Se não contar com guarda-chuva e óculos de sol, o passageiro de ônibus coletivo de Belo Horizonte fica sem proteção quanto aos imprevistos do tempo. Apenas cerca de 20% dos pontos de embarque e desembarque possuem abrigos. Entre os 9 mil pontos de ônibus, somente 1.994 possuem estruturas metálicas para abrigar os passageiros, segundo dados da BHTrans.
A empresa de trânsito abriu, em maio deste ano, a licitação para 720 novos abrigos. Na ocasião, em entrevista ao Hoje em Dia, o analista da Gerência de Sinalização da BHTrans, Carlos Alberto Gonzaga, afirmou que o edital previa a colocação das estruturas em até 90 dias. No entanto, passados cinco meses, nenhum deles foi instalado até agora.
O serviço foi homologado em 18 de agosto, com valor de aproximadamente R$ 2, 6 milhões. Mas a primeira instalação será feita apenas em novembro deste ano, como informou Carlos Alberto. “Na primeira quinzena, a empresa instala cem. E depois temos a meta de implantar 50 por mês”, detalha. Pelos prazos da BHTrans, todos os novos abrigos estarão nos pontos de embarque e desembarque de passageiros até dezembro de 2012 – o que iria aumentar em pelo menos dez pontos percentuais o amparo à população.
Enquanto isso, para se proteger do sol, Cida Castilho, de 65 anos, vai ter que se contentar com a sombra da árvore em um ponto de ônibus na Avenida Cristiano Machado, na pista exclusiva para coletivos. Ela reclama também que não tem lugar para assentar enquanto espera o veículo para seguir até São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Não tenho mais idade para ficar em pé por tanto tempo”, diz.
No caso de chuva, os passageiros não têm onde se proteger. O ponto de ônibus fica bem no meio da pista, sem faixa de pedestres. A única opção é atravessar rapidamente a passarela, que não serve como proteção porque a estrutura tem um design vazado. “Não existe solução sem abrigo. Temos que ter sorte de o ônibus passar rápido”, comenta Marconi Gomes, de 28 anos.
O modelo de abrigo utilizado pela BHTrans não é funcional, na avaliação da secretária geral do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de Minas Gerais, Rose Guedes. “Não tem conforto nenhum para o passageiro”, enfatiza. Ela critica também as medidas das instalações. “O abrigo deve ser dimensionado de acordo com o volume de usuários”, sugere.
A BHTrans informou que a maioria dos abrigos instalados (1.240) é de grande estrutura, com 4 metros de comprimento e 1,5 metro de largura, para calçadas largas. Aqueles para calçadas estreitas (754) são destinados, principalmente, para os bairros, segundo Carlos Alberto.
Um dos critérios para a instalação de um abrigo é o maior volume de passageiros. Segundo o analista da BHTrans, estima-se que 90% dos pontos de ônibus da Região Central possuem estruturas de proteção. No entanto, na Praça Rui Barbosa (da Estação), onde passam mais de 30 linhas diferentes de ônibus, não há abrigos nas paradas dos coletivos.
Na manhã de quinta-feira (20), Ana Alexandra, de 33 anos, ficou sob o sol por uma hora à espera da linha para o Bairro Belo Vale, em Santa Luzia, na RMBH. E ainda carregava o filho de 5 anos nos braços.
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