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Curitiba terá Secretaria Municipal de Trânsito

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O prefeito Luciano Ducci anunciou nesta segunda-feira (10) a criação da Secretaria Municipal do Trânsito. "A criação da Secretaria faz parte do projeto de evolução na gestão do trânsito para fazer frente às demandas de Curitiba", disse o prefeito, que encaminhou para a Câmara Municipal mensagem do Executivo para a criação da Secretaria.

Após aprovação dos vereadores, a nova Secretaria assumirá as questões de gerenciamento e planejamento de trânsito na cidade, com foco especial na mobilidade urbana.

"Curitiba recebe 1.140 carros novos por semana e tem a maior frota de veículos do País, proporcionalmente ao número de habitantes. Há um conjunto de necessidades, fatores e soluções nesta área que justificam uma secretaria exclusiva", disse Luciano Ducci.

O prefeito citou as 10 grandes obras viárias em execução e as novas ações no setor de transporte. "Temos ainda as obras de mobilidade urbana do PAC da Copa, com o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), e o lançamento do Metrô Curitibano. Ou seja, há uma atenção especial ao transporte e ao trânsito na parte operacional. Com a nova Secretaria, adequamos e melhoramos a estrutura de gestão."

Na prática, os trabalhos de gestão, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito, hoje feitos por uma diretoria de trânsito da Urbs, passam a ser gerenciados pela administração direta da Prefeitura. "Informei aos agentes de trânsito da Diretran, em encontro na manhã desta segunda-feira, que eles serão integrados à nova Secretaria. Eles são capacitados e são os responsáveis pela orientação, educação e a segurança dos motoristas e pedestres em Curitiba", disse o prefeito.

Os agentes da Diretran receberam com aprovação o anúncio de criação da nova Secretaria de Trânsito. No encontro, que contou com a participação do presidente da Urbs, Marcos Isfer, e demais diretores da empresa, o prefeito Luciano Ducci destacou o excelente trabalho realizado pelos agentes de trânsito. "O trabalho que vocês fazem tem uma importância muito grande para nossa cidade. A nova secretaria irá atender à necessidade da cidade sem prejuízo aos funcionários", disse o prefeito aos agentes de trânsito.

A Secretaria Municipal de Trânsito vai ter o poder de fiscalizar, orientar e educar os motoristas e pedestres. Sob a responsabilidade da nova pasta estarão as Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações). A nova pasta terá quatro diretorias: Engenharia, Educação, Fiscalização e Informações, além da Superintendência e Gabinete do Secretário.

Os agentes de trânsito que hoje integram os quadros da Diretran - servidores públicos concursados sob o regime celetista - passam a integrar os quadros da nova secretaria. Os quadros serão ampliados quando necessário, com a realização de concursos públicos.



Fonte: Jornale

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Rio: BRT da Avenida Brasil já tem R$ 1,5 bilhão aprovados

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na tarde desta segunda-feira (10) que R$ 1,5 bilhão já foram aprovados para a construção da TransBrasil, corredor expresso de ônibus que será implantado desde o Caju, na Zona Portuária do Rio, até Santa Cruz, na Zona Oeste.

O anúncio foi feito durante encontro do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), no Copacabana Palace, Zona Sul do Rio, quando os principais representantes de empresas que investem na cidade se reuniram para um almoço.



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No Rio, Metrô na Superfície muda com novo corredor de ônibus na Zona Sul

A implantação no sábado (8) do novo corredor de ônibus rápido (BRS) em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio, trouxe mudanças no Metrô na Superfície. A localização de alguns pontos de parada dos ônibus Metrô Na Superfície, que fazem o trajeto Ipanema-Gávea, foi alterada e três pontos mudaram de nome.

Confira abaixo as mudanças informadas pela concessionária Metrô Rio:
- O ponto da antiga Estação Nossa Senhora da Paz, localizado na Prudente de Morais nº 814, passa a ser chamado Estação Vinícius de Moraes;
- O ponto da antiga Estação Aníbal de Mendonça, localizado na Prudente de Morais nº 1256, foi realocado para o nº 1224 e passa a se chamar Nossa Senhora da Paz;
- Foi criado um novo ponto na altura do nº 1620 da Prudente de Morais, que passou a ser chamado Aníbal de Mendonça;
- O ponto da antiga Estação Jardim de Alah, localizado na General San Martin nº 156, passa a ser em frente ao nº 300. Esse ponto passa a ser chamado de Estação Afrânio de Melo Franco.

