Trolebus em SP
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sábado, 11 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 08:35 0 comentários
Marcadores: Paraná
Novo Governo do Espiríto Santo promete mais Corredores exclusivos para ônibus
"O jeito é dar prioridade aos ônibus e isso estamos construindo aos poucos. Está combinado com o futuro Governador e as prefeituras para que os corredores exclusivos sejam implantados. Hoje enviei uma carta consulta de crédito ao BNDS e a Assembleia, para que no próximo governo esse dinheiro esteja liberado e a licitação já seja realizada no primeiro semestre do governo", afirmou o governador.
Para ele, um dos maiores problemas é que "os automoveis seguram ônibus lotados em vias importantes". E o corredor terá a função de liberar os coletivos para que haja mais agilidade no trânsito. Ao todo serão implantados 24 km de corredores em vias importantes da Grande Vitória onde o trânsito é mais lento. "Estamos priorizando o transporte coletivo em detrimento do privado".
Paulo Hartung ainda falou que há uma discussão sobre faixas que possam contemplar também os táxis. "Estamos discutindo este e outros temas e uma "gestão metropolitana compartilhada". E ainda afirmou: "As cidades se organizam com vários meios de transporte simultâneos como o metrô, (Veiculo Leve Sobre Trilhos) VLT, bike e outros. Estas opções simultâneas de transporte também estamos discutindo neste modelo de gestão compartilha".
Além da Grande Vitória, Hartung disse pensar em forma de melhorar o trânsito em outras cidades do interior do Estado. "Também estamos pensando em cidades como Linhares, para que no futuro, ela e outras cidades do interior não cheguem a um estrangulamento do trânsito".
O edital do túnel será lançado nos próximos dias para auxiliar a mobilidade. "O tunel é um fato, e com certeza terá uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. Queremos deixar tudo encaminhado para o governo Casagrande", afirmou.
Fonte: ES Hoje
Postado por Meu Transporte às 08:32 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Prefeitura de Araucária modernizará o sistema de transporte coletivo
“Desde que a Companhia Municipal de Transporte Coletivo foi criada em 1986, o sistema de transporte coletivo não passava por um processo de planejamento contínuo e consistente como esse que será implementado por essa gestão”, afirmou o diretor operacional da CMTC, José Luiz Desordi Lautert.
O diagnóstico dos estudos realizados apresentou uma série de pontos passíveis de melhorias, com objetivo de proporcionar aos usuários um melhor serviço de transporte público ao conciliar os critérios de agilidade e funcionalidade. As mudanças irão melhorar a distribuição dos horários, otimizar a exploração de linhas troncais e priorizar ônibus nas vias principais.
Haverá readaptação no número de linhas e de itinerários que passarão a atender a demanda existente sem que haja prejuízo para os usuários, pois a proposta é fazer melhor distribuição da frota atual e diminuir o tempo de espera. Um usuário da linha Tupy-Angélica atualmente espera, em média, 40 minutos. O novo sistema prevê um tempo de espera de apenas 25 minutos no horário de pico, representando uma redução de até 38%.
Modernização
Também foi identificado que o município conta atualmente com excesso de linhas em função de várias adequações que foram feitas sem base em estudos técnicos. Ao longo dos anos, solicitações de mudança de itinerário e adequações de horários nem sempre levaram em conta o atendimento a um número expressivo de pessoas, fato que acabou engessando o sistema.
Uma das propostas de modernização para os próximos dois anos é a implantação de dois terminais de ônibus urbanos (nas regiões norte e sul do município) e uma estação de transferência na região central da cidade, o que facilitará o trânsito das pessoas.
“Todas essas medidas visam proporcionar mais mobilidade à população ao mesmo tempo em que promove a otimização de recursos municipais, pois diminuirá o custeio do serviço e possibilitará mais investimentos para o setor”, disse José Luiz.
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: Paraná
DF: Motoristas de ônibus não respeitam locais de parada
No início da Asa Sul as paradas costumam ser antecedidas por semáforos. Quando o sinal fecha, os passageiros desembarcam ali mesmo, o que é proibido. Pior é quando o motorista fica em fila dupla, não entra na baia e deixa os passageiros na pista, bem longe da calçada.
“É muito perigoso, principalmente para quem é gestante ou idoso. Não adianta reclamar, os motoristas brigam quando a gente reclama”, fala uma mulher.
