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O cartão BHBUS Master de transporte coletivo completa um ano

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O cartão BHBUS Master, que serve permitir a passagem de maiores de 65 anos para a parte de trás dos transportes coletivos de Belo Horizonte, completou um ano. A proposta é oferecer a possibilidade de utilizar mais assentos em vez de enfrentar o desrespeito e a falta de lugares e garantir 10% dos lugares a essa faixa etária, que já ultrapassa a casa dos 285 mil na capital. Apesar da medida aumentar o número de assentos e a mobilidade, o maior problema é a falta de respeito de muita gente que, mesmo sabendo que estão em assentos reservados.
Para obter o Cartão é preciso comparecer a um Posto de Distribuição com cópia simples com o original de um comprovante de endereço e documento pessoal oficial (RG ou CPF) que comprove sua idade. É preciso também preencher o cadastro e tirar uma foto no Posto. O cartão fica pronto na hora. Para utilizar o cartão é necessário apresentar o documento de identidade ao trocador. Não há restrição ao número de utilizações.


Fonte: Rede Minas

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Após atrasos e superfaturamento, Exército fiscaliza obras do Metrô de Salvador

A obra de conclusão do metrô de Salvador deve ser fiscalizada pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército, segundo informações da Casa Civil da Prefeitura Municipal de Salvador. O acordo foi anunciado durante uma reunião de João Leão, secretário da pasta, com o general de divisão Rosalvo Leitão de Almeida, na tarde desta quinta-feira (24). A corporação militar deve concluir, em 4 de abril, o relatório de auditoria da obra já realizada.

O projeto, iniciado em 2000, sofreu uma retenção de valores pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por problemas na prestação de contas. A malha prevista inicialmente para o transporte era de 12 quilômetros de extensão, mas apenas seis quilômetros foram concluídos até o momento.

De acordo com Leão, o objetivo da participação do Exército é facilitar o encerramento do embargo da obra, na tentativa de garantir que o meio de transporte fique pronto no segundo semestre de 2012. "O TCU, através do ministro relator Maurício Sherman, determinou que o Exército fizesse uma auditoria e um levantamento detalhado sobre o que foi feito durante a obra do metrô até agora. Esse trabalhou está sendo executado pelo Exército há cinco meses", disse o secretário municipal.

Contrato em 30 diasO próximo passo, ainda segundo Leão, é apresentar um contrato para que o Departamento de Engenharia e Construção efetue o acompanhamento da continuidade da obra. "Tenho 30 dias para fazer isso. Além desse contrato com o Exército, teremos de apresentar um aditivo de contrato para a concessionária Metrosal, responsável pela construção do metrô. Os valores serão computados de acordo com o levantamento feito pela auditoria do Exército. Caso a concessionária não aceite, o Exército assume o restante da obra", afirmou o secretário da Casa Civil de Salvador.

Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan) da Bahia, a obra do metrô é de responsabilidade das três esferas de poder (município, governo e união). As paralisações ocorridas no curso da obra foram em decorrência da falha de prestação de contas. A proposta é que o Exército assuma a conclusão da obra e o TCU reavalie o embargo da liberação de verbas.

"A finalização da primeira etapa da obra prevê um gasto de R$ 86 milhões. Os carros estão prontos e nos trilhos, resta fazer a capacitação de pessoal para operacionalizar o metrô, que deve ser feito em conjunto com a Transurb e a CBTU, no Rio Grande do Sul, além da energização da linha, construção das seis estações já previstas e uma sétima parada, em Brotas", disse João Leão.

De acordo com ele, a participação do Exército estaria direcionada à fiscalização da obra do trecho que já está construído, de seis quilômetros. "Para a conclusão total da obra, serão necessários mais R$ 460 milhões", disse o secretário municipal. Segundo ele, a ideia é a de que o metrô seja integrado com outros sistemas de transporte público, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) - modelo ainda em discussão -, ou com o BRT (Bus Rapid Transit), também chamado de VLP (Veículo Leve sobre Pneus).

Retenção de valores
O TCU informou que o Exército oi contratado para elaborar uma planilha detalhada de custo, para posterior envio ao tribunal. É com base no orçamento detalhado da obra, a ser elaborado pelo Exército, que o TCU vai avaliar se houve ou não superfaturamento. Ainda de acordo com o TCU, a retenção de valores não impede o andamento da obra. Com essa medida uma parte de cada pagamento fica retida e não vai para a empreiteira, que só as receberá caso os preços estejam adequados.

