessoas. Em vez de três ônibus, o biaticulado atende a mesma demanda. E quanto mais livre o corredor de ônibus, mais velocidade também.
O presidente de NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Cunha, afirmou que as cidades que optaram pelo BRT, como Curitiba, Goiânia e São Paulo não se arrependeram de suas obras.
Otávio Cunha falou sobre custos de implantação de BRT, em valores atualizados.
Por conta de novas técnicas de construção e o desenvolvimento da engenharia, agora é mais barato implantar um corredor de ônibus com toda a estrutura de BRT, como estações que possibilitam embarque no nível do assoalho do ônibus e pagamento antes da entrada no veículo, e pontos de ultrapassagem para evitar filas de ônibus nas paradas.
Agora é possível, segundo Otávio Cunha, implantar um BRT (e não somente um corredor convencional) com US$ 10 milhões por quilômetro se houver necessidade de obras de readequação urbana e desapropriações. “Sem desapropriações e com pouca intervenção, o quilômetro pode sair entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões” – disse.
O valor é muito vantajoso se for levado em conta que os outros modais, com exceção do metrô, não levam um número maior de pessoas em relação ao BRT que possa justificar diferenças de preços tão grandes.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, serão 45 quilômetros de corredores de ônibus ba cidade, em três sistemas de BRT. Os alargamentos das vias para receber da melhor forma estes espaços exclusivos para o transporte coletivo vão começar no entorno do Castelão, estádio público da cidade.
Segundo a prefeita, mesmo com vistas para a Copa de 2014, os corredores vão beneficiar a população em geral., mesmo depois do evento esportivo.
INTEGRAÇÃO:
Para a prefeita, não basta apenas oferecer estrutura para os transportes e os custos diretos para os trabalhadores e demais passageiros não forem compatíveis com a realidade econômica da população.
Fortaleza deve ter também uma linha de VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos.
O sistema dever ser integrado aos ônibus.
O VLT de Fortaleza terá 12,7 quilômetros de extensão (sendo 11,3 km em superfície e 1,4 em elevado) e vai ligar Mucuripe a Parangaba.
Os custos previstos para o VLT de Fortaleza, que deve transportar 90 mil passageiros por dia, serão de R$ 330,7 milhões, que representa R$ 26,03 milhões por quilômetro feito.
Mas os valores podem ser maiores ainda por conta da desapropriação de uma grande quantidade de imóveis que a obra vai exigir.
O impasse gira em torno de 2700 famílias que terão de ser removidas de suas casas. A maioria está na comunidade Aldacir Barbosa.
Segundo os moradores, os imóveis foram avaliados abaixo do valor de mercado e o local para onde seriam transferidos desagradou.
Os moradores seriam transferidos para imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida II, no conjunto José Walter, que fica mais distante do centro da cidade, das escolas onde estão matriculadas as crianças do caminho do VLT, e das demais atividades exercidas pelo moradores.
Além disso, criticam, que o VLT acaba indiretamente desvirtuando, no caso de Fortaleza, o objetivo do Programa Minha Casa Minha Vida que, em vez de oferecer moradia a quem não tem, acaba apenas substituindo os locais de habitação de quem já tem onde morar.
Mas os ganhos de transporte, segundo a prefeitura, devem ser grandes.
Os projetos de BRT são os seguintes:
- BRT Avenida Dedé Brasil: custo total de R$ 41,6 milhões
- BRT Avenida Alberto Craveiro: custo total de R$ 33,7 milhões
- BRT Avenida Paulino Rocha: custo total de R$ 34,6 milhões.
- BRT Avenida Alberto Craveiro: custo total de R$ 33,7 milhões
- BRT Avenida Paulino Rocha: custo total de R$ 34,6 milhões.
A prefeita Luizianne Lins também garantiu a integração destes sistemas com o metrô.
