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segunda-feira, 25 de abril de 2011Postado por Meu Transporte às 19:01 1 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Novos trens do metrô do Rio são exibidos na China
O primeiro trem chega no fim do ano, passa por teste e a previsão é que comece a operar em março, cinco meses após o prazo previsto anteriormente. Os demais entram em circulação no decorrer do ano que vem. O investimento é de R$ 320 milhões e o projeto é inspirado no Metrô de Hong Kong, China, mas adequado às características cariocas.
Porta entre vagões
Os atuais trens da linha 2 serão transferidos para agilizar a linha 1, porém, reformados, com refrigeração modernizada. As lâmpadas de LED dos novos vagões clareiam mais o ambiente e têm maior durabilidade, evitando que sejam queimadas como as fluorescentes, usadas atualmente. As de LED têm vida útil de sete anos, enquanto as fluorescentes, quatro meses.
A refrigeração dos trens será mantida em 23 graus, independentemente da temperatura do lado de fora. Não há portas entre os vagões, permitindo a livre circulação de passageiros, de acordo com a lotação de cada. Além disso, o sistema chamado gangway permite melhor distribuição do ar-condicionado. A novidade amplia a capacidade dos trens, já que passageiros podem viajar no espaço entre os vagões nos horários de rush. Em cada vão entre os trens, cabem mais de sete pessoas, segundo José Gustavo.
Transporte ‘olímpico’
Duas cidades-sedes dos Jogos Olímpicos em épocas diferentes servem como referência para mostrar a importância do metrô como transporte de massa no mundo: Beijing (China), sede dos Jogos em 2008, e Londres, que sediará evento a partir de 27 de junho.
Estações do Metrô de Londres, um dos mais antigos do mundo, serão reformadas para sediar as competições. A prioridade é a melhoria dos acessos, além da renovação e ampliação da frota. Uma empresa canadense está construindo novos trens.
Em Beijing, após o investimento feito pelo governo na expansão das linhas de metrô para os jogos, a situação mudou. Os trens tiraram o lugar dos ônibus e das bicicletas — que custam em torno de 200 iens, pouco mais que um lanche caprichado.
De olho nos Jogos Olímpicos no Rio, o Metrô Rio iniciou há três meses treinamento de todos os seus funcionários. A ideia é melhorar o operacional e o atendimento ao público.
Cinco minutos com José Gustavo Costa, presidente do Metrô Rio
O senhor acha que o carioca vai receber bem os trens com bancos longitudinais, com mais espaço para viajar em pé?
É uma tendência mundial. O número de lugares para sentar que se perde é pouco. Em várias cidades já funciona assim. Em Tóquio, por exemplo, nos horários de pico, não há nenhum espaço para sentar. Os bancos são dobráveis para dar mais espaço. Não chegaremos nem perto disso.
Qual será o treinamento de quem vai operar os novos trens?
Será um treinamento totalmente especial porque são trens muito diferentes dos atuais. Desde o sistema de tração, que é o coração do trem, até o ar-condicionado, é tudo mais sofisticado.
Quando será concluído o sistema de sinalização?
Não havia sistema de proteção instalado. Estamos em fase final de instalação de um novo sistema comprado ano passado. O grau de sofisticação é bem maior. O sistema atual permitiria incidente por falha humana, embora nunca tenha ocorrido. Mas o novo evitará falhas humanas, porque é automatizado.
Como estão as obras do metrô Uruguai?
Entre 24 e 36 meses estará funcionado. Temos compromisso de entregar em 2014, mas estou tentando fazer uma surpresa.
E obras de adaptação para acesso de deficientes?
Devem ser concluídas em uns seis meses. Será o primeiro dos metrôs que não foram construídos com acessibilidade que vai atingir os 100%.
Postado por Meu Transporte às 09:33 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Transporte ecologicamente eficiente, “O etanol na era do veículo elétrico''
“A entrada de veículos elétrico-híbridos abre uma oportunidade para o etanol unir dois mundos. Posso afirmar que esse seria, de longe, o veículo mais verde do mundo”, revela Buarque de Hollanda, diretor geral do INEE. O Brasil já registra experiências no uso de VEH a etanol, como a patrocinada por Itaipu Binacional, com o desenvolvimento de um protótipo plug-in.
Ônibus, que foi usado em dezembro de 2010 na Reunião de Cúpula do Mercosul, usa em parte energia da rede elétrica, complementando a energia elétrica produzida a bordo, e usa motor de combustão interna de menor potência. Na Suécia, a solução é utilizada em 85 ônibus fabricados pela Scania que entraram em operação em 2010 e fazem parte do transporte público de Estocolmo. Até 2012, esta alternativa deverá atender a pelo menos 50% do transporte de passageiros da cidade.
