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Projeto do metrô de Curitiba é apresentado a entidades de classe

quinta-feira, 3 de março de 2011

A primeira etapa do projeto do metrô de Curitiba foi apresentada a entidades de classe da capital, na manhã desta quarta-feira (2). Com 14,2 quilômetros de extensão - do CIC-Sul, próximo a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), ao calçadão da Rua das XV de Novembro, no centro de Curitiba -, o metro terá 13 estações construídas.

Participaram da reunião representantes do Secovi, IEP, Crea, Associação Comercial do Paraná, Fecomercio, Fiep, Sinduscon e Asbea. O objetivo do encontro era que os representantes das entidades conheçam melhor o projeto, para avaliarem o impacto que deve ter no urbanismo e economia do trajeto envolvido.

A prefeitura vai apresentar o projeto, com custo de R$ 2,25 bilhões, ao Ministério das Cidades, para garantir o financiamento a fundo perdido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, no Ministério das Cidades.

A capital disputa os R$ 6 bilhões a fundo perdido em recursos com outras 8 capitais com mais de três milhões de habitantes, que integram o chamado “MOB 1”: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. Além disso, existem outros R$ 12 bilhões de financiamento federal. O anúncio de que projetos terão direito a verba acontece em 12 de junho. Até 3 de abril, as ideias devem ser protocoladas no Ministério das Cidades.

Preocupação
As opiniões dos representantes das entidades da sociedade civil que participaram da reunião se assemelham: há uma boa expectativa em relação ao projeto, mas é preciso analisá-lo com mais cuidado. Uma das preocupações diz respeito a integração com outros modais de transporte, que deve ser muito bem articulada para funcionar efetivamente. Além disso, há a preocupação com o comércio instalado ao longo das canaletas, que não pode ser prejudicado com o projeto.

Canaletas
O espaço das canaletas do expresso deve sofrer intensa readequação urbana. A intenção é fazer com que o espaço ocupado hoje pelas canaletas seja “devolvido à comunidade”, segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Há a intenção de se construir ciclovias e um calçadão e de se instalar equipamentos de playground e quiosques.


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Metrô Rio tem trajeto definido na Linha 4 que ligará a estação da Praça General Osório, em Ipanema, a outras seis novas estações: Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon; Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado; e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

A Linha 4 do Metrô, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, terá seis estações de Ipanema ao destino final, passando por Leblon, Gávea e São Conrado. Com a extensão, o metrô terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2015.

De acordo como projeto da Secretaria Estadual de Transportes, a Linha 4 ligará as estações General Osório, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra. Na Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema), o acesso será pelas ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá. Na estação Jardim de Alah (entre Ipanema e Leblon), as entradas ocorrem pela Avenida Borges de Medeiros e Ataulfo de Paiva com Afrânio de Melo Franco. Já na estação Antero de Quental (Leblon), o acesso se dá pelas ruas Bartolomeu Mitre e General Urquiza.

Na Gávea, a estação ficará no entorno da PUC, mas as entradas ainda não foram definidas. Os dois acessos de São Conrado ficarão no início do bairro, próximo à Rocinha. No Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, haverá acesso de cada lado da Avenida Armando Lombardi, altura do shopping Barra Point.





Video: RJTV
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Especialistas internacionais discutem sobre redes BRT na America Latina durante TRB