Segundo ela, por conta da implantação da tarifa social, que garante desconto na integração entre ônibus e metrô, a procura pelo transporte publicou teve um acréscimo de 20%.
Fonte: Mobilize
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Porto Alegre: Transporte público terá nova inspeção veicular e ambiental
Porto Alegre será a primeira capital brasileira a utilizar linha de inspeção veicular e ambiental no controle da frota de transporte público, possibilitando uma circulação mais segura e com melhor qualidade. Os primeiros testes com o novo equipamento, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), acontecem em dezembro, com táxis, escolares e veículos à Prefeitura. Não serão cobradas taxas extras aos permissionários, além das existentes para a vistoria obrigatória.
O engenheiro mecânico Almir Raupp da Rosa Júnior, da Coordenação de Inspeção Veicular da EPTC, explica que o novo equipamento representa uma evolução no serviço de vistoria: ?Permitirá uma análise bem mais precisa de todos os componentes de segurança e de emissão de gases de uma frota cada vez mais sofisticada em sua tecnologia, com a garantia de uma circulação com menos riscos à segurança, com uma melhor saúde da população?. O equipamento será fornecido pela Napro Eletrônica Industrial Ltda., empresa vencedora da consulta pública de manifestação de interesse, sem ônus para o poder público.V
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destaca que “a busca pela qualidade da circulação na cidade deve ser permanente, com mais segurança para toda a população. Será um avanço no serviço de vistoria veicular, que já é de bom nível, e agora terá a possibilidade de ser ainda mais completo, com a possibilidade de envolver, numa próxima etapa, também os veículos mais pesados, como os ônibus e lotações”.
Fonte: Sua Cidade
Postado por Meu Transporte às 17:04 1 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Órgãos divergem sobre quantidade de ônibus novos em Manaus
A CRÍTICA teve acesso a um relatório emitido pelo Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) que apontou que, entre janeiro e o último dia 14 de outubro, as empresas detentoras da concessão do transporte público haviam emplacado, até então, 279 veículos fabricados em 2011 junto ao Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran/AM).
Esse levantamento foi emitido no dia 14 de outubro, menos de uma semana depois de prefeito, Amazonino Mendes, anunciar o início da operação de 510 ônibus novos - todos fabricados em 2011.
A operação de pelo menos 383 novos ônibus foi imposta pelo edital da licitação do transporte público como condição para que as empresas pudessem praticar a nova tarifa, de R$ 2,75, que está em vigor desde 22 outubro.
Mas os veículos trazidos pelas novas empresas, até 14 de outubro, correspondiam a 69% desses 400 e apenas 31% da meta final de renovação da frota exigida pelo edital, que é de 878 novos ônibus, o que sugere a manutenção da tarifa em R$ 2,25, como prevê o edital.
Segundo o Detran/AM, quatro dessas empresas ainda não tinham nenhum ônibus emplacado este ano registrado em seu nome - Global, Transtol, Rondônia e Nova Integração -, enquanto duas que deveriam ter deixado o sistema - City Transportes e Ponta Negra - emplacaram 62 veículos em 2011.
A empresa que mais emplacou ônibus em 2011 foi a Vega Transportes, que não participou da licitação, mas recebeu 14 linhas de ônibus da Global GNZ e está no sistema há menos de 30 dias: foram 96 veículos, aponta o relatório do Detran/AM.
O investimento da City Transportes - que transferiu sua concessão para a Açaí Transportes, representada pelo sócio proprietário da City, Carmine Furletti - chama a atenção por ter ocorrido após a saída da empresa do sistema, nos meses de agosto, setembro e outubro.
Já a Ponta Negra, que integrava o consórcio Transmanaus e tem sócios em comum com a “nova” São Pedro, investiu no emplacamento de 30 ônibus 2011, dois meses antes do fim da última licitação do transporte, processo em que a São Pedro foi uma das nove vencedoras.
Ao contrário do que afirmam a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), o relatório do Detran/AM mostra que nem todas as empresas de transporte emplacaram ônibus novos em 2011.
