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Rio de janeiro: Investimento em transportes não vai beneficiar todas as regiões, dizem especialistas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Garantir um transporte público de qualidade e eficiente será um dos grandes desafios do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Apesar disso, especialistas chamam atenção para o risco de as obras para os jogos não beneficiarem a população de todas as regiões da cidade e apontam para a necessidade de integração dos meios de transporte - trens, metrô, ônibus.

Integração
Para aumentar os deslocamentos, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - em tempo para a Olimpíada de 2016 -  BRTs (corredores expressos de ônibus) e a linha 4 do metrô - que liga a zona sul à Barra da Tijuca (zona oeste) - , que já havia sido prometida para os Jogos Pan-Americanos de 2007, mas não ficou pronta.

Até a Olimpíada, o Rio será cortado por quatro BRTs, sendo um na Avenida Brasil, que ligará o centro à zona oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

Já o trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido, mas a ideia é que esteja pronto até 2016.

O sistema BRT, segundo estimativas da prefeitura, transportará 900 mil pessoas por dia e tornará as viagens mais rápidas. O trajeto Penha-Barra, por exemplo, poderá ser reduzido em até 49 minutos. De acordo com a prefeitura, o trajeto que é feito atualmente em 1h36 levaria 47 minutos.

Para Regis Fichtner, secretário-chefe de Estado da Casa Civil e membro do Comitê de Coordenação da Rio 2016, o Rio de Janeiro já está trabalhando para que a população desfrute de meios de transporte de melhor qualidade e mais rapidez.

- O objetivo é que a população passe a usar um transporte de alto rendimento. O metrô, os trens suburbanos, barcas e os BRTs (Bus Rapid Services, ônibus de serviços rápidos, em tradução livre) – que são as faixas exclusivas para transporte por ônibus também farão parte do legado. Vamos criar um anel viário de alta performance na Região Metropolitana. Há ainda uma complementaridade nas ações do Estado e da Prefeitura, como o metrô da Barra que vai chegar ao Jardim Oceânico e se conectará com o BRT, que é uma obra da Prefeitura.

Os trens, que são muito criticados pelos usuários, costumam ter as tarifas reajustadas sem que a concessionária realize melhorias no sistema. O governo do Estado e a Supervia dizem que vão investir mais de R$ 2 bilhões nos próximos anos para modernizar o sistema ferroviário. Até março de 2011, havia 38 composições refrigeradas e a promessa é de ter 235 até 2020. 


Fonte: R7.com

O arquiteto Flávio Ferreira, especialista em espaços urbanos, diz que a zona norte, cuja população leva até 2h30 para se deslocar até a zona oeste, não será beneficiada com transportes após o término dos jogos de 2016.

Ferreira usa, como exemplo, o projeto do corredor T5 (via expressa de ônibus que ligará parte da zona norte à Barra da Tijuca). Segundo ele, a obra não será suficiente para melhorar as condições do sistema de transporte da região.

- No caso do Rio de Janeiro, os sistemas de transporte sugeridos para a Olimpíada 2016 não trarão benefícios à área mais pobre da cidade, a zona norte. Apenas o centro, a zona sul e a Barra sairão beneficiadas no quesito transporte. 
Para Fernando Arbache, professor de Logística da FGV (Fundação Getulio Vargas), é necessária a criação de transportes que se conectem, aumentando a possibilidade de a população deixar o automóvel em casa e usar os serviços públicos. Entretanto, ele alerta: “é preciso que as autoridades aumentem a qualidade dos serviços de massa”.

- A qualidade do transporte público passa por diversas etapas, como, por exemplo, precisão no tempo de deslocamento, qualidade de atendimento, frequência, qualidade do transporte, etc. O BRT [Bus Rapid Transit - corredor de ônibus] é uma solução paliativa, pois há outras possibilidades mais efetivas, como o metrô e o ferry boat [em áreas costeiras], que, em conjunto com o BRT, solucionariam o problema de transporte urbano.
Até a Olimpíada de 2016, o setor de transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro receberá R$ 30 bilhões para desenvolvimento e implantação de modais que conectem todo o sistema, segundo o secretário estadual de transportes, Julio Lopes.