O 90º Encontro Anual do TRB (Transportation Research Board), maior evento de pesquisa e em transporte do mundo, reuniu mais de 10 mil participantes em Washington DC, Estados Unidos. Convidado pelo comitê de transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) para coordenar a sessão que tratou dos avanços tecnológicos dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit), o diretor-presidente do CTS-Brasil, Luis Antonio Lindau, discorreu sobre a evolução do sistema no mundo e a importância da América Latina neste processo. “Hoje existem 4.335 km de corredores de ônibus e BRT nos cinco continentes", informou, e chamou atenção para o muito que ainda é preciso ampliar a oferta de transporte coletivo. "Em torno de 65% da demanda mundial de sistemas ônibus em corredores e BRT se concentram em 32 cidades latino-americanas”, explica.
Lindau comentou ainda sobre os desafios normalmente encontrados na implantação dos sistemas, como as limitações na oferta de veículos, carência de técnicos com larga experiência no projeto de sistemas BRT e os orçamentos extremamente apertados. “ SIBRT tem grande potencial para transformar o cenário do transporte urbano, através do trabalho conjunto das agências de transporte das grandes cidades da America Latina para a criação das melhores práticas de gestão e operação, para a integração e estandarização dos equipamentos desses sistemas com a consequente redução de custos de produção e implantação”, afirmou. Produto da união de 14 agências gestoras de sistemas de transporte de seis países latino-americanos, a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) foi constituída em abril de 2010, em Curitiba, com o apoio da Rede EMBARQ .

Fonte: CTS Brasil

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Ônibus é mais econômico que moto, revela estudo

Nos cálculos da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), o ônibus ainda é mais econômico do que a moto. O cálculo envolve fatores como a ocupação de espaço no trânsito, poluição por passageiro, custo por quilômetro rodado, impostos e taxas e até custo por acidentes. Embora ganhem com vantagem em relação ao espaço viário (espaço do veículo e de circulação somados), com apenas 8m² contra 21m² requeridos por um automóvel e 54m² por um ônibus, as motos perdem em outros quesitos.

De acordo com dados coletados pela ANTP em de março de 2010, são levados em consideração o custo social, que mistura as despesas de acidentes de trânsito e emissões de poluentes, além de impostos, taxas, manutenção e depreciação. Que se somam também às passagens no caso de ônibus, combustível para as motos e para os carros, e despesa com estacionamento.

As motos perdem para ônibus: são R$ 2,37 gastos com o coletivo para se rodar sete quilômetros em cidades, valor que sobe para R$ 3,45 sobre duas rodas. Ainda assim, é mais barato do que o carro, que sai por R$ 5,55 com gasolina e R$ 5,83 com etanol. O trânsito também agradece: um único ônibus tira até 70 carros da rua.
Do Estado de Minas

Fonte: Estado de Minas

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Porto Alegre: Projeto apresentado há três anos para criação ciclovias na Capital não saiu do papel

O Plano Diretor Cicloviário Integrado da Capital ainda não atendeu promessas feitas há três anos. Ao ser apresentado pela prefeitura, em maio de 2008, veio acompanhado do compromisso de que 18 quilômetros de ciclovias seriam entregues até o ano seguinte, mas até agora Porto Alegre soma menos da metade dessa extensão em faixas exclusivas, e menos de 2% de todos os trechos considerados adequados para receber bicicletas na cidade.

A implantação de vias para ciclistas é considerada um recurso eficiente para reduzir a disputa por espaço e o risco de acidentes entre automóveis, rápidos e pesados, e bicicletas, mais lentas e frágeis. Curitiba, por exemplo, conta com 120 quilômetros de ciclovias, e o Rio de janeiro, 160 quilômetros. Importantes cidades europeias ostentam malhas ainda mais abrangentes, como os 400 quilômetros espalhados por Amsterdã, na Holanda.

Em Porto Alegre, há apenas oito quilômetros onde os ciclistas podem pedalar sem a ameaça constante da passagem de veículos (a prefeitura chegou a divulgar no começo da semana que eram nove quilômetros, mas o dado foi revisado ontem). São 4,8 quilômetros na Restinga, dois quilômetros na Diário de Notícias e 1,2 quilômetro em Ipanema. Isso não chega nem à metade do que foi prometido pela prefeitura em 2008.

O estudo, aprovado um ano depois pela Câmara de Vereadores, identificou 495 quilômetros de ruas e avenidas porto-alegrenses onde podem ser construídas ciclovias. Como o cumprimento desse objetivo deve levar vários anos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estabeleceu como meta implantar até o ano seguinte os primeiros 18 quilômetros.

