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Região Portuária do Rio terá novo esquema de trânsito a partir do dia 05/11

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A partir da semana que vem, a Região Portuária passará por novas mudanças de tráfego complementares a partir das 8h do dia 05 de novembro de 2011, para dar continuidade às obras do Projeto Porto Maravilha. As alterações incluem interdições totais e/ou parciais, além da implantação de mão dupla e inversão de sentido em algumas vias.

A CET-Rio, a Secretaria Municipal de Obras e a Concessionária Porto Novo montaram esquema especial para criar rota alternativa para os ônibus e carros que vêm da Avenida Brasil e de Niterói e minimizar os transtornos gerados   pelas intervenções complementares. O objetivo é garantir o andamento das obras de requalificação e  da construção do túnel da futura Avenida Binário do Porto, que integra o conjunto de obras viárias para ampliação da capacidade de tráfego em 50%.

Sinalização e apoio - O planejamento mobilizará 100 operadores de tráfego da concessionária e da CET-Rio, devidamente treinados, posicionados em pontos estratégicos para reforçar a sinalização e dar apoio aos motoristas e pedestres na escolha das melhores rotas. As vias modificadas já estão sinalizadas com faixas informativas, Além disso, 9  Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) da CET Rio e outros 7 painéis móveis darão suporte indicando os melhores caminhos aos usuários.

Acesso e estacionamento  - Durante a execução das obras, nas vias interditadas, o acesso só será permitido aos moradores e comerciantes. O estacionamento será proibido em algumas ruas, o que vai reduzir a oferta de vagas na região. Motoristas que trafegam na região devem seguir a sinalização. Reboques vão atuar na área para garantir a fluidez do tráfego nas rotas alternativas e a liberação das vias.

Obras Viárias - A Avenida Binário do Porto é uma via de 3,5 Km que será construída para distribuir o trânsito na Região Portuária. Paralela à Avenida Rodrigues Alves, será concluída em dezembro do ano que vem para dar início à demolição do Elevado da Perimetral. O conjunto de obras viárias vai ampliar a capacidade de tráfego em 50% a partir de 2015 e ainda prevê a construção da Via Expressa – a nova Rodrigues Alves, um longo corredor expresso que mudará a configuração do trânsito na região e absorverá o movimento da Perimetral.

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Paraná estuda cobrar pedágio por km

Dentro de três a quatro anos, o Paraná poderá contar com um sistema de cobrança eletrônica de pedágio por quilômetro rodado que já funciona em mais de 20 países. Chamado de “free flow” (fluxo livre, em inglês), o modelo combina uso de radiofrequência e gravação de imagem para registrar a passagem de veículos pela estrada. As atuais praças de pedágio seriam substituídas por pórticos, de passagem livre, instalados a poucos quilômetros um do outro.
Hugo Harada/Gazeta do Povo
A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) considera esse sistema mais justo porque o pagamento é proporcional ao uso da rodovia e também ocorreria a inclusão de motoristas que hoje não passam por nenhuma praça. “Quem usa dois quilômetros e quem usa 50 vai pagar valores bem diferentes”, argumenta o diretor regional da ABCR, João Chiminazzo Neto. Moacyr Duarte, presidente da entidade, acredita que o preço das tarifas no país pode cair até pela metade com o “free flow”. Hoje, a distância entre as praças é de 40 a 70 quilômetros.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, conta que a intenção é utilizar o monitoramento eletrônico para muito além do pedágio. “A ideia é planejar o trânsito, acompanhar o transporte de carga e verificar a regularização dos veículos também”, explica. No Paraná, um modelo de instalação de chip eletrônico em veículos está sendo planejado pelo Depar­­tamento de Trânsito (Detran).

Mário Rodrigues Júnior, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), responsável pela regulação das concessões federais de rodovias, avalia que o sistema de fluxo livre representa uma nova fase do sistema de cobrança, que superaria o modelo baseado em praças.

Como não existe legislação que obrigue o motorista a aderir ao sistema, a mudança só acontece se o governo adotar o modelo. E a adoção exigiria alterações nos contratos de pedágio. Governo estadual e concessionárias estão em negociação atualmente para alterar as bases dos contratos.

