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Carros: Uma ameaça ao convívio em sociedade

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Viver em sociedade é uma arte bastante complexa. Tão complexa que ainda não a dominamos. Dizemos uns aos outros que sim, mas é uma ilusão. O caos do trânsito é uma das maiores provas disso. Escrevo isso com os exemplos de São Paulo e Belo Horizonte em mente, as cidades em que vivi. Mas sintam-se livres para aplicar a suas realidades.

Sociedade

Um dos grandes problemas de viver em sociedade é separar a esfera pública da esfera privada. Claro que existem momentos em que elas se cruzam, e esses são os mais delicados. Para os que não entendem essa diferença, tenho um exemplo crasso: Se você é mordido pelo cachorro da sua sogra, trata-se de um problema privado. Se você é mordido por um cão solto na rua, é um problema público.
Uma solução para o primeiro exemplo seria cortar relações com a sogra, ou terminar o namoro. Em casos extremos, sacrificar o cachorro. Já no segundo caso, recomendo chamar a carrocinha, ou até mesmo adotar e adestrar o cão.

Experimento mental

Mas o que fazer quando o problema é transporte? A quem reclamar? Façamos um experimento mental digno de Newton:
O Sr. Andante quer de ir de A a B e não consegue, pois não existe um meio de transporte público para isso. Ou até existe, mas não é conveniente o suficiente para seu grau de exigência. A solução “rápida” e “fácil”? Comprar um carro, claro. Sr. Andante tornou-se então, o Sr. Volante.
Assim, ele sai serelepe todos os dias para trabalhar com seu libertador automóvel. O tempo passa, e todos os seus vizinhos percebem que têm o mesmo problema. Alguns nem tem o mesmo problema, mas vêem o Sr. Volante passeando feliz e ficam com inveja. Cansam de pegar ônibus. E com o tempo, todos eles compram seus carros.
É então que acontece isso com eles e todos aqueles que fazem o trajeto entre A e B:
E o que era algo prazeroso e prático para alguns torna-se um inferno para muitos. Não apenas para eles, mas também para aqueles que por opção ou não, ainda tomam outros meios de transporte. O problema de falta de transporte público não foi resolvido e criou-se um segundo, o de volume de tráfego, que intensifica o primeiro.

Individualismo e a perda do prazer

O mais interessante é que quando atingimos recordes de congestionamento, todos os motoristas ficam indignados, como se os engarrafamentos fossem causados por todos os outros carros menos o deles. Gostaria muito de ter esse carro solúvel.
Certa vez, estava em um ônibus e o motorista indignado xingava todos os motoristas solitários que atrapalhavam o trajeto. Vamos colocar em perspectiva a mentalidade de um motorista solitário que fecha ou corta um ônibus:
“Há 30 pessoas naquele ônibus. Mas quem tem prioridade aqui sou eu. Eu preciso chegar no meu destino mais rápido do que elas.”
Um mundo regido pelo transporte individual é um mundo regido pela mentalidade do “eu é que importo”. Não há incentivo ao crescimento e cooperação. Apenas competição.
É curioso, ou se preferirem, estúpido, que para locomover uma pessoa de cerca de 70kg, o meio mais desejado seja um objeto de quase uma tonelada movido a um motor de combustão interna que solta poluentes e gera altos gastos em manutenção. E quanto maior, melhor. Também é preciso ter um motor potente, muitos opcionais distrativos e customizações infinitas. O carro deve refletir a personalidade de seu dono. Minha roda deve expressar quem eu sou.

Segundo Marco Gomes: O carro a esquerda é uma Ferrari, parada no congestionamento igual todos os outros carros.
Quando colocamos o problema desta maneira, sempre surge alguém para se fazer de vítima “ah, mas eu preciso do carro porque bla bla bla” -- Não me interessam suas histórias pessoais. Não estou aqui para falar de excessões, mas sim de regras. Regras para conviver em sociedade. Claro que há casos em que o carro é uma ferramenta útil. E sim, ele é um objeto interessante. Eu gosto de carros, como objetos. Eu tenho um. Não o uso para trabalhar, pois eu quero ter prazer em dirigir, e dirigir todos os dias não me dá prazer algum.

