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Maior feira de ônibus do mundo "Busworld" está sendo realizada na Bélgica

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sem a presença de nenhuma empresa brasileira, apesar da importância dos fabricantes e do mercado nacional para o setor, começou nesta sexta-feira, 21, em Kortrijk, na Bélgica, a Busworld 2011, maior, mais importante e sofisticada feira do mundo no segmento de ônibus. O evento, que termina no dia 26, reúne 350 expositores, pretende atrair 25 mil visitantes de 110 países e apresenta as principais tendências e o que há de mais moderno em veículos, componentes e serviços.

O principal tema abordado pelos fabricantes e construtores (de ônibus completos, carrocerias e chassis) é a sustentabilidade e a preocupação com a redução das emissões para a preservação ambiental. É unânime entre as empresas o importante papel que o ônibus e a sua maior utilização podem desempenhar para a redução da emissão de poluentes, do consumo de combustível e, mais importante, para o bem-estar dos habitantes de qualquer cidade do mundo, mesmo as pequenas.

Os maiores fabricantes europeus, como Irisbus, MAN, Mercedes-Benz, Scania, VDL e Volvo, e também os cinco chineses presentes – recorde do evento – focaram suas participações no lançamento de modelos híbridos, diesel/elétrico, elétricos e movidos a hidrogênio. Para os executivos dessas empresas, hoje as opções mais eficientes e de aplicação imediata são os híbridos diesel/elétrico, mas o futuro aponta o veículo totalmente elétrico como o mais indicado para o transporte urbano, devido a não emissão, baixíssimo nível de ruído e conforto.

Com propostas e tecnologias semelhantes, os modelos híbridos apresentados em Kortrijk por esses construtores são, em média, 40% mais econômicos, reduzem em 50% a emissão de CO2 e o ruído em até 35%, em relação aos veículos Euro V em aplicação hoje na Europa.

Outro ponto comum entre os fabricantes europeus é o investimento no desenvolvimento de veículos e soluções para os sistemas BRT. Todos apostam nele como uma das melhores soluções para a sociedade e afirmam que não será possível atingir os objetivos de diminuição da poluição ambiental nas grandes cidades sem o ônibus, de preferência híbrido, elétrico ou até hibrido plug-in (para recarregamento rápido das baterias).

Várias montadoras colocaram à disposição dos visitantes os seus veículos para demonstrar os benefícios dessa tecnologia e o ponto imeditamente perceptível é o silêncio. O objetivo é conscientizar e convencer a sociedade de que o ônibus é a solução e a maioria aderiu à ação lançada na Busworld – Coach&Bus – sustainable mobility (Ônibus – mobilidade sustentável).

A conta não fecha

Não só os fabricantes europeus, mas os cinco construtores chineses presentes na edição deste ano da Busworld Kortrijk deram total ênfase para os híbridos e deixaram claro que o mercado-alvo deles é a Europa. Apesar de a China ter anunciado a decisão de investir muito no desenvolvimento dessa tecnologia e de vários testes estarem em realização no país, as oportunidades de fornecimento em curto prazo estão centradas nas nações europeias. E aí a conta não fecha.

Os promotores da Busworld apontam que, há dez anos, a produção mundial era de 240 mil unidades/ano, a Europa produzia 34 mil veículos e a China menos de 30 mil. Hoje o mercado cresceu 50% e atingiu volume de 360 mil unidades/ano, mas a Europa responde apenas por 7% do total e a China pulou para 29% ou mais de 100 mil ônibus.

Por que todo e tanto interesse dos fabricantes chineses e de outros países, como Turquia, Rússia e Eslovênia no mercado europeu? Por que investir e concorrer em um mercado que retrocedeu de 2008 para cá? Por que não focar em uma região com maior potencial de crescimento? Para os turcos da Temsa, a região responde por 85% da sua produção. O estranho é que tanto Volvo, como Scania, Mercedes-Benz e MAN apontaram a América Latina e a Ásia como os continentes de maior crescimento e as duas primeiras estão investindo fortemente na China, inclusive para o desenvolvimento de modelos híbridos.