Além de a Global, Transtol Rondônia e Nova Integração não terem nenhum veículo emplacado este ano em nome delas, a Açaí emplacou apenas um ônibus, no dia 30 de maio deste ano, quando ainda não fazia parte do sistema.
Ônibus são mero insumo de produção
Ônibus são mero insumo de produção
O diretor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, explicou, por e-mail, que os ônibus são “mero insumo de produção e seu aluguel é lícito, o que caracteriza a empresa concessionária é a operação em nome próprio, com funcionários etc. e não a propriedade dos ônibus”.
No entanto, ele não informou quais empresas alugam ônibus, de quem e nem quantos veículos da frota “nova” são alugados. Ainda segundo Borges, parte dos veículos já estava emplacada e, por isso, não consta no relatório do Detran/AM recebido pela reportagem.
Ele também informou que “não há ônibus de outro estado, mas se houver, deve ser emplacado aqui por transferência no prazo de um mês nos termos do Código de Trânsito”.
SMTU não faz esclarecimentos
SMTU não faz esclarecimentos
O relatório do Detran foi levado ao conhecimento da SMTU, que não esclareceu a situação até o fechamento desta edição.
O Sinetram não quis se manifestar sobre o número de veículos novos. Em outras ocasições, o sindicato divulgou que todas as empresas renovaram a frota e que há 450 ônibus novos em circulação.
A reportagem tentou entrar em contato com a diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, pelo 9116-17XX, mas as chamadas não foram atendidas.
O desembargador Domingos Chalub disse que analisou a legalidade do decreto, as notas fiscais, DUT e emplacamentos apresentados pelas empresas. Somente uma perícia judicial nos documentos, solicitada pela juíza Patrícia Chacon, pode apontar se eles são “frios”, informou Chalub.
Justiça acata pedido do MPE
Justiça acata pedido do MPE
Em 8 de outubro, a prefeitura informou que o número de ônibus novos chegou a 510, autorizando o reajuste da tarifa a partir de 12 de outubro.
Na noite anterior, a Justiça acatou o pedido de suspensão do reajuste feito pelo MPE, que pediu a comprovação de que veículos eram novos.
Mesmo assim, no dia seguinte as empresas mantiveram cobrança de R$ 2,75, alegando que programar sistema de bilhetagem levaria 48 horas.
279 ônibus novos das empresas do sistema de transporte público foram emplacados entre janeiro e outubro de 2011, segundo o Detran-AM. Transtol, Global, Rondônia e Nova Integração não emplacaram nenhum veículo.
279 ônibus novos das empresas do sistema de transporte público foram emplacados entre janeiro e outubro de 2011, segundo o Detran-AM. Transtol, Global, Rondônia e Nova Integração não emplacaram nenhum veículo.
A Açaí Transportes emplacou um veículo, a Auto Ônibus líder 51, a Expresso Coroado mais 32, a Veja Transportes emplacou 96, a Via Verde trouxe 69 novos ônibus e a Viação São Pedro, 30.
Saiba mais
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Prazo de 60 dias
O edital elaborado pela própria prefeitura determina que as empresas teriam um prazo de 60 dias, a contar do início da operação no sistema - que ocorreu em julho - para trazer a primeira metade dos novos ônibus e reajustar a tarifa.
O edital elaborado pela própria prefeitura determina que as empresas teriam um prazo de 60 dias, a contar do início da operação no sistema - que ocorreu em julho - para trazer a primeira metade dos novos ônibus e reajustar a tarifa.
As empresas que não alcançassem as metas deixariam de receber a nova tarifa integral, continuariam arrecadando R$ 2,25 e a diferença de R$ 0,50 seria repassada a um fundo municipal.
