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São Paulo: A expansão do metrô

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Em reunião com a bancada paulista no Congresso Nacional, realizada recentemente, o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, defenderam propostas de emendas no Orçamento da União para 2011 que destinem recursos para a construção de duas linhas de metrô, cujos beneficiários serão os moradores da zona leste da capital. O governador pediu R$ 200 milhões para a Linha 15-Branca, projetada para ligar os bairros de Vila Prudente e Penha. Kassab, por sua vez, solicitou recursos para uma nova linha a ser construída sob a Avenida Celso Garcia. Isso aliviaria o ramal de metrô mais lotado do mundo, a Linha 3-Vermelha, entre a Barra Funda e Itaquera. Em cada metro quadrado dos seus vagões, dez pessoas se espremem - é 1 milhão de passageiros por dia - para chegar aos seus destinos.
Em entrevistas concedidas logo após as eleições, Geraldo Alckmin reafirmou que são prioritários os investimentos na ampliação do metrô e nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Além da Linha 4 (Luz-Vila Sônia), já em fase de conclusão, ele anunciou o prolongamento da Linha 5, entre Santo Amaro e Chácara Klabin, e a construção da Linha 6 (São Joaquim-Freguesia do Ó). Há projetos ainda para a construção da Linha 17-Ouro (Jabaquara-Congonhas-Morumbi) e do Expresso Guarulhos e para a ampliação da Linha 9, do Grajaú até Varginha.
O governo já contraiu empréstimos internacionais para ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, e para a construção da Linha 17-Ouro. O Orçamento estadual para 2011 reserva R$ 4,4 bilhões para obras do metrô, modernização das linhas em operação e compra de equipamentos.
Nunca na história do metrô paulista o esforço para a expansão da rede foi tão grande. E o motivo é que não há outro caminho para evitar o colapso do sistema de transporte da região metropolitana de São Paulo. Só a aceleração da expansão do metrô pode eliminar um dos principais gargalos urbanos da Grande São Paulo, que tende a se agravar num cenário que combina o crescimento econômico e a realização da Copa do Mundo de 2014.
Apesar do alto custo de construção e operação, o metrô, nas grandes cidades, é considerado "a solução para a mobilidade urbana" por causa da sua alta capacidade de transporte e por não disputar espaço com os automóveis. Para acomodar a frota paulistana, que cresce aceleradamente e deve chegar em janeiro a 7 milhões de veículos, o urbanista Cândido Malta estima que seriam necessárias pelo menos 125 novas Avenidas Paulistas por ano.
Das 140 redes de metrô existentes no mundo, Londres e Nova York têm as maiores malhas, com aproximadamente 408 quilômetros cada. São Paulo tem menos de 70 quilômetros de linhas que já atingiram picos de 3,79 milhões de passageiros por dia. É um dos sistemas mais eficientes, limpos e modernos do planeta, mas muito pequeno para as necessidades da região metropolitana.
Apesar dos esforços para a sua expansão, o metrô paulistano cresce apenas 2 quilômetros por ano. Segundo os especialistas em trânsito, esse crescimento anual deveria ser de pelo menos 6 quilômetros.
Os prefeitos da região metropolitana podem dar importante contribuição a esse esforço, formando uma força-tarefa para organizar de maneira efetiva a correlação entre a oferta de sistemas de circulação e o zoneamento das cidades. Distribuir de forma planejada as atividades e os polos de geração de tráfego pelo território das cidades, considerando a capacidade do transporte, é essencial. Além disso, investimentos em outros meios de transporte, como o ônibus, não devem ser esquecidos.
O prefeito Gilberto Kassab pode ajudar a buscar verbas para a nova linha de metrô na Avenida Celso Garcia - iniciativa que o governo do Estado tem melhores condições de levar a cabo. Deveria empenhar-se com todo o afinco, entretanto, em melhorar o serviço de ônibus, que ano após ano se deteriora, levando à superlotação do metrô.

Fonte: Estadão
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Belo Horizonte: Transporte coletivo teve alterações para melhorar o atendimento

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que algumas linhas do transporte coletivo regular da Capital sofreram alterações nesta semana.

As mudanças estão sendo divulgadas através de folhetos e afixadas no interior dos ônibus e nos pontos de embarque e desembarque. Informações sobre as alterações e sobre os itinerários das linhas podem ser obtidas na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, pelo número 156, ou de outras localidades: (31)3429-0405.