No sentido Gávea-Ipanema/General Osório, também foi criado um novo ponto na altura do nº 207 da Visconde de Pirajá, chamado Estação Vinícius de Moraes. Quanto ao trajeto, houve modificações nos itinerários dos ônibus Barra Expresso via Ipanema/General Osório (linha 525).

No sentido Barra, para acessar a orla, o coletivo seguirá pela General San Martin, entrará na Rua Jerônimo Monteiro e depois acessará a avenida Niemeyer. No sentido Ipanema, o trajeto não será alterado. Ao se deslocar pelo corredor exclusivo instalado pela prefeitura, o ônibus Barra Expresso fará paradas nos pontos BRS 1 e 3.

Novo corredorO novo corredor funciona na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, que passam a ter uma faixa preferencial para ônibus. As informações são da Secretaria municipal de Transportes (SMTR).

No novo corredor circulam 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais. O mapa completo com a localização dos pontos do BRS pode ser baixado na internet (em formato PDF).

Horário de funcionamentoO horário de funcionamento do corredor é o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura.

A circulação da faixa à direita fica reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi podem embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.

A exemplo do que ocorreu nos BRS anteriores, haverá uma etapa de orientação e adaptação. Desta forma, não serão aplicadas multas aos que desobedecerem as novas regras num primeiro momento. Agentes e operadores de trânsito estarão nas ruas para coibir irregularidades e orientar os motoristas e usuários de ônibus.
Desde a semana passada, promotores estão nas ruas distribuindo material informativo aos moradores e usuários.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.  O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).


Fonte: G1.com.br

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Mais câmeras de segurança nos ônibus de João Pessoa

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os ônibus de João Pessoa irão ganhar mais câmeras de segurança até fevereiro de 2012. A meta, segundo o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos da capital (AETC-JP), Mário Tourinho, é implantar os equipamentos em 110 veículos que circulam pela cidade. Hoje 340 ônibus já contam com o sistema de vigilância. No entanto, a AETC-JP pretende chegar à marca de 450 até próximo ano.

Para Mário Tourinho, as novas câmeras de segurança irão aumentar a segurança dos passageiros que utilizam diariamente os transportes coletivos. Ele lembrou que os equipamentos de vigilância ficam localizados em pontos estratégicos no interior do ônibus, para inibir ações criminosas. “Conforme a conveniência dos donos das empresas, as câmeras podem ficar na frente, no meio ou atrás. Isso tudo é para oferecer segurança para os trabalhadores e para a população”, disse.

Um dos passageiros que utilizam os transportes coletivos de João Pessoa é o montador de móveis Josivan Macena, de 35 anos, que aprova a ideia. “Mesmo nunca tendo presenciado um assalto ou algum tipo de violência, acho importante a presença de equipamentos”, opinou.


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Em Maceió, Empresários querem tarifa de ônibus à R$ 2,50

Na próxima quinta-feira, 13, os integrantes do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) irão discutir um assunto espinhoso para a população: o aumento nas tarifas dos ônibus urbanos em Maceió. A discussão acontece um ano e três meses após o último reajuste, em julho do ano passado, quando a passagem passou de R$ 2 para R$ 2,10.

Em entrevista ao Alagoas24horas, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, José Pinto de Luna disse que, pela planilha entregue à SMTT, os empresários pleiteiam que a tarifa passe para R$ 2,49. “Sou radicalmente contra qualquer tipo de aumento que afete o consumidor, mas os empresários argumentam que os custos aumentaram e que eles pagaram o dissídio coletivo de 13% aos trabalhadores, além de outros benefícios”, explicou.

Luna disse que, ao mesmo tempo em que analisam a proposta dos empresários, os técnicos da SMTT estão compondo a própria proposta de tarifa, que será entregue ao conselho. Com os números em mãos, os membros do conselho têm ainda a prerrogativa de apresentar uma contraproposta. “Pessoalmente, considero alto o reajuste proposto pelas empresas, mas, estou aguardando o parecer dos técnicos”, acrescentou.

A discussão sobre o aumento na tarifa acontece em meio ao processo de licitação do transporte coletivo urbano em Maceió, que é alvo de diversas queixas por parte dos usuários, que vão desde o descumprimento de horários e má distribuição de linhas até o sucateamento da frota.