O consórcio Metrosal informou, por meio de nota, que apenas a contratante (Companhia de Transporte de Salvador) pode falar sobre o assunto. O Exército informou que só poderá comentar a participação na obra quando estiver com o contrato de cooperação assinado.

Tentativa de funcionamento
Em agosto do ano passado, seis trens do metrô começaram a ser levados para a Estação do Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. Os veículos estavam armazenados em Simões Filho (BA). Cada trem, composto por quatro vagões, tem capacidade para transportar 1.250 passageiros. A estimativa da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) era a de iniciar o funcionamento no primeiro semestre de 2011.

O governador Jaques Wagner disse, em seu programa diário de rádio, que é prioridade relacionar os projetos de mobilidade urbana de Salvador aos investimentos para a Copa do Mundo de Futebol 2014. “A participação da Bahia só existirá se condicionada à integração do sistema ônibus, a nova mobilidade urbana e o metrô - que precisa ser completado, porque nós não podemos ter um metrô incompleto, como até hoje ele está”.

PAC 2O secretário de planejamento da Bahia, José Eduardo Ribeiro, disse que a próxima etapa da obra do trecho já construído do metrô vai contar com verba do PAC 2. "Já está liberada uma verba de R$ 570 milhões do governo Federal, pela Caixa Econômica Federal. O emprego dessa verba na obra independe do embargo ou não do TCU."

Ribeiro afirmou ainda que quer integrar o máximo de meios de transporte com o metrô. "Quero dar uma cara de transporte metropolitano, integrando o metrô, da Rótula do Abacaxi, com o município vizinho de Lauro de Freitas, por meio de ônibus ou trem."

Ele disse que a conclusão do trecho de seis quilômetros do metrô é prioridade da secretaria. "A obra do metrô começou toda errada, cheia de problemas. Hoje, temos um trecho pronto e com uma dificuldade operacional grande. Para funcionar direito, vamos integrar o transporte da cidade de maneira operacional, física e tarifária. Vamos estudar uma única tarifa para uso do sistema integrado, como é em São Paulo".

Sobre a participação do Exército na fiscalização da obra do metrô, Ribeiro disse ser favorável. "A engenharia do Exército está presente nas obras estruturais da Bahia desde a década de 1970, quando o Exército construiu a BR-242, que liga o litoral ao interior da Bahia, além da recuperação de estradas. Será positivo o envolvimento do Exército no metrô de Salvador."


Fonte: G1.com.br

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Transporte coletivo de Uberlândia pode parar na próxima semana

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Uberlândia decidiu nesta quarta-feira (6) pela realização de greve no transporte coletivo urbano de Uberlândia. A paralisação começa a valer 72 horas após a aprovação, porém os serviço de transporte deve se interrompido a partir de segunda-feira (11). 
Os trabalhadores pedem reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 15% de aumento real. Outra questão que está sendo discutida na negociação é em relação às escalas de trabalho.

O sindicato dos trabalhadores alega que as empresas não estão respeitando a jornada de 7h corridas ou 6h com intervalos de 2 a 3 horas. Em um comunicado publicado na imprensa nesta semana o sindicato das empresas afirma que está cumprindo as escalas de trabalho conforme “decisão judicial de 2010 sob pena de multa diária para as empresas e para o sindicato dos trabalhadores”. Ainda no comunicado as empresas informam que antecipou o reajuste de 6,63% o que corresponde ao INPC do período.



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Em Palmas, ônibus do transporte coletivo passarão por vistorias

Os 210 ônibus utilizados no transporte público de passageiros em Palmas passarão por vistorias a partir deste sábado, 09. A determinação é da Portaria assinada semana passada pelo Coronel Antônio Joaquim Benvindo, secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes. O trabalho será feito nas garagens das próprias empresas, por terem um estacionamento maior e oferecer maior facilidade para as ações dos agentes de trânsito.

Segundo a Portaria, os trabalhos serão executados aos sábados, entre as 8h e às18h, e nos domingos, entre as 8h e às 12h. A Empresa Miracema, por ter a maior quantidade de ônibus, será a primeira a ter seus veículos vistoriados. Na sequência vêm a Viacap e a Expresso Palmas.