 Confira as mudanças:

- Será criada a linha 67 (Cidade Administrativa/ Santo Agostinho via Carlos Luz). As principais vias por onde a linha irá passar são: Rodovia Américo Gianetti, Avenida Pedro I, Avenida Antônio Carlos, Avenida Abrahão Caram, Avenida Carlos Luz, Avenida Pedro II, Elevado Castelo Branco, Avenida Bias Fortes, Praça Raul Soares, Avenida Augusto de Lima, Rua da Bahia, Avenida Álvares Cabral e Avenida Olegário Maciel,

- A linha 66 (Estação Vilarinho/ Savassi via Hospitais) passará a se chamar Cidade Administrativa/ Savassi via Hospitais e terá seu itinerário alterado, deixando de atender a Estação Vilarinho e passando a atender a Estação São Gabriel, nos dois sentidos. Nos finais de semana, a linha 66 atenderá somente a Estação São Gabriel, não atendendo a Cidade Administrativa.

- Será criado o atendimento Vista do Sol - Nazaré/ Centro da linha 5523A (Conjunto Paulo VI), com viagens apenas em dias úteis em substituição ao atendimento Vista do Sol - Nazaré/ Centro da linha 80, que será extinto.

- A linha 80 (Estação São Gabriel/ Avenida Cristiano Machado) só circulará aos domingos e feriados. O atendimento na Estação São Gabriel para a Avenida Cristiano Machado será feito pela linha 66 (Cidade Administrativa/ Savassi via Hospitais) e o atendimento aos bairros Vista do Sol e Nazaré será substituido pelo novo atendimento da linha 5523A (Conjunto Paulo VI).

- A linha 8207 (Maria Goretti/ Estrela Dalva) terá o itinerário e o ponto final alterados para melhor operação no Bairro Maria Goretti.

- A linha 8650 (Estação São Gabriel/ Cidade Administrativa) será extinta e substituída pela linha 66 (Cidade Administrativa/ Savassi via Hospitais), que atenderá a Estação São Gabriel nos dois sentidos.

- A linha 636 (Estação Venda Nova/ Jardim Europa) terá seu itinerário alterado no Bairro Cenáculo. A partir de 5/12, aos domingos e feriados, a linha 636 deixará de operar na Estação Vilarinho e passará a operar na Estação Venda Nova.

Fonte: BHTrans
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São Paulo: SPTrans informa alteração de pontos na Zona Oeste

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A SPTrans informa que para a melhoria do fluxo de ônibus na região da Av. Brigadeiro Faria Lima, o ponto de ônibus localizado na altura do número 2705 da mesma será divido em dois: Parada 1 - R. Gumercindo Saraiva e Parada 2 - na Rua Escócia.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Paradas e linhas:
Parada 1 - Gumercindo Saraiva
477A-10 Ceasa
477P-10 Rio Pequeno
6262-10 Ceasa
637G-10 Butantã
696P-10 Terminal Amaral Gurgel (Circular) - Noturna
701T-10 Jd. Paulo VI
702N-10 Pinheiros - Noturna
7245-10 Hosp. das Clinicas
748F-10 Terminal Lapa
748N-10 Terminal Lapa - Noturna
775A-10 Jd. Adalgiza
775F-10 Hosp. das Clinicas
775V-10 Rio Pequeno
802C-10 Ceasa - Noturna
846M-10 Vila Piauí
847P-10 Terminal Pirituba
847P-41 Vila Zatt
847P-42 Brasilandia
856R-10 Lapa
857A-10 Terminal Campo Limpo
875C-10 Terminal Lapa
907M-10 Metrô V. Madalena
957T-10 Cohab Taipas
958P-10 Jd. Nardini

Parada 2 - Escócia
477U-10 Shop. Iguatemi (Circular)
5100-10 Pinheiros
576M-10 Pinheiros
637A-10 Pinheiros
637J-10 Pinheiros
637P-10 Pinheiros
637V-10 Pinheiros
647A-10 Pinheiros
647P-10 Pinheiros
648P-10 Pinheiros
702P-10 Pinheiros
702P-21 Pinheiros
709P-10 Pinheiros
7040-10 Pinheiros
967A-10 Pinheiros

Fonte: SPTrans
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Metrô Recife vai receber 15 novos trens

O Metrô Recife anunciou na manhã desta quinta-feira (2) que vai aumentar sua frota. 15 metrôs novos vão ser fabricados a partir de 2011 por uma empresa espanhola. As novas composições vão se juntar às 25 que percorrem os trilhos do Recife. De acordo com Ângela Granjeiro, gerente operacional das estações, as aquisições serão "climatizadas e com tecnologia de ponta" e devem estar prontas em 3 anos.

