O projeto do Bus Rapid Transit (BRT) deve ter a liberação de recursos suspensa a pedido dos Ministérios Público Federal (MPF/AM) e Estadual (MP/AM) no Amazonas. Segundo a Procuradoria da República, os órgãos encontraram irregularidades no projeto básico, como deficiências que podem influenciar nos custos da obra e gerar aditivos contratuais acima do limite legal. Entre os pontos carentes estão planilhas do sistema de iluminação pública, projetos de sinalização e plantas das fundações.
A recomendação foi feita à Caixa Econômica Federal e deve paralisar a liberação de recursos até a correção das supostas irregularidades por parte do Município de Manaus. Orçada em R$ 230 milhões, o projeto faz parte do Programa Federal de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e é uma das etapas preparatórias da capital como subsede da Copa do Mundo de 2014. O procedimento licitatório ainda não foi aberto para a seleção das operadoras do sistema.
A recomendação foi feita à Caixa Econômica Federal e deve paralisar a liberação de recursos até a correção das supostas irregularidades por parte do Município de Manaus. Orçada em R$ 230 milhões, o projeto faz parte do Programa Federal de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e é uma das etapas preparatórias da capital como subsede da Copa do Mundo de 2014. O procedimento licitatório ainda não foi aberto para a seleção das operadoras do sistema.
No trecho denominado Corredor Leste, que vai do Terminal de Integração 4 até o Centro de Manaus, os Ministérios apontam a ausência de memorial descritivo do projeto de terraplanagem, pavimentação, drenagem, obras de arte, iluminação pública, arquitetura e elevadores. Faltariam também os projetos geométricos verticais da região central de tráfego do BRT, além de estudos de sondagem e reconhecimento geotécnico do solo para pavimentação e sistema de drenagem da capital.
O Corredor Leste, que passa pela Avenida Grande Circular, Terminal de Integração 5, Alameda Cosme Ferreira, avenida do Contorno e avenida Manaus Moderna, também não atenderia trabalhos de iluminação pública em todo o trajeto, contemplando apenas a Avenida Grande Circular. Todo o sistema de iluminação pública do BRT é estimado em R$ 1,5 milhão.
Fonte: Portalamazônia
O Corredor Leste, que passa pela Avenida Grande Circular, Terminal de Integração 5, Alameda Cosme Ferreira, avenida do Contorno e avenida Manaus Moderna, também não atenderia trabalhos de iluminação pública em todo o trajeto, contemplando apenas a Avenida Grande Circular. Todo o sistema de iluminação pública do BRT é estimado em R$ 1,5 milhão.
Fonte: Portalamazônia
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