Heróis subsidiados do egoísmo

Sou afortunado, vivo em uma região relativamente abundante em transporte público, mesmo que não tanto quanto eu gostaria. Posso sempre pesquisar uma alternativa a usar meu carro, e geralmente ela existe. E muitas das pessoas que gostam de dizer “mas transporte público é uma merda” ou “mas eu preciso usar o carro porque bla bla bla” também têm a mesma sorte, o que elas não têm é coragem de admitir que:
•Têm medinho de andar de transporte público
•Acham transporte público algo pobre e indigno
•Têm preguiça
Ou em casos extremos:
•São burras
•São egoístas
Nossa suposta elite não é capaz de entender que não está solucionando problema algum. Estão apenas solucionando o problema individual delas, e agravando outro no processo. Restam aos sem opção/dinheiro seguir usando um sistema deficitário cujos defeitos são agravados por aqueles que não pensaram coletivamente.

Não que os usuários de transporte público sejam heróis. A maioria deles está lá por falta de opção mesmo. Caso contrário juntariam-se aos Volantes e continuaram agravando a situação sem parar para pensar sequer um minuto. E o que as autoridades fazem? Gastam bilhões para continuar incentivando o transporte motorizado individual. Literalmente subsidiando a propriedade privada. Se numa via não se pode passar bicicletas, pedestres ou ônibus restam apenas os carros particulares.

Gosto bastante de ouvir motoristas reclamando da “indústria de multas“, como se fossem vítimas de uma gangue de agentes do governo. Ora bolas, você cometeu uma infração ou não? Se não, recorra, se sim, cale a boca e pague a multa. Poucos lembram-se que dirigir não é um direito, é uma concessão. Que pode, e deve, ser suspensa caso o dono dela não se comporte. Ter um sistema de transporte público eficiente é um direito, um que poucos cobram, preferindo acovardar-se dentro de seus carros.

Esse tipo de reclamação egoísta é o retrato de uma classe privilegiada acostumada a dar seus jeitinhos mas completamente intolerante aos erros alheios.

Um exemplo de que pode funcionar

Ainda não está convencido de que transporte público é melhor que privado? Conheça Top Gear. Um programa da BBC sobre carros, onde uma das atividades preferidas é colocar um carro contra outra forma de transporte. No exemplo abaixo, um Nissan GTR contra o transporte público japones (englobando trens, ônibus, balsa e teleférico) atravessando o Japão:

Pra quem não quer ver todas as partes eu digo: O carro ganha por 5 minutos. Mas vale lembrar que ele fez isso ultrapassando o limite de velocidade e com um trajeto 240 kilometros menor.

Se você quiser ver mais, ainda temos um Peugeot 207 perdendo de praticantes de Parkour:

O individual vs o coletivo

Problemas coletivos não são solucionados por iniciativas individuais. Resolver o seu problema não resolve O problema. A solução para o transporte é uma rede eficiente, educação consistente e fiscalização -- tanto dos motoristas privados quanto do sistema público. Dizer que o sistema atual é uma merda e continuar atopetando as ruas de carros e motos não vai melhorar a situação, é preciso cobrar das autoridades, e cobrar com causa -- reclamar do carro vizinho não vai fazer o transito melhorar, reclamar da falta de ônibus ou metrô, possivelmente.

Reflita: você precisa mesmo do seu carro todos os dias? Não existe outro meio de chegar onde você quer? Enquanto habitantes de bairros distantes sofrem para ir de casa ao trabalho, moradores da Vila Mariana vão de carro ao shopping almoçar.

Uma solução que proponho é tratarmos socialmente os motoristas solitários (aqueles que conduzem seus carros apenas para si mesmos, indo e vindo do escritório a 6km de distância, ou seguindo para alguma banalidade) da mesma maneira que nossa sociedad têm tratado os fumantes, ou os bêbados. Afinal, não estão esses motoristas basicamente externalizando as consequencias de seus atos como eles?

Por que não coibir, ou até mesmo proibir, o trajeto de carros particulares com apenas um ocupante? -- Salvo necessidades especiais como idosos, deficientes e etc. Aproveitemos para banir todos os carros oficiais de qualquer repartição pública. Regulamentar de uma vez por todas as profissões e empresas de entrega?