A linha de trens diesel também vai sofrer mudanças. Foram encomendados 7 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que vão substituir a frota atual. A primeira unidade dos VLTs deve funcionar já no começo do próximo ano. A construção ficou por conta de uma empresa nacional que está montando os trens na cidade de Barbalho, no Ceará.

LINHA SUL - Outra novidade, anunciada nesta terça-feira (30) é a ampliação do horário da Linha Sul (Recife/Cajueiro Seco). A linha, que antes funcionava das 6h às 22h, agora vai começar a circular mais cedo e fechar mais tarde, das 5h às 23h. A operação também será estendida aos domingos, como já ocorre na Linha Centro (Recife/Jaboatão dos Guararapes/Camaragibe). A espera para a chegada dos trens também vai diminuir: o intervalo de 17 minutos foi reduzido para 13 min. Assim, o número de viagens também vai aumentar de 119 para 148.

Outra novidade entrou em vigor nesta quinta (2) é a integração do metrô com o trem diesel, que faz o percurso entre o Curado e o Cabo de Santo Agostinho. Agora, o trem começa a circular nos trechos Cabo de Santo Agostinho/Cajueiro Seco e Curado/Cajueiro Seco. De acordo com a gerente operacional das estações, "O grande benefício é para a população de Marcos Freire, que vai ter uma melhora na qualidade de vida, pois a mudança vai reduzir uma viagem de 53 minutos para 28 minutos".

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DF: Construção de terminais rodoviários em Santa Maria não sai do papel

Apesar das promessas feitas em fevereiro de que dois novos terminais seriam construídos, o terminal de ônibus da quadra 402 continua funcionando de forma improvisada. Nove meses depois, a realidade continua a mesma: os passageiros esperam o transporte público no meio da lama e sem qualquer estrutura.

“Não vi empresa nenhuma, não vi nada. E todos os dias estou aqui para pegar ônibus”, conta a vendedora Denise Pereira. “[A estrutura] é essa que vocês estão vendo aí, vem a chuva e leva. Os ônibus parecem que vão capotar nos buracos”, resume o motorista Caleb Rodrigues. O garçom Itamar Soares destaca que a cidade está crescendo e que deveria melhor a estrutura de transporte público.

A previsão de entrega dos dois terminais foi adiada para 2011. De acordo com a Secretaria de Transportes, a licitação para contratar uma empresa para administrar a obra está em fase final, mas os trabalhos só devem começar no início do próximo ano.

Fonte: DFTV
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Eixo Sul do Dist. Federal: Moderno corredor integrado ao Metrô e Metrô Leve

O chamado Eixo Sul, onde estão localizadas algumas das cidades de maior concentração populacional do DF, terá acesso rápido e exclusivo à região central de Brasília. O objetivo é melhorar o tráfego e as condições de deslocamento da população, com a elaboração do corredor de transportes de massas que ligará as regiões administrativas de Santa Maria, Gama e Park Way, além do Entorno Sul, ao Plano Piloto.

O corredor Gama/ Santa Maria atenderá a uma população aproximada de 600 mil pessoas, que chegarão ao Plano Piloto em ônibus modernos, articulados, com capacidade para até 160 passageiros. De acordo com os estudos preliminares, serão transportados em torno de 20 mil pessoas por hora, nos períodos de maior demanda, no início da manhã e ao final da tarde.

Estão previstas linhas de ônibus expressas (sem interrupções) e linhas com estações de embarque e desembarque, integradas ao Metrô-DF e ao Metrô Leve na Estação Terminal Asa Sul. O projeto faz parte do programa Brasília Integrada e tem custo aproximado de R$ 600 milhões.

Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42km de corredor. O novo sistema terá ramais no Gama (8,7 km de extensão) e em Santa Maria (5,3 km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8 km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviárias do Plano Piloto). O sistema terá um padrão de controle operacional semelhante aos projetos metroviários, como o que será utilizado no Metrô-DF

O projeto de criação do corredor Gama-Santa Maria é elaborado em conjunto pelas Secretarias de Transportes, Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e tem a coordenação técnica da Companhia do Metropolitano do DF.
 