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes busca resultados positivos para os milhares de usuários do sistema e quer, com as vistorias, garantir o máximo de conforto, segurança e boa condição das partes mecânica, elétrica, documental e pneus dos veículos.

Fonte: Portal Stylo

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Licitação para implantação do sistema BRT no Grande Recife será em Maio

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A BR-101 no trecho do contorno do Recife já é uma via urbana há muito tempo. Também chamada de 4ª perimetral, a estrada terá um corredor exclusivo de ônibus. Já não era sem tempo. Embora seja uma rodovia federal, o projeto de requalificação é do governo do estado. Ela foi a primeira a ter o modal definido: BRT (Transporte Rápido por Ônibus), mesmo modelo usado em Curitiba. O corredor de ônibus sairá do quilômetro 41, em Igarassu, e se estenderá até o km-83, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. A licitação do projeto executivo será aberta no dia 10 de maio e a expectativa é que até setembro seja dado início a licitação da obra, a partir do projeto básico. A meta é deixar a 4ª perimetral pronta até 2013. Orçada em cerca de R$ 450 milhões, a obra está incluída no PAC da Mobilidade.

Com um tráfego diário de 35 mil a 55 mil veículos, o trecho urbano da BR-101 é um dos mais problemáticos. Além do tráfego intenso, a via se encontra em péssimo estado de conservação. Em vários trechos o pavimento apresenta fissuras e trincas. A manutenção ocasional da operação tapa-buraco é um paliativo. A sinalização é precária e o canteiro central é muitas vezes usado como ponto de retorno irregular.

Pelo projeto da Secretaria de Transportes de Pernambuco, a rodovia terá o pavimento requalificado ao longo do contorno em cerca de 40km. O canteiro central será usado para implantação das estações de embarque no padrão do BRT: pagamento antecipado e embarque no nível da porta de entrada, a exemplo do metrô. No percurso será implantado ainda um elevado nas proximidades da reitoria da UFPE até a altura da BR-232. ´Nesse trecho o canteiro central é muito estreito e não é possível instalar as estações de embarque, por isso haverá o elevado`, explicou Luis Alberto Araújo, superintendente técnico do DER.

Com a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, a via será alargada. Além da faixa do ônibus haverá outras três faixas para os veículos. O projeto também prevê dois viadutos: um sobre o viaduto da Caxangá e outro próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal nas imediações do Colégio Militar. O BRT da 4ª perimetral terá 39 estações de embarque e será interligado a cinco terminais de integração: Abreu e Lima, Macaxeira, Caxangá, Barro e Cajueiro Seco. A requalificação do contorno da BR-101 também trará benefícios no tráfego nas avenidas Caxangá e 17 de Agosto. Por causa dos dois viadutos que vão ser construídos, os sinais com três tempos serão removidos. ´A 4ª perimetral é fundamental para o plano de mobilidade previsto para a Copa de 2014. Essa via será interligada também ao sistema viário que está sendo implantado em Jaboatão dos Guararapes`, explicou o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento.


Fonte: Diário de Pernambuco

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População de Salvador participa de consulta pública sobre reforma na Estação da Lapa

O projeto de requalificação da Estação da Lapa será apresentado à população de Salvador, no próprio terminal dentro de algumas semana. A população poderá conhecer e opinar sobre o projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), através de uma maquete digital será exposta na estação.

A consulta pública foi decidida após reunião realizada nesta quarta-feira (6) no Ministério Público estadual, na qual foi apresentada a maquete eletrônica. Para o projeto, existem recursos alocados do PAC2, o equivalente a R$ 26,4 milhões, mas para o promotor de Justiça, César Correia, com certeza os órgãos contarão com o interesse da iniciativa privada.

As reformas pretendem instalar escadas fixas e rolantes, elevadores que dêem preferência às pessoas com necessidades especiais, mais sanitários, praças (inclusive para abrigar vendedores ambulantes), transferência do Salvador Card para um anexo e melhorias na iluminação e ventilação.
As adaptações aos portadores de necessidades especiais foram incluídas no projeto após solicitação do Município de Salvador, acionado em uma ação civil pública proposta pelo promotor César Correia.

Embora tenha surgido a ideia da reforma em 2006, ainda não há previsão para início ou entrega das obras e tampouco há um orçamento definido para reforma.