“Quando acontecer um caso desses, o usuário deve pegar a numeração da lateral do ônibus e passar para a fiscalização do DFTrans pelo número 156. Passando, a gente vai tomar as providências, que inclui uma multa que varia de R$ 240 a R$ 1.080”, orienta o gerente de Fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge Brasil.
A irresponsabilidade de um motorista quase causou uma tragédia ontem no Eixinho Sul, na altura da quadra 116. Ele parou num local onde não há proteção. Quando um passageiro desceu, se desequilibrou e despencou de uma altura de três metros.
Terezinha, que vende café na parada de ônibus, viu tudo. “Ele ficou muito atrás da parada, colado no meio-fio. Quando desceu, o rapaz não achou chão e caiu”, lembra. Testemunhas contaram que o motorista e o cobrador chamaram socorro e esperaram os bombeiros chegar.
Francisco Oliveira Costa, de 59 anos, foi levado para o Hospital de Base. Na queda, quebrou duas costelas. Por enquanto, Francisco vai continuar internado em observação, sem previsão de alta.
Postado por Meu Transporte às 08:17 0 comentários
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Lula dá início à Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Postado por Meu Transporte às 07:49 0 comentários
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Rio de Janeiro: Linhas de ônibus do Centro terão itinerário temporariamente alterado
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Postado por Meu Transporte às 18:51 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Tire dúvidas sobre como usar o Bilhete Único Carioca
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
"Nós temos hoje mais de 73 mil empresas que trabalham conosco. Todas elas foram informadas sobre as vantagens do cadastramento do funcionário com nome e CPF para que ele tenha direito à utilização da tarifa do Bilhete Único, quer seja municipal, quer seja intermunicipal. Caso o funcionário tenha algum problema deve procurar a área de RH da empresa para que seja regularizada a situação junto ao Riocard"
"A validade é de um ano dos créditos".
"O Bilhete Único Carioca é válido para integrações ônibus-ônibus, em ônibus convencional sem ar-condicionado. A discussão da integração com trem, barcas e metrô está sendo feita ainda e isso deve acontecer em algum momento"
"A prefeitura está discutindo isso tanto com trem quanto com metrô e que futuramente isso estará implantado"
"Muito pelo contrário. Na verdade quando a gente diz que a tarifa foi reajustada, nós estamos saindo de uma tarifa de R$ 2,35 para uma tarifa de R$ 1,20, porque o passageiro vai poder pegar dois ônibus. Então, a própria empresa em que ele trabalha vai ter vantagem no final do mês".
"Pode. O ideal é que a firma utilizasse o Vale-Transporte tradicional, que é o instrumento legal do empregador para o empregado. Essa é uma discussão que ele deve com a sua empresa. Mas caso ele não tenha, ele pode adquirir o Bilhete Único Carioca através do site ou de um dos postos espalhados pela cidade".
"A partir do dia 6 de novembro, a tarifa do Bilhete Único Carioca é R$ 2,40. Então, se o passageiro fizer o cartão Bilhete Único Carioca, se ele tiver o Bilhete Único Intermunicipal, ou se já tiver o Bilhete do Riocard, esse problema ele não vai ter mais. Ele tem que estar cadastrado, fazer o bilhete e vai ter a tarifa, que isso faz parte da regulamentação. Mas o ônibus tem que ser convencional e sem ar-condicionado".
"Não precisam efetuar troca nenhuma. Todo mundo que têm o cartão da gratuidade está apto a entrar no ônibus e fazer a viagem normalmente como faz todos os dias"
"Com certeza".
"Todas as pessoas podem se cadastrar usando o seu CPF e colocando suas informações. Portanto, têm direito a utilizar esse bilhete".
Para efetuar a compra através da Rede de Recarga, o usuário pode colocar o valor de créditos que desejar, entre R$ 4,80 e R$ 300 e o cartão é gravado na hora com o valor pago em dinheiro. O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca 48 horas após o cadastramento.
O Bilhete Único estadual já existe desde fevereiro e beneficia quem precisa pegar duas conduções para chegar ao local de destino. Quem já possui o cartão paga o valor máximo de R$ 4,40 por duas passagens a serem utilizadas num prazo de duas horas e meia em transporte público intermunicipal.
Postado por Meu Transporte às 22:56 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Videos
Fortaleza: Motoristas de ônibus voltam a fazer protestos
Postado por Meu Transporte às 22:42 0 comentários
Marcadores: Ceára