Percurso

Gama – Santa Maria – BR 040 – Park Way – Plano Piloto

Raio X

Capacidade (por veículo): 160 passageiros

Capacidade: 20 mil passageiros/ hora nos horários de pico

Trajeto:  
Gama - BR-040: 8,7 km
Santa Maria - BR-040: 5,3km
BR 040 - Terminal Asa Sul - Rodoviária do Plano Piloto (trecho com duas linhas de trajetos diferentes): 27,8 km 

População atendida: 600 mil pessoas

Fonte: Metrô DF
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São Paulo: Sete meses após inauguração, linha 4-Amarela do Metrô não tem previsão para funcionar normalmente

Inauguradas em 25 de maio deste ano, as estações Paulista e Faria Lima – as primeiras da linha 4-Amarela do Metrô – ainda funcionam na chamada “operação assistida” (das 9h às 15h). E de acordo com a Viaquatro, concessionária que administra a linha, não há previsão para os passageiros poderem pegar os trens no horário comum (das 4h à 0h), depois que dois prazos dados pela empresa não foram cumpridos.

Na época da inauguração da linha Amarela, que contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e do governador Alberto Goldman (PSDB), a previsão era que o funcionamento do trajeto fosse normalizado no final de setembro. Ao término do prazo, o R7 entrou em contato com a Viaquatro, que afirmou que o horário dos trens seria estendido até o final de novembro.

No último dia 29, a reportagem entrou novamente em contato com a concessionária, que mudou a resposta e disse que não iria dar nenhuma previsão para a entrega definitiva das estações.

A explicação dada ao site pela ViaQuatro foi a de que a normalização no horário de funcionamento está atrelada à entrega de duas novas estações: Butantã e Pinheiros. Apenas elas forem inauguradas – o que também não há previsão para ocorrer -, Paulista e Faria Lima funcionarão sem restrições.

Usuária da estação Faria Lima desde que foi inaugurada, Evelin Salim, de 29 anos, usa o metrô para ir trabalhar. No entanto, ela reclama que não pode fazer o mesmo caminho quando retorna para casa.

- São boas essas estações novas do Metrô. Mas, por exemplo, eu tenho que voltar de ônibus à noite porque a estação está fechada. Ainda não está funcionando igual as outras.

Opinião parecida tem o estudante Eric Akihiro, de 19 anos.

- Eu uso a linha Amarela para ir ao cursinho, mas só na ida porque, de noite, ela fica fechada. Seria muito melhor se ela operasse no horário comum.

Segundo a ViaQuatro, as estações Butantã e Pinheiros já estão construídas, mas ainda permanecem em fase de testes de componentes eletrônicos, como o driverless (trens sem condutores), e portas nas plataformas de embarque. Ainda de acordo com a empresa, como se trata de um sistema complexo, não se pode afirmar em que estágio se encontram os testes e, por isso, não há previsão de inauguração.

Anunciadas em abril de 2004, as obras da linha 4-Amarela do Metrô começaram de fato em 2007, após intenso processo de desapropriação das áreas que receberam as estações. Ao todo, o trajeto deverá ter cerca de 12,8 km, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao Morumbi, na zona sul.

O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até a metade de 2014.

Fonte: R7.com
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Metrô Rio terá ônibus exclusivos para inauguração da árvore de Natal da Lagoa

O metrô montou um esquema com ônibus exclusivos para quem quiser assistir à inauguração da 15ª Árvore de Natal da Lagoa, no sábado. De acordo com a concessionária, entre 18h e 23h de sábado os ônibus da linha Metrô na Superfícies sairão da Estação General Osório, em Ipanema, e farão o trajeto até a Lagoa.
Ainda de acordo com a concessionária, o mesmo serviço será oferecido aos passageiros no domingo, dia 5, das 18h às 22h. O esquema só vai funcionar durante o fim de semana de inauguração da árvore.
A tarifa dos ônibus exclusivos para a Lagoa será de R$ 2,80, incluindo a viagem nos trens das linhas 1 e 2. Ao comprar a passagem na bilheteria das estações do metrô o passageiros deve informar que utilizará o serviço Metrô Na Superfície para receber o cartão eletrônico que dá direito ao embarque nos ônibus. O pagamento também poderá ser feito diretamente nos ônibus com dinheiro, cartão Pré-Pago do Metrô Rio ou com Vale Transporte Eletrônico.
A prefeitura montou um esquema de trânsito e de controle urbano para a inauguração da árvore de Natal da Lagoa, que ficará montada até o dia 6 de janeiro de 2011. No sábado, agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública e da CET-Rio vão fiscalizar irregularidades como estacionamento irregular, além de combater flanelinhas e ambulantes não autorizados. Além disso, uma frota de 20 reboques vai circular nas áreas de abrangência do evento para reprimir o estacionamento irregular.

Fonte: O Globo
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