Uma nova audiência pública para o dia 12 de maio, às 9h, no MP, oportunidade em que os detalhes sobre as obras deverão ser discutidos, envolvendo os projetos complementares que possibilitarão o funcionamento do terminal de forma integrada com o metrô.



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Não há espaço para mais trens, admite Metrô de SP

Apesar da lotação dos trens em São Paulo nos horários de pico, o Metrô afirma que não há espaço na linha para que mais composições entrem em circulação. “Estamos no nosso limite técnico”, admite Mário Fioratti, diretor de Operações do Metrô. “Não é que não temos mais trens para colocar em circulação. Não temos é mais espaço dentro das nossas margens de segurança.”
Para colocar mais trens em operação - hoje são 42 na Linha 1-Azul em horários de pico -, o Metrô quer reduzir a distância de um trem para outro de 120 metros para 20 metros. A companhia está testando, no novo trecho de 3,5 quilômetros do Sacomã à Vila Prudente, o Communication Based Train Control (CBTC), sistema de sinalização usado em metrôs do mundo todo.

A medida deve ajudar na fluidez e redução nos intervalo entre os trens - o primeiro vagão passa a transmitir, eletronicamente, informações aos demais, como posição, distância, velocidade e tempos de percurso e de parada. O CBTC deve reduzir o intervalo de tempo entre trens em 20%. Na Linha 1-Azul poderá haver o incremento de seis a oito trens.


As informações são do Jornal da Tarde.

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Transporte coletivo de Manaus ainda tem ônibus com mais de 21 anos

Um levantamento realizado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que dos pouco mais de 1,5 mil ônibus cadastrados como parte da frota da cidade, 328 possuem mais de dez anos de uso - 21,8% da frota -, idade máxima exigida no contrato firmado em 2007 entre a Transmanaus e a Prefeitura de Manaus.

O levantamento revela que o consórcio mantém ônibus com carroceria fabricada em 1990. As constantes panes mecânicas e acidentes envolvendo os ônibus, como o ocorrido na noite da última segunda-feira, 4, quando um veículo da linha 650 bateu em cinco imóveis no Coroado, Zona Leste da cidade, e deixou três pessoas mortas. O coletivo tinha nove anos de uso.
De acordo com as informações da SMTU, a maioria dos ônibus com mais de dez anos de uso é da empresa São José, antiga Vitória Régia, a qual pertence o ônibus envolvido no acidente. No total, 216 ônibus desta empresa estão com mais de dez anos em circulação.

A empresa Transamazônia, antiga União Cascavel, que atende a Zona Norte de Manaus, está com 98 ônibus circulando nessas condições. O levando especifica, ainda, que do ano de 2011 apenas a empresa Regional tem 20 ônibus cadastrados na frota.
Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Amazonas, Josildo Oliveira, mesmo que haja manutenção periódica dos veículos, o que o sindicato não tem garantias, manter ônibus com mais de dez anos em circulação é uma falta de respeito com a população.

“Por mais que tenha manutenção correta, o ônibus fica muito desgastado e o resultado é isso que estamos vendo: ônibus no prego todos os dias e tragédias como essas. Deixar esses ônibus circulando é uma falta de respeito. A prefeitura precisa fiscalizar”, afirmou.

Exigências
Josildo explicou que mesmo que a categoria organize greves e inclua nas exigências as manutenções e renovação da frota, os trabalhadores não teriam como forçar os empresários a realizar as atividades. “A prefeitura é que deveria exigir, fiscalizar se as empresas fazem manutenção, afinal é ela que deve ter compromisso com o povo”, apontou Josildo.

Panes semanais
O professor Rosenildo Albuquerque, 42, morador da Zona Leste, relatou que quase toda semana o ônibus que ele pega para ir trabalhar paralisa a viagem por pane mecânica. “Não temos mais o que fazer, a população está sofrendo muito. Eles dizem que irão colocar ônibus novos, mas até que isso aconteça vamos ficar sofrendo, com ônibus caindo aos pedaços”, disse.

De acordo com a costureira Maria Emiliana dos Santos, 48, que mora na Cidade Nova, Zona Norte, diariamente a população arrisca a vida andando nos ônibus da atual frota. “Um dia desses entrei em um ônibus com problemas no freio, e eu vi o motorista controlando a velocidade com o freio de mão. Não podemos mais viver desse jeito.”

Fonte: A Critica

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