Os europeus apontando suas fichas e volumes nas Américas e Ásia e os asiáticos e do leste europeu mirando o velho continente. A explicação é que, para os asiáticos, estar na Europa comprova qualidade – outro tema bastante explorado para tentar valorizar o produto. Já para os fabricantes do leste europeu e Oriente Médio, os diferenciais são os baixos custos de aquisição e operacional, garantidos pela utilização de componentes de marcas tradicionais, produzidos fora da Europa.

De qualquer maneira, a conta não fecha. Pelos discursos e produtos apresentados, a oferta de híbridos será acima da demanda. São pouco mais de 1.000 unidades rodando na Europa e nos Estados Unidos, menos de 0,5% do total produzido. Também vai faltar mercado para tantos fabricantes interessados no velho continente. É esperar para ver como os clientes reagirão aos apelos da sustentabilidade e do híbrido que, sem dúvida trarão custos maiores, ainda mais com a entrada em vigor da norma Euro 6, em 2013, na Europa.

Fonte: Automotive Business

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Belo Horizonte tem 7 mil pontos de ônibus sem abrigo

Se não contar com guarda-chuva e óculos de sol, o passageiro de ônibus coletivo de Belo Horizonte fica sem proteção quanto aos imprevistos do tempo. Apenas cerca de 20% dos pontos de embarque e desembarque possuem abrigos. Entre os 9 mil pontos de ônibus, somente 1.994 possuem estruturas metálicas para abrigar os passageiros, segundo dados da BHTrans.

A empresa de trânsito abriu, em maio deste ano, a licitação para 720 novos abrigos. Na ocasião, em entrevista ao Hoje em Dia, o analista da Gerência de Sinalização da BHTrans, Carlos Alberto Gonzaga, afirmou que o edital previa a colocação das estruturas em até 90 dias. No entanto, passados cinco meses, nenhum deles foi instalado até agora.

O serviço foi homologado em 18 de agosto, com valor de aproximadamente R$ 2, 6 milhões. Mas a primeira instalação será feita apenas em novembro deste ano, como informou Carlos Alberto. “Na primeira quinzena, a empresa instala cem. E depois temos a meta de implantar 50 por mês”, detalha. Pelos prazos da BHTrans, todos os novos abrigos estarão nos pontos de embarque e desembarque de passageiros até dezembro de 2012 – o que iria aumentar em pelo menos dez pontos percentuais o amparo à população.

Enquanto isso, para se proteger do sol, Cida Castilho, de 65 anos, vai ter que se contentar com a sombra da árvore em um ponto de ônibus na Avenida Cristiano Machado, na pista exclusiva para coletivos. Ela reclama também que não tem lugar para assentar enquanto espera o veículo para seguir até São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Não tenho mais idade para ficar em pé por tanto tempo”, diz.

No caso de chuva, os passageiros não têm onde se proteger. O ponto de ônibus fica bem no meio da pista, sem faixa de pedestres. A única opção é atravessar rapidamente a passarela, que não serve como proteção porque a estrutura tem um design vazado. “Não existe solução sem abrigo. Temos que ter sorte de o ônibus passar rápido”, comenta Marconi Gomes, de 28 anos.

O modelo de abrigo utilizado pela BHTrans não é funcional, na avaliação da secretária geral do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de Minas Gerais, Rose Guedes. “Não tem conforto nenhum para o passageiro”, enfatiza. Ela critica também as medidas das instalações. “O abrigo deve ser dimensionado de acordo com o volume de usuários”, sugere.

A BHTrans informou que a maioria dos abrigos instalados (1.240) é de grande estrutura, com 4 metros de comprimento e 1,5 metro de largura, para calçadas largas. Aqueles para calçadas estreitas (754) são destinados, principalmente, para os bairros, segundo Carlos Alberto.

Um dos critérios para a instalação de um abrigo é o maior volume de passageiros. Segundo o analista da BHTrans, estima-se que 90% dos pontos de ônibus da Região Central possuem estruturas de proteção. No entanto, na Praça Rui Barbosa (da Estação), onde passam mais de 30 linhas diferentes de ônibus, não há abrigos nas paradas dos coletivos.
Na manhã de quinta-feira (20), Ana Alexandra, de 33 anos, ficou sob o sol por uma hora à espera da linha para o Bairro Belo Vale, em Santa Luzia, na RMBH. E ainda carregava o filho de 5 anos nos braços.