Informações: A Critíca
Postado por Meu Transporte às 13:50 0 comentários
Marcadores: Amazonas
No Recife, Motoristas de ônibus da Vera Cruz param os serviços e deixam mais de 250 mil usuários sem transporte
A população da zona Sul do Recife está sendo pega de surpresa nesta manhã com uma greve de ônibus da empresa Vera Cruz, onde os motoristas da empresa pararam os serviços por motivos trabalhistas, a paralisação começou já de madrugada na garagem onde parte dos ônibus foram impedidos de sair pelos próprios funcionários.
Com esta paralisação, cerca de 250 mil usuários estão sem ônibus nesta manhã e sem previsão nenhuma por enquanto do retorno dos coletivos.
A empresa Verra Cruz opera hoje com mais de 200 ônibus em 35 linhas espalhadas pela cidade.
As informações de que o terminal integrado do Barro e de Afogados estão cheios de passageiros nos poucos ônibus de outras empresas.
Outras linhas com grande demanda como 132 UR-02/Ibura (Conde da Boa Vista) e 152 Jordão Baixo está sem ônibus e a população totalmente prejudicada.
O Consórcio Grande Recife de Transportes também parece que foi pego de surpresa, pois não montou nenhum serviço de emergência nas comunidades atendidas.
As linhas operadas pela empresa são:
102 Ibura/Santa Luzia
106 Parque Aeronáutica/Santa Luzia
106 Parque Aeronáutica/Santa Luzia
111 Pinheiros
115 Afogados/Aeroporto
118 Prazeres/Boa Viagem
120 IPSEP/Shopping Recife
121 Vila da Sudene
122 Vila do IPSEP
123 Três Carneiros Baixo (Monte Verde)
124 Vila do SESI
125 Córrego da Gameleira
126 UR-03 (Pantanal)
128 UR-03/Barro (Milagres)
130 Conj. Marcos Freire/Boa Viagem
131 UR-02 (Bacurau)
132 UR-02/Ibura (Conde da Boa Vista)
133 Três Carneiros (IMIP)
141 Jardim Monte Verde
142 Alto Dois Carneiros
145 Alto Dois Carneiros (Bacurau)
151 Jardim Jordão
152 Jordão Baixo
153 Jordão Alto
154 Jordão (Bacurau)
155 Jordão Baixo/Boa Viagem
162 Muribeca
163 Cajueiro Seco
164 Conjunto Marcos Freire
165 Muribeca dos Guararapes
166 Cajueiro Seco/Afogados
170 Três Carneiros/CEASA
172 Conjunto Marcos Freire (Bacurau)
180 Dois Carneiros/Boa Viagem
206 Barro/Prazeres
216 Barro/Prazeres (BR-101)
115 Afogados/Aeroporto
118 Prazeres/Boa Viagem
120 IPSEP/Shopping Recife
121 Vila da Sudene
122 Vila do IPSEP
123 Três Carneiros Baixo (Monte Verde)
124 Vila do SESI
125 Córrego da Gameleira
126 UR-03 (Pantanal)
128 UR-03/Barro (Milagres)
130 Conj. Marcos Freire/Boa Viagem
131 UR-02 (Bacurau)
132 UR-02/Ibura (Conde da Boa Vista)
133 Três Carneiros (IMIP)
141 Jardim Monte Verde
142 Alto Dois Carneiros
145 Alto Dois Carneiros (Bacurau)
151 Jardim Jordão
152 Jordão Baixo
153 Jordão Alto
154 Jordão (Bacurau)
155 Jordão Baixo/Boa Viagem
162 Muribeca
163 Cajueiro Seco
164 Conjunto Marcos Freire
165 Muribeca dos Guararapes
166 Cajueiro Seco/Afogados
170 Três Carneiros/CEASA
172 Conjunto Marcos Freire (Bacurau)
180 Dois Carneiros/Boa Viagem
206 Barro/Prazeres
216 Barro/Prazeres (BR-101)
Postado por Meu Transporte às 07:02 3 comentários
Marcadores: Pernambuco
Metrô de São Paulo espera transportar quase 6 milhões de passageiros por dia em 2016
Se concluídas nos prazos previstos, as obras de expansão das linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e de construção da linha 17-Ouro farão com que o Metrô de São Paulo transporte, por dia, quase 6 milhões de passageiros em 2016. Hoje, esse número é de aproximadamente 4 milhões.
