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domingo, 7 de novembro de 2010Postado por Meu Transporte às 12:23 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
São Paulo: Licitação do VLT provavelmente não sai mais este ano
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 12:15 0 comentários
Salvador: Prefeitura promove vistoria e reparos em estações de ônibus
Postado por Meu Transporte às 12:09 0 comentários
Marcadores: Bahia
Porto Alegre: Integração metrô-ônibus entra em vigor na segunda-feira
Já os usuários dessa faixa etária que andam de trensurb precisarão se cadastrar nas estações do trem e retirar a carteira Sim Idoso, para poder embarcar nas linhas de ônibus de Porto Alegre.
- Integração será ampliada em 2011
A medida que implanta o uso de um único cartão para andar nos dois meios de transporte foi anunciada ontem pelo prefeito José Fortunati, pelo presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, e pelo presidente da ATP (Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre), Enio Roberto dos Reis, em entrevista coletiva, na sede da Trensurb.
De acordo com o prefeito, o próximo passo será a inclusão dos usuários de vale-transporte, o que deverá acontecer em 2011.
- Nascidos entre janeiro e junho poderão fazer o cadastro a partir do dia 8 de novembro.
- Nascidos entre julho e dezembro se cadastrarão a partir do dia 17.
- O cadastramento será feito nos quiosques do Sim nas estações Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.
- É preciso apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. O cartão será retirado no mesmo local.
- As pessoas que já possuem o Tri de idoso não precisarão solicitar o Sim, já que o mesmo cartão pode ser utilizado nos dois transportes.
- Atenção: a gratuidade para quem têm entre 60 e 64 anos, mora em Porto Alegre e têm renda de até três mínimos nacionais (R$ 1,53 mil), é uma lei municipal, válida apenas para os ônibus da Capital. Ou seja, não vale para os trens. Para usar o metrô, o usuário acima de 65 anos deverá se cadastrar no Sim.
Fonte: Diário Gaúcho
Postado por Meu Transporte às 12:04 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Primeiro trem do Metrô de Fortaleza já está no Centro de Manutenção para testes
A Linha Sul tem 24 km em via dupla, sendo 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Atualmente, 83,05% das obras civis foram executadas. Incluindo sistemas e material rodante, o percentual de execução é de 62,24%. São mais de 30 frentes de serviço e 2.600 operários atualmente trabalham no empreendimento. A previsão é que o Metrô entre em operação comercial em 2011.
Postado por Meu Transporte às 11:58 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Manaus: Ministério Público pede suspensão de recursos da Caixa para o BRT
A recomendação foi feita à Caixa Econômica Federal e deve paralisar a liberação de recursos até a correção das supostas irregularidades por parte do Município de Manaus. Orçada em R$ 230 milhões, o projeto faz parte do Programa Federal de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e é uma das etapas preparatórias da capital como subsede da Copa do Mundo de 2014. O procedimento licitatório ainda não foi aberto para a seleção das operadoras do sistema.
O Corredor Leste, que passa pela Avenida Grande Circular, Terminal de Integração 5, Alameda Cosme Ferreira, avenida do Contorno e avenida Manaus Moderna, também não atenderia trabalhos de iluminação pública em todo o trajeto, contemplando apenas a Avenida Grande Circular. Todo o sistema de iluminação pública do BRT é estimado em R$ 1,5 milhão.
Fonte: Portalamazônia
Postado por Meu Transporte às 11:55 0 comentários
Grande Vitória: Corredor exclusivo de ônibus, da Serra a Vitória, já em 2012
O primeiro trajeto a ser implantado vai ligar as avenidas de grande circulação de Vitória e da Serra, além de integrar parte do sistema municipal de transporte da Capital com o da Região Metropolitana, o Transcol.
A previsão é que as obras na Avenida Talma Rodrigues, na Serra - que liga os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe - fiquem prontas no ano que vem. "Será nossa ?maquete viva?, servindo como um modelo real de funcionamento do BRT", frisa a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.
E, segundo ela, outras vias já estariam adaptadas: ruas onde as obras seriam rápidas e sem grande interferência no trânsito. "A ideia é que, em 2012, já teremos as avenidas Fernando Ferrari e a Reta da Penha, em Vitória, além da BR 101 e da Reta do Aeroporto, na Serra, incluídas nesse percurso de corredor exclusivo", cita a subsecretária.
As negociações entre Estado e municípios estão no começo. Não se sabe, por exemplo, o custo de implantação, nem o prazo das obras. Mas todas as vias terão que aumentar o canteiro central em locais que sejam classificados como pontos de embarque e desembarque, já que, no BRT, os veículos vão trafegar pela pista mais à esquerda, e os passageiros vão entrar e sair pelo centro da via.