Apesar de ser uma quantia razoável, o secretário ressaltou que o sistema de transporte do Rio recebe um grande contingente de outros municípios. A região metropolitana tem mais de 11 milhões de habitantes, que realizam 19 milhões de viagens por dia, segundo a secretaria.
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DFTrans quer implantar 03 corredores exclusivos para ônibus do transporte público

Viagens mais rápidas, maior segurança, trânsito organizado, maior visibilidade e mobilidade. Estes são os  benefícios obtidos com os corredores exclusivos para ônibus do transporte público. No Distrito Federal, três projetos dessa natureza já estão previstos e o primeiro deve ficar pronto em dois anos, segundo planejamento do governo.
O primeiro prevê uma via que ligará as cidades do Gama e Santa Maria  a Taguatinga e Ceilândia. A proposta passa por análise no Tribunal de Contas do DF.   O segundo sairá de Ceilândia passará por Taguatinga e Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até o Eixo Monumental. O  outro ligaria Planaltina e Sobradinho à Rodoviária do Plano Piloto. Para estes, o governo trabalha com prazo de  execução de três anos e meio. A construção das vias exclusivas serão viabilizadas por recursos do  PAC da Mobilidade. Os projetos já foram apresentados ao Governo Federal.  
A criação dos corredores foi um dos temas do fórum Transporte Público de Qualidade é a Solução, promovido pelo Jornal de Brasília, com apoio do Governo do Distrito Federal.  O DFTrans, autarquia responsável pelo sistema de transporte do DF, manifestou que medidas desse nível são fundamentais para minimizar a grave situação.


Fonte: Jornal de Brasília

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Em Natal, Prefeita adota medida emergencial para diminuir efeitos da greve de ônibus

Durante coletiva concedida à imprensa na tarde desta segunda-feira (23), a Secretária de mobilidade urbana Ana Elizabeth Thé e o Procurador geral do município, divulgaram decreto a ser publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial, o qual autoriza em caráter emergencial que os serviços de táxi, opcional, transporte escolar, e de fretamento funcionem como substitutos das linhas de ônibus que estão paralisadas em função da greve que começou no início na manhã de ontem. A tarifa a ser cobrada será no valor de R$ 2,20

De acordo com a secretária de mobilidade urbana, Ana Elizabeth, os veículos deveram passar por um cadastramento na Semob, os quais receberão um selo indicando o itinerário que deverão seguir. A secretaria informou também que não poderá ser cobrado valor superior da tarifa praticada por trecho de origem e destino. O número de veículos a ser cadastrado ainda não foi divulgado pela Semob.

Ainda segundo a secretária, após fiscalização foi constatado que os motoristas de Ônibus estão descumprindo o percentual mínimo de veículos que deveria ser de 30% da frota total. O que se verificou, segundo a secretária, foi o número inferior a 20%. O descumprimento da lei de greve fez com que a prefeitura pedisse na justiça a determinação para que o percentual mínimo de veículos seja oferecido à população.

Quando aos estudantes, a secretária disse que não há como oferecer o serviço de meia passagem em função da situação que é emergencial e que nesse período os estudantes terão que pagar o valor total da tarifa, uma vez que os proprietários dos veículos cadastrados não terão como utilizar o sistema de bilhetagem eletrônica.

Negado

O Tribunal Regional do Trabalho negou a solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Seturn) de aumento da frota de ônibus durante a greve dos rodoviários. Segundo o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, os empresários pediram aumento para 60%. Porém, o Desembargador José do Rego Júnior entenderia que os rodoviários deveriam cumprir a lei de greve e manter 30% da frota em circulação.


Fonte: Diário de Natal

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Campo Grande pode ganhar cinco novos terminais de ônibus

Campo Grande pode ganhar cinco novos terminais de ônibus, caso seja aprovada a proposta de Mobilidade Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentada pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), juntamente com o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade, na última sexta-feira (20), em Brasília.




Os recursos para o projeto apresentado pela prefeitura da Capital chegam a R$ 280 milhões. Entre os projetos apresentados esté a construção de cinco novos terminais de ônibus para Campo Grande. Em entrevista nesta segunda-feira (23), Rudel Trindade se mostrou confiante com a possibilidade de melhorar o transporte coletivo e confidenciou que o Ministério das Cidades não apresentou muitos questionamentos.

Caso seja aprovado o projeto da Capital, após nova reunião agendada para daqui um mês, a Capital terá quatro novos terminais nos seguintes locais: Avenida Cafezais com a Gury Marques, chamado Terminal Cafezais, Terminal Tiradentes, no cruzamento da Euller de Azevedo com a Tamandaré, Terminal Tiradentes, na saída para Três Lagoas, Terminal Parati, no cruzamento da Rua da Divisão com a Orange.