Já em funcionamento entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, a linha 2-Verde deve ganhar 17 novas estações pelo sistema de monotrilho até 2016, entre elas Oratório, Sapopemba, São Mateus, Jacu-Pêssego e Cidade Tiradentes. A demanda prevista pelo Metrô para o novo trecho é de 550 mil usuários por dia. O investimento estimado é de R$ 4,9 bilhões.
Na linha 4-Amarela, já em funcionamento entre Luz e Butantã, as novas estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Higienópolis-Mackenzie, além da extensão até Vila Sônia, devem gerar um aumento de 220 mil usuários por dia.
As 11 novas estações da linha 5-Lilás deverão contribuir com mais 644 mil usuários por dia no sistema. Ligando a estação do Largo 13 à Chácara Klabin (na linha 2-Verde), passará por Adolfo Pinheiro, Campo Belo, Moema e Santa Cruz (esta última integrada à linha 1-Azul). O investimento previsto é de cerca de R$ 6,9 bilhões.
Já a linha 17-Ouro, com 18 estações pelo sistema de monotrilho entre Jabaquara e o estádio do Morumbi, deve contribuir com mais 252 mil usuários por dia. Com investimentos previstos em R$ 3,2 bilhões, a nova linha fará integração com a 5-Lilás na estação Água Espraiada e passará pelo aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.
Em setembro, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que, até o final do seu governo (2014), terá entregue 30 km de novas linhas de metrô e deixará outros 95 km em construção. O diretor-presidente da empresa, Sergio Avelleda, afirma que o Metrô terá investimentos de R$ 30 bilhões nos próximos.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 01:40 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrobus terá mais 5 ônibus novos semana que vem
Mais cinco ônibus que vão ser incorporados à frota da Metrobus, no Eixo Anhanguera, saem nesta sexta-feira, dia 4, de Curitiba e devem chegar a Goiânia logo no início da próxima semana. Depois do treinamento dos motoristas, os novos veículos entram em serviço e elevam para 63 o número de novos carros a serviço dos usuários da linha, que funciona 24 horas por dia, oferecendo carga maior nos horários de pico. O procedimento é obedecido inclusive nos feriados, como o de Finados - 2 de novembro. No total, a Metrobus soma hoje 58 novos veículos em operação ao lado de 32 ônibus antigos.
Fonte: Goiás Agora
Postado por Meu Transporte às 01:38 0 comentários
Marcadores: Goiás
DFTrans realiza operação e já autuou 1244 ônibus da capital
Ações realizadas pela autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) já autuou 1244 ônibus no Distrito Federal entre o início do mês de outubro e o dia 26. Ao todo 712 dos veículos autuados na Operação São Pedro foram recolhidos e terão que passar por reparos antes de voltarem a circular.
Os principais problemas foram nos pneus, no equipamento de segurança e defeitos nos indicadores de sinalização. Os coletivos que apresentaram problemas foram lacrados. Esses veículos só serão liberados após reparados e vistoriados novamente.
A operação servirá para inibir as irregularidades e aumentar a segurança dos passageiros. Evitando acidentes que podem acontecer devido aos defeitos detectados.
Os principais problemas foram nos pneus, no equipamento de segurança e defeitos nos indicadores de sinalização. Os coletivos que apresentaram problemas foram lacrados. Esses veículos só serão liberados após reparados e vistoriados novamente.
A operação servirá para inibir as irregularidades e aumentar a segurança dos passageiros. Evitando acidentes que podem acontecer devido aos defeitos detectados.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 01:10 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
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