 
Fonte: Zero Hora

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Salvador: Trânsito muda na cidade nos dias de festa

Os foliões que irão curtir a festa momesca devem ficar atentos às mudanças no trânsito na cidade, que será totalmente modificado durante os sete dias de festa. Além da proibição de tráfego e estacionamento de veículos nos circuitos do Carnaval, determinados pela Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), linhas de ônibus funcionarão em esquema especial. Assim como, serão instalados estacionamentos em vários pontos do circuito. Durante o período carnavalesco, o Elevador Lacerda estará funcionando interruptamente e gratuito. 

Quem for curtir o Carnaval de carro não poderá estacionar em diversos locais, assim como ficará proibido a circulação de veículos em três localidades, nas avenidas Sete de Setembro, no circuito Osmar (Campo Grande), Oceânica e Adhemar de Barros, no circuito Dodô (Barra-Ondina) e no Pelourinho. Quem optar por deixar o carro em casa, poderá contar com 13 pontos de táxis, que estarão circulando cobrando bandeira 2.

As alterações no trânsito começam desde quinta-feira (03) até quarta-feira de cinzas (09). No circuito Barra / Ondina (Dodô) será proibido estacionar a partir da meia- noite  do dia 03, vias: Av. 7 de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Raul Drumond e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica, Rua N (Via Marginal à Av. Oceânica), Av. Adhemar de Barros.
Na Avenida Centenário estará proibido o tráfego de veículos a partir da interseção com a Via Marginal que dá acesso ao Shopping Barra. Sentido único de tráfego nas ruas Professor Lemos de Brito, Morro do Gavazza (trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e a Rua César Zama), em direção à Rua César Zama.
Assim como será proibido o tráfego veículos a partir da meia-noite do dia 03, na Avenida 7 de Setembro, trecho compreendido entre a Rua Raul Drumond e o Largo do Farol da Barra. Ao longo das vias dos circuitos  serão instalados vários estacionamentos com 2.941 vagas. Para estacionar na Orla, por exemplo, o valor será de R$ 5 e R$ 10, em áreas especiais.

Além dos circuitos tradicionais, outras regiões que fazem parte do projeto Carnaval nos Bairros, também sofrerão alterações, como Periperi, Itapuã, Liberdade, Pau da Lima, Tancredo Neves, Cajazeiras X e Plataforma. As pessoas que residem nas áreas interditadas, mediante comprovação de endereço, como contas de água, energia elétrica, telefone, entre outras, terão acesso aos locais.

Caminhos alternativos

Para controlar o acesso de veículos ao longo dos três circuitos, a Transalvador irá implantar 87 barreiras, fixas e móveis, em várias avenidas, como a Ademar de Barros, na Rua Senta A. Pua, Rua Travessa Baependi, Avenida Anita Garibaldi (entrada), várias ruas da Avenida Oceânica e Centenário, entre outras.
Quem for para à Barra, Jardim Apipema, Morro do Gato e Sabino Silva, de carro terá como alternativa as Av. Centenário, via marginal, Rua Augusto Frederico Schmidt, Praça do Jardim Brasil, Rua Maceió, Rua Recife, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário e Rua Professor Sabino Silva.

Para atender à demanda, a prefeitura montou esquema especial de transporte público. De sábado a terça-feira de Carnaval, as estações Pirajá e Mussurunga vão funcionar de 4h até a 1h da madrugada. As linhas da Estação da Lapa, Campo Grande e Barra irão operar com frota máxima. Assim como as linhas das Estações Pirajá e Mussurunga. A linha especial E107- Estação da Lapa - Barra irá operar durante 24 horas. As linhas de horário que atendem ao CAB serão desativadas.

Durante os sete dias de Carnaval, o Elevador Lacerda terá acesso gratuito. Já os planos inclinados sofrerão alterações, os da Gonçalves e Pilar não estarão funcionando desde a sexta-feira (4) e só retornam na Quarta-feira de Cinzas, dia 9. Já  o da Liberdade-Calçada irá operar das 6h até meia-noite e a partir de sexta-feira, dia 4, terá acesso gratuito.

