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Prefeitura de Salvador vai iniciar fase de testes do metrô

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O primeiro trecho do metrô de Salvador, que vai levar os passageiros da Estação da Lapa ao Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), está prestes a entrar na fase de experimento.

Para tanto, conforme explicou o chefe da Casa Civil do município, João Leão, resta apenas a conclusão das obras do pátio de manobras dos trens na Estação Bonocô e a aquisição de algumas ferramentas. Leão chegou de Brasília ontem e trouxe boas novas.

Na próxima semana, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deverá repassar à Companhia de Transporte de Salvador (CTS) o montante de R$ 68 milhões, vindos do Ministério das Cidades.

Segundo o secretário, são necessários ainda recursos da ordem de R$ 37 milhões para que a primeira etapa do metrô esteja transportando passageiros, o que deve acontecer em abril de 2012, prevê Leão. A fase de testes será iniciada em dezembro próximo.

Já para o segundo trecho do transporte, que vai do Acesso Norte à Estação Pirajá, totalizando 12 quilômetros de percurso, a Prefeitura de Salvador precisa de R$ 540 milhões, que também virão da CBTU, através de verbas do Ministério das Cidades. Ainda de acordo com Leão, os recursos já foram solicitados à União e as obras devem iniciar também no próximo mês de dezembro.

A expectativa é a de que a obra seja concluída em um ano e meio, a partir do início. “A coisa está andando e está andando bem”, garante o chefe da Casa Civil de Salvador. Ele vai a Brasília em busca de mais recursos na próxima terça-feira (25).

Sobre o plano de mobilidade urbana da cidade, no qual o metrô será o principal modal de transporte que ligará Salvador a Lauro de Freitas ao longo da Avenida Paralela, o secretário afirmou que a Prefeitura está aguardando o Estado encaminhar à União o projeto final.

Uma novidade é a de que o prefeito João Henrique (PP) está pleiteando um valor adicional de R$ 600 milhões aos já programados R$ 2,4 bilhões para intervenções viárias na região do Iguatemi, um dos principais gargalos da cidade. Conforme João Leão, o prefeito quer construir um complexo de viadutos no entorno da Avenida Antônio Carlos Magalhães.

O secretário está tentando agendar uma reunião para segunda-feira (24) com a chefe da Casa Civil do Estado, Eva Chiavon, para apresentar as ideias do prefeito.

CQC Proteste Já Metro de Salvador  (Programa exibido em 2010)






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Novo sistema de transporte público BRT diminuirá 40% do tempo de viagem na Grande Vitória

Que cidadão nunca desejou um serviço de transporte público de alta qualidade, eficiente, ágil, confortável e com custo atrativo? Este é o conceito do novo sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit - Transporte Rápido por Ônibus), que tem o objetivo de atrair os usuários de automóveis e melhorar toda mobilidade urbana. O sistema reduz 40% o tempo de viagem quando comparado ao ônibus convencional, além de reduzir a poluição do ar em 35% e os acidentes em 54%.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, a Grande Vitória recebeu 225.492 habitantes. Para suprir a demanda, a quantidade de transportes também aumentou, os automóveis cresceram 500%, enquanto a frota de ônibus aumentou somente 70%.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Luis Fiorotti, as cidades que utilizam bicicletas e ônibus como principais meios de transporte, são exemplo em mobilidade urbana eficiente e sustentável.

"O trânsito da Grande Vitória está cada vez pior, precisamos que sejam feitos investimentos em transportes públicos competentes e em ciclovias. Desta forma, o cidadão poderá deixar o seu automóvel em casa e utilizar outros meios para se locomover. Isto diminuirá as emissões de gases poluentes, além de reduzir os gargalos existentes no trânsito", diz.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop-ES), Fábio Ney Damasceno, revela que para que haja redução no número de automóveis nas ruas da Grande Vitória, é necessário que seja implantado um sistema rápido, eficiente, pontual e de alta qualidade. "Certamente desta forma, o usuário do automóvel irá se atrair".

