Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

SMTT garante reforço dos ônibus nas eleições em Maceió

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

No próximo domingo (31), o serviço de transporte coletivo em Maceió terá uma programação especial, devido à realização do segundo turno das eleições para governador e presidente da República. Para melhor atender aos usuários e garantir o acesso aos locais de votação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) determinou que as empresas de ônibus utilizem a mesma frota dos sábados, com frequência uniforme dos horários de pico.

O superintendente da SMTT, Jorge Silva Coutinho, orientou, ainda, que além de ser a mesma frota dos sábados, seja utilizado um reforço para atender a população. “Nossas equipes de fiscais estarão nas ruas e vão acompanhar toda circulação dos coletivos, buscando o melhor atendimento aos passageiros” explicou Coutinho. A programação especial no sistema de transporte acontecerá até as 18h.

Nos locais de maior fluxo de veículos, durante o dia da eleição, a SMTT já determinou aos seus agentes de trânsito para que sejam realizadas ações específicas de orientação aos condutores. Um dos locais de grande fluxo é o Cepa, na Avenida Fernandes Lima, que concentra várias sessões eleitorais e terá uma atenção especial.
 
Fonte: GazetaWeb
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São Paulo ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus

A Prefeitura de São Paulo, a SPTrans e o Instituto Brasil Leitor (IBL) inauguram nesta sexta-feira, 29 de outubro, a Biblioteca Leitura no Ponto, no Terminal Sacomã, integrante do Expresso Tiradentes. Esta é a primeira biblioteca em um terminal de ônibus a ser implantada na Capital.

A biblioteca Leitura no Ponto será aberta ao público com mais de 2 mil livros à disposição das cerca de 70 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal. São títulos de gêneros como literatura brasileira, auto-ajuda, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A expectativa do IBL é de chegar a mais de 3 mil associados nos dois primeiros anos de operação.

A implantação de uma biblioteca no terminal alimenta o importante hábito da leitura, já existente nos usuários do sistema de transporte público. Pesquisa realizada pela SPTrans apontou que 51% dos passageiros têm o costume de ler sempre. Também se constatou que quase toda a totalidade das pessoas (97,5%) considera boa a implantação de bibliotecas em terminais e 95,9% as utilizariam.

Para poder retirar os livros da biblioteca, que tem apoio do Ministério da Cultura, os passageiros deverão se cadastrar gratuitamente. Os interessados deverão apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência (originais e cópias) e uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação.

O novo espaço para empréstimo de livros da capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os leitores poderão emprestar um livro por vez e terão prazo de dez dias para a devolução. O serviço é gratuito.

Fonte: SPTrans

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Grande Recife monta esquema especial de ônibus para o segundo turno das Eleições 2010

Pensando nos eleitores que precisam pegar um ônibus para chegar ao local de votação, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma programação especial de coletivos para todos os pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O reforço será ainda maior que o do primeiro turno, contemplando 229 linhas em operação, das quais 200 serão reforçadas. O esquema irá se estender durante todo o dia.

Das 229 linhas que estarão em operação neste domingo, 188 foram reforçadas para garantir maior facilidade de locomoção dos usuários que necessitarem pegar um ônibus para chegar ao local de votação. Além destas, outras 12 foram reativadas (não operam normalmente no domingo) e reforçadas, totalizando 200 linhas que tiveram aumento de frota e viagens (confira lista abaixo).

Com esta alteração, as linhas reforçadas terão 465 veículos extras, realizando 3756 viagens a mais que nos domingos normais, representando um aumento de aproximadamente 42% (frota) e 31% (viagens). Ao todo, serão utilizados nestas linhas 1.337 ônibus, que irão realizar 13.019 viagens.

Além das linhas de ônibus que serão reforçadas, outras 29 linhas estarão em circulação, totalizando 1.566 veículos e 15.631 viagens.

O reforço irá se estender por todo o domingo, auxiliando na ida ao local de votação e na volta para casa. É importante salientar que todos os municípios de RMR estarão cobertos pelo reforço.
Para maiores informações sobre a operação especial, dúvidas ou sugestões, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800 081 0158. A Central de Atendimento ao Cliente funciona todos os dias, das 7h às 19h.

Veja a lista aqui:

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Fortaleza: Frota de ônibus é reforçada para segundo turno

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota de ônibus no próximo domingo, 31, quando acontece o 2º turno das eleições presidenciais. A partir das 7 horas da manhã, aproximadamente 1.400 coletivos estarão circulando, com a cobrança da passagem no valor reduzido, devido à Tarifa Social.