O uso deste combustível já provou sua força por aqui. Os carros flex fuel, em 2010, responderam por 86% da vendas ou seja, 2,8 milhões de novos carros podem usar esse biocombustível, misturado ou não à gasolina. Além da fácil aceitação, o etanol traz ainda uma outra vantagem: de ser um combustível neutro do ponto de vista do efeito estufa e sua utilização reduz a poluição urbana, ao contrário da gasolina e do diesel.
A questão da eficiência será o destaque da mesa-redonda “Melhorando e aumentando o uso do etanol”, que será coordenada por Marcos José Marques, presidene do conselho diretor do INEE. O debate vai girar em torno das diferentes alternativas energéticas do país fazendo com que o espaço de cada uma seja corretamente utilizado, levando em conta a dependência do Brasil a eventual suprimento externo de energia ou a mercados mais interessantes a serem alcançados pela exportação.
Para ele, qualquer fonte primária de energia, desde a produção até o seu uso final, deve caminhar na linha da maior eficiência. “Em especial a cana de açúcar, base do etanol, pelas suas características específicas, propiciando ganhos importantes à matriz energética do país, inclusive no plano ambiental”, comenta o executivo, acrescentando que “para tornar competitivo, o etanol deve ter seu papel bem definido na política energética do país, especialmente quando o Pré-Sal parece definir os rumos do que pode ser uma linha equivocada”.
Postado por Meu Transporte às 09:26 0 comentários
São Paulo: Domingos de Morais ganha faixa exclusiva para ônibus
domingo, 24 de abril de 2011
A faixa ficará do lado direito da rua. Outras quatro faixas continuarão disponíveis para os demais veículos.
A Secretaria Municipal de Transportes informou que a medida só foi possível após o alargamento da via. Cerca de 145 mil passageiros que usam as 13 linhas que trafegarão no trecho devem ser beneficiados.
A Zona Azul entre as ruas Santa Cruz e Afonso Celso, no sentido centro, irá operar no horário de "vale", das 9h às 17h. Foi liberado parar do lado esquerdo da Afonso Celso, entre a Manuel Vicente e a Domingos de Morais.
Postado por Meu Transporte às 23:20 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Metrô de São Paulo só deve atender demanda a partir de 2020
Postado por Meu Transporte às 13:47 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Pernambuco e Mato Grosso em marcha lenta para a Copa, obras ainda não começaram
Tiro no Pé: Cidade do Recife tem apenas 02 Corredores de Ônibus |
A situação dos dois Estados é muito semelhante. Ambos optaram, desde o início das discussões sobre os projetos de mobilidade para a Copa 2014, por um sistema conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), adotado em Curitiba, referência nacional nessa área, e em outras cidades ao redor do mundo, como Bogotá.
Eis que, quando tudo parecia encaminhado, empresas privadas apresentaram aos dois governos estaduais propostas de implantação dos derivados de metrô. Apesar do custo bilionário, a oferta da implantação através de parceria público-privada (PPP) fez Pernambuco e Mato Grosso pararem para pensar. Somente isso já atrasou os projetos viários, que deveriam todos ter suas obras iniciadas no ano passado.
Em Mato Grosso, a proposta foi de instalar um VLT por R$ 930,3 milhões, enquanto os corredores de ônibus custariam R$ 383,4 milhões. Em Pernambuco, a proposta foi de um monotrilho por até R$ 3 bilhões, contra um valor estimado inicialmente de R$ 553,9 milhões do BRT nos mesmos traçados.
Fonte: JC Online
Postado por Meu Transporte às 13:47 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, Pernambuco
Transporte público e mobilidade urbana é problema em seis sedes da Copa
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Evitando citar os municípios que apresentam problemas, Negromonte (que pediu atuação mais forte de prefeituras e governos municipais) salientou que os problemas são diferentes, ocorrendo do ponto de vista jurídico, ambiental ou para a realização das licitações. Se o ministro não citou as cidades, uma pista pode vir de recente relatório do Tribunal de Contas da União, que inclui a possibilidade de atraso em construções em Brasília, São Paulo, Recife, Fortaleza e Manaus.
Postado por Meu Transporte às 22:19 0 comentários
Marcadores: Amazonas, Ceára, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo
No Recife, Empréstimo para construção da Via Mangue é assinado
Na semana retrasada, o prefeito João da Costa esteve em Brasília para viabilizar o aporte dos recursos para este projeto. Como a licitação já foi feita, este é o passo que faltava para o começo das obras. Em março, a construtora Queiroz Galvão venceu o processo licitatório para a construção da Via Mangue.
O viário da Via Mangue, com 4,75 km de extensão, será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro / Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo, além de uma passagem semi enterrada.
Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos.
Postado por Meu Transporte às 12:11 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, Videos