 
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Em Guarulhos, Terminal de ônibus Pimentas é inaugurado

domingo, 23 de outubro de 2011

A partir deste domingo (23), a população passa a contar com mais uma importante obra realizada pela Prefeitura: o Terminal Pimentas. Para marcar a inauguração do novo espaço, estão previstas no local (avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira com estrada do Caminho Velho), a partir das 14 horas, apresentações dos grupos Jeito Moleque, Sampa Crew, Papo Cabeça e Salgadinho (ex-Katinguelê). A cerimônia oficial de entrega será às 18 horas, com a presença do prefeito Sebastião Almeida.

“O Terminal Pimentas é mais um passo para a integração do sistema de transportes de Guarulhos. Iniciamos esse processo com a implantação do Bilhete Único, que já reduziu os gastos dos usuários com as passagens dos ônibus. Trata-se de uma demonstração de respeito ao cidadão, que terá conforto e maior agilidade para a utilização de outras linhas do sistema de transportes”, afirma o prefeito Sebastião Almeida.

O empreendimento, orçado em R$ 12,8 milhões, possibilitará a interligação da região do Pimentas com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e a rodoviária do Cecap. A estimativa é que sejam realizados cerca de 40 mil embarques e desembarques diários.

“Este terminal, que integra a segunda etapa de implantação do Bilhete Único, servirá como eixo de ligação para toda a cidade de bairros que não tinham nenhum acesso a outras regiões, como é o caso do Jardim Álamo e o Lavras”, diz o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira.

Segundo terminal de ônibus da cidade – o outro fica na rodoviária do Cecap –, o empreendimento facilitará a locomoção das pessoas para o Hospital Pimentas-Bonsucesso, Unifesp, CEU Pimentas, Teatro Adamastor Pimentas, Centro de Abastecimento de Guarulhos (Ceag) e Shopping Bonsucesso.

O Terminal Pimentas, localizado estrategicamente próximo às rodovias Dutra e Ayrton Senna, funcionará diariamente das 4h às 1h40, com 22 linhas municipais em operação, sendo 15 de micro-ônibus e sete de ônibus. A frota em circulação será de 167 veículos, todos devidamente adaptados para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No local, haverá ainda um posto para aquisição e recarga do cartão do Bilhete Único.


Com arquitetura moderna, composta por dois arcos com cobertura total de 4.200 m2 e vãos de 90 metros cada, o terminal conta com uma estrutura que proporciona conforto e segurança aos passageiros: sala operacional, vestiário, refeitório e sanitário para funcionários, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bilheteria, balcão de informações, lojas, quiosques, plataforma para embarque e desembarque de passageiros, bicicletário com 100 vagas, entre outros itens.
 
Informações da Prefeitura de Guarulhos

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Começam as obras do Terminal Integrado Cosme e Damião, que vai ligar o Recife a São Lourenço da Mata

Foram iniciadas nesta sexta-feira (21) as obras do Terminal Integrado Cosme e Damião, que vai ligar o Recife a São Lourenço da Mata. A obra visa facilitar o acesso à Arena da Copa, cujo investimento está orçado em R$ 18 milhões - com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Governo Estadual. O governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço nesta sexta-feira (21), no Recife.

Também foi assinada a ordem de serviço para a construção da passarela do aeroporto, que vai permitir ao passageiro ter acesso ao Terminal e ao metrô, cruzando a Avenida Mascarenhas de Morais. A obra vai custar R$ 28 milhões e os recursos virão do Governo do Estado. De acordo com Eduardo Campos, um dos principais benefícios do empreendimento é a segurança do usuário.

“A passarela vai nos dar a condição de sermos o único estado em que você sai do Aeroporto, pega a passarela e vai direto pegar metrô, táxi. Uma obra que qualifica a mobilidade, alimenta as linhas de metrô, ou seja, tira carros das ruas. Já o Terminal Cosme de Damião, um dos nossos quatro compromissos para a Copa, vai se somar aos outros 22 terminais, aumentando para 100 km de corredor de ônibus”, afirmou o governador.

Para o prefeito João da Costa, o Terminal Integrado Cosme e Damião vai trazer muitas melhorias para o trânsito da capital. “É possível a gente ter, em dois, três anos, a diminuição de 25% no número de ônibus circulando no centro do Recife. Hoje, só na Avenida Conde da Boa Vista, há cerca de mil linhas. Se a gente tira 25%, são menos 300 ônibus pelas principais vias da cidade”, pontuou.