Para os cidadãos que ainda têm dúvidas em relação a como chegar ao local de votação, a Etufor disponibiliza em sua página virtual informações quanto às linhas do transporte público regular (ônibus) e complementar (vans) que atenderão a cada seção eleitoral.
Fonte: O Povo Online
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Campinas: Prefeitura e empresas entregam mais 51 ônibus acessíveis

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Campinas recebeu nesta quinta, dia 28 de outubro, mais 51 ônibus novos e acessíveis. A nova frota, que conta com 10 ônibus articulados e 41 convencionais, foi apresentada pelo prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, pelo secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt; e representantes da empresa VB1 e do Consórcio Urbcamp, no Parque Universitário de Viracopos.

Dos 51 veículos, 30 foram comprados pela VB-1, incluindo os 10 articulados; e 21 pelo Consórcio Urbcamp; sendo 20 pela empresa VB-3 e um pela Coletivos Pádova. Juntas, as empresas investiram cerca de R$ 14,5 milhões na renovação. A maioria dos veículos será para substituição da frota.

Os ônibus da VB-1 serão alocados em linhas da Vila União, Vida Nova, Ouro Verde, DIC e Campo Belo. Já os do Consórcio Urbcamp vão beneficiar os usuários das linhas do Parque Prado, Carlos Lourenço, Jardim Amazonas e Parque Cidade; e o único veículo da Coletivos Pádova será alocado na região de Sousas.

Os novos ônibus vão beneficiar, aproximadamente, 30,5 mil usuários em toda a cidade. Com a chegada desses veículos, a idade média da frota do sistema InterCamp caiu de 4,32 para 3,95 anos.

Atualmente, a frota do transporte público conta com 1260 ônibus e miniônibus. Desse total, 384 ônibus são acessíveis, o que representa 30% da frota.

“A acessibilidade no transporte coletivo de Campinas já está acima do que é preconizado pela legislação federal e vamos continuar investindo nisso. É com o estímulo para o transporte coletivo que garantimos o direito constitucional de ir e vir das pessoas e reduzimos o transporte individual nas ruas, contribuindo também para a melhoria do trânsito”, disse o prefeito Dr. Hélio.

Outro dado de destaque no processo de modernização da frota em Campinas é que, desde o início da implantação do InterCamp, a cidade já recebeu 990 veículos O Km.

“Faltam apenas dez ônibus para chegarmos à marca de 1000 veículos zero quilômetro entregues na gestão do prefeito Hélio. Proporcionalmente, é a maior renovação de frota feita do país”, disse o secretário Gerson Bittencourt.

A marca de 1000 veículos novos entregues no Sistema InterCamp, por sinal, será atingida ainda em 2010 porque novos veículos já foram adquiridos pelas concessionárias e estarão nas ruas até o final do ano.

Capacitação dos operadoresCom a crescente ampliação da frota acessível da cidade, a EMDEC tem investido na capacitação de motoristas e cobradores para que os operadores de todo o Sistema InterCamp estejam aptos a operar os veículos acessíveis e a atender de maneira adequada às pessoas com deficiência.

Desde janeiro de 2005, a EMDEC já capacitou 3.007 operadores das concessionárias e cooperativas do InterCamp pata atuarem com o transporte acessível e, em agosto deste ano, o treinamento atingiu todos os motoristas e cobradores que atuam em veículos acessíveis na cidade.

No momento, a EMDEC realiza os treinamentos para atender a profissionais recém-contratados pelas concessionárias e cooperativas; aqueles que passaram a operar veículos acessíveis recentemente; e também aqueles que hoje atuam com veículos comuns, mas já começam a ser preparados para a transição aos veículos acessíveis – a legislação federal determina que toda a frota deverá ser acessível até 2014.

No treinamento oferecido pela EMDEC, os operadores aprendem a utilizar os equipamentos do veículo acessível e também passam por uma “sensibilização” para entender as dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência e quais os cuidados que deverão ser observados no atendimento.

O treinamento tem carga horária de oito horas e é realizado semanalmente, para turmas com cerca de 25 operadores.

Com o objetivo de ampliar o alcance do trabalho, a partir de novembro a EMDEC convocará, no Diário Oficial, todos os operadores que ainda não realizaram o treinamento. Desta forma, todos os operadores, independentemente de trabalharem ou não com veículos acessíveis, estarão capacitados para fazê-lo.