Fonte: Tribuna da Bahia

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Em Natal, Linhas de ônibus e opcional terão itinerários modificados na sábado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que devido ao Ensaio Geral que acontece neste sábado (26) na Redinha a Semob vai modificar o itinerário de duas linhas de ônibus e opcional.

Sendo assim, a partir das 14 horas de amanhã, as linhas de ônibus: 13 - Redinha/Petrópolis e 08 - Redinha/Mirassol terão desvio ao chegar e sair do terminal. O acesso ao terminal será pela estrada de barro após a rotatória da Avenida João Medeiros Filho (Ponte N. Navarro).

Já as linhas de opcional: 309 - Redinha/Centro via Alecrim e 310 - Redinha/Mirassol também terão desvio para chegar ao terminal devendo trafegar na Avenida João Medeiros Filho na ida e volta ao terminal.

Fonte: Tribuna do Norte

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Recife: Mudanças de linhas para o carnaval, confira:

O Grande Recife Consórcio de Transportes divulgou, na manhã desta quarta-feira (2), o esquema de carnaval para as 572 linhas que terão seu itinerário modificado. Além disso, 158 linhas serão reforçadas, com um total de 269 veículos extras na Região Metropolitana do Recife (RMR). A divulgação já começou com a distribuição de panfletos e colagem de cartazes em ônibus e locais públicos. Cinco linhas foram criadas para alimentar os pólos de folia, inclusive a Circular do Galo, que irá funcionar no próximo sábado (5).
O Circular do Galo sairá do Terminal do Cais de Santa Rita e atenderá às avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, das 7h às 18h. A Circular do Frevo sai da estação Recife e passa pelo Recife Antigo e Olinda, de domingo (6) a terça-feira (8), das 9h às 4h do dia seguinte. Até as 23h, haverá integração com o metrô. A passagem custa R$ 2.

A linha Shopping Recife/Olinda sai da parada 2 do estacionamento do shopping. No sábado, o horário vai dos 12h às 5h da manhã seguinte, e de domingo a terça, das 10h às 5h do dia seguinte. A Circular Olinda sai da avenida Tiradentes, próximo ao Terminal de Rio Doce, de sábado a terça, das 8h às 22h30. As tarifas custam R$ 2. A quinta linha é Shopping Tacaruna/Olinda, que sai do estacionamento do shopping e leva os foliões para a praça 12 de Março, de sábado a terça, das 9h às 2h do dia seguinte. A passagem será R$ 1,30.
No total, 50 linhas serão reforçadas por conta do desfile do Galo da Madrugada. Serão 107 ônibus extras na RMR. As modificações afetam cerca de 900 mil pessoas. As mudanças no trânsito já começaram desde a montagem das arquibancadas em fevereiro e irão se intensificar na próxima sexta-feira (4).

Com a interdição da avenida Dantas Barreto e outras ruas próximas, muitas linhas que passam pela avenida Conde da Boa Vista nos dois sentidos (Subúrbio/Centro e Centro/Subúrbio) terão as paradas do retorno desativadas. Para pegar o ônibus com segurança, foram instaladas paradas provisórias identificadas com faixas laterais coloridas. Painéis foram colocados para informar a população da localização das paradas: na própria avenida Dantas Barreto, na praça Maciel Pinheiro (próximo ao posto de carregamento do VEM) e no Parque 13 de Maio, próximo ao hospital do Exército.
O Grande Recife também tem parceria com a Secretaria de Defesa Social, a fim de diminuir a depredação dos ônibus na Região Metropolitana. No fim de semana dos dias 19 e 20 de fevereiro, quando houve a prévia das Virgens de Verdade em Olinda, foram depredados 174 veículos. No último fim de semana (dias 26 e 27 de fevereiro), o número caiu para 25. Estão sendo mapeados os pontos de risco, para que nesses locais o policiamento seja reforçado.

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Fonte: JC Online
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