"Serão beneficiados veículos que trafegam entre a Serra e Vila Velha e que tenham que passar pela Terceira Ponte. Provavelmente, ônibus de Vitória que passam por essas vias poderão ter os trajetos alterados ou interligados ao BRT, para que um sistema não prejudique o outro", explica Becacici.
Outro trecho que deve ser beneficiado em 2012 com corredor exclusivo é a Avenida Carlos Linbenberg, em Vila Velha, que já está em obras.
Esse é o total de ônibus que circulam hoje pela cidade de Vitória; e todos pertencem ao sistema municipal de transporte. Ao todo,
são 57 linhas.
Pesquisa para definir novas linhas em Vitória
A partir da próxima segunda-feira será realizada uma pesquisa nos ônibus que passam por Vitória para saber, dos passageiros, qual o percurso feito por eles durante o dia: de onde saem e para onde vão. A intenção é descobrir se será necessário criar uma nova rede, ou seja, mudar o trajeto das atuais linhas para adequar o sistema ao BRT.
"O principal, mais que saber onde ficarão os corredores exclusivos, é saber por onde os passageiros se deslocam. É esse estudo que define como os ônibus vão circular, quais pontos serão mais demandados, se precisaremos de novas linhas ou de um número menor, até o preço da tarifa", cita a diretora-presidente da GVBus (sindicato das empresas do Transcol), Simone Chieppe.
A pesquisa, feita durante este mês, nas ruas, por 80 profissionais, vai resultar em um estudo que só será divulgado em março do ano que vem. Mas a previsão é mapear a realidade do sistema de hoje e de como ele deve ficar em 2012 e em 2020.
"Vamos saber velocidade média, tempo de viagem e outros detalhes que vão ser fundamentais na hora de descobrirmos como tudo vai funcionar. Por enquan to, nossa intenção é integrar os ônibus de Vitória ao serviço do Transcol, mas cada um com suas responsabilidades", explica Denise Cadete, diretora-geral da Ceturb-GV.
A Secretaria de Transporte e Infraestrutura (Setran) de Vitória também faz parte do projeto. "O estudo vai apontar o futuro do trânsito na cidade", disse Leo Carlos Cruz, secretário interino de transporte.
Vila Velha quer integrar nova rede de transportes
Vila Velha quer fazer parte da nova rede de transporte coletivo da Grande Vitória, pensada em integrar os serviços municipais ao metropolitano. O primeiro passo da cidade será a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica (cartão em vez de vale transporte), a partir de 2011, nos 118 veículos da frota, responsável em atender as 56 linhas municipais. "Nossas viagens são circulares, passando por vários bairros, em grandes percursos. Isso diminui a necessidade de mais linhas", comenta o secretário de Transportes, Bruno Lorenzutti. A bilhetagem seria do mesmo padrão já usado no Transcol. Segundo ele, a prefeitura não tem intenção de perder linhas. "Queremos um estudo que apontem quais viagens serão de responsabilidade do que, hoje, é o Transcol, e quais seriam da cidade", frisa o secretário.
O que o estudo vai trazer
Bairros.O sistema unificado terá linhas troncais (que ligam cidades e terminais), alimentadoras (dos bairros aos terminais) e interbairros. Esse último modelo aproveitando as linhas já existentes do sistema municipal de Vitória e, com chance de criar mais eixos
Mudanças.
A pesquisa vai identificar a sobreposição de linhas (as que fazem a mesma viagem, ou são parecidas). Isso pode acarretar na redução no número de opções de ônibus; ou exigir novos trajetos, pouco ou nem explorados
Integração.Hoje, os trajetos longos em Vitória são feitos com apenas um ônibus. No BRT, talvez seja necessário que o passageiro pegue mais que um - terá que descer em um ponto e seguir viagem em outro veículo. Mas não será necessário pagar outra passagem
Promoção.Mais para o futuro, serão estudadas formas de aproveitar a bilhetagem eletrônica única entre os sistemas Transcol e municipal para fazer preços promocionais das passagens: poderão ser mais baratas fora do horário de pico, por exemplo, ou calculadas de acordo com o trajeto feito pelo passageiro (se ele descer antes do ponto de integração, sem trocar de ônibus, paga menos; o mesmo se a ligação for curta, entre bairros)
Mapeado.Ainda haverá a oportunidade de saber qual o melhor percurso a ser feito. Como haverá a opção de ir de ônibus interbairros, alimentador ou troncal, o passageiro poderá checar, no site do sistema de transporte, qual o melhor trajeto a seguir: em distância, velocidade e trânsito
Vias exclusivas.Os ônibus troncais, do Transcol, devem permanecer nas linhas principais da cidade. Já os municipais poderão ser realocados apenas para as vias de bairros, com alguns podendo passar pelas avenidas mais movimentadas.
Postado por Meu Transporte às 11:48 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
São José dos Campos é mais uma cidade a proibir o abuso dos celulares rádios nos ônibus
Postado por Meu Transporte às 11:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo