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Em São Paulo, Novo plano inclui 36 km de ciclovias e ciclofaixas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O plano de ações na área de transportes lançado ontem pela prefeitura inclui a construção de 24 km de ciclovias (vias específicas por onde as "magrelas" podem circular) e a implantação de 12 km de ciclofaixas (quando apenas uma inscrição no solo é feita, mas sem distinção entre os veículos que usam as faixas), que se unem às já existentes, num investimento estimado em R$ 32,4 mi.

O objetivo é reduzir o número de vítimas do trânsito. Ao lado de pedestres, os ciclistas são os mais vulneráveis nas vias da capital.

Juntos, os 36 km (24 km das ciclovias e 12 km das ciclofaixas) não perfazem nem metade da meta de 100 km estabelecida pela própria gestão Gilberto Kassab (DEM) em 2009, com o objetivo de ser atingida em 2012.

O relatório do próprio governo informa que apenas 3 km previstos para Capela do Socorro (zona sul) foram concluídos.

Lazer

A ciclofaixa que funciona aos domingos na cidade vai ganhar mais 5 km de extensão ainda neste mês. O trajeto que atualmente liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas, na zona sul, agora também vai chegar ao Villa-Lobos, na zona oeste. Ela será aberta antes do aniversário de 457 anos da capital, dia 25.

A ciclofaixa havia sido anunciada para dezembro de 2009, porém, sofreu sucessivos adiamentos até o novo prazo.

Cicloativistas questionam o fato de ela apenas funcionar aos domingos, das 7h às 14h, e ser apenas uma seção temporária, e não permanente, o que impossibilita o uso em outros dias da semana para outras finalidades além do lazer, tais como para trabalho e estudo.

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SPTrans informa alteração de itinerários na Zona Norte para obras

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em razão das obras de manutenção na galeria de águas pluviais na Av. Conselheiro Moreira de Barros, que será realizada das 09h00 do dia 10.01 (segunda-feira) e com previsão de término para o dia 13.01 (quinta-feira), a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 10 linhas de ônibus que trafegam na região durante a realização das obras

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

118Y/10 Lauzane Paulista - Lapa
Ida:
Normal até Rua Friburgo, Rua Pedro Osório Filho, Rua Arvoredos, Rua Água Preta, Rua Franklin do Amaral, prosseguindo normal
Volta: Normal até Av. Cons. Moreira de Barros, Rua João Pessoa, Rua Evian, Rua Friburgo, prosseguindo normal.

1741/10 V. Dionisia - Metro Santana
Ida:
Sem alteração.
Volta: Sem alteração.

1741/51 V. Dionizia - Term. Amaral Gurgel (Circular Noturna)
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Rua Friburgo, Rua Pedro Osório Filho, Rua dos Arvoredos, Rua Água Preta, prosseguindo normal.

1743/10 Jd. Pery Alto - Metro Tietê (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Av. Cons. Moreira de Barros, Rua João Pessoa, Rua Evian, Rua Friburgo, prosseguindo normal.

1745/10 V. Nova Cachoeirinha - Shop. Center Norte
Ida:
Sem alteração.
Volta: Sem alteração.

1745/41 UNIP / V. Guilherme - V. Nova Cachoeirinha
Ida:
Não opera nesse sentido.
Volta: Sem alteração.

1760/10 COHAB Antártica - Shop. Center Norte
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Av. Cons. Moreira de Barros, Av. João Pessoa, Rua Evian, Rua Friburgo, Av. Cons. Moreira de Barros, prosseguindo normal.

148R/10 COHAB Jd. Antártica - Lapa (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Rua Franklin do Amaral, Rua Água Preta, Rua dos Arvoredos, Rua Pedro Osório Filho, Av. Cons. Moreira Barros, prosseguindo normal.