Você pode achar essas medidas extremas, mas não estamos além do extremo do aceitável em termos de qualidade de vida quando o assunto é o direito básico de ir e vir? Falta de serviço adequado, soluções gambiarrescas, lógicas deturpadas, falta de senso coletivo e altos níveis de stress que com certeza fazem tão mal à saude quanto fumo passivo.

Temos que botar a boca no trombone. Reclamarmos a todos que tem ouvidos. Encher o saco de individuos, instituições e autoridades. Atacar por todas as frentes, pedindo não apenas uma rede decente de transporte em nossas cidades, mas também uma melhor educação e fiscalização do trânsito, leis ainda mais rígidas e mais táxis nas ruas com tarifas não insultantes.

Como referência de que não estou louco em minhas declarações, encerro esse texto voltando ao movimento dos direitos civis, mais especificamente a Martin Luther King Jr, que dentre muitas coisas sábias, disse:

Informações: Fmafra

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Em Manaus, Novo valor da tarifa do transporte Executivo passa de R$ 3 para R$ 5,50

O reajuste de 83,33% no valor da tarifa do transporte Executivo vai diminuir em 80% a quantidade de passageiros do sistema, segundo avaliação de Equias Sobrinho, presidente da Federação das Cooperativas de Transportes Executivos.
Sobrinho afirmou que “tentará o diálogo” com a Prefeitura de Manaus a partir desta segunda-feira (10) para sugerir e negociar outro valor.
Ele disse que, junto com outros representantes do Executivo, foi surpreendido com o reajuste de R$ 3 (valor atual) para R$ 5,5. Este valor passará a vigorar a partir do próximo dia 12.

“Soubemos deste valor quando vimos no Diário Oficial do Município na sexta-feira (07). Não fomos chamados pela prefeitura ou pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos para discutir a nova tarifa”, disse ele.
Para Equias Sobrinho, um reajuste tão elevado é uma “arapuca” da Prefeitura para afastar os usuários do Executivo, mas com a intenção de jogar a responsabilidade para os operadores deste sistema.
O sistema Executivo em Manaus é uma alternativa para usuários que optam por não pegar o transporte coletivo urbano.
A modalidade é composta por 260 veículos. A maioria circula nas Zonas Norte e Leste, áreas com mais deficiência de transporte urbano.
Já a tarifa do transporte coletivo passará de R$ 2,25 para R$ 2,75, um reajuste de 22,22%. Este valor atende a uma reivindicação dos empresários do setor.

Nota

O portal acritica.com não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da SMTU, mas teve acesso a uma nota oficial enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), na qual diz que “o valor do reajuste para o sistema Executivo, assim como o valor de todas as outras modalidades,  foi indicado pela pesquisa qualitativa que a SMTU realizou, em dezembro de 2010, em todo o sistema viário da cidade”.
Conforme a nota, “esses dados foram amplamente discutidos em várias ocasiões, com a participação da população em geral, mas também do sociedade civil organizada. Como aconteceu no Fórum de Debates e Estudos Técnicos sobre Valor da Tarifa, em março deste ano”.
A nota diz que, na ocasião, “foram analisadas planilhas de custos sobre depreciação do veículo, remuneração do capital, custos com pessoal, valores com planos de saúde e bilhetagem”.

Segundo a nota, na última sexta-feira (07), os representantes de cooperativas foram alertados em reunião que a partir da divulgação da tarifa e antes mesmo de ser definida a concorrência que regularizará o serviço, os microônibus do sistema Executivo estão obrigados a seguir várias regras.
A nota, contudo, não diz se os representantes foram comunicados ou mesmo consultados sobre a nova tarifa.



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Belo Horizonte vai usar sensor para frear superlotação nos ônibus

Belo Horizonte terá ainda neste ano 150 ônibus com sensores para fiscalizar a superlotação nas linhas do transporte coletivo. Os equipamentos serão compostos por um sistema com infravermelho instalado nas portas que contarão o número de pessoas que embarcam e desembarcam durante a viagem. As informações serão transmitidas simultaneamente para uma central de monitoramento sediada na Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
Foto: Eugenio Moraes
O contrato entre as empresas de ônibus e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) permite, no horário de pico, até cinco passageiros em pé por metro quadrado. Nos horários de menor demanda, esse limite é de três pessoas. Com uma média diária de 1,5 milhão de passageiros, os veículos do sistema de transporte público da capital levam em média 58 passageiros por viagem.