Segundo Rudel, o Terminal Morenão deve ser reconstruído, pois “está saturado e não suporta mais o total de usuários”. Com a nova proposta, o Terminal será instalado mais próximo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no entroncamento da Via Morena com a Costa e Silva. Além da construção dos cinco novos terminais, ainda está previsto a reforma dos sete existentes hoje na Capital.
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São Luís amanhece sem transporte coletivo, motorista estão em greve por tempo indeterminado

segunda-feira, 23 de maio de 2011

São Luís amanheceu praticamente sem transporte coletivo nesta segunda-feira. Os rodoviários da capital deram início à paralisação logo nas primeiras horas da manhã, mas a decisão tomada entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Empresários e representantes da Justiça do Trabalho pediu pelo menos 80% da frota se mantivesse circulando não foi cumprida.

Dos 919 ônibus que eram para ser mantidos em circulação (80%), não foi respeitada. A população da capital teve dificuldade nesta manhã para se deslocar para trabalho e escola, além de outras atividades. Os terminais de integração amanheceram sem a movimentação costumeira, pois os usuários do transporte foram avisado com mais de 10 dias de antecedência.

A paralisação é por tempo indeterminado.

Reivindicações

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) solicita um aumento salarial de 16% e mais 30% de reajuste no tíquete-alimentação. A contraproposta está bem abaixo do exigido, apenas 2% de aumento no salário e nenhum reajuste no tíquete.

Transporte alternativo
Quem precisa cumprir horário no trabalho ou escola teve que utilizar os transportes alternativos como as vans e micro-ônibus. Os preços variam e chegam a ser duas vezes mais caro que o coletivo, mas a população tem que pagar para poder chegar no horário.


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Começa a greve dos ônibus em Natal

As multidões que dependem dos ônibus urbanos de Natal começam a sofrer nas paradas: os rodoviários entraram em greve à meia-noite esta segunda (23) e, desde então, apenas 30% do total de veículos que costumam circular - a chamada "frota de emergência" - está nas ruas.

Os rodoviários e seus patrões - representados respectivamente pelo Sintro e pelo Seturn - vem negociando há dias, mas até aqui não houve sucesso. Entre as reivindicações, os rodoviários querem quase 14% de aumento no salário de motoristas e cobradores enquanto os empresários fizeram contraproposta de 6,5% - o que não atende a nenhuma das partes (para os rodoviários, os 6,5% oferecidos não representam ganho real; para os empresários, não há como pagar os precisamente 13,98% reivindicados). Uma nova rodada de negociações está prevista para a quarta (25).



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Salvador: Rodoviários confirmam greve para terça-feira

Quem precisa de transporte público em Salvador deve se preparar, pois está mantida a greve dos rodoviários a partir da zero hora de terça-feira, por tempo indeterminado. Segundo o diretor administrativo do Sindicato dos Rodoviários, Ubirajara Sales, a única possibilidade de que a greve não aconteça é se os empresários fizerem uma proposta diferente na rodada de negociação que acontece hoje, às 8h, na DRT.
Entre as reivindicações dos rodoviários estão reajuste de 18%, a volta do quinquênio, tíquete-refeição nas férias e também para os 30 dias do mês, além da volta da gratuidade dos 100 quilômetros.
As empresas, entretanto, ofereceram um reajuste de 3,37%. “Não queremos prejudicar a população, mas é inadmissível aceitar o que o patronal está propondo”, afirmou Sales. Em Salvador, rodam 2,3 mil ônibus urbanos operados por 6 mil motoristas e 6 mil cobradores.


Fonte: Correio 24 Horas

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Ônibus Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre


Em funcionamento desde janeiro de 2003, a Linha Turismo já encantou mais de 395 mil pessoas. A Linha Turismo vem permitindo ao público conhecer as belezas e atrativos da capital gaúcha ou redescobrir os detalhes e história das ruas e recantos por onde os porto-alegrenses transitam todos os dias.
O ônibus possui o segundo andar aberto, câmeras de segurança e janelas panorâmicas. A porta central do veículo possui acessibilidade universal e está servindo de referência para implantação de outras iniciativas similares, no Brasil. A Linha conta ainda com Guias de Turismos especializados e bilíngues, credenciados pelo Ministério do Turismo.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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