Pinto de Luna explicou que o processo licitatório está sendo avaliado detalhadamente pela Comissão de Licitação da Secretaria de Finanças, mas, garantiu que o empresariado já atendeu a algumas reivindicações da SMTT no sentindo de melhorar a qualidade do transporte coletivo.

“Ainda existem ônibus em péssimas condições, mas, nos últimos três meses, cerca de 50 novos ônibus novos de várias empresas já estão circulando em Maceió e o compromisso é que a renovação continue, até porque as empresas têm interesse em ter uma frota de qualidade para ganhar a licitação”, afirmou o superintendente.

Conselho

A reunião do Comtu acontece às 14h da quinta-feira, no auditório da Escola de Trânsito da SMTT, no bairro do Tabuleiro do Martins. Depois de aprovado pelo Conselho, o novo valor da tarifa para o transporte coletivo urbano deve passar ainda pela sanção do prefeito Cícero Almeida.

O Comtu é composto pelas seguintes entidades: superintendências municipais l do Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e de Obras e Urbanização (Somurb); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); sindicatos dos Taxistas de Alagoas (Sintax), dos Transportadores Rodoviários de Alagoas (Sintro), das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Alagoas (Sintran) e dos Transportes Urbanos de Maceió; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Câmara Municipal de Maceió; Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Movimento Estudantil (UESA); e Movimento Comunitário. (Vanessa Alencar)


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Rio cria linha de ônibus durante suspensão de bondes

A Prefeitura do Rio de Janeiro criou o serviço de transporte coletivo, com dois miniônibus na linha Silvestre-Castelo (Circular), para atender aos moradores de Santa Teresa, no centro da cidade, durante a suspensão temporária nos serviços de bondes no bairro. O serviço de bondes em Santa Teresa foi suspenso em agosto, após um acidente. Um bonde tombou matando seis pessoas e deixando mais de 50 feridas.

A nova linha será operada no prazo de até 18 meses pelo Consórcio Intersul e a tarifa custará R$ 0,60. A medida foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município, e divulgada hoje.

Ainda de acordo com o decreto, no prazo de até 15 dias, o serviço deverá entrar em operação, fixar parâmetros como itinerário, pontos de parada dos miniônibus e o processamento do complemento do custeio tarifário, pertinentes ao decreto 34.570, de 7 de outubro.


Fonte: Exame

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Gratuidade no transporte coletico de Ipatinga representa 28% dos passageiros

Oitocentos mil reais. Este é o déficit mensal estimado pela concessionária de transporte coletivo de Ipatinga, Autotrans, para custear a gratuidade no serviço prestado aos cidadãos contemplados com o benefício.

De acordo com o Decreto Municipal nº 7.055, que trata da concessão do passe livre no município, a vantagem é destinada a pessoas com deficiência física, pacientes em tratamento de câncer, portadores de HIV e idosos. Mas a gratuidade, na verdade gera uma conta que precisa ser redistribuída para os demais usuários pagarem.
Foto: Bruno Soares
Inicialmente, a norma definiu critérios de renda familiar para concessão da vantagem aos beneficiários. Entretanto, após a intervenção do Legislativo, foi acordada a alteração de alguns desses pontos de forma a se garantir a gratuidade sem limite das passagens diárias aos grupos sociais contemplados. Pelo decreto, o município deverá implantar, com a concessionária, um cartão magnético do passe livre.

Segundo o gerente da Autotrans, Anivair Dutra, uma pesquisa feita pela empresa para quantificar o impacto gerado pelo número de passageiros não pagantes apontou um número muito acima da média praticada em outras cidades do país.

“O levantamento que realizamos apontou que 28% dos nossos passageiros não pagam a tarifa de ônibus. A sociedade precisa entender que a conta desse impacto é paga pelos outros 72%. Se considerada a média de gratuidade concedida no serviço de transporte público em outras cidades, observamos que este percentual se mantém entre 12%. Ou seja, a gratuidade oferecida em Ipatinga é mais que o dobro do que é praticado em nível nacional”, informou Anivair Dutra.

Com a tarifa fixada em R$ 2,40, o último reajuste na tarifa de ônibus em Ipatinga ocorreu em dezembro do ano passado. Questionado sobre a possibilidade de uma nova atualização nesse valor, o representante da empresa afirmou que esse assunto não tem sido tratado no momento.