A multa inicial para a empresa que descumprir o limite máximo de passageiros é de R$ 174. O valor dobra em caso de reincidência. A presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Gislene Gonçalves dos Reis, denuncia que as empresas do transporte coletivo da capital e das linhas intermunicipais circulam com os passageiros amontoados, muito acima dos limites divulgados pelos órgãos que gerenciam o serviço.

A entidade entrou com representação no Ministério Público (MP) denunciando que o contrato que prevê o monitoramento eletrônico do serviço, que deveria ter sido implantado em abril deste ano, não foi concluído. “O contrato garante a instalação de câmeras de vídeo e de sensores em toda a frota, mas até agora nada foi feito”, afirma.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans, Daniel Marques Couto, o transporte coletivo da cidade tem hoje 2.990 ônibus com idade média de 3,2 anos. O diretor explica que, mesmo sem os sensores, atualmente o sistema de bilhetagem eletrônica permite o controle de passageiros e dos horários de partida e chegada nos pontos finais.

“A intenção é instalar os sensores em toda a frota até o ano que vem. Nesta fase, vamos testar a tecnologia para saber se ela é a ideal”, frisa. Algumas empresas já estão instalando os equipamentos que serão ligados na próxima semana. Daniel Marques informa que o limite máximo por veículo do transporte coletivo da cidade é de 72 passageiros com 38 sentados e, no máximo, 34 em pé.

O vendedor Frederico Marques Souza, de 40 anos, morador do Bairro Boa Vista, Região Leste de Belo Horizonte, reclama que a linha 4802, que atende a região onde mora, circula sempre entre 6 horas e 8h30 com passageiros amontoados nas portas, impedindo a entrada e o desembarque das pessoas. Em função da superlotação, o passageiro quebrou a mão esquerda que ficou presa quando tentava passar pela catraca. (Celso Martins)



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Em São Paulo, Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos defende a construção de mais corredores de ônibus

Na semana em que o governo do Estado de São Paulo apresentou o maior orçamento para obras de Metrô da história - R$ 4,9 bilhões em um ano -, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, admite que nem as 11 obras metroferroviárias que devem estar em andamento até a metade do ano que vem vão dar conta de resolver os problemas de trânsito da capital. Ele defende a construção de mais corredores de ônibus.

O aperto que os usuários da nova Linha 4-Amarela enfrentaram nas estações nas duas últimas semanas deve continuar pelo menos pelos próximos três anos, segundo ele. "Por que estamos sofrendo hoje com as Estações Paulista e Consolação? Por que a Linha 5 atrasou. Se ela estivesse pronta, como era previsto, a população da zona sul teria mais opções e não desembocaria todo mundo na Linha 4", explica. "Com o atraso, ainda vamos passar aí mais uns três anos com lotação."

A Linha 4-Amarela começou a funcionar em tempo integral (das 4h40 à meia-noite, exceto aos domingos) em 26 de setembro. A possibilidade de baldeação entre o ramal e as demais linhas do Metrô trouxe mais gente do que os corredores das estações puderam aguentar, batendo nos 405 mil usuários. Nos horários de pico, a travessia do túnel entre as Estações Paulista e Consolação chegou a durar 15 minutos.

Fernandes nega que as estações tenham sido mal dimensionadas para o tamanho da demanda. "Não adianta fazer uma estação enorme que vá ficar ociosa no futuro. Não dá para fazer um dimensionamento para uma situação que não é permanente."


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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Começa a operar segundo corredor de ônibus em Ipanema e Leblon

domingo, 9 de outubro de 2011

Começou a operar neste sábado (8) o segundo corredor de ônibus rápido (BRS) nos bairros do Leblon e Ipanema, na Zona Sul do Rio. O corredor funcionará na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, que passam a ter uma faixa preferencial para ônibus. As informações são da Secretaria municipal de Transportes (SMTR).

No novo corredor vão circular 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais. O mapa completo com a localização dos pontos do BRS pode ser baixado na internet (em formato PDF).

Serão instalados tótens de sinalização de paradas em 10 pontos onde não podem ser implantados abrigos por falta de espaço nas calçadas. Os outros quatro pontos já são cobertos. As novas paradas terão um piso especial, em alto relevo, para facilitar a sua identificação por parte dos deficientes visuais.

Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor também será o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura.

A circulação da faixa à direita ficará reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi poderão embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.

A exemplo do que ocorreu nos BRS anteriores, haverá uma etapa de orientação e adaptação. Desta forma, não serão aplicadas multas aos que desobedecerem as novas regras num primeiro momento. Agentes e operadores de trânsito estarão nas ruas para coibir irregularidades e orientar os motoristas e usuários de ônibus.

Desde a semana passada, promotores estão nas ruas distribuindo material informativo aos moradores e usuários.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos. 


O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).


Fonte: G1.com.br

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Ônibus Mega BRT chegam a Grande Vitória

O espanto das pessoas na Praia de Camburi durante a demonstração dá uma dimensão do que é o Mega BRT, ou superônibus, apresentado na manhã desta sexta-feira (07) pela empresa fornecedora ao Governo do Estado e empresários do setor de transporte coletivo do Espírito Santo.

O sistema BRT, mais conhecido como corredor exclusivo para ônibus, será implantado no Estado a partir de 2012. O superônibus foi construído para circular neste tipo de pista e promete mais conforto e agilidade para os passageiros. O veículo tem 21 m de comprimento e capacidade para levar 180 passageiros por viagem, além de possuir bagageiro para três bicicletas.

Além das vantagens para o utilizador do transporte coletivo na Grande Vitória, o trânsito também deve ser beneficiado com a novidade. A velocidade média, tanto dos ônibus, quanto dos automóveis e motocicletas, deve aumentar devido à implantação dos corredores.

O secretário de Transportes do Estado, Fabio Damasceno, afirmou que a velocidade média dos coletivos deve dobrar. “Estima-se em média que esses ônibus, considerando as paradas e os terminais, devem circular em torno de 25 km/h a 30 km/h em média e depende do trecho. Hoje nós temos linhas circulando a 12 ou 13 km/h, então a gente dobra a velocidade com os corredores”, disse.

Além disso, o Mega BRT apresenta características diferenciadas que facilitam para o passageiro e agilizam as paradas, como revela o secretário de Transportes. “As pessoas terão a oportunidade de entrar, embarcar e desembarcar em quatro portas no nível da plataforma, ou seja, é muito mais rápido, fácil, você não tem pagamento interno, o pagamento é externo. No mínimo 70% do tempo gasto hoje no transporte coletivo é eliminado com a implantação do corredor e de um ônibus desse modelo”, afirmou Fabio Damasceno.

Mesmo com o custo de compra dos ônibus gigantes, o secretário de Transportes garantiu que não vai influenciar no preço da passagem. Já o diretor Executivo da GV Bus, Elias Baltazar, acredita que um estudo deve ser realizado antes de falar em aumento de tarifas.

“A gente tem colocado duas possibilidades, onde eu posso aumentar níveis de conforto ou manter da forma que está. Traduzindo para a questão tarifária, só no futuro nós vamos saber, porque esse equipamento é mais caro então a gente tem que tirar ainda no custo futuro. Não sei quais são esses impactos”, falou.

Mesmo assim, Baltazar crê que essa é a melhor solução para o problema do transporte na Grande Vitória. “A GV Bus apoia essa iniciativa do Governo do Estado, nós acreditamos que essa é a alternativa mais viável para ser implantada neste momento na região metropolitana. Ela vai trazer um nível de conforto e de qualidade de vida para os usuários. Vai mudar essa relação do usuário com o sistema de transporte de forma significativa”, exaltou.
Início da construção de corredores previsto para 2012
Atualmente cerca de 800 mil passageiros utilizam o transporte coletivo na Grande Vitória por dia. As reclamações também são constantes sobre a falta de estrutura, horários e congestionamento no trânsito. Os corredores exclusivos para ônibus se tornaram a melhor alternativa encontrada pelo Governo do Estado para tentar resolver o problema.

A partir do ano que vem as obras devem começar e o prazo de término gira em torno de 2015. O secretário de Transportes, Fabio Damasceno, acredita que com as canaletas todas prontas e a utilização dos superônibus a melhora será significativa para a grande quantidade de usuários do sistema Transcol na Região Metropolitana.