148L/10 Cachoeirinha - Lapa
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Franklin do Amaral, Rua Água Preta, Rua dos Arvoredos, Rua Pedro Osório Filho, Av. Cons. Moreira Barros, prosseguindo normal.

1722/10 Jd. Marina - Tucuruvi
Ida:
Normal até a Rua Franklin do Amaral, Rua Água Preta, Rua dos Arvoredos, Rua Pedro Osório Filho, Av. Cons. Moreira Barros, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

Fonte: SPTrans
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Ribeirão Preto terá todos os ônibus equipados com câmera até março

Até março todos os 330 ônibus coletivos de Ribeirão Preto terão uma ou duas câmeras de segurança. A empresa de transporte coletivo Turb, prometeu instalar as câmeras de segurança como o objetivo de coibir assaltos nas linhas que a empresa opera. Em 2010, chegaram a 119, média de dez assaltos por mês.

A Turb cobre a zona norte do município e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia. A empresa já instalou as primeiras câmeras em linhas como a do Ribeirão Verde e do Geraldo de Carvalho. As câmeras foram instaladas em 26 ônibus e começam a operar na próxima segunda-feira (3). A meta é instalar os equipamentos em 100% da frota de 105 veículos da empresa.

Em caso de assaltos, os cartões de memória dos equipamentos serão entregues à polícia para ajudar na identificação dos criminosos.

Segundo Marcelo Rosa, assessor especial da Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto), a medida vai trazer mais segurança para os usuários do transporte coletivo.

“As expectativas são grandes. Com as câmeras, a gente espera oferecer mais segurança aos usuários e também aos motoristas dos ônibus”, disse Rosa.

A Transcorp e a Rápido D’Oeste também manifestaram interesse na instalação das câmeras, segundo o assessor.

O valor estimado de cada câmera gira em torno de R$ 1.400. Os investimentos no equipamento, além da instalação e do monitoramento serão responsabilidade das empresas de ônibus.

A instalação das câmeras foi possível após a aprovação de uma lei municipal permitindo o monitoramento dos ônibus urbanos.

Fonte: A Hora
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Rio de Janeiro: Prefeitura assina contrato para agilizar construção da Transcarioca

A prefeitura do Rio de Janeiro assinou nesta segunda-feira (10) um contrato com o governo federal para agilizar a construção da Transcarioca - uma via expressa que vai ligar a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Ilha do Governador com os ônibus articulados, chamados de BRTs.

Participaram da cerimônia o ministro dos Esportes, Orlando Silva, secretários de governo, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. O banco vai financiar mais de R$ 1 bilhão para a construção da Transcarioca. O corredor expresso terá 39 quilômetros de extensão, com 40 estações em vários bairros.
O tempo de viagem entre o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha, deve ser reduzido à metade. Também deverão diminuir os acidentes e os congestionamentos nas principais vias do seu entorno. A previsão é de que as obras comecem em fevereiro e terminem no início de 2014.

O financiamento foi aprovado em novembro do ano passado e viabilizará uma das principais intervenções de competência do município, no que se refere à mobilidade urbana, para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O projeto prevê ainda a construção de uma ponte estaiada com 360 metros de comprimento no caminho para o Aeroporto Internacional.

Da Penha ao Galeão

Em setembro, a Prefeitura divulgou o traçado para o segundo lote da Transcarioca. O corredor sairá do Largo da Penha, onde haverá um terminal.  Os ônibus vão passar por doze vias, entre elas a Rua Uranos, um viaduto sobre a Rua Sargento Peixoto, e a Estrada do Galeão.

Fonte: G1.com.br
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Bilhete único de Guarulhos. Saiba como funciona!

O Guarulhos Online entrou em contato com a prefeitura de Guarulhos e foi informado que o bilhete único ainda não funcionará com integração na cidade de São paulo, pois isso depende da aprovação do governo estadual ou da prefeitura de São paulo.
Fomos informados também que a mudança no   itinerário ocorreu para que as linhas fiquem mais curtas e a integração do bilhete único seja feita dentro do período de 2 horas.
Para mais informações ligue:  0800 559499 ou acesse: http://www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico/

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Prefeitura de São Paulo quer corredor de ônibus na Radial Leste e limite de velocidade maior

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 10, o Plano de Ações de Transportes para 2011. Um dos destaques do programa é a construção de um corredor de ônibus na Radial Leste, que ligará a zona leste ao centro.
Outra meta para este ano é ampliar a utilização de combustível renovável
Cerca de R$ 60 milhões serão investidos na construção de corredores este ano. Além disso, sete corredores serão readequados. Entre as mudanças está o aumento do limite de velocidade dos ônibus. Segundo o secretário de Transportes, Marcelo Branco, a meta é ampliar a velocidade dos ônibus em 15%, o que equivaleria a inclusão de 2.250 ônibus na frota e reduziria o tempo médio de viagem dos usuários.
De acordo com Branco, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) receberá investimentos para que possa melhorar o monitoramento do trânsito na capital. Uma meta para 2011 é ampliar a utilização de combustível renovável pela frota do transporte público.
Outro objetivo para este ano é reduzir em 10% o índice de mortes e acidentes no trânsito. Para isso, a Secretaria de Transportes irá implantar faixas de travessia - a maior parte das vítimas do trânsito na cidade é de pedestres.

Investimento. O Plano de Ações terá um investimento total de R$ 409 milhões. Cerca de R$ 263 milhões devem ser investidos em mobilidade urbana, R$ 89 milhões em mudanças e uso racional de matrizes energéticas e R$ 59 milhões na redução de acidentes e de mortes no trânsito.
Segundo o prefeito Gilberto Kassab, grande parte do Plano de Ações só será possível devido ao aumento no preço do ônibus, que era de R$ 2,70 e foi para R$ 3. Com o reajuste, o prefeito afirmou que foi possível reduzir os subsídios de R$ 743 milhões para aproximadamente R$ 520 milhões e remanejar a verba para que a Secretaria de Transportes pudesse implantar o Plano de Ações.

Fonte: Estadão
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São Paulo: Tecnologias prometidas para Linha Amarela do Metrô não funcionam

Inaugurada em 25 de maio de 2010, a Linha 4-Amarela foi apresentada como uma das mais modernas do mundo. Apesar disso, ainda não é possível sequer fazer ligações de aparelhos celulares nas estações ou dentro das composições - o acesso à internet sem fio, carro-chefe das tecnologias que estariam disponíveis, é outra promessa que não saiu do papel.

A ViaQuatro, consórcio que administra a linha, afirmou que trabalha para ter o serviço de celular de todas as operadoras, mas o acesso à internet ainda não foi concebido para a linha. A disponibilidade para a população, segundo a concessionária, "pode não ser viável no médio prazo."

Horário reduzido. Operando em horário reduzido desde sua abertura, também não há previsão para a Linha Amarela ter o seu tempo de funcionamento expandido, que, por enquanto, deve permanecer somente entre 9h e 15h, de segunda a sexta-feira. A tarifa de R$ 2,65 é cobrada desde 21 de junho, quando a operação assistida foi encerrada e a linha passou ao regime de operação comercial.

A justificativa para a restrição de funcionamento, de acordo com o Metrô, é a necessidade de mais testes, de sistemas e trens, durante um período em que as vias estejam livres. Assim, o horário padrão, entre 4h40 até a meia-noite, prejudicaria a manutenção e o aperfeiçoamento do sistema.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, no entanto, já sinaliza que pode ampliar o horário de funcionamento nos próximos dias. Segundo declarou no dia da posse, "é preciso mostrar para o capital privado que a união com o Estado funciona", referindo-se ao esquema de operação em parceria público-privada, inédito no Metrô paulistano.

Enquanto isso, corredores e escadas rolantes da Estação Paulista registram baixo movimento. As cerca de 35 escadas rolantes ficam ociosas em vários momentos, de acordo com um funcionário. As escadas, que operam com um sistema inteligente, têm a velocidade definida em função do número de pessoas que circulam pelo local.

Mão única. Embora as únicas duas estações da Linha Amarela liguem regiões onde há bastante movimento, o horário restrito entre 9h e 15h impede que mais pessoas usem o sistema sem recorrer aos ônibus ou carros.
Fernando Cha, estudante de Direito, por exemplo, trabalha na Avenida Faria Lima e mora perto da estação Paulista. Apesar de exaltar as qualidades da nova linha, ele reclama do trajeto para casa e é mais um dos passageiros que utilizam a linha em "mão única", por causa das restrições de horário. "O horário de início é ideal. Mas voltar é complicado. Preciso pegar um ônibus, com muito mais trânsito". Segundo ele, o tempo de viagem aumenta em pelo menos duas vezes sem o uso do Metrô.

Já Guilherme dos Santos Paiva, técnico em Eletrônica, trabalha dando suporte em diferentes locais, e considera a Linha 4 uma boa alternativa aos ônibus. Mesmo assim, tem ressalvas: "Já deu pra 'assistir' bastante, ver o que tem de certo e errado", diz ele sobre os testes feitos pelo Metrô, que impedem o funcionamento em horário comercial.

Na primeira quinzena de dezembro, segundo um usuário da linha que preferiu não se identificar, uma falha no sistema desabilitou o sistema driverless dos trens - que dispensa a presença de um condutor na composição - e elevou a duração da viagem para cerca de 20 minutos. Em média, o trajeto entre as estações Faria Lima e Paulista dura cerca de 3 minutos e meio.

"O driverless é um sistema seguro, e em casos de surgir algum problema ele automaticamente passa a operar em condição restritiva até a sua solução, uma característica de qualquer sistema de metrô", informa nota enviada pelo Metrô.

De acordo com balanço divulgado pelo Metrô em 2010, cerca de 3,7 milhões de passageiros utilizam o sistema em dias úteis. A Linha 4-Amarela responde por volta de 13 mil usuários (ou 2,8% dos passageiros que utilizam a rede metroviária diariamente). Já a Linha 3-Vermelha, a mais movimentada, recebe aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

Fonte: Estadão
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Recife: Usuários reclamam do aumento das passagens

Um dia após o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife, os passageiros de transporte coletivo começaram a sentir o peso dos novos preços nesta segunda (10), primeiro dia útil em que o novo preço é praticado.

Quem usa ônibus todos os dias para ir e voltar do trabalho não gostou nada desse aumento logo no início do ano. “É um absurdo. O salário mal aumentou e a passagem já vai para R$ 3,10”, reclama o vigilante Claudemir José da Silva.

Quem também não gostou nada do aumento foi a autônoma Josefa Ferreira da Silva. “R$ 2 para ir e R$ 2 para voltar e ninguém sabe como é que fica. Pesa o bolso, pesa tudo”, afirma a autônoma.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 1.850.000 pessoas usam o sistema de ônibus, das quais 80% pagam a passagem do anel A, que passou de R$ 1,85 para R$ 2. A tarifa B passou de R$ 2,80 para R$ 3,10 e a do anel D subiu de R$ 2,25 para R$ 2,45. Já a do anel G, que era de R$ 1,20, custa agora R$ 1,30.

O novo preço já aparece no para-brisa dos ônibus e deixou os usuários preocupados e insatisfeitos com o aumento. “A gente já começa o ano com uma notícia dessa, é difícil e é desestimulantes para o trabalhador”, conta a assistente administrativa Arlean Carla da Silva.

E o aumento não foi só para os ônibus. O metrô do Recife, usado todos os dias por 240 mil passageiros, também ficou mais caro. A passagem era R$ 1,40 e agora custa R$ 1,50.

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