“Essa questão é discutida pela direção da empresa. Mas é óbvio que se houvesse uma diminuição no percentual de gratuidade, seria possível a manutenção por mais tempo dos valores empregados atualmente nas tarifas”, afirmou Anivair.

Dificuldades
Outro ponto, comentado pelo gerente da Autotrans, foi a dificuldade enfrentada pela empresa para garantir maiores investimentos na frota de veículos e infraestrutura dos carros.

“Em decorrência do alto valor que deixa de ser arrecadado mensalmente com as vantagens garantidas aos beneficiados com a gratuidade, temos dificuldades em investir na frota e em diversas melhorias necessárias. Entretanto, não poupamos esforços para garantir a prestação de um serviço de qualidade aos munícipes. Dentro da realidade”, ponderou.

Sobre a posição da empresa em garantir ou não a gratuidade, Anivair defendeu que sejam respeitados os critérios estabelecidos pelo Decreto Municipal.

“Em nenhum momento somos contrários à concessão dos benefícios aos cidadãos necessitados. Defendemos esse direito aos que realmente precisam. Com a implementação do cartão eletrônico aos beneficiados, isso certamente será melhor fiscalizado”, conclui o gerente da Autotrans, Anivair Dutra. (Bruno Soares)


Fonte: Diário do Aço
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Em Taubaté, Greve parcial dos motoristas e cobradores, atrasou a vida de muita gente

Quem depende do transporte público em Taubaté precisou de paciência na manhã desta segunda-feira (10). Pelo menos 60% dos motoristas e cobradores paralisaram as atividades, de acordo com o sindicato da categoria. O motivo: o não pagamento das horas extras dos trabalhadores.

O jardineiro Celso de Oliveira começou o dia diferente, andando em duas rodas. Geralmente, ele poupa energia para o trabalho utilizando o transporte público. Mas, nessa segunda-feira, o exercício foi obrigatório. “Tem que vir de bicicleta daquela lonjura para vir aqui no local, para ver se consigo me locomover lá para o final da rodoviária nova e agora tem que ir de bicicleta”.

Dos 90 ônibus da ABC Transportes, apenas 18 veículos cumpriram o itinerário no início da manhã, segundo o sindicato dos condutores. Mas, por volta das 9h, já havia mais ônibus circulando pela cidade.

Mesmo assim, a greve parcial dos motoristas e cobradores, atrasou a vida de muita gente. A empregada doméstica, Jurema Santos, que usa o cartão eletrônico da ABC, não teve outra opção se não esperar por quase uma hora o transporte coletivo. “Muita gente não tem o dinheiro para pagar a passagem, fica aqui aguardando”.

Quem teve escolha, embarcou no transporte complementar. A maioria das vans do Tctau saía lotada dos pontos. Normalmente, pela manhã, 35 vans fazem o transporte de passageiros. Mas, para conseguir atender a demanda, foram disponibilizados mais 20 veículos.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Agentes de trânsito fiscalizaram alguns pontos para impedir a atuação de clandestinos. Boa parte da frota da ABC permaneceu na garagem da empresa. O sindicato da categoria reuniu os funcionários para uma assembleia. A categoria reivindica o pagamento de 100% das horas trabalhadas no feriado do padroeiro de Taubaté, no último dia 4 de outubro. “Os trabalhadores querem que a hora extra que faça no feriado, conforme está em convenção coletiva de trabalho seja pago 100% e não colocar para ser compensado, sem saber o dia que vai descansar”, disse o representante do sindicato, José Carlos.

Enquanto as negociações entre os trabalhadores e a empresa não avançam, o atraso na rotina dos passageiros continua.

Por telefone, a diretora da ABC transporte informou que a negociação está sendo feita entre o sindicato dos condutores e a associação das empresas de transporte do Vale do Paraíba. Segundo a Avetep, eles foram pegos de surpresa com a greve, já que desde a semana passada estava prevista para amanhã uma reunião para decidir a questão da hora extra do feriado.

Além disso, a associação alega que a convenção coletiva da categoria prevê folga ou pagamento em dobro no caso de trabalho em feriados. Por enquanto, não há previsão de uma nova reunião entre o sindicato e Avetep.

Fonte: VNews

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