Os primeiros sistemas de “free flow” começaram a ser implantados no mundo na década de 90. Na Alemanha, Suécia e Eslo­­váquia, um aparelho GPS instalado em caminhões monitora por quais rodovias o veículo passou e cobra proporcionalmente pelo trajeto percorrido. Em Portugal, o aparelho usado para controlar o fluxo do veículo na rodovia já é usado para a cobrança em postos de combustíveis e em drive in de redes de lanches. A forma mais comum de cobrança do pedágio pelo sistema fluxo livre é feita por meio de uma fatura semelhante à do cartão de crédito enviada ao motorista pelo correio ou por e-mail.

Quem transita na RMC passará a pagar tarifa

Milhares de veículos que circulam por rodovias concedidas na região metropolitana de Curitiba (RMC) não pagam pedágio. Elvio Torres, gestor de atendimento da concessionária Rodonorte, acredita que o “free flow” pode ser uma ferramenta para garantir que todos os motoristas que usem a estrada paguem a tarifa. “Atualmente, quem paga custeia os benefícios para quem não paga”, diz. Hoje, 22 mil veículos passam pela praça de pedágio em São Luiz do Purunã e 40 mil circulam no trecho entre Campo Largo e Curitiba.

Evandro Vianna, diretor-executivo da concessionária Ecovia, destaca que a maior parte dos acidentes acontece no trecho urbano da BR 277, entre Curitiba e São José dos Pinhais. “Muitos dos atendimentos operacionais, mecânicos, médicos, são recebidos por motoristas que não chegam à praça de pedágio”, conta. Aproximadamente 12,5 mil veículos pagam a tarifa diariamente, mas entre 55 mil e 60 mil circulam no trecho de 24 quilômetros entre o início da concessão e a praça de pedágio.

Nas rodovias brasileiras, de 40% a 90% dos veículos que circulam em trechos concedidos não pa­­gam tarifa.

São Paulo testa sistema desde 2008

Em São Paulo, existe um pórtico em teste na rodovia Anhanguera há três anos. O objetivo era apenas avaliar a viabilidade técnica do sistema, que se mostrou eficiente, segundo Pedro Donda, responsável no Brasil pelos sistemas Via Fácil e Sem Parar, já utilizados em praças de pedágio e estacionamentos. Segundo ele, metade dos veículos que trafegam pelas rodovias pedagiadas brasileiras utiliza o sistema de cobrança automática.

Placa eletrônica

Desde 2006, o Brasil ensaia exigir que todos os veículos tenham um chip de monitoramento. O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) foi determinado por resolução do Departamento Nacional de Trânsito e várias datas já foram divulgadas para o início do sistema. A previsão agora é de que comece em 2014. Os veículos deverão ter chip na placa ou na parabrisa. A responsabilidade pela implantação é dos órgãos estaduais de trânsito. O monitoramento obrigatório previsto pelo Siniav é visto pelas concessionárias como uma forma de garantir as condições técnicas ideais para a implantação do “free flow”.



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Pavimentação nos corredores de ônibus seguem acelerada em Campo Grande

As obras de pavimentação e drenagem dos corredores do transporte coletivo em 28 bairros continuam em ritmo acelerado. Os projetos foram aprovados pelo Pró-Transporte do Ministério das Cidades, voltados exclusivamente para as vias que funcionam com linhas de ônibus.

A expectativa da Prefeitura é de, até o final de 2012, entregar quase 100% das linhas de ônibus asfaltadas na Capital. Para a execução das obras nos corredores do transporte coletivo, o Pró-Transporte utiliza recursos federais provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com contrapartida do Município.

Antes de dar início às obras, o prefeito Nelson Trad Filho esteve, pessoalmente, em cada região contemplada pelo projeto e relatou as finalidades do Pró-Transporte. “Assim como a maioria das cidades do País insiste na obtenção dos recursos federais para obras desta magnitude, estamos atentos a todas as possibilidades e caminhos que devemos percorrer para termos os projetos aprovados. O governo aprova as melhores ideias e, felizmente, temos conseguido atingir o propósito. Quando ficamos sabendo dessa linha de crédito, corremos atrás e agora é fato para a cidade. Depois dos corredores entregues com os tubos de drenagem instalados, já que o programa é voltado exclusivamente para essa finalidade, fica mais fácil executar as obras para asfaltar o restante do bairro”, explicou o prefeito.