Fonte: G1.com.br


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Metrô do Rio quer operar a futura Linha 20-Rosa de São Paulo

A Invepar, empresa que controla as duas linhas de metrô do Rio, procurou o governo do Estado para propor uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção da futura Linha 20-Rosa, que vai da Lapa, na zona oeste, a Moema, na zona sul, passando pela região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Com isso, a linha, estimada para receber 600 mil passageiros por dia, poderá sair antes do tempo previsto e deve ter as obras iniciadas em 2014.

Foto: Blog Diário da CPTM
A Invepar é formada por fundos de pensão (de funcionários do Banco do Brasil, da Petrobrás e outros) e pela construtora OAS. Ela enviou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) à Secretaria de Transportes Metropolitanos na semana passada. O documento está sendo avaliado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública.

O MIP, entretanto, não é uma garantia de que a Linha 20-Rosa terá sotaque carioca. Segundo a regra das PPPs do Estado, o Metrô terá de informar o mercado sobre a proposta, por meio de um edital que deve ser publicado na semana que vem, e esperar por propostas de outros grupos.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, avalia que o processo de análise das propostas - tanto da Invepar quanto de eventuais outros interessados - só deve estar concluído em março de 2013. Depois, o vencedor terá de obter as licenças ambientais e fazer, com o Estado, as desapropriações necessárias para a construção da futura linha.

A Invepar diz pouco sobre seus interesses na linha. Em nota, o gerente de Comunicação da empresa, Gabriel Nogueira, diz apenas que "a Invepar acredita que o transporte metroferroviário é essencial para o crescimento ordenado das grandes cidades e o desenvolvimento do Brasil".



Fonte: Estadão

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São Paulo: Sistema metroferroviário esvaziará Itaquerão em 30 min

sábado, 22 de outubro de 2011

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje que o sistema metroferroviário da capital paulista será capaz de, a partir de 2013, esvaziar o futuro Estádio do Corinthians, o Itaquerão, em dias de partidas, em 30 minutos. Segundo ele, essa vazão será possível devido à implementação do sistema Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC, em inglês), que regula a distância entre trens.

No Metrô, as composições passarão a ter um intervalo de 85 segundos, 20% a menos do que os atuais 103 segundos. Nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), esse intervalo passará de 5 minutos para 3 minutos em 2013. As mudanças resultarão, segundo o tucano, em um aumento de 89 mil passageiros/hora para 120 mil passageiros/hora nos dois sistemas de transportes.

"Se todo mundo no estádio tomasse trem ou metrô, ele estaria vazio em 30 minutos", afirmou o governador, após entregar três novos trens para a frota da Linha 3 - Vermelha, na Estação Corinthians - Itaquera do Metrô. "É raro no mundo uma situação dessa", ressaltou. O tucano informou ainda que, até o final de 2012, o governo estadual entregará, ao todo, 98 novos trens, e que todos os grandes investimentos estaduais em transporte serão voltados para o modal metroferroviário. "Todos os investimentos vultosos vão para o transporte metroviário, que é de alta capacidade, qualidade e rapidez", afirmou.

Ele explicou que a velocidade média dos ônibus na cidade de São Paulo é de 15 km/h, enquanto a do Metrô, mesmo com as paradas, é de 38 km/h. O tucano ainda afirmou que está em estudo a implementação de um trem expresso em Itaquera para os dias de jogos.



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Em Campo Grande Mais 17 linhas de ônibus vão operar com cartão eletrônico

A segunda etapa de implantação de cartões eletrônicos nas linhas de transporte coletivo de Campo Grande começa no próximo dia 1°. Nesta etapa, mais 17 linhas vão operar com o cartão eletrônico, não podendo o passageiro pagar a passagem com dinheiro. 