No Espírito Santo, o sistema BRT está em fase de planejamento. Segundo previsões da Setop-ES, o novo sistema de transporte coletivo começa a ser implantado em 2012 e operado no início de 2014.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Espírito Santo (Sindicopes), José Carlos Chamon, diz que o segmento transporte demanda infraestrutura com potencial, necessária para direcionar o desenvolvimento urbano.

"Um transporte competitivo com o carro é aquele que consegue apresentar vantagens similares quanto ao tempo total de viagem, ao conforto, ao custo e à conveniência. Assim, projetar um sistema BRT para manejar a alta demanda de passageiros de maneira veloz é um dos pilares da construção de um serviço competitivo em relação aos carros. A capacidade e a velocidade são características do BRT que definem as feições que o coloca afastado dos serviços de ônibus convencionais", afirma.

O primeiro sistema BRT do mundo foi implantado na cidade de Curitiba, no Brasil. Além de ter sido testado e aprovado em países como Canadá, Colômbia, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Equador, Turquia e Venezuela.

O presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Maely Coelho, diz que receber bem o turista é o desafio de qualquer destino turístico. "Todo destino precisa estar preparado e equipado para oferecer boas opções de hospedagem, gastronomia, eventos e entretenimento. Mas, para que o turista aproveite todas as opções, é extremamente necessário que ele possa se locomover com facilidade dentro da cidade. O BRT é sucesso em muitas cidades e países, a implantação do sistema no Estado certamente trará bons resultados", afirma Maely Coelho.

Como funciona o sistema BRT

Corredores exclusivos para ônibus;
Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
Integração entre serviços;
Serviços alimentadores e interbairros municipais alimentando as linhas BRT nos terminais, portais ou estações;
Cobrança antecipada da tarifa (externa ao veículo);
Integração com outros modais em estações, terminais e portais;
Estacionamentos e bicicletários em locais estratégicos;
Programação e controle rigorosos da operação por meio do sistema inteligente;
Amplo sistema de sinalização e informação ao usuário.



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Rodoviária de Criciúma inaugurada neste mês já tem problemas estruturais

O Terminal Rodoviário de Criciúma Algemiro Manique Barreto foi reinaugurado no dia 6 de outubro, porém, alguns pontos ficaram pendentes no local. Problemas de goteiras nos boxes, pias e vasos sem funcionamento e não implantação da climatização são algumas das especificações presentes no projeto que ainda não foram feitas. A Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) afirma que a etapa de finalização das reformas ainda está acontecendo.
Foto: Richard de Luca
“Em dias de chuva a água cai em cima dos ônibus e molha passageiros, bagagens e quem trabalha com os ônibus”, conta o gerente de uma empresa de ônibus, Joenio Soares Júnior. Uma cobertura nova e mais extensa foi colocada, entretanto, como há uma diferença de altura da cobertura antiga para a nova a goteira continua pingando. “Vamos fechar com tijolos e revestir este buraco e construir uma calha interna”, afirma o diretor Administrativo, Financeiro e Patrimonial da ASTC, Adriano Boaroli.

A extensão na cobertura dos taxistas também não foi implantada e deve ser feita. “Temos no máximo 30 dias para deixar tudo pronto na rodoviária. O dia 18 de novembro é a data final”, explica o diretor da ASTC. Uma placa  que proíbe o tráfego de pedestres na calçada em frente a rodoviária também foi questionada por usuários, mas Boaroli explica que o problema estava no lado em que a placa estava virada. “A sinalização já foi arrumada e serve para indicar que é proibida a presença de pessoas onde os ônibus transitam”, salienta.

Banheiros, estacionamento e climatização por fazer
Nos banheiros, alguns vasos e pias não funcionam. “O banheiro está na etapa final. Os da rua foram feitos novos e os internos serão repaginados”, explica Boaroli. Os motoristas estão preocupados também por não terem estacionamento aonde deixar os ônibus. “O problema é que não temos estacionamento e só podemos ficar por 15 minutos nos boxes se não somos multados”, reclama o motorista Wanderlei Trindade.

O diretor da ASTC explica que um regimento interno do terminal está em fase de produção e estipulará o tempo de permanência de cada coletivo na rodoviária. “Quanto ao problema do estacionamento estamos arrumando um local para que os ônibus possa ficar no intervalo até irem até o box”, explica Boaroli. Cinco cancelas com sensores vão controlar o tráfego de veículo atrás da rodoviária e somente ônibus autorizados poderão passar pelo local.