“A maioria das vias que vão receber a pavimentação será contemplada também com a drenagem, que é necessária junto do asfalto. Cada empreiteira foi orientada a deixar os tubos de drenagem instalados, de maneira que fiquem estrategicamente adequados e prontos para receber o restante do asfalto, quando os projetos posteriores chegarem a estes locais”, informou o prefeito.

Confira as regiões contempladas com obras de pavimentação e drenagem nos corredores do transporte coletivo:

1. CTC – Jardim Noroeste
2. CTC – Vivendas do Parque
3. CTC – Inápolis (Indubrasil)
4. CTC – Jardim das Nações
5. CTC – Nova Serrana /Serraville
6. CTC – São Conrado
7. CTC – Nova Campo Grande
8. CTC – Parque Dallas
9. CTC – São Caetano
10. CTC – Jardim Beija Flor / Sírio Libanês
11. CTC – Rancho Alegre II
12. CTC – Jardim Cerejeiras (margem direita)
13. CTC – Jardim Cerejeiras (margem esquerda)
14. CTC – Avenida Oceania
15. CTC – Jardim Ouro Preto
16. CTC – Danúbio Azul
17. CTC – Jardim Indianápolis
18. CTC – Portal do Panamá
19. CTC – Vila Futurista
20. CTC – Morada do Sol
21. CTC – Nova Jerusalém
22. CTC – Jardim Manaíra
23. CTC – Residencial Barra da Tijuca
24. CTC – Vila Oeste
25. CTC – Jardim Vilas Boas
26. CTC – Jardim São Pedro
27. CTC – Dona Dedé
28. CTC – Izabel Garden


Fonte: A Critíca

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Em Sorocaba, 41 novos ônibus entram em operação nesta segunda

Os primeiros 41 novos ônibus integrantes do Consórcio Sorocaba, vencedor do processo licitatório do lote 1 do transporte coletivo, entram em circulação a partir desta segunda-feira em Sorocaba e vão atender 15 linhas da Zona Norte e do Parque Industrial. No total, esse consórcio será responsável por 44 linhas, sendo que a transição dessa frota, segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, ocorrerá de forma gradativa. Já na próxima sexta-feira, dia 7, outras 16 linhas também recebem novos veículos. O Consórcio Sorocaba assume o chamado lote 1 após vários embates judiciais que marcaram todo o processo licitatório, cujo contrato chegou a ser suspenso por liminar, derrubada pelo Tribunal de Justiça há exatos dois meses.

Desde 2009, esse sistema era operado por quatro empresas - Auto Ônibus São João, Rosa Reunidas e Jundiá -, em caráter emergencial, a partir da intervenção na Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), que enfrentava problemas financeiros e trabalhistas. O Consórcio Sorocaba, que é formado pelas empresas CS Brasil e Rodoviária Metropolitana, terá um contrato com a administração municipal de oito anos de duração, no valor de R$ 60 milhões.

Ao todo, a empresa responsável pelo sistema entregará 179 ônibus zero quilômetro, com tecnologia convencional, padron e especial (15 metros). De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, os ônibus são todos adaptados com elevador para acesso de pessoas com deficiência física. A carroceria dos coletivos terá três portas de serviço, com rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas. A frota também contará com câmeras de vigilância para controlar o serviço e aumentar a segurança aos usuários; além de GPS para permitir o monitoramento dos ônibus e, futuramente, facilitar a comunicação com os usuários.

Já para o Serviço de Transporte Especial a empresa irá dispor de 9 novos micro-ônibus, dois a mais do que a atual frota do lote 1 emergencial. Esses novos veículos, ainda segundo a Urbes, foram dimensionados para uma maior acomodação, ampliando a quantidade do "box" para cadeiras de rodas embarcadas de 17 para 29, proporcionando melhor atendimento no setor de transporte especial. A nova contratação também vai alterar a forma de remuneração, já que a empresa não vai mais receber por quilômetro rodado, com o pagamento efetuado pela Urbes por passageiro transportado.

Veja abaixo as primeiras linhas atendidas com os novos ônibus

02 - Brasilândia
16 - Angélica/Botucatu
20 - Carol
23 - Industrial/Dois Corações
24 - Guadalupe
25 - Itavuvu
39 - Aldeia dos Laranjais
39/1 Sta. Esmeralda/Portal do Itavuvu
45 - Retiro São João
46 - Paineiras
50 - Hungarês
54 - Paes de Linhares
58/1 - Vitória Régia/Sorocaba Park
61 - Iporanga
70 - Nova Sorocaba/Nova Horizonte



Fonte: Urbes - Trânsito e Transportes

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Em Jaboatão e Recife, Estrada da Batalha terá uma pista liberada para caminhões e ônibus

O trânsito em uma das pistas da Estrada da Batalha, no sentido Prazeres/Recife, na Estrada da Batalha, será liberado a partir das 5 h desta segunda-feira. O trecho será liberado para mão dupla.

A medida, no entanto, só é válida para o tráfego de ônibus e caminhões. Os demais tipos de veículos devem continuar utilizando rotas alternativas para seguir caminho.  

A decisão foi tomada pela Secretaria de Transportes de Pernambuco, após reunião com os técnicos da construtora Camargo Corrêa, responsável pelas obras de duplicação e requalificação da Estrada da Batalha e dos órgãos de trânsito de Jaboatão dos Guararapes e do Recife.

Para informar a população, estão sendo produzidos 200 mil panfletos com sugestões de rotas. Além dessa iniciativa, uma equipe de técnicos e arte-educadores permanecerá na região para orientar os motoristas sobre os desvios.

O trecho na altura da avenida Maria Irene, no Jordão, cedeu na última quinta, provocando o surgimento de uma cratera de 13 metros de profundidade. A Compesa explicou que o afundamento do asfalto é decorrente do rompimento de uma tubulação de 1.200 mm, que havia sido consertada pela Camargo Corrêa para corrigir danos provocados durante a execução das obras.

A obra de requalificação da Estrada da Batalha tem custo total de R$ 100 milhões, metade (R$ 50 milhões) apenas para o túnel, construído próximo ao local onde o piso cedeu. "Nossa intenção é diminuir ao máximo os transtornos para a população. Pedimos que procurem se informar sobre caminhos diferentes, evitando o trecho que está interditado", pediu o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento. Segundo o secretário, a ocorrência não vai alterar o valor da obra, pois os custos serão assumidos pela construtora.



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Corredor de ônibus na PE-05 que liga Recife a São Lourenço continua com buracos

domingo, 30 de outubro de 2011

O corredor de ônibus da PE-05 que liga as cidades de Recife e São Lourenço da Mata ainda não foi totalmente recapeado, pois ainda existem buracos e rachaduras na via, motoristas dos ônibus dizem que os buracos existentes ainda prejudicam tanto o trabalho deles como aos próprios usuários, pois o ônibus tem que reduzir e muito a velocidade prejudicando o tempo da viagem, pois além de reduzirem a velocidade, os ônibus são obrigados a saírem do corredor para fugirem dos buracos ainda existentes.
Ainda no corredor, as faixas de pedestres estão apagadas deixando os pedestres confusos e vulneráveis a acidentes, pois também a fiscalização praticamente inexiste e as motos e os carros trafegam pelo corredor sem nenhuma fiscalização.
Lembrando que trafegar na pista exclusiva para ônibus comete infração grave e leva 05 pontos na CNH e multa de R$ 127,69.
E para piorar a situação, além das faixas de pedestres estarem sem pintura, as grades divisórias do corredor estão enferrujadas.

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Em João Pessoa, atualmente circulam 176 ônibus adaptados

Em cada olhar uma esperança. Nos lentos movimentos a força de viver. Para um cadeirante - portador de deficiência motora, obrigado ao uso de cadeira de rodas -, cada obstáculo superado revela o quanto a vida ainda pode surpreendê-lo mostrando novos desafios.

'Apesar das limitações que possuímos, não reclamamos. Cada dia é um recomeço', revela Cláudio Severiano Ramos, de 35 anos, pessoense que há 5 anos perdeu os movimentos dos membros inferiores após um acidente de motocicleta.
Segundo o censo realizado no ano de 2010, existem 720 mil pessoas com algum tipo de deficiência na Paraíba, ou seja, 18% da população do Estado.

Uma das grandes conquistas para a ressocialização dos cadeirantes foi obtida por meio da lei municipal de nº 7.170, que garante o transporte público adaptado, permitindo o embarque de usuários de cadeiras de rodas. Esse tipo de transpote é conhecido como ‘transporte eficiente'.

Atualmente, 540 ônibus trafegam pelas principais ruas de João Pessoa, destes 176 são adaptados para a acessibilidade dos deficientes físicos, em especial os cadeirantes.

Um dos usuários do transporte eficiente é o menino Leonardo José, de 9 anos de idade. Ele reside no Bairro dos Estados em João Pessoa e sempre está acompanhado da mãe, Ana Gilma, quando utiliza um ônibus adaptado. Ele nasceu com deficiência motara em função de complicações no parto.
Mesmo diante das dificuldades, quando vamos à praia, ao shopping ou fazer alguma atividade de lazer com o Léo, o transporte eficiente nos ajuda’, declarou Ana.

De acordo com Francisco Alcântara - gerente da Divisão de Transportes Coletivos da STTRANS (DICOL) – a expectativa do órgão é de que até o ano de 2014 toda a frota de transporte público na Capital paraibana seja adaptada para o usuário com necessidades especiais.

‘Já temos em João Pessoa linhas com quase 100% dos veículos adaptados, como do Bairro dos Estados, significando grande importância para os portadores de deficiência física. Nesse caso, o trajeto do ônibus incluiu o tráfego nas proximidades da Funad, facilitando o deslocamento dos cadeirantes’, afirmou Francisco Alcântara.

Segundo o gerente da vistoria da STTRANS, Edvaldo Loureiro, o ‘transporte eficiente’ está cada vez mais ocupando lugar nas garagens das empresas de coletivos. Cada veículo adaptado custa em média R$ 238 mil, podendo chegar a R$ 264 mil, dependendo da marca da e da quantidade de portas de acesso especial.

Em João Pessoa, atualmente circulam 176 ônibus adaptados

Como funciona um ônibus adaptado?
O transporte denominado ‘eficiente’ possui uma plataforma móvel no ônibus, que funciona como um elevador. Ela promove a subida e a descida do deficiente físico, principalmente de usuários de cadeiras de rodas.

O ônibus adaptado pode ter duas ou três portas, sendo estas localizadas na traseira, dianteira ou na parte central do veículo.
 

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Manaus: Novos ônibus articulados devem chegar em 20 dias

A empresa NeoBus, construtora de grandes veículos de transporte de passageiros, informou à Prefeitura de Manaus que, na próxima semana, os primeiros 11 ônibus articulados saem da sede da empresa, em Caxias do Sul (RS), devendo chegar à capital amazonense dentro de 20 dias. O superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, informou que estes veículos são do modelo Mega BRT, um dos melhores produtos que a NeoBus fabrica.

Segundo Cavalcante, estes veículos são ainda maiores do que os articulados que já rodam em Manaus. São veículos com 21 metros de comprimento e capacidade pra 280 passageiros. As onze unidades foram adquiridas pela empresa Global, uma das vencedoras da licitação. Ao todo, a Global vai adquirir 70 ônibus deste modelo. Outras três empresas (Rondônia, Nova Integração e Transtol) vão trazer para a cidade mais 96 ônibus articulados, mas elas optaram pelo modelo similar fabricado pela empresa Marcopolo. No total Manaus terá pelo menos 166 novos ônibus articulados.

No site da empresa, é possível ter mais detalhes do interior do modelo Mega BRT. Na foto de divulgação, o modelo que vem pra Manaus já está pintado com o padrão determinado pela Prefeitura de Manaus.


Fonte: D24 AM

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