Com isso, as linhas 51 (Bandeirantes – Shopping), 61 (Moreninha- Shopping), 62 (Moreninha Expresso), 64 (T.Guaicurus/T.Morenao/Shopping Norte Sul Plaza), 65 (T. Guaicurus – Praça Ary Coelho), 70 (Gal Osório – Bandeirantes), 72 (Nova Bahia – Morenão), 73 (Nova Bahia – Júlio de Castilho), 75 (Guaicurus- Br 262), 76 (T. Aero Rancho – Hércules Maymone), 80 (Aero Rancho – Gal. Osório), 81 (Nova Bahia), 82 (Aero Rancho – Shopping), 83 (Aero Rancho – Expresso), 84 (Nova Bahia – Ary Coelho), 85 (Morenão – Júlio de Castilho), 86 (Júlio de Castilho – Shopping), 87 (Gal. Osório – Gauicurus), 88 (Guaicurus – Shopping) e 89 (Guaicurus – Expresso) passarão a usar somente o cartão. 
A estratégia de por fim a circulação de dinheiro já começa a apresentar os primeiros resultados positivos, como a redução no número de assaltos. Segundo a contabilização da Assetur, cerca de 600 assaltos são registrados por ano aos ônibus coletivos. Na primeira quinzena do mês de setembro foram registrados 13 ocorrências, contra 30 no mesmo período de 2010. 

“Devemos aumentar em 300 o número de novos postos de venda do cartão. Ampliaremos os locais firmando parcerias com bancas de revistas, conveniências e vendedores ambulantes. Esses últimos irão trabalhar nas proximidades dos pontos de ônibus da região central”, explicou João Rezende Filho, diretor da Assetur.

Com a implantação do sistema nessas linhas, sobe para cerca de 200 os ônibus que vão operar somente com cartão. 



Fonte: Midiamax


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Governo define transporte coletivo entre Manaus e Iranduba após inauguração da ponte Rio Negro

O Governo do Amazonas definiu a estrutura de funcionamento do transporte coletivo de passageiros entre Manaus e Iranduba após a inauguração da Ponte Rio Negro. A partir do dia 25 de outubro, quando a ponte será liberada para o tráfego de veículos, os ônibus urbanos de Iranduba (a 27 quilômetros da capital) terão sua rota estendida até o início da avenida Coronel Cyrillo Neves (antiga Estrada da Estanave), no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, onde haverá ponto de embarque e desembarque de pessoas, que estará interligado ao transporte coletivo da cidade.
Foto: Chico Batata
Os principais pontos da integração metropolitana do transporte coletivo foram definidos pelo governador Omar Aziz, nesta segunda-feira (17), em reunião na sede do Governo, no bairro Compensa II, com o vice-governador, José Melo, o diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), Fábio Alho, e o secretário Municipal de Transporte Urbano de Manaus, Marcos Cavalcante.

Com a integração, a população da Região Metropolitana de Manaus (RMM) terá uma nova alternativa para a locomoção intermunicipal, além da travessia por lancha no porto do São Raimundo, que continuará em funcionamento sem alterações após a inauguração da ponte Rio Negro. “O transporte rodoviário intermunicipal, aquele em que o passageiro faz o percurso da rodoviária de um município para a de outro, seguirá normalmente sem sofrer alterações”, explicou o presidente da Arsam.

Em Iranduba, o transporte urbano é feito por duas empresas privadas que operam com um total de vinte ônibus. Eles percorrem trechos urbanos e rurais do município e cobram uma tarifa de R$ 3,50. A rota das linhas dentro do município não será alterada. A única mudança será a expansão do itinerário até a cabeceira da ponte, em Manaus. “O ponto exato onde vamos instalar a parada de embarque e desembarque de passageiros, em Manaus, será delimitado amanhã (terça-feira), após visita ao local. Os ônibus do transporte urbano de Iranduba vão trazer as pessoas para Manaus e levá-las para Iranduba”, afirmou Fábio Alho.

Em Manaus, os passageiros que vierem de Iranduba no transporte coletivo urbano e quiserem se deslocar para outros pontos da cidade terão que pagar a tarifa do sistema na capital, que atualmente é de R$ 2,25. A Secretaria Municipal de Transportes Urbanos de Manaus (SMTU) ainda estuda quais linhas de ônibus terão as rotas adaptadas para atender à população na cabeceira da Ponte Rio Negro.

As Prefeituras de Manaus, Iranduba e a Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) deverão assinar, na quarta-feira (19), o convênio para oficializar a integração do transporte coletivo. Fábio Alho reforça que não será permitida a travessia por mototaxi e taxi lotação através da ponte, conforme proíbe o Código Nacional de Trânsito.


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