Fonte: EMDEC
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Rio de Janeiro: Quarta estação de metrô da Tijuca será 100% refrigerada

Três décadas depois da chegada do metrô à Tijuca, o bairro ganhará sua 4ª estação. Batizada de Uruguai, estará localizada sob a Rua Conde de Bonfim, entre as ruas José Higino e Itacuruçá/Dona Delfina. Orçada em R$ 220 milhões, será a primeira do Brasil totalmente refrigerada e contará com sistema de portas de plataforma, dispositivos que evitam quedas de passageiros nos trilhos energizados. O projeto, em fase final de licenciamento, tem cronograma de dois anos e meio de obras e inauguração prevista para, no máximo, dezembro de 2014.
“A ideia inicial era que a estação estivesse na Rua Uruguai, daí o nome. Porém, o impacto das obras para a comunidade seria grande. A solução encontrada para minimizar isso foi o aproveitamento da área do Rabicho da Tijuca, que permitirá a execução de todas as atividades no subterrâneo. A distância da localização original será de 170 metros”, explica Ricardo Colares, diretor de Infraestrutura da concessionária Metrô Rio.
A nova estação terá aproximadamente 7 mil metros quadrados de área construída. Serão cinco acessos para passageiros no entorno da Conde de Bonfim: três no cruzamento com as ruas Dona Delfina e Itacuruçá e outros dois na altura da José Higino. A expectativa é de 50 mil usuários por dia, sendo 30 mil nos horários de pico.


Plataforma com portas

Semelhante à estação Cinelândia, a Uruguai terá dois pavimentos. No inferior, estará a plataforma central para embarque e desembarque, a primeira do Rio dotada de portas. O mecanismo, comum em sistemas metroviários da Ásia e Europa, evita quedas de usuários nas vias energizadas em caso de lotação. “As portas da plataforma permanecem fechadas e só abrem após o metrô parar, simultaneamente à abertura das portas da composição. Esta é uma nova tecnologia, que estamos importando”, explica Ricardo Colares.

Outra novidade será a climatização da estação, primeira no País totalmente refrigerada. “A temperatura não vai passar dos 23 graus”, garante.

Os ônibus que fazem integração com o metrô terão seus pontos finais transferidos da Saens Peña para a Uruguai. A estação também terá estacionamento de 6 mil m² para 600 veículos com acessos para as duas estações.

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SPTrans altera itinerários de ônibus na Zona Norte

A SPTrans informa que em função da liberação do viaduto que liga a Vila Anastácio à Rodovia Anhanguera, na Zona Norte da Capital, três linhas de ônibus que atendem à região terão os seus itinerários alterados a partir de sábado, 30 de outubro.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

8001/10 Vila Piauí – Terminal Lapa
8002/10 Terminal Pirituba – Terminal Lapa
8043/10 Vila Nova Esperança – Lapa
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a R. Gago Coutinho, Av. Raimundo Pereira de Magalhães, R. Bartolomeu Paes, R. Conselheiro Olegário, R. Botocudos, R. Fortunato Ferraz, Viaduto Ramo 500, Rua Inácio Luís da Costa, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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Urbs garante que valor da passagem de ônibus não sobe

A partir do próximo dia 7, o transporte público de Curitiba passa a ser operado pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro. Eles foram os vencedores da primeira licitação do transporte coletivo da cidade, homologada no último mês de agosto, pelo prefeito Luciano Ducci.
A mudança, de acordo com a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), não deve trazer alterações no valor da passagem, nem no funcionamento das linhas. O Consórcio Pontual é formado pelas empresas Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Marechal, Auto Viação Mercês e Auto Viação Santo Antonio; o Consórcio Transbus é integrado pela Auto Viação Redentor, Araucária Transporte Coletivo e Expresso Azul; e o Consórcio Pioneiro pela Viação Cidade Sorriso, Viação Tamandaré, Auto Viação São José e CCD-Transporte Coletivo.

Algumas empresas que integram os consórcios já atuam no transporte coletivo da capital há vários anos. Outras empresas atuantes, que não participaram da licitação, estão mudando de mãos e devem continuar atuando sob controle de novos grupos.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, isto deve acontecer com a Viação Nossa Senhora da Luz, que foi adquirida pela Viação Marechal, e com a Viação Curitiba (a mais antiga da cidade), que passou para as mãos da Araucária.
Ainda conforme o sindicato, está em negociação a venda da Viação Água Verde. As empresas compradoras devem assumir os veículos e todos os funcionários das adquiridas.

O prazo de concessão do transporte coletivo de Curitiba é de quinze anos, podendo ser renovado por mais dez. A licitação é resultado de um processo que teve início em janeiro de 2005, com a criação da Comissão de Estudos Tarifários.

Foi licitada a operação de 302 linhas (250 do sistema principal e 52 complementares), que abrangem todas as categorias de transporte, como ônibus convencionais, ligeirinho, ligeirão, interbairros, interhospitais e linha turismo. O sistema de transporte conta com 21 terminais e 315 estações-tubo.

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