Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Licitação do VLT provavelmente não sai mais este ano

domingo, 7 de novembro de 2010

A expectativa é grande, mas o governo de São Paulo não garante o lançamento do edital de contratação da empresa que fará o projeto básico (de estudo sobre impacto ambiental, financeiro, de desapropriações e de engenharia) do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com trajeto de São Bernardo à Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital.
O governador Alberto Goldman (PSDB) pouco sabe em que pé está a situação e a Secretaria de Transportes Metropolitanos afirma que o Metrô "está analisando o projeto funcional (que definiu o percurso)" e que o prazo estimado para a conclusão da análise e preparação dos editais de concorrência é de 45 dias. A data culminará na proximidade das festas de fim de ano e dificilmente a licitação será iniciada nesse período.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), deve se reunir nos próximos dias com o governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB), que reassumirá o Palácio dos Bandeirantes no dia 1º de janeiro, para conversar sobre o assunto. O objetivo é agilizar o processo licitatório.
O tucano, em passagem na região durante a campanha eleitoral, havia afirmado que era viável lançar o edital ainda em 2010. Mas a projeção não deve ser efetivada.
Para a contratação do projeto básico, o governo federal disponibilizará R$ 27,6 milhões. A Secretaria de Transportes Metropolitanos ressalta que 45% do valor (R$ 12,4 milhões) já está nos cofres estaduais. Mas, provavelmente, será preciso mais recursos para viabilizá-lo.
Isso porque ainda está indefinido aumento no trajeto. São Bernardo quer que o início do VLT seja na Estrada dos Alvarenga e não no Paço. Assim, a extensão total passaria de 14 quilômetros para 19,8 quilômetros. Essa nova proposta, com 4,8 quilômetros a mais, acréscimo de seis estações e um pátio, chegou à Pasta estadual no dia 20.
"Levando-se em conta o projeto funcional apresentado pela Prefeitura de São Bernardo (...), o montante total previsto no convênio não será suficiente para desenvolvimento de todo o projeto básico", informa a secretaria.

OUTRA POLÊMICA - Outra polêmica que tem o VLT como centro da discussão das sete cidades é o projeto que prevê ligação do Grande ABC a Guarulhos. As prefeituras de Santo André e Mauá disputam a sede regional.
A cidade comandada por Aidan Ravin (PTB) tem ligeira vantagem pela localização. Geograficamente, fica centralizada, com acesso mais fácil dos moradores dos sete municípios.
Mas o martelo ainda não foi batido. "Os prefeitos têm conversado com a Secretaria (de Transportes Metropolitanos) e discutido os projetos. Não tem definição. E sempre, num caso desse, a definição deve ser técnica. Qual a melhor solução? Qual a mais econômica e tecnicamente mais adequada?", salienta o governador Alberto Goldman.
"Você não faz um traçado de Metrô porque não gosta que passe por aqui, porque tem de passar por ali... Não pode ser assim. Tem definições, regras, elementos técnicos que dizem o que é melhor... Distância entre estações, demandas de passageiros, uma série de dados que tem de se levar em conta. Nunca é decisão de ordem política", completa. O Estado finaliza os estudos funcionais em fevereiro.

Fonte: Diário do Grande ABC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960