Na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, confirmou para a imprensa o reajuste da tarifa do transporte coletivo da cidade, que até então está em R$ 2,10, onde irá para R$ 2,25 na próxima sexta-feira (11).
De acordo com ele, os técnicos da prefeitura estarão apresentando uma licitação para novas empresas operarem no sistema, pois a última foi realizada estava com muitos defeitos, favorecendo os constantes pedidos de reajuste por parte dos empresários.
Ainda disse que, caso as empresas do transporte não conseguirem se organizar, na próxima licitação as empresas terão um limite de 250 veículos cada. Também falou que, caso as empresas não terem recursos para sanarem suas dívidas e comprar novos ônibus, a prefeitura entrará para viabilizar U$$ 10 milhões do Banco de Desenvolvimento da China, para adquirir os veículos daquele país, sendo a prefeitura proprietária.
Lembrando que, como acontece em todos os reajustes, a situação do sistema de transportes não avança, deixando sempre a população estressada e esperando horas nos pontos de embarque, sem falar que a maioria dos ônibus que circulam estão sempre lotados.
Fonte: Manaus em Notícia
1 comentários:
Sou servidora pública e utilizei o transporte publico de Manaus durante um ano. Felizmente, tive condições de comprar um carro e me tornar independente desse serviço. Claro que ter um carro não resolve todos os problemas, afinal, as vias da cidade continuam esburacadas, os ônibus sucata continuam circulando e poluindo e atrapalhando o transito, os motoristas continuam sem limites, fazendo o que querem sem que suas atitudes sejam coibidas...
Venho aqui dar voz as pessoas que ainda continuam dependendo desse serviço, que é um dos "cartões postais" mais tristes e indignantes da cidade. Os cidadãos não merecem isso. O transporte público de Manaus é uma vergonha municipal! O pior que eu conheço no Brasil; e olha que já estive em várias capitais. O intrigante é como prefeituras e mais prefeituras que dizem que trabalham "por uma Manaus melhor" tem a coragem de licitar e contratar empresas que oferecem essa "qualidade" de serviço à sua população. Será que essas administrações estão de fato preocupadas com seus cidadãos? Sinceramente, acho que uma prefeitura que deixa ônibus quebrados, abarrotados, poluentes, sujos, sem pontualidade, com funcionários despreparados, e que muitas vezes, diariamente eu diria, estão quebrados dificultando a tráfego na cidade... uma prefeitura que permite isso, não pode estar comprometida com o povo. É um total desrespeito. O pior é que a população nem sabe disso. Muitos usuários sequer saíram alguma vez de Manaus e por isso não têm referencia de que poderiam ser muito melhor servidos; não sabem que poderiam estar sendo tratados com mais dignidade. Ah! Se soubessem da própria força, se soubessem do exemplo americano em um atitude discriminatória contra uma senhora, Rosa Parks, em um ônibus, foi a gota d’água que levou milhares de negros a boicotar empresas de transporte em uma cidade dos EUA, e isso desencadeou grandes, grandes mudanças naquele país. Já pensou? Uma greve dos usuários do transporte público em Manaus? Apesar da realidade ser outra, gostaria de acreditar que um dia isso aconteceria...quem sabe assim as coisas mudariam.
Enquanto isso não acontece, quem vai lucrando com essa historia? Quem vai investindo o dinheiro das passagens em seus patrimônios individuais, familiares e empresariais; claro que sem precisar do transporte que gereciam...? Enquanto isso... em Manaus... as pessoas vão acreditando em tudo que vêem na TV...
Postar um comentário