A climatização também causa discórdia entre os que precisam utilizar o terminal. “A climatização estava o orçamento inicial e não foi feita”, fala Soares Júnior. “Foi licitada e serão implantadas três cortinas de ar e outros aparelhos de ar condicionado até o dia 13 de dezembro”, informa Boaroli. A obra está orçada em aproximadamente R$ 45 mil.


Fonte: Engeplus

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Em Santos, CET confirma implantação de corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) confirmou a implantação do corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos, em Santos, nas próximas duas semanas. De acordo com a CET, a medida beneficiará cerca de oito mil passageiros transportados nos coletivos que circulam no Canal 2.
Foto: Alexsander Ferraz
O corredor será acionado no sentido Centro/Praia, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20 horas, em toda extensão da via. O modelo é semelhante ao implementado na Avenida Conselheiro Nébias, onde os demais veículos não são proibidos de circular na faixa, mas devem dar a preferência de passagem ao transporte coletivo. 

Com a futura intervenção, o condutor fica proibido de estacionar no lado direito ou esquerdo, dependendo do plano da via. Com a mudança, o estacionamento na pista sentido Centro/Praia será permitido apenas na faixa da esquerda (rente ao canal). E entre 17 e 20 horas, será proibido estacionar em qualquer faixa.

A sinalização já foi iniciada ao longo da avenida, e o término da instalação depende das condições do tempo.


Fonte: A Tribuna

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Zona Norte do Rio terá corredor exclusivo de ônibus BRS até 2012

Os corredores exclusivos de ônibus rápidos (BRS) que já existem em Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vão chegar à Zona Norte da cidade até o ano que vem. No Centro, o sistema começa a funcionar já em dezembro. O esquema foi anunciado pela prefeitura nesta quarta-feira (19).

O modelo é aposta do governo municipal para organizar o trânsito e o transporte para a Copa do Mundo de 2014.

No Centro, o sistema será instalado nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Presidente Vargas. Haverá ainda um novo corredor nas Ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul. Já na Zona Norte, o modelo será implantado na Tijuca, em Vila Isabel e nas Avenidas Marechal Rondon e 24 de Maio.

BRTsO sistema de transportes do Rio também vai ganhar o reforço de corredores expressos de ônibus articulados, os chamados BRTs. Um dos principais será o da Avenida Brasil, que vai ligar o Caju a Santa Cruz, e terá capacidade de transportar 900 mil pessoas por dia - mais do que transportam o metrô e os trens. Isso fará do BRT da Avenida Brasil uns dos principais meios de transporte coletivo da cidade.

Além da Avenida Brasil, a cidade vai ter outros três corredores de BRT: a Transoeste, que vai da Barra da Tijuca a Campo Grande, na Zona Oeste, a Transolímpica, até Deodoro, também na Zona Oeste, e a Transcarioca, que vai até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, passando pela Penha, na Zona Norte.

A prefeitura também apresentou nesta quarta-feira o modelo dos ônibus dos BRTs. Os corredores exclusivos só devem ficar prontos para as Olimpíadas de 2016.

“Até a gente ter esse sistema de BRT implantado, a gente tem que trabalhar mesmo com o sistema de BRS. Vamos diminuir o número de ônibus e tudo isso para dar velocidade ao ônibus e ordenar o trânsito, que é o mais importante”, disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
Zona Sul
O novo corredor de ônibus rápido (BRS) na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a operar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.


Fonte: G1.com.br

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Em Juiz de Fora, Pontos de ônibus começam a receber novo piso

As plataformas de embarque e desembarque dos pontos de ônibus da avenida Rio Branco começaram a receber o no piso. As intervenções incluem ainda remanejamento e ampliação de algumas plataformas para dar mais segurança aos pedestres e usuário dos transportes coletivo, além de instalação de novos abrigos. O protótipo já está sendo avaliado pela equipe técnica da Prefeitura de Juiz de Fora.