“O BRT começa a funcionar quando estiver toda a canaleta pronta e ele vai trafegar direto em todos os municípios, vai começar de uma vez só. A gente estima que devem ser em torno de 300 a 400 ônibus adquiridos para operar com eficiência. Mas ainda precisa de um planejamento”, revelou.
Fonte: Folha Vitória
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Sistema de transporte de Manaus recebe 210 ônibus novos

A frota de ônibus do transporte coletivo de Manaus recebeu 210 novos coletivos neste sábado (10). A entrega aconteceu nesta manhã em cerimônia na Avenida das Torres, Zona Norte da cidade.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), os veículos vão atender linhas das Zonas Norte e Leste da capital. Com a nova frota, PMM atinge 531 coletivos recém-fabricados que serão integrados ao sistema de transporte coletivo convencional.
 
A Prefeitura infomou que os novos coletivos pertencem a nove empresas do sistema. Até o final do ano, o poder executivo municipal pretende entregar o total de 878 novos ônibus.

Cerca de 300 ônibus foram entregues no último dia 20 de agosto. Os coletivos são equipados com assento especial para pessoas obesas, portadoras de necessidades especiais e acessibilidade para cadeirantes.



Fonte: G1 Manaus

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Grande Recife: Itamaracá Transportes faz campanha de divulgação de seu site

Com uma frota de 254 veículos, gera mais de mil empregos diretos e realiza diariamente cerca de 2 mil e 700 viagens, transportando em média mais de 200 mil passageiros por cada dia útil de operação. A empresa é responsável por 41 linhas, sendo 35 destas componentes do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
Página do Site
Visando melhorar o atendimento a seus usuários, fez com que a Itamaracá Transportes lançasse junto com seus funcionários e clientes uma campanha de divulagação de seu Site(http://www.itamaraca.com.br/), onde os usuários poderão interagir junto a empresa, fazer elogios, denúncias e criticas, bem como acompanhar os itinerários e horários das linhas alimentadas pela empresa.
Com esta iniciativa, a Itamaracá Transporte visa melhorar ainda mais os serviços prestados a população da Região Metropolitana do Recife, fazendo do usuário parte desta mudança.
Para maiores informações, basta ligar gratuitamente para a central de informações:  0800 081 1801 ou pelo e-mail relacionamento@itamaraca.com.br e fazer suas denúncias e elogios.
A Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.
Linhas atendidas:
601 P. R. Bola na Rede/Macaxeira

901 Caetés/Macaxeira

902 Mirueira/Macaxeira

903 Igarassu/Araçoiaba

904 Igarassu/Nova Cruz

905 Igarassu/Paulista

906 Paulista/Macaxeira

909 Paulista/Joana Bezerra

912 Caetés I/Paulista

913 PE-15/Joana Bezerra

914 PE-15/Afogados

915 PE-15 PCR

915 PE-15 Rua do Sol

917 Caetés II/Paulista

918 Circular (Porta Larga)

923 Cidade Tabajara/PE-15

931 Jardim Paulista Baixo/PE-15

932 Jardim Paulista Alto/PE-15

933 Abreu e Lima/Paulista

934 Arthur Lundgren I/PE-15

935 Paratibe/PE-15

936 Mirueira (Bacurau)

937 Nobre/Paulista

940 Abreu e Lima/Olinda

941 Arthur Lundgren II/PE-15

943 Mirueira/PE-15

946 Igarassu (BR-101)

948 Arthur Lundgren II/Macaxeira

949 Caetés/Centro de Paulista (Paratibe)

949 Caetés/Centro de Paulista (Paratibe) Via Caetes III Paratibe

956 Igarassu (Bacurau)

957 Caetés I (Bacurau)

964 Igarassu/Macaxeira

967 Igarassu (Sítio Histórico)

968 Ilha de Itamaracá/Igarassu

969 Itapissuma/Igarassu

970 Paulista/T.I. PE-15

976 Paulista (Prefeitura)

977 Paulista (Conde da Boa Vista)

979 Paulista (Rua do Sol) - Expresso

980 Igarassu/Cidade Tabajara

984 Loteamento Bonfim/Paulista

988 Desterro/Paulista

989 Loteamento Planalto/Paulista

996 Arthur Lundgren II/Rio Doce (Paratibe)

998 Caetés III/Paulista


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