Os novos pisos, foram projetados para dar mais segurança em função da regularidade e aderência, e contam com faixa tátil/direcional e rampas que dão mais acessibilidade. As obras de instalação do novo piso estão sendo executadas no ponto situado na altura do número 3.760 da avenida, próximo ao bairro Bom Pastor, no sentido Centro/Bairro. O novo piso conta com uma faixa de 40 cm em concreto vassourado na lateral de embarque/desembarque; uma faixa com piso direcional/tátil com 20 cm; a parte central da plataforma com 1,40 cm em piso intertravado e, finalizando, mais uma faixa de 40 cm em concreto vassourado.



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Projeto do VLT para Grande Cuiabá é apresentado

Secretários municipais e técnicos da prefeitura de Cuiabá conheceram, nesta quarta-feira (19), o projeto funcional do transporte coletivo a ser implantando na capital, visando à Copa do Mundo de 2014.

O projeto foi apresentado pelos técnicos da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa). Também participaram da reunião, realizada na sede da Secopa, representantes da prefeitura de Várzea Grande.

A Secopa apresentou o pré-projeto do traçado do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) - modal de transporte escolhido pelo Governo do Estado para atender a demanda do Mundial de Futebol.

O VLT fará o percurso CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro. O novo modelo de transporte público percorrerá toda a Avenida Rubens de Mendonça, do CPA até a Ponte Júlio Muller, continuando na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e também a Avenida Fernando Corrêa, no Coxipó.

O VLT será implantado na área central das avenidas, com estações de embarque e desembarque ao longo do percurso. Também fará a integração com os ônibus que fazem o transporte dos bairros, além de promover a integração total do sistema entre Cuiabá e Várzea Grande.

Nas avenidas onde o VLT será implantado, não será mais permitido a tráfego de ônibus ou veículos grandes.

A implantação do modal exigirá uma série de obras e interferências no trânsito e no transporte nas duas cidades, nos próximos dois anos. A implantação do VLT também necessitará de alterações nas legislações municipais.

Um exemplo será a modificação da largura das calçadas, especificada em Lei.

As maiores obras e intervenções acontecerão na Avenida Rubens de Mendonça, na altura de Prainha. Em alguns trechos será necessário fazer desapropriações. A Ponte Júlio Muller, por exemplo, será duplicada para que os trilhos sejam implantados.

Os representantes dos dois municípios pediram que a Secopa repasse o pré-projeto do VLT, para ser apresentado aos prefeitos Chico Galindo e Sebastião dos Reis Gonçalves e passarem por análise das equipes técnicas de Cuiabá e Várzea Grande.

Representando Cuiabá, estavam presentes os secretários municipais, Josemar de Araújo Sobrinho (Trânsito e Transporte Urbano), Marcio Puga (Desenvolvimento Urbano), Eldo Orro (Meio Ambiente e Assuntos Fundiários) e Carlos Haddad (assessor Especial de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá).

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Fonte: Midia News

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No Recife, Cartões VEM contarão com máquinas de autoatendimento

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Urbana-PE vai instalar 30 máquinas para a venda e recarga do VEM no posto de atendimento e credenciará mais de 600 pontos para a recarga dos cartões
Os usuários dos cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum contarão, a partir de 2012, com sistema de autoatendimento que facilitará e tornará mais rápida a compra e recarga dos créditos. A Urbana-PE acaba de fechar uma parceria com a Rede Ponto Certo, empresa líder na carga e recarga do Bilhete Único em São Paulo, para a modernização do sistema e promover a descentralização do serviço de recarga.
“A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico”, explica o superintendente da Bilhetagem Eletrônica, Pedro Luiz Ferreira. Para isso, serão instaladas nos postos de atendimento do VEM, 30 máquinas de autoatendimento que funcionarão em horário estendido, trazendo mais conveniência para o usuário.

Além da solução de autoatendimento, mais de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam.
Para o presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins, a operação no Recife representa um importante passo para a empresa que já atua no transporte público em São Paulo há mais de seis anos e começa agora a sua expansão para o território nacional. “Recife é um importante polo econômico do Nordeste e estamos muito satisfeitos em poder contribuir para a modernização do sistema de transporte da cidade”, completa Martins.


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